Navegando por Autor "Cortez, Lyane Ramalho"
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Dissertação Análise da utilização da Escala Quick Sequential Organ Failure Assessment para tomada de decisão na regulação de leitos de UTI(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-25) Bezerra, Maria Valéria; Morais, Antonio Higor Freire de; Cortez, Lyane Ramalho; https://orcid.org/0000-0002-5096-9800; http://lattes.cnpq.br/3851476293314525; Souza, Gustavo Fontoura de; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; https://orcid.org/0000-0002-9216-8593; http://lattes.cnpq.br/3181772060208133; Souza, Talita Araújo deIntrodução: Dentre os objetivos da Política Nacional de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS), destacam-se a organização, o controle, o gerenciamento e a priorização do acesso à assistência em saúde e dos fluxos assistenciais, sob a responsabilidade dos gestores públicos e executada pelo complexo regulador e suas unidades operacionais, contemplando a regulação médica, exercendo autoridade sanitária para a garantia do acesso baseada em protocolos, classificação de risco e demais critérios de priorização. No Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESAP/RN), por meio da Coordenadoria de Regulação e Avaliação em Saúde, e as Centrais de Regulação (Metropolitana e Oeste) realizam o processo regulatório para acesso aos leitos no âmbito do SUS/RN. Até abril de 2020, quando foi implantado o Sistema Regula RN, as Centrais de Regulação de Leitos utilizavam planilhas eletrônicas, e-mails e comunicação por contatos telefônicos para executar essa regulação, o que prejudicava a obediência aos princípios do SUS de equidade, integralidade e universalidade. O novo Sistema de Regulação não elimina completamente a subjetividade nos critérios de priorização para acesso ao leito, o que permite a influência de vieses de interpretação pessoal de cada profissional. Objetivo: Analisar a utilização da Escala Quick Sequential Organ Failure Assessment (qSOFA) como parâmetro objetivo para tomada de decisão na regulação do acesso aos leitos em Unidades de Terapia Intensiva. Metodologia: A partir da análise do protocolo utilizado atualmente para a priorização do acesso aos leitos em UTI, foi realizado o levantamento dos dados extraídos do Sistema Regula RN e observou-se o comportamento do tempo de internação, do desfecho final do paciente que teve acesso ao leito em UTI, com o cruzamento das classificações por prioridades de acesso ao leito e a Escala Quick Sequential Organ Failure Assessment (qSOFA). Resultados: Da análise dos dados extraídos, observou-se as vantagens do emprego da Escala qSOFA como critério objetivo para estabelecer subclassificações das prioridades resultantes do critério atualmente utilizado, resultando em menor tempo de internação, consequentemente maior giro de leitos, o que resulta em maior eficiência dos processos regulatórios no SUS/RN.Dissertação Análise espacial da gravidez na adolescência no Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Cortez, Lyane Ramalho; Ferreira, Maria Angela Fernandes; Carvalho, Marília Sá Carvalho; http://lattes.cnpq.br/6465314260773099; Uchoa, Severina Alice da Costa; http://lattes.cnpq.br/8414233332373275; http://lattes.cnpq.br/3851476293314525A gravidez na adolescência está comumente associada a condições de vida desfavoráveis, em que múltiplos fatores podem estar envolvidos com o seu acontecimento. Desta forma entende-se que para se propor estratégias efetivas de enfrentamento desta problemática no estado do Rio Grande do Norte (RN), necessário se faz, a incorporação do espaço e dos fatores demográficos, sociais e econômicos como determinantes deste processo. Neste sentido, realizou-se um estudo ecológico, com o objetivo de analisar a distribuição espacial da gravidez na adolescência e sua correlação com esses fatores no período de 2001 a 2010. Para tanto, utilizou-se o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) como fonte de dados, em relação aos nascimentos cujas mães eram adolescentes neste período e adotou-se como unidades de análise os municípios do estado. Para o estudo foi considerada como variável desfecho a proporção de nascidos vivos de mães adolescentes e como variáveis independentes contextuais aquelas relacionadas com fatores sócio-demográficos, econômicas, de mercado de trabalho, educacionais e relacionadas ao acesso ao serviço e à assistência social. Foi feita a análise exploratória da variável dependente e das variáveis independentes e construídos mapas temáticos utilizando o SIG terraview 4.1.0. Também foi calculada a autocorrelação espacial para todas as variáveis e com o programa estatístico GeoDA, as variáveis foram submetidas a uma análise bivariada. Como resultados mais importantes foi encontrado uma dependência espacial entre a gravidez na adolescência principalmente na faixa etária de 15 a 19 anos, nas regiões que abrangem municípios da 8ª e 3ª regiões de saúde do RN, regiões estas historicamente produtoras de petróleo, gás e sal marinho, que pela marca cartográfica que se repetiu na análise bivariada, foi chamada pelas autoras de “Região do Caranguejo da Gravidez na adolescência”. Pelas análises realizadas concluiu-se que apesar desta região abranger alguns dos municípios de maior PIB per capita do estado, estas riquezas não são redistribuídas com a coletividade em geral, visto a gravidez na adolescência ter sido fortemente explicada pela pobreza, pela baixa qualidade de ensino e pelo acesso aos componentes da Estratégia Saúde da Família.Dissertação Análise espacial da gravidez na adolescência no Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Cortez, Lyane Ramalho; Ferreira, Maria Ângela F.; Carvalho, Marília Sá; http://lattes.cnpq.br/6465314260773099; Uchoa, Severina Alice da Costa; http://lattes.cnpq.br/8414233332373275; http://lattes.cnpq.br/3851476293314525A gravidez na adolescência está comumente associada a condições de vida desfavoráveis, em que múltiplos fatores podem estar envolvidos com o seu acontecimento. Desta forma entende-se que para se propor estratégias efetivas de enfrentamento desta problemática no estado do Rio Grande do Norte (RN), necessário se faz, a incorporação do espaço e dos fatores demográficos, sociais e económicos como determinantes deste processo. Neste sentido, realizou-se um estudo ecológico, com o objetivo de analisar a distribuição espacial da gravidez na adolescência e sua correlação com esses fatores no período de 2001 a 2010. Para tanto, utilizou-se o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) como fonte de dados, em relação aos nascimentos cujas mães eram adolescentes neste período e adotou-se como unidades de análise os municípios do estado. Para o estudo foi considerada como variável desfecho a proporção de nascidos vivos de mães adolescentes e como variáveis independentes contextuais aquelas relacionadas com fatores sócio-demográficos, económicas, de mercado de trabalho, educacionais e relacionadas ao acesso ao serviço e à assistência social. Foi feita a análise exploratória da variável dependente e das variáveis independentes e construídos mapas temáticos utilizando o SIG terraview 4.1.0. Também foi calculada a autocorrelação espacial para todas as variáveis e com o programa estatístico GeoDA, as variáveis foram submetidas a uma análise bivariada. Como resultados mais importantes foi encontrado uma dependência espacial entre a gravidez na adolescência principalmente na faixa etária de 15 a 19 anos, nas regiões que abrangem municípios da 8a e 3a regiões de saúde do RN, regiões estas historicamente produtoras de petróleo, gás e sal marinho, que pela marca cartográfica que se repetiu na análise bivariada, foi chamada pelas autoras de “Região do Caranguejo da Gravidez na adolescência”. Pelas análises realizadas concluiu-se que apesar desta região abranger alguns dos municípios de maior PIB per capita do estado, estas riquezas não são redistribuídas com a coletividade em geral, visto a gravidez na adolescência ter sido fortemente explicada pela pobreza, pela baixa qualidade de ensino e pelo acesso aos componentes da Estratégia Saúde da Família.Artigo Analyzing a national health surveillance strategy to reduce mother-to-child transmission of syphilis: the case of brazilian investigation committees(Elsevier, 2023) Silva, José Adailton da; Mareco, Thereza Cristina de Souza; Lima, Thaísa Gois Faria de Moura Santos; Ramos, Maria Natália Pereira; Santos, Marquiony Marques dos; Priamo, Vania; Brito, Cintia Michele Gondim de; Pereira, Esdras Daniel dos Santos; Oliveira, Carlos Alberto Pereira de; Cortez, Lyane Ramalho; Andrade, Ion Garcia Mascarenhas de; Almeida, Milena Cristina Duarte de; Valentim, Ricardo Alexsandro de MedeirosObjectives: This study aimed to analyze the relevance of investigation committees in eliminating mother-to-child transmission of syphilis in Brazil. Methods: Questionnaires and interviews were conducted with health managers of 25 Brazilian Federative Units and Brazil’s Federal District. Data were analyzed using Bardin’s content analysis technique and subsequently compared with the global prescriptions for syphilis response of the Pan American Health Organization, World Health Organization, and recent research publications examining the course of syphilis in Brazil, in Brazilian regions, and globally. Results: While the investigation committees drew on the successful experience of those in reducing maternal mortality, which helped the country achieve the Millennium Development Goals, they are not demonstrated to be sufficient for preventing mother-to-child transmission of syphilis. The committees’ systematic and bureaucratic agenda has not been efficient in managing avoidable factors for syphilis, nor do they operate in the scope of the integration of surveillance and care actions, as recommended by the health policy. Conclusion: The committees’ model needs to be reviewed in the context of Brazil’s National Health System. The research process should be rescaled in order to remain a cornerstone for the induction of health policy that integrates surveillance and healthcare across Brazilian Federative Units. The advancement toward an automated case management model becomes relevant for the country to meet global commitments to eliminate congenital syphilis transmission and achieve the goals outlined in the 2030 AgendaDissertação Avaliação de Módulos Educacionais Mediado por Tecnologia (AMEMT)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-11) Silva, José Felipe Costa da; Silva, José Adailton da; Cortez, Lyane Ramalho; ; http://lattes.cnpq.br/3851476293314525; ; http://lattes.cnpq.br/0353536075419724; ; http://lattes.cnpq.br/2417859765233181; Lins, Hertz Wilton de Castro; ; http://lattes.cnpq.br/7712686175574736; Valença, Cecilia Nogueira; ; http://lattes.cnpq.br/2788316719185705; Melo, Illana Louise Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/0775872968532285Introdução: As Tecnologias de Informação e Comunicação contribuem diretamente na melhoria de processos e sobretudo quando inseridos no ensino. Com a expansão das referidas tecnologias, as formas de capacitação e atualização dos profissionais de saúde estão sendo modificadas, melhoradas e ganhando destaque através do ensino mediado por tecnologia. Objetivo: Sumarizar os recursos educacionais do ensino mediado por tecnologia que contribuem na formação e educação permanente dos profissionais de saúde. Metodologia: A presente dissertação se constituiu em 3 etapas, Revisão sistemática com estratégia de busca nas bases de dados eletrônicas PUBMED, LILACS, SCOPUS, WEB OF SCIENCE, construção de um instrumento de avaliação de módulos educacionais e por fim construção de um artigo cientifico apresentando o instrumento. Resultados: Como resultados de todo o processo, foi sumarizado os recursos mais usados na educação permanente dos profissionais de saúde através da revisão sistemática, construído o instrumento Avaliação de Módulos Educacionais Mediado por Tecnologia e apresentado seu uso através de um artigo publicado. Conclusão: A partir da revisão sistemática percebe-se que uso de recursos mediado por tecnologia é eficaz nos processos formativos do profissional de saúde, quanto aos recursos os principais destaques são os vídeos, módulos educacionais e estudos de casos clínicos. Pretende-se, a partir desse instrumento, após validado, contribuir com a avaliação de cursos e módulos a distância oferecendo assim maior qualidade nos processos de ensino/aprendizagem no campo da saúde.TCC Avaliação dos cursos de Medicina no Brasil quanto à valorização da Atenção Primária à Saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-11-27) Câmara, Michaell César de Araújo; Cortez, Lyane Ramalho; Clécio Gabriel de Souza; Souza, Clécio Gabriel de; Brandão, Isabel Cristina AraújoNos últimos anos, constatou-se a necessidade de reorganização dos currículos dos cursos de medicina buscando formar profissionais capazes de efetivar os princípios da Atenção Primária à Saúde (APS) no que concerne ao atendimento voltado para as necessidades da população, tendo como base a resolução n.3 de 20 junho de 2014 editada pelo Ministério da Educação com fito de valorização da Atenção Básica na formação médica. OBJETIVO. Avaliar se os currículos dos cursos médicos estão coerentes com a Resolução n. 3 de 20 de junho de 2014, no diz respeito aos princípios da APS, analisando se os discentes estão sendo inseridos desde os períodos iniciais do curso no Sistema Único de Saúde (SUS) e se está sendo respeitada a carga horária mínima para o internato na Atenção Básica em Saúde e sua proporcionalidade com o de Urgência e Emergência. METODOLOGIA. Trata-se de um estudo descritivo com desenho de estudo observacional do tipo ecológico, onde foram selecionados aleatoriamente 15 cursos de medicina por sorteio, em que deveriam obedecer aos seguintes critérios de inclusão: ser reconhecido pelo MEC, ter sua matriz curricular disponível na internet e o curso está no último relatório do INEP. RESULTADOS. 87% dos cursos médicos possibilitam a imersão dos graduandos desde os períodos iniciais e os mantêm ao longo do curso na APS; e 91,7% respeitaram a carga horária de mínima de 30% da carga horária total do internato para o estágio na Atenção Básica em Saúde e nos Serviços de Urgência, além de garantir a maior carga horária para o estágio na AB em detrimento do outro. CONCLUSÃO. Constatou-se que a maioria dos cursos médicos atende as recomendações da Resolução no que concerne às competências relacionadas ao fortalecimento da Atenção Básica.Livro Controle das doenças crônicas não transmissíveis na atenção primária à saúde: descobertas e experiências(SEDIS-UFRN, 2020-12-01) Valença, Cecília Nogueira; Feitosa, Eva Emanuela Lopes Cavalcante; Eva Emanuela Lopes Cavalcante, José Adailton da; Cortez, Lyane Ramalho; Medeiros, Marília Rute de Souto; Moura, Talita Helena Monteiro deEste livro faz parte de uma coletânea de livros vinculados ao curso de Especialização em Saúde da Família do Programa de Educação Permanente em Saúde da Família (PEPSUS), desenvolvido por educação a distânciaDissertação Desenvolvimento de módulo educacional on-line para profissionais que atuam nos Núcleos Internos de Regulação dos estabelecimentos assistenciais de saúde brasileiros(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-25) Andrade, Filomena Marques Queiroz de; Cortez, Lyane Ramalho; Morais, Antônio Higor Freire de; https://orcid.org/0000-0002-5096-9800; http://lattes.cnpq.br/3851476293314525; https://orcid.org/0000-0001-9309-7478; http://lattes.cnpq.br/9678946190136410; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; https://orcid.org/0000-0002-9216-8593; http://lattes.cnpq.br/3181772060208133; Souza, Gustavo Fontoura de; Souza, Talita Araújo deNo Brasil, bem como em outros países, surgem termos organizacionais na saúde, quase que permanentemente. Dentre os termos surgidos no final da década passada estão o Núcleo Interno de Regulação (NIR) e a Central de Regulação (CR), que passaram rapidamente por agências governamentais, regulamentando suas praticidades. No entanto, após aproximadamente quatro décadas, ainda existem poucos recursos educacionais a esse respeito, tanto nas instâncias governamentais, quanto nas particulares. Assim, diante do cenário nacional atual, o presente trabalho foi destinado a produzir um curso, com vistas a contribuir na formação e capacitação dos profissionais de saúde que atuam nos Núcleos Internos de Regulação. A pesquisa trata-se de uma abordagem qualitativa, desenvolvida através de uma pesquisa-ação que tem como principal característica a intervenção. É desenvolvida em regime cooperativo entre pesquisador e participantes, ao avaliar o problema ou fenômeno coletivo investigado. Durante os anos de 2019 a 2021, foram realizadas visitas nos Núcleos Internos de Regulação das unidades hospitalares que estão sob gestão do estado do Rio Grande do Norte. Ao todo foram visitados 12 hospitais e, através de reuniões realizadas com as equipes das unidades hospitalares, foram identificadas deficiências e dificuldades. A partir do levantamento das dificuldades de formação do trabalho, foi produzido um módulo educacional que será disponibilizado na plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde. O módulo é composto por duas unidades, cada unidade contém três aulas, com carga horária total de 15 horas. O módulo seguiu o fluxo de novos cursos desenvolvido pela equipe de Educação e Comunicação do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O produto final é um curso com conteúdos educativos, de forma linear e unidirecional para o público alvo. Observa-se conclusivamente que, assim como os poucos recursos educacionais sobre o núcleo interno de regulação e a central de regulação, também há uma escassez na compreensão prática do desempenho da interface entre essas duas entidades. Portanto, é necessário implementar novas medidas para abordar essa questão.Livro Design instrucional para cursos a distância: um guia para a construção de material didático do AVASUS(EDUFRN, 2016) Burlamaqui, Akynara Aglaé; Dias, Aline de Pinho; Oliveira, Carlos Alberto Pereira de; Gusmão, Cristine Martins Gomes de; Nagem, Danilo Alves Pinto; Lins, Hertz Wilton de Castro; Silva Júnior, José Adailton da; Machiavelli, Josiane Lemos; Araújo, Kaline Sampaio de; Coutinho, Karilany Dantas; Cortez, Lyane Ramalho; Oliveira Junior, Mauricio da Silva; Valentim, Ricardo Alexsandro de MedeirosÉ com grande satisfação que apresentamos este manual. Ele tem a finalidade de fornecer orientações básicas sobre a construção de material didático para a educação a distância. A educação a distância tem eculiaridades que exigem maiores cuidados no que se refere à comunicação e utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem, considerando ainda as estratégias pedagógicas necessárias para a construção do conhecimento. Nesse sentido, uma construção criteriosa do material didático é essencial, uma vez que é por meio dele que o itinerário formativo, as estratégias pedagógicas, a comunicação, interação e interatividade com o aluno poderão acontecer. Apresentamos, neste material, orientações e estratégias de como o conteudista poderá de senvolver seu material de forma a atender as especificidades da modalidade a distância e do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS). Assim, trataremos de aspectos relacionados à estrutura didática dos módulos, ao tipo de linguagem que deve ser empregada, aos recursos utilizados para apresentar informações adicionais ao módulo, à estrutura e dimensão do módulo, ao referenciamento, à sugestão de uso de recursos tecnológicos, ao guia para elaboração de questões, ao modelo de caso clínico, aos critérios de validação dos módulos e à visão geral do processo de produção do material. Todas essas orientações objetivam possibilitar que o aluno seja protagonista de seu processo de aprendizagem, realizando transformações positivas nos serviços de saúde ao quais está vinculado. É indispensável que você leia com pletamente este manual para assim compreender a filosofia, metodologia e organização que queremos construir juntos no AVASUS. Desejamos a todos a construção de um material didático vivo, que permita aos alunos um itinerário exitoso, que garanta uma Educação Permanente em Saúde, supra as necessidades de aperfeiçoamento e, assim, fortaleça a aten ção no âmbito da saúde em nosso paísDissertação O Design Thinking como ferramenta aplicada ao ensino da metodologia Lean Six Sigma a gestores de hospitais universitários(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-06-28) Alves, Thais Oliveira Santos; Cortez, Lyane Ramalho; http://lattes.cnpq.br/3851476293314525; http://lattes.cnpq.br/9176472736333717; Dias, Aline de Pinho; http://lattes.cnpq.br/0450163506944948; Costa, Maria Claudia Medeiros Dantas de Rubim; http://lattes.cnpq.br/6472536626945111; Paiva, Aldair de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9018480223151192; Oliveira, Genilde Gomes de; http://lattes.cnpq.br/7295541717012306ESTADO DA ARTE: Tanto no âmbito internacional quanto nacional, a saúde encontra dificuldades em sua gestão, entre os maiores problemas enfrentados estão a escassez de recursos financeiros nos últimos anos. Em 2019, o orçamento da saúde perdeu 13.6 bilhões. Considerando os recursos autorizados no início de 2020, de quase R$ 5 milhões abaixo do piso anterior, a perda estimada entre 2018 e 2020 é de R$ 22.5 bilhões (MORETTI, B., FUNCIA, F.R., OCKÉ-REAIS, 2020). PROBLEMA: Frente ao cenário apresentado, fica evidente a importância de pesquisas que apresentem estratégias e ferramentas para auxiliar a área de saúde a melhorar seu desempenho, e, consequentemente, reduzir custos. O uso de Lean Healthcare (LH) e Lean Six Sigma (LSS), na gestão da saúde, pode servir como forte aliado desta proposta. Foi nessa perspectiva que surgiu o desejo de ensinar a aplicação do LSS e LH, na área assistencial, com foco na melhoria do desempenho dos Hospitais Universitários Brasileiros. Os princípios Lean estão voltados para a melhoria na qualidade da assistência aos pacientes. Seu objetivo é eliminar desperdícios e assegurar maior atenção na prestação de cuidados, por meio do sistema de melhoria contínua. OBJETIVOS: Desenvolver um curso autointrucional em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) através do uso do Design Thinking e que contemple os passos para a implementação de melhores ferramentas e práticas da metodologia lean healthcare e lean Six Sigma em Hospitais O curso apresenta os princípios fundamentais do Lean Six Sigma que sustentam as abordagens modernas de melhoria contínua na saúde. METODOLOGIA: Abordagem metodológica utilizada na construção do curso foi o Design Thinking, que nos auxiliou na imersão e no entendimento de parâmetros e padrões essenciais para criar soluções de melhor qualidade através de quatro etapas: imersão (entendimento), ideação (criação), prototípico (teste) e desenvolvimento (aplicação). A partir desse resultado, o protótipo do curso foi desenvolvido. O referencial teórico trouxe subsídios para direcionar o conteúdo aos problemas da gestão da assistência à saúde, extensamente relatados na produção científica da área. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A proposta do curso foi desenvolvida na perspectiva de levar um novo olhar para os gestores, com foco na resolução de alguns problemas recorrentes na assistência. Ou seja, o curso não se propôs a resolver tais problemas, mas em mostrar como os princípios Lean podem contribuir para o desenvolvimento de soluções. Com intuito de ser uma formação inicial e de caráter fortemente motivacional, o conteúdo do curso não evidenciou todas as ferramentas que poderiam auxiliar nas diversas rotinas gerenciais, sendo necessários novos estudos para identificar todas as possibilidades de aplicação da metodologia enxuta. Este estudo foi delineado para melhorar a eficiência e eficácia operacional dos Hospitais, quando corretamente apreendido e implantado pelos gestores.Artigo Effectiveness of a course on family health in the knowledge of doctors of the Mais Médicos program(FapUNIFESP (SciELO), 2023) Silva, José Adailton da; Cortez, Lyane Ramalho; Silva, Isabelle Pereira da; Freitas, Luana Souza; Nascimento, Rafael Moreira do; Mesquita, Simone Karine da Costa; Costa, Isabelle Katherinne Fernandes; https://orcid.org/0000-0002-6037-7649OBJECTIVE: The aim of this study was to analyze the effectiveness of the distance education course in family health in the knowledge of physicians from the Mais Médicos program. METHOD: This is a quantitative, quasi-experimental study, without a pretest and posttest control group, carried out from August 2019 to September 2021. In all modules, physicians responded to a pretest and posttest to verify their knowledge of the subject. RESULTS: There was a statistically significant difference in all modules with higher average scores in the posttests; the modules with the greatest emphasis are child health care: growth and development; approach to cancer in primary health care; and family health strategy and territorialization. CONCLUSION: The effectiveness of the distance education course was verified, as evidenced by the significant improvement of knowledge in all the modules studied.Livro Experiências da atenção primária à saúde no planejamento reprodutivo, pré-natal e puerpério(SEDIS-UFRN, 2020) Valença, Cecília Nogueira; Feitosa, Eva Emanuela Lopes Cavalcante; Silva, José Adailton da; Cortez, Lyane RamalhoEste livro faz parte de uma coletânea de livros vinculados ao curso de Especialização em Saúde da Família do Programa de Educação Permanente em Saúde da Família (PEPSUS), desenvolvido por meio da educação a distânciaLivro Experiências exitosas de saúde mental na atenção primária à saúde(SEDIS-UFRN, 2020-12-31) Valença, Cecília Nogueira; Feitosa, Eva Emanuela Lopes Cavalcante; Silva, José Adailton da; Cortez, Lyane Ramalho; Paiva, Paiva; Silva, Cleyton Cezar SoutoEste livro faz parte de uma coletânea de livros vinculados ao curso de Especialização em Saúde da Família do Programa de Educação Permanente em Saúde da Família (PEPSUS), desenvolvido por educação a distânciaTese Fixação do médico na atenção primária à saúde: uma perspectiva a partir do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica(2018-08-16) Cortez, Lyane Ramalho; Noro, Luiz Roberto Augusto; ; ; Oliveira, Ângelo Giuseppe Roncalli da Costa; ; Rocha, Paulo de Medeiros; ; Sousa, Cláudia Santos Martiniano; ; Jesus, Washington Luiz Abreu de;A presente pesquisa analisou fatores que levaram médicos a migrarem do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) para o Programa Mais Médicos para o Brasil (PMM), optando por continuar como médico da Atenção Primária à Saúde (APS), assim como objetivou analisar a inserção do Médico na Atenção Primária à Saúde a partir do PROVAB e da visão dos usuários, gestores, supervisores acadêmicos e do próprio médico. Utilizou uma metodologia que contemplou aspectos qualitativos e quantitativos de forma a potencializar o diagnóstico e se aproximar do fenômeno pesquisado. Foram utilizados dados secundários provenientes do Relatório de Primeiras Impressões (RPI), preenchidos pelos médicos ao chegar ao PROVAB, sendo utilizado para a análise desses dados o software Iramuteq. Para análise dos dados qualitativos coletados a partir de seis grupos focais, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, identificando-se as respectivas categorias de análises temáticas. Ao chegar ao PROVAB o médico identificou que o acesso do usuário era dificultado por uma organização de agenda que priorizava a livre demanda e atendimentos por tipo de doença e ciclos de vida, com prejuízo na identificação, escuta e acolhimento das necessidades de saúde dos usuários. Havia dificuldades relacionadas à falta de material, a condições inadequadas de infraestrutura e a uma rotina de sobrecarga dos trabalhadores de saúde. Na formação desse médico constatou-se uma lacuna na graduação relacionada à APS, tendo o ano de formação do PROVAB se configurado como um agregador dessas competências, oportunizando vivência profissional com autonomia, capacidade de trabalhar em equipe e de atuar na educação permanente nos seus territórios qualificando o cuidado na APS. Foi identificada nos médicos uma postura diferenciada com relação à escuta e ao acompanhamento dos usuários com forte vínculo e comprometimento com o cuidado no território. Foi constatado que o acesso às ações e serviços de saúde sofre influência da presença do médico e do modelo de atenção com ênfase nas necessidades de saúde dos usuários e na promoção e educação em saúde a partir do acolhimento e acesso humanizado, ampliando a capacidade de resolutividade e a integralidade do cuidado. A gestão das Unidades Básicas de Saúde (Diretores de Unidade) foram considerados facilitadores desse processo de qualificação desencadeado pelo programa, na medida em que foram observados aspectos como sensibilidade, flexibilidade e busca pela qualificação permanente, as quais permitiram a promoção de um trabalho vivo em ato, produzido pela tessitura de saberes e fazeres dos atores sociais envolvidos na equipe de trabalho da Atenção Primária a Saúde. Verifica-se por fim, que apesar de todos os desafios enfrentados pelo PROVAB em todo o seu percurso, o mesmo teve uma contribuição ímpar para a qualificação do cuidado na APS, contribuindo para o nascimento de uma nova lógica de formação médica no Brasil. Sua efetiva contribuição com a consolidação do PMM, este ainda em construção, configura-se como um grande movimento de resistência à desarticulação e desconstrução do SUS que acontece diariamente no nosso país.Tese Um framework para análise multidimensional de intervenções em saúde pública(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-02) Pinto, Rafael de Morais; Silva, Lyrene Fernandes da; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; https://orcid.org/0000-0002-9216-8593; http://lattes.cnpq.br/3181772060208133; http://lattes.cnpq.br/6082948468501249; http://orcid.org/0000-0002-5051-2210; http://lattes.cnpq.br/6836512423275860; Kulesza, Uirá; Cortez, Lyane Ramalho; Bermúdez, Ximena Pamela Cláudia Díaz; Souza Neto, Placido Antônio de; Lima, Thaisa Gois Farias de Moura Santos; Martins, Wagner de JesusPromover a conscientização, estimular a adoção de atitudes e comportamentos saudáveis são alguns dos objetivos das intervenções em saúde pública. Porém, para analisar o alcance de uma intervenção é necessário ir além dos dados epidemiológicos, uma vez que este conjunto, por si só, pode não demonstrar a real magnitude dos resultados. É necessário discutir outras fontes de dados, variáveis de interesse e dimensões que podem ser alcançadas pela intervenção. Assim, avaliar o alcance de uma intervenção em saúde pública, em uma perspectiva multidimensional por meio da abordagem de séries temporais, pode ser útil para orientar o desenvolvimento de intervenções mais eficazes na resposta da saúde pública. Nesse contexto, esta tese tem como objetivo desenvolver um framework de avaliação multidimensional de intervenções em saúde pública, explorando diferentes variáveis de interesse que são possivelmente impactadas pelas intervenções. Esse framework é suportado por um ecossistema de software, denominado Hermes, que é responsável por processar os dados em um ciclo de vida completo e mostrar seus resultados em um painel visual que permita aos tomadores de decisão avaliar o efeito ao longo do tempo antes e depois das intervenções, além de analisar possíveis correlações entre variáveis de interesses. Para compreender o estado atual da arte e orientar a pesquisa neste domínio, realizamos uma revisão sistemática da literatura que explora o uso de abordagens de tecnologia da informação para analisar o impacto de campanhas em saúde pública. Sintetizamos variáveis de interesse, dados de campanha, técnicas e ferramentas empregadas para avaliar intervenções em saúde pública. Em seguida, realizamos três estudos distintos para avaliar uma intervenção em saúde, chamada “Sífilis Não!”, lançada no Brasil. A utilização dos métodos computacionais implementados no ecossistema Hermes, possibilitou a análise de dados de natureza heterogênea para examinar a resposta da saúde pública e seus resultados em todo o país, além de fornecer uma poderosa ferramenta no planejamento e monitoramento da intervenções em saúde, que pode ser transferida para outros desafios da saúde pública. Os estudos mostraram evidências de mudança de comportamento na população considerando aspectos epidemiológicos e de comunicação, além de avaliar a correlação entre as variáveis de interesse levantadas durante esta pesquisa, fortalecendo a necessidade de uma análise multidimensional. Por fim, também analisamos dados epidemiológicos e de comunicação da hepatite no Brasil, a fim de realizar um estudo de caso utilizando o framework proposto fora do contexto da sífilis. Os resultados desta tese contribuem para uma análise mais abrangente do alcance das intervenções em saúde pública e, assim, permitem aos formuladores de políticas re-analisar as estratégias de conscientização desenvolvidas para alertar as pessoas sobre os cuidados com a saúde e mudanças comportamentais, bem como melhor direcionar o uso de recursos de forma mais eficaz.Tese Os impactos do Escore Unificado de Priorização (EUP) na regulação do acesso aos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro: um estudo durante a pandemia de Covid-19 no Estado do RN no Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-31) Veras, Nícolas Vinícius Rodrigues; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; https://orcid.org/0000-0002-9216-8593; http://lattes.cnpq.br/3181772060208133; https://orcid.org/0000-0002-6102-7309; http://lattes.cnpq.br/4602248586354524; Campos, Antônio Luiz Pereira de Siqueira; Cortez, Lyane Ramalho; Clemente, Heleni Aires; Santos, João Paulo Queiroz dos; Valentim, Janaína Luana Rodrigues da Silva; Lima, Thaisa Gois Farias de Moura SantosA Organização Mundial da Saúde (OMS), declarou em 30 de janeiro de 2020, o nível mais alto de alerta global de saúde previsto no Regulamento Sanitário Internacional (RSI), o chamado estado de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), em decorrência da epidemia da COVID-19. A pandemia de COVID-19 pode ser retratada como uma das maiores contaminações da humanidade. A detecção e disseminação de um patógeno respiratório emergente foram acompanhadas por incertezas sobre as principais características epidemiológicas, clínicas e virológicas desse novo patógeno, em especial sua capacidade de disseminação na população humana e sua virulência (gravidade do caso). No Rio Grande do Norte (RN), estado brasileiro, o RegulaRN foi a plataforma de regulação utilizada para gerir, com equidade, o acesso dos pacientes com COVID-19 aos hospitais públicos. Desse modo, este estudo apresenta resultados obtidos ao incorporar o Protocolo Unificado de Priorização (EUP) como critério objetivo para a regulação de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no Sistema Único de Saúde (SUS) do RN. O processo metodológico consistiu em realizar um recorte de dias antes e depois da utilização do EUP como mecanismo de priorização, após isso, realizou-se avaliação da correlação do escore com relação ao tempo de internação e o desfecho da regulação. A pesquisa revelou que a utilização do EUP como parâmetro na priorização de pacientes resultou em uma significativa redução do tempo de internação nas UTIs. Esse resultado é crucial, pois aumenta a rotatividade dos leitos, permitindo uma utilização mais eficiente dos recursos disponíveis. Além disso, a análise mostrou que a adoção do EUP contribuiu para uma classificação mais precisa dos pacientes com base na gravidade de sua condição clínica. Isso facilitou uma alocação de leitos mais justa e baseada em dados objetivos, reduzindo a influência de interpretações subjetivas por parte dos profissionais de saúde. Assim sendo, pode-se concluir que a implementação do EUP no protocolo de regulação da Plataforma Regula RN pode levar a uma maior eficiência nos processos de gestão de leitos, promovendo uma melhor resposta às necessidades de saúde da população. A pesquisa sugere que, ao adotar critérios objetivos como o EUP, o sistema de saúde pode melhorar significativamente a qualidade e a equidade no atendimento, otimizando o uso dos recursos disponíveis.Dissertação Implementação de projetos de intervenção: uma visão de atores envolvidos no internato de saúde coletiva do curso de medicina da UFRN no município de São Gonçalo do Amarante – RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-02-20) Barbosa, Aldenisia Alves Albuquerque; Costa, Antonio De Lisboa Lopes; ; ; Castro, Janete Lima De; ; Cortez, Lyane Ramalho; ; Souza, Georgia Costa De Araujo;Projetos de intervenção são frequentemente utilizados como recurso metodológico para Trabalhos de Conclusão de Curso no campo da saúde, seja na graduação ou pós-graduação. Os Projetos de Intervenção procuram dar conta de um conjunto de propostas que buscam solucionar e/ou minimizar uma problemática observada por estudantes nos territórios que são os cenários de práticas. Na perspectiva de levar os estudantes para vivenciarem o dia a dia das Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Internato em Saúde Coletiva (ISC) do Curso de Medicina da UFRN proporciona essa experiência buscando contemplar também a integração ensino-serviço-comunidade. O acompanhamento dos estudantes do ISC fica sob responsabilidade de preceptores que são profissionais de saúde das Equipes da Estratégia de Saúde da Família das UBS do município. Para a finalização de cada ciclo precisa-se apresentar um projeto de intervenção oriundo de uma problemática local de saúde observada pelos estudantes. A presente pesquisa analisou a percepção dos atores envolvidos no ISC/UFRN quanto a importância de implementação dos projetos de intervenção no município de São Gonçalo do Amarante/RN. Trata-se de um estudo analítico de abordagem qualitativa utilizando-se o estudo de caso. Os dados foram coletados através de questionários semiestruturados, tendo como participantes 10 profissionais de saúde (06 enfermeiros, 02 cirurgiões-dentistas, 02 médicos), preceptores dos estudantes e 02 técnicas da Secretaria Municipal de Saúde (01 fonoaudióloga e 01 nutricionista) profissionais da equipe gestora responsável pela organização do ISC no município. Os dados obtidos foram submetidos a análise de conteúdo de Bardin. A análise do conteúdo possibilitou o agrupamento de resultados em quatro categorias temáticas: fragilidades, potencialidades, papel do preceptor/equipe gestora e efetividade dos projetos de intervenção. A percepção dos atores envolvidos no Internato de Saúde Coletiva do Curso de Medicina da UFRN quanto a importância de implementação dos projetos de intervenção no município de São Gonçalo do Amarante-RN, perpassa principalmente pelo entendimento que seria necessário uma maior orientação através de processos de capacitações para que eles entendam as nuances e peculiaridades dos vários fatores que envolvem o fazer, o para que e para quem fazer os Projetos de Intervenção. Bem como possam entender os benefícios que podem ser alcançados ao inferir em uma problemática local resolvendo-a ou minimizando-a. A fim de atender a esta necessidade sugeriu-se como produto o Curso de formação pedagógica para preceptores da Atenção Primária à Saúde. Mediante o exposto, espera-se que este trabalho possa contribuir para levantar maiores discussões acerca da implementação e concretização dos projetos de intervenção contemplando a interação ensino-serviço-comunidadeLivro Integralidade na atenção primária à saúde: a criança como centro do cuidado(SEDIS-UFRN, 2020-12-01) Valença, Cecília Nogueira; Lima, Dhyanine Morais de; Feitosa, Eva Emanuela Lopes Cavalcante; Silva, José Adailton da; Cortez, Lyane Ramalho; Melo, Túlio Felipe Vieira deEste livro faz parte de uma coletânea de livros vinculados ao curso de Especialização em Saúde da Família do Programa de Educação Permanente em Saúde da Família (PEPSUS), desenvolvido por educação a distânciaTese Inteligência artificial aplicada ao ecossistema de regulação do Estado Rio Grande do Norte (RegulaRN): análises baseadas em machine learning em leitos Covid-19 e leitos gerais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-27) Barreto, Tiago de Oliveira; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; https://orcid.org/0000-0002-9216-8593; http://lattes.cnpq.br/3181772060208133; https://orcid.org/0000-0002-4399-9518; http://lattes.cnpq.br/7875886647905077; Dória Neto, Adrião Duarte; Cortez, Lyane Ramalho; Morais, Antonio Higor Freire de; Machado, Guilherme Medeiros; Santos, João Paulo Queiroz dosO processo de regulação de leitos está entre um dos processos mais relevantes para o sistema de saúde público brasileiro. Ele contempla todo o processo de gestão e monitoramento de um paciente que necessita de internação, desde a solicitação até o seu devido internamento. Contudo, ainda é uma área que possui pouco investimento em sistemas de saúde digitais e outros recursos que possam favorecer a melhor condução do processo regulatório. Desse modo, este trabalho objetiva incluir a área de inteligência artificial dentro da área de regulação de leitos públicos, a fim potencializar e auxiliar o processo de tomada de decisão durante a regulação de leitos. Nesse sentido, foram utilizados dados de regulação de leitos de dois módulos da plataforma adotada no Rio Grande do Norte, RegulaRN COVID-19 e RegulaRN Leitos Gerais, a fim de classificar os dados e prever o desfecho do paciente. Ao todo, foram analisados cerca de 72.422 dados de regulação de leitos em diferentes recortes temporais, além disso, foi utilizado um pipeline de caracterização, pré-processamento, correlação de dados, definição de métricas para avaliação, balanceamento dos dados, definição de dados de treinamento e validação, definição de modelos computacionais para classificação dos dados e seleção dos hiperparâmetros. Para a plataforma RegulaRN COVID-19, os resultados mostraram melhor desempenho para as métricas de acurácia (84,01%), precisão (79,57%) e F1-score (81,00%) no modelo Multilayer Perceptron com otimizador Stochastic Gradient Descent (SGD). Já para as métricas revogação (84,67%), especificidade (84,67%) e ROC-AUC (91,6%) os melhores resultados foram obtidos pela Root Mean Squared Propagation (RMSProp). Quanto aos dados do RegulaRN Leitos Gerais, as análises foram feitas com dois conjuntos de dados: adultos e pediátricos e neonatais. Para o primeiro conjunto o Extreme Gradient Boosting (XGBoost) apresentou melhores valores de acurácia (87,77%) e revogação (87,77%), Random Forest melhor precisão (87,05%), Gradient Boosting melhor F1 Score (87,56%) e para a especificidade (82,94%) foi obtido pelo SGD. Já para os dados de neonatos, obteve-se melhores valores de acurácia (87,50%), revogação (87,50%) e F1-Score(88,48%) o classificador Decision Tree, melhor precisão (90,75%) o AdaBoost e melhor especificidade o PMC Adam. Os resultados permitiram identificar os melhores modelos para auxiliar os profissionais de saúde durante o processo de regulação de leitos, assim como, os achados científicos deste trabalho acadêmico demonstram que os métodos computacionais utilizados aplicados por meio de uma solução de saúde digital podem auxiliar na tomada de decisão de reguladores médicos e instituições governamentais a fim de fortalecer o desempenho da saúde pública brasileira.Artigo A percepção do supervisor do Provab sobre a fixação do médico na atenção primária à saúde(FapUNIFESP (SciELO), 2019) Guerra, Eliana Costa; Cortez, Lyane Ramalho; Silveira, Natércia Janine Dantas da; Noro, Luiz Roberto AugustoAtrair profissionais médicos para o trabalho na Atenção Primária em Saúde (APS) tem sido um desafio permanente para o Sistema Único de Saúde. A impossibilidade de educação continuada e permanente configura-se como um dos principais fatores impeditivos do provimento e da fixação de médicos na APS. O Programa de Valorização do profissional da Atenção Básica (PROVAB) trouxe como pressuposto o incentivo à Educação Permanente em Saúde (EPS) com ênfase na interação ensino-serviço-comunidade (IESC), contando com a presença de uma supervisão pedagógica composta por médicos capacitados para tal fim. O objetivo do presente estudo foi analisar os motivos que levaram um grupo de médicos de Natal, Rio Grande do Norte, participantes do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), a permanecerem na Atenção Primária em Saúde por meio da precedência ao Programa Mais Médicos (PMM), a partir da percepção de seus supervisores. Para tanto, foi realizado estudo qualitativo por meio da técnica de grupo focal com sete supervisores médicos do PROVAB e do PMM. A análise de conteúdo identificou cinco categorias de análises temáticas: Contexto político do início dos programas; Perfil do supervisor pedagógico; Perfil do médico que fez precedência do PROVAB para o Programa Mais Médicos; Motivos de fixação do provabiano à APS; e Porque não escolher a APS para a vida? Evidenciou-se que o PROVAB funcionou como uma estratégia inicial de enfrentamento aos desafios de se fixar médicos à APS em consonância à remodelação da formação médica. Apesar do contexto político desfavorável nos anos que se seguiram à implementação do PROVAB, houve uma sinergia entre a supervisão e os médicos que se empoderaram para desenvolverem suas atividades proporcionando condições para enfrentamento das condições desfavoráveis. A aproximação com o contexto do território e as competências adquiridas no programa acerca da Atenção Primária em Saúde com desenvolvimento de vínculo com a comunidade funcionaram como fatores de estímulo para a permanência do médico na Atenção Primária em Saúde traduzindo-se na mudança do perfil do profissional que assimilou e adquiriu o componente social de trabalhar em áreas de grande vulnerabilidade. Esse movimento deve favorecer as mudanças previstas nos cursos de graduação em Medicina, evitando um retrocesso que tange aos vazios assistenciais, animando a luta que se constitui na busca por um Brasil em que o acesso universal à saúde e a um profissional médico não seja um privilégio de poucos, mas o direito garantido de todos