Navegando por Autor "Cortez, Ana Eliza Galvão"
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TCC Empreendedorismo materno: as experiências das mães empreendedoras da cidade do Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-19) Azevedo, Aylime Victor da Silva; Bastos, Evangelina de Mello; Brandão, Pâmela de Medeiros; Cortez, Ana Eliza GalvãoAs mulheres vêm conquistando seu espaço no mercado de trabalho através de muita luta, dedicação, esforço e renuncias, buscando em conjunto sempre conciliar o trabalho com a vida familiar. Com essa difícil tarefa de conciliar trabalho e família, muitas mulheres, ao engravidarem, avaliam se é apropriado retornar ao mercado de trabalho após a licença maternidade e confiar a terceiros os cuidados com os seus filhos. Perante esse cenário, elas encontram no empreendedorismo a solução para terem uma profissão com flexibilidade de horários necessária para equilibrar suas diversas atividades. Nesse contexto, o principal objetivo deste trabalho é analisar as dificuldades e oportunidades vivenciadas por essas empreendedoras maternas. Para tanto, foi utilizado uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas com mães empreendedoras da cidade do Natal/RN. Dentre os resultados obtidos com a pesquisa, foi possível perceber a importância do empreendedorismo para a geração de renda dessas mulheres e para sua realização profissional. Assim, como identificou-se que seus filhos sãos suas maiores motivações para as lutas diárias.Dissertação A influência dos aspectos cognitivos e afetivos nas ações de mulheres empreendedoras nas diferentes fases de desenvolvimento do negócio(2016-06-15) Cortez, Ana Eliza Galvão; Araújo, Afranio Galdino de; ; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; ; http://lattes.cnpq.br/5881657665523669; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; ; http://lattes.cnpq.br/5623264732330013; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/7233203993967359; Nassif, Vânia Maria Jorge; ; http://lattes.cnpq.br/6936403740310206Esta pesquisa propõe-se a explicar como os aspectos cognitivos e afetivos influenciam as ações de mulheres empreendedoras nas diferentes fases de desenvolvimento de um negócio. Para tal, norteia-se por um modelo que sugere que os aspectos afetivos são mais influentes nas ações dos empreendedores nas fases iniciais de um empreendimento e, à medida que a este se desenvolve, os fatores cognitivos se tornam mais presentes. Visando melhor demarcar tais períodos de evolução foi integrado uma abordagem que aponta cinco fases de desenvolvimento de um negócio. No referencial teórico são tratados o empreendedorismo e a particularidade das mulheres nessa temática, os atributos do empreendedor e as características de cada fase de desenvolvimento de um negócio. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa. A amostragem é não probabilística, selecionada de forma intencional entre as empreendedoras da cidade de Currais Novos, que fica na região Seridó do Rio Grande do Norte. Foram selecionadas duas mulheres a frente de negócios classificados em cada uma das cinco fases sendo, portanto, realizadas dez entrevistas do tipo semiestruturadas. A técnica utilizada para a análise de dados qualitativos foi a análise de conteúdo temática que consiste em identificar os núcleos de sentido que compõem a comunicação em análise e cuja presença ou frequência de aparição representam algum significado sobre o objetivo analítico escolhido. Dentre os resultados obtidos a pesquisa identificou que na fase de nascimento as empreendedoras investigadas agem influenciadas por aspectos afetivos, tais como independência, paixão pelo empreendimento e vontade de fazer o que gostam e nas fases seguintes, quando há a percepção da necessidade de uma melhor organização, o planejamento, estabelecimento de metas e formação de parcerias passam a ser buscados. Ademais, aspectos como perseverança, iniciativa, coragem e a realização por fazer o que gosta permanecem influenciando, trazendo a conclusão de que a influência dos aspectos cognitivos ascende, todavia juntamente com a influência dos aspectos afetivos. A realização desta pesquisa confirma a relevância do modelo proposto, tanto com relação aos aspectos cognitivos e afetivos sugeridos, que foram realmente identificados como pertinentes às ações dos empreendedores, como com relação à variação desses aspectos no desenvolvimento dos empreendimentos. Das entrevistas realizadas emergiu o medo como um aspecto afetivo que permeia a ação das empreendedoras na fase de renovação e a capacidade de negociação, como um aspecto cognitivo evidenciado pelas empreendedoras da fase de declínio, sugerindo-se a incorporação desses dois aspectos em estudos futuros que tratem dessa relação em empreendedores.TCC O Programa de Gestão e Desempenho na UFRN sob a percepção dos técnicos-administrativos: o caso do Campus Currais Novos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-03) Araújo, André Ryan de Souza; Nascimento, Marcos Adller de Almeida; https://orcid.org/0000-0003-0454-8324; http://lattes.cnpq.br/0390182192463372; Lima, Kelsiane de Medeiros; https://orcid.org/0000-0002-1758-9435; http://lattes.cnpq.br/7952530822947090; Cortez, Ana Eliza Galvão; http://lattes.cnpq.br/5881657665523669Este trabalho teve como objetivo analisar o Programa de Gestão e Desempenho (PGD) na UFRN, a partir da percepção dos servidores técnico-administrativos, neste caso, o Campus de Currais Novos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e descritiva, com entrevistas semiestruturadas feitas com seis servidores participantes do programa, selecionados por amostragem por critério e máxima variação. A análise dos dados seguiu a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Os resultados revelaram que servidores em regime híbrido perceberam ganhos como maior autonomia, organização da rotina e equilíbrio entre vida pessoal e profissional, enquanto aqueles em regime presencial ou sem estrutura adequada para o Teletrabalho apontaram poucos benefícios. Entre os pontos positivos estão a flexibilidade de horários e a visibilidade das tarefas, e entre os desafios, destacam-se demandas fora do expediente, dificuldades de comunicação entre setores e insegurança quanto à avaliação e aos impactos futuros do PGD. Conclui-se que o programa tem potencial, mas é preciso de melhorias nas condições de infraestrutura, clareza nos critérios de avaliação e diálogo com os servidores.Tese Redes de empreendedorismo feminino: explorando a formação e interação por meio da lógica effectuation(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-06) Cortez, Ana Eliza Galvão; Araújo, Afrânio Galdino de; https://orcid.org/0000-0002-7294-2609; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; http://lattes.cnpq.br/5881657665523669; Andrade, Adrianne Paula Vieira de; https://orcid.org/0000-0003-3304-8812; http://lattes.cnpq.br/3586441259396470; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; Pereira, Fernando Antônio de Melo; Meneghatti, Marcelo RogerO objetivo desta pesquisa é compreender o processo de formação e interação de redes de empreendedorismo feminino na lógica effectuation. A partir da revisão de literatura realizada foram estabelecidas 14 proposições que foram verificadas em uma pesquisa de campo. O delineamento metodológico adotado é de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Fez-se uma imersão em uma rede de empreendedorismo feminino que tem suas atividades realizadas no estado do Rio Grande do Norte, onde foram coletados dados por meio de entrevistas semiestruturadas e observação direta. A análise se deu por meio de técnicas de análise de conteúdo com o auxílio do software Atlas ti.V.23 para a organização, codificação e categorização dos dados. Foi possível constatar que a participação em uma rede de empreendedorismo feminino pode gerar gatilhos para o desenvolvimento da mulher enquanto empreendedora (ao ouvir as histórias de outras mulheres e se sentir parte de um grupo social); proporcionar benefícios para os empreendimentos, por meio da divulgação de negócios, acesso a novos contatos e aprendizado sobre gestão; e oferecer vantagens não financeiras, especialmente no âmbito do desenvolvimento pessoal das empreendedoras. Aspectos peculiares ao empreendedorismo feminino como as interações iniciais com laços próximos de amizade e família; a relação de confiança como principal elo entre as participantes e o conteúdo focado não somente em relações de trocas e benefícios para os negócios das empreendedoras, mas também no desenvolvimento pessoal, apoio mútuo e exploração de aspectos ligados ao universo feminino foram ressaltados. Os resultados nas análises corroboram as proposições préestabelecidas e subsidiam a configuração de um framework conceitual. O trabalho contribui com uma análise sobre as atividades de rede dinâmicas e complexas de mulheres empreendedoras, indo além de uma perspectiva de agência única para uma perspectiva mais colaborativa sobre o empreendedorismo por mulheres. O framework conceitual configurado pode auxiliar na gestão e delineamentos futuros tanto da rede analisada quando de outras redes de empreendedorismo voltadas para o público feminino e também auxilia formuladores de políticas públicas que necessitam de melhor compreensão acerca das relações e das redes de mulheres empreendedoras. Esta pesquisa demonstra como alguns resultados experimentados por participantes de uma rede de empreendedorismo feminino podem atenuar lacunas do gênero no empreendedorismo, tais como a dificuldade para participar de redes, baixa capacidade inovadora, falta de autoconfiança, falta de qualificação profissional, dificuldades em estabelecer estratégias de crescimento, pouco dinheiro para divulgação e problemas no âmbito financeiro.