Navegando por Autor "Cordeiro, Kelly Cristine"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Da cor do Ébano: arte e valorização da beleza afro-brasileira na escola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-25) Cordeiro, Kelly Cristine; Thomé, Renata Viana de Barros; ; http://lattes.cnpq.br/1230598383268415; ; http://lattes.cnpq.br/7529878946431306; Petry, Arlete dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/7426037066308934; Paiva, Diego Souza de; ; http://lattes.cnpq.br/7559522338104286“Da cor do ébano: Arte e valorização da estética afro-brasileira na Escola” é o resultado da proposta pedagógica implementada no Centro Estadual de Ensino Profissional Hélio Xavier de Vasconcelos/Extremoz/RN foco do presente trabalho de mestrado. As reflexões teóricas – em torno do pensamento decolonial - e educacionais que inspiraram “Da cor do ébano” são desenvolvidas nesse artigo e estão alinhadas com o debate em torno da inserção da história a cultura afro-brasileira como previsto na Lei 10.639/03, cujo objetivo é promover o enfrentamento ao racismo no espaço escolar. Tais ações têm sido gestadas em um contexto escolar marcado por uma maioria étnica afrodescendente que não vê de forma positiva tal identidade, nem consegue vislumbrar a prática e a perpetuação do racismo estrutural em seu cotidiano. É neste contexto que temos promovido atividades didáticas que buscam envolver os/as estudantes no debate sobre a construção de identidades sociais, multiculturalismo, estética, subjetividades, diversidade étnica, cultural e racismo, focando na promoção das identidades afrodescendentes utilizando linguagens das artes visuais como instrumentos de representação e valorização da estética negra no ambiente escolar.