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Navegando por Autor "Coelho, Gustavo Fernandes Rosado"

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    Artigo
    Abordagem de sustentabilidade nos cursos Brasileiros de engenharia de produção
    (Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda, 2018) Colombo, Ciliana Regina; Souza, Gabriella Cavalcante de; Gomes, Isadora Cristina Mendes; Coelho, Gustavo Fernandes Rosado
    Esta pesquisa realizou-se por meio de comparação entre a carga horária dos componentes curriculares relacionadas à área em estudo e a carga horária total de cada um dos cursosde graduação em Engenharia de Produção Plena em todo o Brasil, com o objetivo de verificar o grau de inserção da temática da sustentabilidade nos currículos. Adicionalmente, buscou-se verificar se os cursos de graduação com melhor avaliação pelos critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC) possuem uma maior incidência de componentes curriculares relacionados com a área em estudo. Os resultados encontrados por meio de análises estatísticas realizadas via software R apontaram que as estruturas curriculares dos cursos de graduação em Engenharia de Produção Plena do Brasil que têm maior Conceito Preliminar do Curso (CPC) (4 e 5) não possuem necessariamente maior carga horária de abordagem de sustentabilidade e que 81,25% dos cursos analisados com CPC 3 tem carga horária dos componentes curriculares da área inferior ao percentual sugerido pelo estudo como sendo adequando, que foi 5,5%, e para o grupo de cursos com CPC 4 e 5 o número sobe para 91,30%
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    Dissertação
    Diretrizes para planejamento e execução de obras de construção civil públicas voltadas à sustentabilidade: um estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    (2018-04-27) Coelho, Gustavo Fernandes Rosado; Colombo, Ciliana Regina; ; ; Gonzalez, Mario Orestes Aguirre; ; Furukava, Marciano; ; Lopes, Régia Lúcia;
    A crescente preocupação da sociedade da atualidade com as questões ambientais, em face do crescimento desordenado e da também crescente depleção da natureza, tem levado à busca de alternativas que possam mudar os paradigmas estabelecidos, onde a natureza ainda é tratada como fonte inesgotável e mera provedora de recursos. Tal preocupação também se mostra de grande significado para a importante indústria da construção civil, que tem papel destacado na vida econômica de qualquer país, o que não é diferente no Brasil, mas que também se caracteriza como causadora de grandes impactos ambientais. Este trabalho se propôs estudar esta temática, a qual trata do relacionamento entre obras de construção civil, mais especificamente as públicas, e a preservação ambiental, tendo como fundamento a possibilidade de mudanças em seu modo tradicional de produção, porquanto tem como objetivo propor diretrizes para planejamento e execução de tais obras como sustentáveis. Para consecução deste trabalho, realizou-se pesquisa bibliográfica, documental e de campo, adotando-se como método o estudo de caso, tendo como campo de estudos a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e como sujeitos da pesquisa agentes públicos (arquitetos, engenheiros e assessor jurídico) com atuação afeta à temática estudada, e, também, representantes de empresas construtoras, todos responsáveis pela realização de obras de construção civil na referida Instituição, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas realizadas individualmente e em reuniões de grupos focais, seguidas de diálogo reflexivo. Os resultados da pesquisa indicaram que, apesar da grande aceitação por parte dos sujeitos da pesquisa quanto à ideia proposta neste trabalho, as obras realizadas na UFRN não podem, ainda, ser consideradas como voltadas à sustentabilidade, o que se conclui a partir da indicação promovida pelos sujeitos das necessidades de institucionalização dessa ideia, de maior capacitação das equipes responsáveis e de melhor adequação aos regramentos vigentes. Assim sendo, como resultado deste trabalho, são apresentadas diretrizes para a aplicação de requisitos ambientais em obras de construção civil públicas, considerando suas etapas de planejamento e de execução, de forma a direcionálas à sustentabilidade.
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