Navegando por Autor "Ciotti, Naira"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Experiências performáticas na formação de professores: residência artística em história da escrita(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-22) Souza, Bruno Silva de; Ciotti, Naira; Ciotti, Naira; Figueiredo, Laura Maria de; Fagundes, Felipe Cabral de AraújoEste trabalho apresenta um relato das experiências performáticas vividas durante o Estágio Supervisionado de Formação de Professores III do Curso de Licenciatura em Teatro, destacando a importância da interseção deste componente curricular com a percepção de um professor-performer (CIOTTI, 2014). A partir das pesquisas do Labperformance em residências artísticas (MOREIRA, 2018) e performances compartilhadas com crianças (ALMEIDA, 2018), entre outras, foram realizadas intervenções artísticas para aproximar a experiência em Arte Contemporânea com a atividade pedagógica. Os resultados encontrados ressaltam a importância dos experimentos de performance realizados durante o estágio como espaço para reflexão e descobertas proporcionando, assim, um diálogo entre teoria e prática do Teatro.Apresentado em Evento LABPerformance: Laboratório de Performance e Teatro Performativo(2020-04-22) Ciotti, NairaDesenvolver a ideia de uma ARTE/JOGO È uma das grandes ideias da cultura. Ela guia o consumidor para o objeto e depois permite que ele possa reutilizar o objeto criado como bem entender. Reflete uma liberdade e desenvolve um valor diferenciado para o produto. O consumidor é que realiza a obra criada pelo artista quando ele consome um diálogo comunicacional entre a arte e a produção de cosméticos. Em síntese, nós pretendemos abrir o laboratório como já fizemos no Trilhas Potiguares como um Escritório de Ideias, um escritório de arte em que todos os pesquisadores, cientistas estão convidados a compartilhar. Nós, do LABPerformance, ao ouvirmos as demandas nos comprometemos a ouvilas e cumpri-las, na medida das possibilidades.TCC Parir a cabeça: o que pode o corpo em processo de investigação filosófica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-20) Melo, Marília Martins; Pellejero, Eduardo; Ciotti, Naira; Viana, Ana Cláudia; Coutinho, Karyne; Lustosa, Naiana; Sanguinetti, FedericoA presente pesquisa investiga modos de perceber e envolver o corpo no exercício filosófico acadêmico, tendo o corpo do pesquisador e suas experimentações como ponto de partida. Borra as fronteiras entre teoria e prática, filosofia e arte da performance. Considera-se que a investigação filosófica é esteticamente norteada por uma experimentação contínua, desde 2021, com a materialidade de um objeto cênico: um pano que se faz teia de pensamentos e monta-se em torno da cabeça. Partindo do exercício ocidental da filosofia, compreende-se que a cabeça de um filósofo pesa de tanto pensar - com ênfase no desenvolvimento do pensamento filosófico através de leituras e escrituras. Mas aqui, busca-se pensar com corpo inteiro. Através do método de criação “Programa Performativo”, elaborado por Eleonora Fabião e com fundamentações Deleuze-Guattarianas, se desenvolvem programas de leitura e escrita que visam expor esses exercícios teóricos a um teor performativo. É uma busca por fazer filosofia como atua um artista - criando zonas de experimentação a serem vivenciadas com intensidade e risco. Praticando, desta maneira, um Corpo sem Órgãos - um corpo que aposta na desarticulação e na ruptura de uma organização estabelecida a partir da hierarquia do saber filosófico exclusivamente racional. Tendo isso em vista, para investigar uma crítica à hierarquia da racionalidade em relação as outras potencialidades do corpo e, também, considerar outras formas de estar e ser corpo no mundo, os textos submetidos aos programas foram “Dos desprezadores do corpo” – de Zaratustra/Nietzsche, e “Saudações aos rios” – de Futuro Ancestral/Krenak.