Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Cavalcanti, Marcelo Dantas"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Informar para integrar: um modelo de aplicativo para a integração de alunos em uma instituição de ensino superior
    (2019-06-19) Cavalcanti, Marcelo Dantas; Caricio, Marcelo Rique; Guimarães, Patricia Borba Vilar; ; ; ; Santa Rosa, José Guilherme da Silva; ; Santos, Vilma Maria Villarouco;
    O processo pelo qual o estudante reconhece o ambiente acadêmico em uma instituição de ensino superior, bem como se integra à comunidade universitária, é fundamental para a sua permanência e bom desempenho acadêmico. As Instituições de Ensino, uma vez imersas em uma sociedade amplamente incluída digitalmente, buscam mecanismos inovadores, que proporcionem melhorias na experiência dos usuários. Nesse contexto, emerge o seguinte problema de pesquisa: Como auxiliar os estudantes da UFRN no entendimento e acesso aos serviços, processos e mecanismos que permeiam sua formação acadêmica no decorrer do curso? O presente estudo objetiva propor um modelo de aplicativo de integração institucional para os alunos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Nesse sentido, utilizou-se a abordagem do Design Thinking para a consecução das etapas do projeto. A primeira etapa da pesquisa consiste na imersão no problema de pesquisa, resultando na coleta de dados por meio de pesquisa documental, observação direta, aplicação de questionários e avaliação cooperativa de um protótipo de aplicativo com uma amostra de estudantes de graduação da UFRN. Para a pesquisa documental foram explorados os sites, sistemas e documentos existentes na Universidade, o que possibilitou uma visualização ampla dos setores e serviços existentes na instituição. Em paralelo, foram aplicados dois tipos de questionários, o primeiro voltado para os estudantes ingressantes e o segundo para os concluintes no período de realização da pesquisa. Dados da Superintendência de Informática – SINFO, da instituição, demonstram que, no período solicitado, haviam 5.358 ingressantes e 1.194 estudantes prováveis concluintes em 2019.1, os quais receberam em seus e-mails os questionários eletrônicos com questões fechadas, utilizando-se a escala de Likert. A segunda etapa ocorre com a criação de personas que sintetizam os perfis de alunos estrategicamente identificados, auxiliando na consecução das etapas posteriores. A terceira etapa, a ideação, utiliza técnicas de brainstorming, construção de um cardápio de ideias e validação das mesmas por meio de uma matriz de posicionamento, proporcionando apontamentos de soluções para os problemas identificados anteriormente. A quarta e última etapa apresenta um protótipo de aplicativo desenvolvido no software Adobe XD, por meio da utilização do benchmarking e da avaliação cooperativa, a qual objetiva obter um feedback por parte dos usuários identificados com as personas, do protótipo preliminar apresentado, coletando dados utilizados para melhorar o protótipo preliminar do aplicativo. Participaram da avaliação cooperativa do protótipo 50 estudantes de graduação, identificados com as personas criadas na segunda etapa da pesquisa, os quais contribuíram de forma direta e indireta com a melhoria do protótipo preliminar e a produção do conteúdo projetado na versão final do protótipo de aplicativo.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM