Navegando por Autor "Cavalcante, Maria Clara Wanderley"
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Dissertação Desafios e potencialidades para estruturação do Núcleo de Educação Permanente em Saúde no município de Caicó/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-26) Cavalcante, Maria Clara Wanderley; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; Araújo, Sérgio Ricardo Fernandes de; https://orcid.org/0000-0001-9537-1979; http://lattes.cnpq.br/8648769154718062; http://lattes.cnpq.br/8742860321040773; Sobreira, Maura Vanessa Silva; Freire, Rafaela CordeiroOs Núcleos de Educação Permanente em Saúde (NEPS) se caracterizam enquanto estratégia organizacional para efetivação das ações educativas para produzir qualificação nos processos trabalho no SUS, articular a integração ensino-serviço e fomentar discussões acerca de políticas públicas em saúde e sua gestão. O presente estudo objetiva analisar o processo de implementação do Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Integração Ensino Serviço Comunidade (NEPS-IESC) em um município do interior potiguar. A investigação traz uma abordagem qualitativa de caráter exploratório-descritivo, estruturada a partir da pesquisa-ação. O estudo segue as seguintes fases: exploratória, de planejamento e plano de ação. Os resultados foram construídos a partir da definição de três categorias temáticas para análises: I) Fragilidades e Tensões; II) Potencialidades e Necessidades; III) Planos e Apontamentos. A partir da análise processual dos referidos temas, identificamos a necessidade de criação de um guia orientador acerca dos fluxos e atividades inerentes ao NEPS, bem como um plano de ação que fomente a continuidade do processo de organização dos processos de trabalho do NEPS-IESC. Espera-se que este instrumento norteador seja incorporado pela Secretaria Municipal de Saúde local na intenção fundamental de fortalecer a integração Ensino-Serviço - Comunidade e impulsionar a qualificação profissional tanto na assistência quanto na gestão d Sistema Único de Saúde (SUS). Conclui-se com este estudo que a instituição de um NEPS municipal é primordial para a o fortalecimento das ações de integração ensino serviço comunidade, apoiando na articulação do ensino nos serviços de saúde e fomentando a qualificação da gestão do trabalho.Produto Educacional Guia de orientação de fluxos do NESP/IESC do município de Caicó/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024) Cavalcante, Maria Clara Wanderley; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira eEste guia é produto da construção cientifica da dissertação de mestrado intitulada “Educação Permanente no Seridó Potiguar: Desafios e potencialidades para estruturação do Núcleo de Educação Permanente em Saúde no município de Caicó/RN, pelo Programa de Pós Graduação em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina.