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Navegando por Autor "Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveira"

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    Dissertação
    Abandono do acompanhamento ambulatorial em serviço público de referência por pessoas com hepatite C
    (2019-04-30) Silva, Renata Quirino Costa da; Silva, Edilene Rodrigues da; ; ; Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveira; ; Gondim, Grácia Maria de Miranda;
    Revestem-se de importância os motivos que levam as pessoas com hepatite C a não comparecerem às consultas médicas agendadas no Núcleo de Estudos do Fígado do Hospital Universitário Onofre Lopes, devido ao fato dessa doença ter um impacto epidemiológico importante e apresentar-se de forma silenciosa, com alta taxa de morbimortalidade. Objetivo: Analisar os motivos que levaram as pessoas com hepatite C a abandonarem o seguimento ambulatorial, no Núcleo de Estudos do Fígado, no período de maio de 1995 a dezembro de 2017. Métodos: Estudo qualitativo descritivo baseado na Pesquisa Convergente Assistencial. A primeira etapa da coleta de dados consistiu-se na análise dos prontuários para a seleção das pessoas com diagnóstico de hepatite C, que não compareceram às consultas, por mais de seis meses, no período de maio de 1995 a dezembro de 2017. A segunda etapa da coleta de dados referiu-se à realização de entrevista semiestruturada às pessoas com hepatite C, que aceitaram participar da pesquisa, após serem convidadas por ligação telefônica. Paralelamente, realizouse dois Grupos Focais; o primeiro com a equipe multidisciplinar: equipe de enfermagem e recepcionistas do Núcleo de Estudos do Fígado, representantes do Serviço de Arquivo Médico e Estatística e enfermeira chefe da regulação, representando a gestão. O segundo grupo focal englobou os médicos que assistem às pessoas com hepatite C. Os dois grupos focais abordaram a problemática relacionada à dificuldade de acompanhamento ambulatorial das pessoas com hepatite C. Para a interpretação das informações coletadas seguiu-se as etapas da Pesquisa Convergente Assistencial propostas por Paim; Trentini (2014), a análise temática de Minayo (2013) e o software Atlas ti. Considerações Finais: o estudo possibilitou identificar o perfil das pessoas que abandonaram o acompanhamento ambulatorial especializado em hepatites virais, elencou os principais motivos do não comparecimento às consultas, o que gerou preocupações nos profissionais que assistem à pessoa com hepatite C. Dessa forma, impulsionou a elaboração, em conjunto com a equipe multiprofissional, de uma linha de cuidados em hepatite C no Hospital Universitário Onofre Lopes. A pesquisa atendeu a todos os dispostos éticos, respeitando inteiramente as determinações da Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, bem como os preceitos fundamentais da Bioética.
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    Tese
    Acesso das pessoas menores de quinze anos com tuberculose aos serviços de saúde
    (2017-02-14) Pinto, Juliana Teixeira Jales Menescal; Freitas, Cláudia Helena Soares de Morais; ; http://lattes.cnpq.br/8905654343063318; ; http://lattes.cnpq.br/7001176243211270; Uchoa, Severina Alice da Costa; ; http://lattes.cnpq.br/8414233332373275; Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/9020549482920149; Coelho, Ardigleusa Alves; ; http://lattes.cnpq.br/2622051143015642; Carvalho, Rafael Nicolau; ; http://lattes.cnpq.br/3494692575372499
    O acesso à rede de atenção é fundamental para o diagnóstico e tratamento da tuberculose em crianças e adolescentes. O objetivo deste estudo é analisar o acesso das pessoas menores de 15 anos com tuberculose aos serviços de saúde, na percepção dos pais, das enfermeiras e dos coordenadores do programa de controle da tuberculose dos municípios prioritários para o controle da doença no estado do Rio Grande do Norte. Esta pesquisa consiste em um estudo de caso, com abordagem qualitativa, realizado em dois municípios prioritários para controle da tuberculose em um estado brasileiro. Inicialmente, faz o levantamento do número de casos de tuberculose em menores de 15 anos no ano de 2014. Posteriormente, realiza entrevistas semiestruturadas com 11 pais de pessoas menores de 15 anos com tuberculose, 11 enfermeiras das unidades básicas de saúde e três coordenadores do Programa, selecionados de maneira intencional. As entrevistas foram gravadas, transcritas e organizadas no Software Atlas ti. Para análise das falas, utiliza os pressupostos metodológicos de Bardin (2011). Como resultado, emergiram três categorias: Caminhos percorridos: a busca pelo diagnóstico e tratamento da tuberculose; A experiência da tuberculose: fatores que dificultaram e facilitaram o acesso aos serviços de saúde; O estigma e o preconceito da tuberculose na família e na sociedade. Este estudo identifica que os pais utilizaram como porta de entrada no sistema de saúde os serviços de urgência e emergência, o que mostra a fragilidade do vínculo da família com a atenção primária. O diagnóstico ocorreu em hospitais infantis, confirmados através de exames de imagem. Isso evidencia falhas na suspeição da tuberculose durante a abordagem dos profissionais e a dificuldade em realizar exames nessa faixa etária. O tratamento ocorreu nas unidades básicas de saúde e o acompanhamento feito por dois serviços concomitantemente. O encerramento dos casos apresenta dificuldades pela falta de informações dos pais e pela não realização de visitas domiciliares pelos profissionais. A avaliação do processo é positiva em relação à distância entre a residência e o serviço de saúde, ao tempo gasto, à disponibilidade de transporte coletivo, ao atendimento por demanda espontânea, ao incentivo assistencial, na forma da cesta básica e ao fornecimento gratuito dos medicamentos. Fatores como violência no território, problemas de mobilidade, desconhecimento sobre a organização e os horários de funcionamento das unidades são barreiras citadas ao acesso. Os gastos ocorridos nesse processo estão relacionados a transporte, alimentação, material de higiene, faltas dos pais ao trabalho, contratação de pessoas para cuidar do filho, perda de emprego, exames de rotina ou de imagem e aquisição de empréstimos financeiros. O estigma e o preconceito foram observados na própria família, em profissionais e na comunidade. Por ser de difícil diagnóstico em crianças, o estudo aponta ser necessário investigar os adultos com tuberculose, capacitar os profissionais nos diversos níveis de atenção sobre tuberculose infantil e intensificar a educação em saúde sobre a doença nos meios de comunicação mais acessíveis a população. Para tanto, é fundamental o investimento político, financeiro e de pessoal, além de uma rede de atenção à saúde integrada e resolutiva.
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    Artigo
    Acidentes com material biológico em trabalhadores
    (Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, 2013-07-31) Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveira; Cavalcante, Cleonice Andréa Alves; Macêdo, Maria Lúcia Azevedo Ferreira de; Cavalcante, Eliane Santos; Medeiros, Soraya Maria de; https://orcid.org/0000-0002-3578-0153
    Objetivou-se descrever os acidentes com materiais biológicos ocorridos entre trabalhadores do Rio Grande do Norte entre 2007 e 2009. Coletados dados secundários do Sistema Nacional de Agravos Notificáveis exportados para o Excel utilizando o Tabwin. Dentre os acidentes ocupacionais, destacaram os biológicos (n=1.170) que corresponderam a 58,3% com predomínio de casos entre os profissionais de enfermagem (48,6%). A exposição percutânea foi a mais frequente e as circunstâncias de ocorrência dos acidentes relacionadas à manipulação de perfurocortantes, o material orgânico mais comum foi o sangue (63,5%). Mais de 50% dos trabalhadores acidentados eram vacinados contra hepatite B, porém sem informação quanto à avaliação da resposta vacinal. O estudo revelou a necessidade de melhoria na qualidade das informações, pois os sub-registros e inconsistências tornam o Sistema Nacional de Agravos Notificáveis menos fidedigno na caracterização dos trabalhadores acometidos
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    Dissertação
    Adesão dos serviços de atenção básica ao teste rápido para as infecções sexualmente transmissíveis
    (2019-04-29) Araújo, Túlio César Vieira de; Souza, Marize Barros de; ; ; Tavares, Cláudia Mara de Melo; ; Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveira;
    Introdução: Sabe-se que hoje em dia a maior parte das infecções sexualmente transmissíveis é curável ou tratável; no entanto, o quadro sanitário mundial ainda é preocupante. Os testes rápidos usados na detecção do HIV, da sífilis e das hepatites B e C constituem imunoensaios cromatográficos de execução simples, que podem ser realizados em até 30 minutos e não necessitam de estrutura laboratorial. Objetivo: Descrever características da adesão dos serviços de atenção básica da região do Seridó, do Rio Grande do Norte, ao teste rápido para as infecções sexualmente transmissíveis. Metodologia: Estudo exploratório, descritivo, de abordagem quantitativa. Utilizou-se um questionário, com roteiro semiestruturado, que abordou o contexto e a inserção do teste rápido no processo de trabalho das equipes da Estratégia de Saúde da Família. Os dados foram tabulados em um banco de dados eletrônico com apoio do aplicativo Microsoft Excel 2010, e as informações processadas e analisadas no programa Statistical Package for Social Sciences versão 20.0. Resultados: As publicações mundiais que abordam assuntos relacionados ao teste rápido para as infecções sexualmente transmissíveis, têm como principal temática as dificuldades para a realização da testagem com ênfase no HIV. Quanto a oferta do teste, das 100 equipes entrevistadas, 93 oferecia o teste rápido na rotina do serviço, a realização de todos os testes rápidos durante o pré-natal foi apontada em 83 equipes, 45 não ofereciam nenhum teste no início do terceiro trimestre de gestação, 40 equipes não ofereciam nenhum teste rápido aos(às) parceiros(as) sexuais das gestantes. A penicilina benzantina estava disponível em 81 equipes, todavia 46 não administravam a medicação na atenção primária. Identificou-se o enfermeiro como o principal profissional envolvido em todas as etapas do processo de testagem. No intuito de auxiliar os profissionais no aconselhamento que é realizado antes do teste, construiu-se um material educativo em forma áudio visual de aconselhamento pré-teste. Conclusão: Em relação ao teste rápido, a discussão mundial está centrada nas problemáticas associadas ao processo de testagem, com prevalência no teste de HIV. As equipes do Seridó norte-rio-grandese realizam o teste rápido como uma prática rotineira nos serviços de atenção básica, contudo o processo de trabalho apresenta uma série de fragilidades, como a realização da testagem durante o prénatal, pois, mesmo havendo disponibilidade do teste no acompanhamento, as demais atividades interligadas ao processo de trabalho não ocorrem adequadamente.
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    Dissertação
    Afastamento do trabalho a partir do sistema de informação em saúde no contexto de uma instituição federal de ensino superior
    (2017-11-30) Lima, Franciane Amorim de Oliveira; Rego, Denise Pereira do; http://lattes.cnpq.br/9844373394796279; http://lattes.cnpq.br/5018266495802664; Cavalcante, Cleonice Andrea Alves; https://orcid.org/0000-0003-1237-7393; http://lattes.cnpq.br/2065984136909929; Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-3578-0153; http://lattes.cnpq.br/9020549482920149; Bosco Filho, João; http://lattes.cnpq.br/3068285662145237
    O afastamento do trabalho por licença para tratamento da própria saúde ou absenteísmo-doença destaca-se como relevante temática na área da saúde do trabalhador. Este estudo teve como objetivo analisar o afastamento do trabalho por absenteísmo-doença a partir do Sistema de Informação em Saúde e Segurança no Trabalho (SIAPE SAÚDE), no contexto de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Buscou-se, assim, entender o funcionamento do Sistema de Informação em Saúde e sua contribuição para produção das informações sobre o absenteísmo-doença dos servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O estudo descritivo com procedimento multimétodo sequencial, com etapas quantitativa e qualitativa, foi realizado na sede da Unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (Unidade SIASS-UFRN), desenvolvido em duas fases. Inicialmente, uma pesquisa documental visando efetuar um mapeamento dos afastamentos dos servidores da instituição no ano 2016, através da consulta aos relatórios gerenciais disponíveis no sistema. Na segunda fase, foram realizadas entrevistas com a equipe da perícia em saúde para ampliar o conhecimento sobre o processo institucional dos afastamentos, notadamente, através de um olhar analítico do Sistema de Informação em Saúde. No tratamento dos dados foram utilizadas a estatística descritiva e a análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que ocorreram 992 afastamentos por perícia, nos quais se destacam aqueles decorrentes de Transtornos Mentais e Comportamentais (CID F), que acometem servidores nos cargos de assistentes em administração, auxiliares de enfermagem e professores do magistério superior. Observou-se a prevalência de afastamentos entre o sexo feminino e nos Hospitais Universitários. Em relação à análise do processo de afastamento e seu registro no sistema, o SIAPE SAÚDE foi avaliado positivamente, principalmente por promover uma unificação do registro para todos os órgão federais. Entretanto, como ponto negativo, destaca-se a necessidade de avaliação contínua, atualização e melhorias, uma vez que trata-se de uma base de dados antiga. Conclui-se, então, que o sistema representa um avanço para análise dos afastamentos no nível local, porém, requer maior investimento da Administração Pública Federal visando o seu aprimoramento.
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    Tese
    Análise do efeito da padronização das medidas de prevenção de infeção da corrente sanguínea relacionada ao cateter central de inserção periférica em recém-nascidos na unidade de terapia intensiva neonatal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-05-24) Diniz, Edienne Rosângela Sarmento; Oliveira, Angelo Giuseppe Roncalli da Costa; https://orcid.org/0000-0001-5311-697X; http://lattes.cnpq.br/0023445563721084; http://lattes.cnpq.br/1648713538293073; Deca Júnior, Aurean; Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-3578-0153; http://lattes.cnpq.br/9020549482920149; Ribeiro, Kátia Suely Queiroz Silva; Souza, Nilba Lima de; Silveira, Rita de Cássia
    Introdução: O uso do cateter central de inserção periférica na Neonatologia tem contribuídosignificativamente para reduzir a mortalidade neonatal nas Unidades de Terapia IntensivaNeonatais. Essa prática intravenosa segura favorece a estabilização hemodinâmica do recémnascido e possibilita a administração de drogas vesicantes, irritantes e de nutrição parenteral.O objetivo principal deste estudo foi de analisar o efeito da padronização das medidas deprevenção de infecção durante a inserção e o manuseio do cateter venoso central deinserção periférica pelo time de cateteres na incidência da Infecção da Catheter-RelatedBloodstream infection (CRBSI) em recém-nascidos na Unidade de Terapia IntensivaNeonatal. Metodologia: Esta tese está dividida em três estudos. 1) Protocolo de revisãosistemática, em que se aborda a prevalência de complicações associadas ao uso de PICCs emrecém-nascidos (RNs); 2) Coorte prospectiva, em que se avaliaram os fatores de risco para odesenvolvimento de infecção da corrente sanguínea relacionada ao cateter (CRBIS) emrecém-nascidos; 3) Coorte com análise retro e prospectiva, que analisou os efeitos dapadronização das medidas de prevenção de infecção adotadas pelo time de PICC sob onúmero de casos de CRBSI em neonatos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.Resultados: No artigo 1, observou-se a prevalência de complicações decorrentes do manejoinadequado do PICC nos RNs, informação considerada importante para o aprimoramento daprática clínica. No artigo 2, verificou-se que a maioria da amostra foi composta de prematuros,com peso inadequado, distúrbios respiratórios e cardiopatia, mas não houve associação dessasvariáveis com a CRBSI. Neonatos com PICC nos membros superiores apresentaram maiorrisco de CRBSI (RR=2,84; IC95% 1,02-6,85). No artigo 3, analisaram-se 365 recémnascidos que usaram o PICC e que foram submetidos a 563 procedimentos de inserção decateteres, dos quais 69 apresentaram CRBSI, o que confere uma incidência de CRBSI de12,3%. Na análise das características relacionadas ao procedimento de inserção do PICC nosneonatos em função da notificação de CRBSI, as variáveis significativamente associadas àocorrência de CRBSI foram o vaso acessado (p=0,002) e a posição do cateter(p=0,005). Naanálise estatística das variáveis relacionadas à terapêutica infusional, observou-sesignificância estatística na associação entre a ocorrência da CRBSI e o uso de dois ATBdurante o primeiro esquema de antibioticoterapia, o qual apresentou o valor de p<0,05. Também se constatou que foram descritos oito grupos de patógenos envolvidos nos 69 casosde CRBSI - os mais comuns foram relacionados à CRBSI em recém-nascidos com PICC,como as Enterobactérias (5,2%), Staphylococcus coagulase negativa(3,4%) eStaphylococcus coagulase positiva (2,0%). Conclusão: O estudo indicou que os times decateteres são importantes nas unidades de terapia intensiva neonatais, sobretudo quandoadotam condutas baseadas em evidências científicas que fundamentam a sistematização doprocesso de trabalho para o devido monitoramento dos fatores de risco relacionados àincidência de CRBSI em RN, a vigilância durante realização do procedimento e a terapêuticainfusional. Contudo, o efeito da padronização das medidas de prevenção adotadas pelotime de cateteres na UTIN tem impactado a redução do desenvolvimento de infecção dacorrente sanguínea relacionada ao cateter.
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    Artigo
    Analysis of healthcare practices for prevention of primary bloodstream infections
    (Ciência, Cuidado e Saúde, 2021) Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveira; Araújo, Carla Larissa Fernandes Pinheiro; Santos, Alexandy Michel Dantas; Meira, Larissa Maria da Rocha; https://orcid.org/0000-0002-3578-0153
    Objective: to analyze healthcare practices in the use of central venous catheters for the prevention of Primary Bloodstream Infections in an Intensive Care Unit. Method: cross-sectional study conducted in a University Hospital between March and June 2018 with professionals working in an Intensive Care Unit. A structured questionnaire and non-participant observation of the procedures related to insertion, preparation and administration of drugs and change of central catheter dressings were used. The data were analyzed using descriptive statistics and applying the Chi-square and Fisher’s exact tests. Results: a total of 83 nursing professionals and 25 physicians participated. There were 260 drug administrations, 32 catheter insertions and 29 dressing changes. There was inadequacy of the hand hygiene practice in maintenance procedures, especially among nursing technicians. The best results were: skin preparation (94%), spontaneous drying of the antiseptic before punctures (96.87%) and respect for the changes of continuous and intermittent infusion sets (93.42%). Conclusion: the follow-up of preventive measures was undermined in important opportunities to avoid Primary Bloodstream Infections, being necessary to reinforce continuing education and implementation of healthcare protocols.
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    Dissertação
    Apoio matricial em saúde mental: ferramenta para o cuidado integral
    (2019-04-29) Garcia, Lívia Cristina Siqueira; Melo, Lygia Maria de Figueiredo; Guimarães, Jacileide; ; ; ; Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveira; ; Tavares, Claudia Mara de Melo;
    A concepção de Apoio Matricial envolve estratégias de cogestão e de apoio para operar em redes e em sistema de saúde, incorporando a concepção ampliada do processo saúde/doença, o diálogo e a constituição relacional de equipes multiprofissionais para o enfretamento de problemas. No campo da saúde mental essa metodologia é considerada estratégica para garantir o princípio da integralidade das ações em saúde, pois visa estabelecer melhor articulação entre o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e a Atenção Básica (AB). No entanto, observam-se aspectos dessa relação desenvolvida pelo CAPS III leste de Natal, Rio Grande do Norte, relacionados à integração entre as equipes da atenção básica e apoiadores em instituir na dinâmica de trabalho as solicitações do apoio matricial para compartilhamento ou discussão de casos, que necessitam ser investigados. Entende-se que a construção dessa relação é tarefa complexa e processual que consideramos ser potencialmente relevante para o fortalecimento da política de saúde mental no município. Assim, esse estudo teve o objetivo de analisar o apoio matricial em saúde mental do ponto de vista de profissionais da Atenção Básica dos Distritos Sanitários leste e sul de Natal/RN e elaborar, de acordo com as lacunas identificadas, um produto técnico como sugestão para qualificar o Apoio Matricial, por meio do estabelecimento de tecnologias (abordagem, relação, intervenção, entre outras). Trata-se de um estudo cujo desenho é de natureza descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram os profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e os agentes comunitários de saúde (ACS), totalizando 15 sujeitos, que atuam nas unidades básicas com o modelo da Estratégia Saúde da Família. A opção pela pesquisa nos distritos sanitários sul e leste se deu em virtude de ser o território de abrangência do CAPS III leste. Para coleta de dados foi utilizada entrevista com roteiro semiestruturado e para análise a técnica de análise de conteúdo temático. Para auxiliar no tratamento dos dados textuais foi utilizado o software ATLAS/ti. Os achados construídos a partir das transcrições das entrevistas revelaram três categorias de análise e subcategorias, a saber: 1) O que se diz e o que se entende, com suas respectivas subcategorias, que traz o entendimento dos sujeitos da pesquisa sobre o apoio matricial de saúde mental na atenção básica; 2) O que se tem e como se oferta e suas subcategorias abordando as características, organização e contribuições das ações do Apoio Matricial; 3) Limites e possibilidades: o que podemos?, revelando as dificuldades identificadas e os caminhos apontados pelos sujeitos da pesquisa sobre o Apoio Matricial em saúde mental na atenção básica. De maneira geral, as narrativas revelam concepções antagônicas em relação aos saberes e práticas do Apoio Matricial. Os resultados revelaram o Apoio Matricial sendo ofertado pelo CAPS e por residentes de psiquiatria do HUOL/UFRN, porém com limitações relacionadas a aspectos organizativos, relacionais e de fluxos para solicitação do Apoio, no contexto tanto das micropolíticas na produção e gestão do cuidado, quanto na macropolitíca. As sugestões apontam para aspectos que potencializem a continuidade das ações de Apoio Matricial, o trabalho interprofissional, o vínculo, e o exercício do Apoio baseado na concepção da clínica ampliada e não no modelo biomédico, verticalizado. Como produto técnico sugerimos a estratégia do Apoio Matricial Regulado como intervenção prática e viável, capaz de favorecer processos de comunicação a partir da solicitação e coordenação da AB, além de instituir fluxos, critérios de solicitação e gestão do cuidado. A partir desse estudo, espera-se contribuir reflexivamente sobre a necessidade de se incluir novas práticas menos fragmentadas, descontinuas e circunstanciais no cotidiano dos serviços e que garantam o cuidado em saúde mental de base comunitária, especialmente em Natal. E, dessa forma, contribuir com a metodologia do Apoio Matricial, por seu potencial caráter transformador das relações de trabalho entre equipes, como estratégia que amplia o trabalho em rede e que favorece o cuidado integral, contínuo e de qualidade para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
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    Artigo
    Atuação da gestão institucional na prevenção das infecções primárias da corrente sanguínea
    (Ciencia y Enfermería (en Línea), 2021) Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveira; Araújo, Carla Larissa Fernandes Pinheiro; Santos, Alexandy Michel Dantas; Meira, Larissa Maria da Rocha; https://orcid.org/0000-0002-3578-0153
    Objetivo: Analisar a atuação da gestão institucional na prevenção das Infecções Primárias da Corrente Sanguínea. Material e Método: Estudo descritivo exploratório de abordagem qualitativa, realizado com profissionais de Unidade de Terapia Intensiva adulto e gestores hospitalares, em um Hospital Universitário de uma capital do nordeste brasileiro no período de março a dezembro de 2018. Na primeira etapa a amostra foi composta por 25 médicos e 83 profissionais de enfermagem, sendo 19 enfermeiros e 64 técnicos de enfermagem, totalizando 108 participantes. Foram aplicados questionários com perguntas abertas sobre o sentimento de apoio institucional e motivação à cultura de segurança. A taxa de resposta dos questionários foi de 96,43%. Na segunda etapa os achados foram discutidos com sete representantes da gestão em um grupo focal. Realizou-se análise de conteúdo com Atlas ti® versão 8.3.20. Resultados: Foram elucidadas as seguintes categorias: 1) dificuldades no cuidado seguro aos pacientes com cateter venoso central; 2) práticas resolutivas para enfrentamento das dificuldades; 3) fatores organizacionais e educacionais relacionados à ocorrência das infecções e 4) propostas dos gestores para alcançar bons resultados. Conclusões: Para prevenção das infecções, evidenciou-se a necessidade de participação das equipes assistenciais na construção de protocolos, organização tecnológica interna, controle do desabastecimento, padronização do acesso à unidade e aumento da periodicidade das capacitações com uso do ensino à distância, utilizando metodologias ativas
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    Dissertação
    Atuação interprofissional na prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica em Unidade de Terapia Intensiva
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-02) Teixeira, Louziane Karina Tavares de Sousa; Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9020549482920149; http://lattes.cnpq.br/4072421569346494; Galvão, Ana Cristina Araújo de Andrade; http://lattes.cnpq.br/9269137789041857; Silva, Denise Maria Guerreiro Vieira da; http://lattes.cnpq.br/3119871825560752
    A Unidade de Terapia Intensiva é um setor destinado aos pacientes gravemente enfermos, onde o suporte ventilatório é realizado por meio de um aparelho denominado ventilador mecânico que, apesar de necessário, quando utilizado de forma invasiva, pode desencadear alguns eventos adversos, dentre eles a pneumonia associada à ventilação mecânica. Destarte, a prevenção dessa infecção surge como um desafio para a garantia da qualidade da assistência nos serviços de saúde. Uma estratégia que tem sido adotada com sucesso para prevenção se refere à implementação de protocolos, construídos e aplicados de forma coletiva, interprofissional, que possam estimular a adesão dos profissionais às medidas recomendadas. A presente pesquisa teve como objetivos compreender como a atuação interprofissional pode se configurar como estratégia para prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica em uma unidade de terapia intensiva adulto e elaborar, com os profissionais da unidade de terapia intensiva, um protocolo de práticas seguras e interprofissionais para prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica. Trata-se de uma Pesquisa Convergente Assistencial, com abordagens quantitativa e qualitativa, realizada na unidade de terapia intensiva adulto de um hospital universitário, no período de abril a junho de 2021. Realizou-se a coleta de dados em 2 etapas: a primeira correspondeu à aplicação de um questionário semiestruturado que teve a participação de 18 enfermeiros, 09 fisioterapeutas, 05 médicos e 23 técnicos de enfermagem e a segunda, à realização de grupos de convergência que contemplaram ações educativas abordando as temáticas mais relevantes apresentadas nos questionários. Os grupos de convergência possibilitaram momentos de discussão e troca de saberes entre 16 participantes, sendo 05 enfermeiros, 05 fisioterapeutas, 01 médico e 05 técnicos de enfermagem que subsidiaram a construção coletiva do protocolo. Os dados quantitativos foram analisados segundo a estatística descritiva e apresentados em forma de tabelas, utilizando-se o Microsoft Excel 2017 e o software SPSS Statístics. Para os dados qualitativos, foi utilizado o software Atlas Ti versão 9.1, seguindo as etapas de apreensão, síntese e teorização. A primeira etapa da pesquisa buscou construir um diagnóstico sobre a prevenção da PAV na unidade, revelando o conhecimento e atuação dos profissionais. Com relação ao conhecimento das medidas preventivas da PAV, todos os médicos e fisioterapeutas disseram conhecer, seguido dos técnicos de enfermagem (95,7%) e enfermeiros (94,4%). A elevação da cabeceira 30-45° correspondeu à medida preventiva mais conhecida entre os profissionais, citada por 100% dos médicos, 94,4% dos enfermeiros e 65,2% dos técnicos de enfermagem, seguida da higiene oral com antisséptico. Apenas os técnicos de enfermagem (21,7%) e fisioterapeutas (11,1%) incluíram a higiene das mãos como medida conhecida. Por outro lado, na atuação profissional, a higienização das mãos foi uma das medidas que os profissionais disseram realizar com maior frequência, 87,27% destes a realizavam sempre e os outros 12,73% quase sempre, assim como a elevação da cabeceira relatada por 100% dos técnicos de enfermagem, 77,8% dos fisioterapeutas, 55,6% dos enfermeiros e 40% dos médicos. A participação nas visitas multiprofissionais foi com frequência realizada pelos médicos 77,8% dos fisioterapeutas disseram participar às vezes, sendo que 69,6% dos enfermeiros e 50% dos técnicos de enfermagem nunca participaram. No que se refere à aspiração de secreção, 60% dos médicos atribuíram ao fisioterapeuta e 40% ao técnico de enfermagem, 5,6% dos enfermeiros atribuíram a aspiração ao técnico de enfermagem, e 26% desses profissionais atribuem a aspiração ao fisioterapeuta e enfermeiro. Os médicos e enfermeiros atribuíram a retirada de líquidos do circuito aos fisioterapeutas e técnicos de enfermagem. A troca de umidificadores e a monitorização da pressão do cuff foram relatadas pelos profissionais como de atribuição da fisioterapia, e esse profissional não atribuiu a nenhum outro. Enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas colocaram a retirada da sedação como atribuição dos médicos. Todos os fisioterapeutas relataram conhecer as práticas desenvolvidas pelos outros profissionais na prevenção da PAV, seguidos dos técnicos de enfermagem (73,9%), enfermeiros (61,1%) e médicos (60%). Dos profissionais participantes, 78,18% já ouviram falar em trabalho interprofissional, a maioria deles (76,36%) o caracterizaram como sendo a atuação conjunta de profissionais em uma equipe, outros apontaram ser o fato da equipe possuir um objetivo em comum e poucos se referiram aos profissionais possuírem competências diferentes. No tocante ao conhecimento dos profissionais sobre a utilização de protocolo como estratégia de prevenção da PAV, a maior parte relatou conhecer, sendo mais da metade dos fisioterapeutas (66,7%), 52,2% dos técnicos de enfermagem, 40% dos médicos e 38,9% dos enfermeiros. Os resultados advindos dos questionários foram apresentados em formato de cartilha aos profissionais para contribuir com as discussões nos grupos de convergência. A partir da análise dos relatos orais dos grupos de convergência foi possível a categorização dos dados, que revelou três categorias: Atuação e trabalho em equipe dos profissionais da unidade de terapia intensiva; Relevância assistencial e dificuldades de adesão ao protocolo de práticas e atuação profissional e Conteúdo do protocolo de prevenção da PAV. As discussões nos grupos possibilitaram o diálogo, a reflexão dos profissionais e a elaboração do protocolo com base na interprofissionalidade, voltado à realidade da unidade de terapia intensiva. Nesse contexto, os produtos da pesquisa visam, além de padronizar as ações preventivas da PAV na Unidade de Terapia Intensiva adulto, efetivar a adesão dos profissionais às medidas de prevenção, repercutindo na redução das taxas de incidência da PAV.
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    Dissertação
    Barreiras e facilitadores para o acompanhamento regular da pessoa com hipertensão na atenção primária à saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-29) Morais, Jéssica Baracho de Souza; Gama, Zenewton André da Silva; https://orcid.org/0000-0003-0818-9680; http://lattes.cnpq.br/8885774273217562; http://lattes.cnpq.br/3115467998586251; Santos, Deivisson Vianna Dantas dos; Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-3578-0153; http://lattes.cnpq.br/9020549482920149
    Introdução: A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma doença de alta prevalência no Brasil e no mundo. O acompanhamento regular das pessoas com HAS tem sido um grande desafio para a Atenção Primária à Saúde (APS) brasileira. Objetivo: O objetivo deste estudo é analisar as barreiras e facilitadores para a realização de consultas e aferição de pressão regular na APS, para orientar a melhoria da implementação deste processo essencial do cuidado à HAS. Método: O delineamento metodológico foi descritivo com abordagem qualitativa, realizado entre setembro de 2022 a maio de 2023. Utilizou-se análise de conteúdo dos discursos emergidos em seis grupos focais, com a participação de 29 profissionais, de cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Natal, Rio Grande do Norte. Resultados: Apresentar o diagrama de Ishikawa, com as barreiras, e o diagrama direcionador, com os facilitadores. Esses diagramas são importantes ferramentas da gestão da qualidade e possibilitam aprofundamento nas relações de causas e efeitos afim de melhorar a qualidade da assistência à saúde.As principais barreiras identificadas foram a alta demanda nas UBSs, dificuldade de uso do E-SUS, falta de treinamento específico e usuários com baixo letramento. Os principais facilitadores propostos são: realizar salas de espera, implantar a estratificação de risco cardiovascular, estabelecer cronograma de capacitações e melhorar relatórios do E-SUS. Considerações Finais: As barreiras e facilitadores identificados neste estudo orientam o planejamento de melhorias a partir de uma visão sistêmica sobre as causas do problema e de intervenções multifacetadas para melhorar o cuidado à HAS.
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    Dissertação
    Check-list de cuidado seguro na urgência hipertensiva gestacional: construção coletiva da equipe de enfermagem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-07) Quental, Libna Laquis Capistrano; Lima, Simone Pedrosa; https://orcid.org/0000-0002-9863-9202; http://lattes.cnpq.br/6842071079998314; https://orcid.org/0000-0002-7623-4204; http://lattes.cnpq.br/8451139288978568; Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-3578-0153; http://lattes.cnpq.br/9020549482920149; Melo, Mônica Cecília Pimentel de
    No contexto dos distúrbios hipertensivos na gestação, estão a Hipertensão Gestacional, Pré-eclâmpsia, Eclampsia, Hipertensão Crônica sobreposta à pré-eclâmpsia e a Síndrome HELLP, que são responsáveis por complicações maternas multisistêmicas e perinatais. O cuidado apoiado na segurança e qualidade em situações que possuem potencial risco para complicações deve ser priorizado, tendo como ponto fundamental o treinamento e as discussões coletivas envolvendo a equipe de saúde. Objetivou-se construir um check-list de cuidado seguro na urgência hipertensiva gestacional, de forma coletiva com a equipe de saúde. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa desenvolvida por meio de uma Pesquisa Convergente Assistencial, a partir de três etapas sequenciais: realização de entrevista semiestruturada, realização de grupos de convergência e elaboração do produto (Check-list de cuidado seguro na urgência hipertensiva gestacional). Estas etapas foram mediadas pela técnica do Design Thinking. O estudo ocorreu em uma maternidade de risco habitual de um município da região metropolitana do Rio Grande do Norte, tendo como participantes enfermeiros e técnicos em enfermagem, que atuam na unidade de classificação de risco e pronto atendimento obstétrico. A primeira etapa da coleta de dados, correspondeu as etapas de empatia e definição do problema do Design Thinking, e consistiu na realização de uma entrevista semiestruturada, que contou com a participação de 16 profissionais. A segunda etapa do procedimento de coleta de dados, correspondeu a etapa de idear do Design Thinking, e ocorreu através da realização de Grupos de Convergência, com um encontro remoto, realizado através da plataforma Google Classroom. Nesta etapa do estudo participaram 12 profissionais. A última etapa da coleta de dados ocorreu mediada pela prototipagem do Design Thinking, onde os participantes foram convidados a definir os itens que consideravam relevantes para cada momento assistencial. Nesta etapa participaram 09 profissionais. A pesquisa se desenvolveu a partir de parecer favorável do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) conforme o CAAE nº 44706221.3.0000.5537, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e aceite dos participantes. Durante o procedimento de coleta de dados, as falas dos participantes foram gravadas, posteriormente transcritas na íntegra no Microsoft Word® e analisadas com o auxílio do software ATLAS-ti®, versão 9. A partir da análise dos dados emergiram três categorias e subcategorias: (1) Contextualizando o cuidado seguro no contexto da urgência hipertensiva gestacional, com suas três subcategorias; (2) Contextualizando o trabalho em equipe nas situações de urgência hipertensiva gestacional, com duas subcategorias e (3) Definindo coletivamente os itens para um Check-list de cuidado seguro na urgência hipertensiva gestacional, com três subcategorias. Os dados coletados permitiram à pesquisadora a identificação das lacunas de conhecimento e temas emergentes para planejar as etapas de dados possibilitou um espaço para reflexões coletivas quanto ao processo de trabalho no contexto estudado, onde a equipe, através da utilização de técnicas que estimulavam a participação ativa, o raciocínio crítico e suscitava questionamentos, teve a oportunidade de refletir quanto a possíveis soluções para os problemas vivenciados na prática profissional, assim como materializar as ideias através da construção colaborativa de um protótipo, que subsidiou a construção do Check-list de cuidado seguro em enfermagem na urgência hipertensiva gestacional, enquanto produto do mestrado profissional.
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    Tese
    Compreendendo o cuidado da mãe à criança com síndrome congênita pelo zika vírus no contexto familiar
    (2019-12-16) Teixeira, Gracimary Alves; Enders, Bertha Cruz; ; ; Coura, Alexsandro Silva; ; Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveira; ; Sousa, Francisca Georgina Macedo de; ; Carvalho, Jovanka Bittencourt Leite de;
    A Síndrome Congênita pelo Zika Vírus é um conjunto de anomalias cerebrais congênitas em crianças nascidas de mães infectadas pelo vírus na gestação, podendo se manifestar por microcefalia, retardo no desenvolvimento cognitivo, motor e fala, paralisia cerebral, epilepsia, irritabilidade, disfagia, e alterações na visão e audição. O cuidado da família deve ser voltada para o desenvolvimento da criança por meio da estimulação precoce e do atendimento das necessidades resultantes do comprometimento neurológico sofrido. Conhecer o cuidado realizado pela família no domicilio é importante para o enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família que atua no ambiente domiciliar e para a construção de um modelo explicativo que possa guiar essa assistência. O objetivo do estudo foi compreender o processo de cuidado da família à criança com Síndrome Congênita pelo Zika Vírus. Realizou-se uma investigação de abordagem qualitativa e analítica, segundo a Teoria Fundamentada nos Dados de Strauss e Corbin e referencial teórico/filosófico de Leonardo Boff e da Teoria Adaptativa de Callista Roy. O estudo foi realizado no Centro de Reabilitação Infantil do município de Natal-RN, Brasil, com 19 participantes que compuseram quatro grupos amostrais: doze mães, três pais, duas fisioterapeutas e duas enfermeiras. Foram realizadas entrevistas abertas nos domicílios ou no serviço, no período de abril a outubro, 2018, e os dados coletados foram analisados pelo método de comparação constante. Na análise de dados utilizou-se o software atlas ti, versão 8.0, e os procedimentos de codificação aberta, axial e seletiva para formação de um modelo teórico com as categorias/componentes de ações-interações, condições e consequências do fenômeno. O modelo teórico explicativo foi elaborado com a categoria central emergida,―Compreendendo o cuidado da mãe à criança com síndrome congênita pelo Zika vírus no seu contexto familiar‖ e cinco categorias relacionadas: ―Revelando o cuidado da família centrado na mãe‖; ―Identificando a vinculação materna que determina o cuidado‖; ―Identificando os fatores que dificultam o cuidado da mãe‖; ―Reconhecendo a evolução da criança com Síndrome Congênita pelo Zika Vírus diante do cuidado de estimulação precoce‖; e ―Reconhecendo prejuízos em virtude da ausência do estímulo precoce à criança com Síndrome Congênita pelo Zika Vírus‖. O modelo indica que o cuidado da criança centrado na mãe no contexto familiar causa sobrecarga e exaustão materna em função da atenção constante exigida pela criança, o isolamento ao realizar as ações, e as dificuldades na realização da estimulação precoce. A mãe realiza o cuidado com amor e dedicação, mas depara a necessidade de responsabilidade compartilhada com os membros da família. O modelo orienta para o fortalecimento da rede de apoio à mãe no cuidado dessas crianças como prioridade e para o envolvimento dos membros da família no cuidado às necessidades da criança e na estimulação precoce. O estudo subsidia a qualificação profissional da equipe da Estratégia Saúde da Família no cuidado à criança com a Síndrome, constituindo, assim, uma contribuição para o desenvolvimento do conhecimento da ciência, do cuidado em saúde e da enfermagem.
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    Dissertação
    Construção coletiva de protocolo para instrução de notificação de incidentes relacionados ao cuidado em saúde por profissionais assistenciais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-29) Oliveira, Patrícia Medeiros da Silva; Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-3578-0153; http://lattes.cnpq.br/9020549482920149; https://orcid.org/0000-0001-5839-6253; http://lattes.cnpq.br/1856597386016520; Rocha, Bianca Nunes Guedes do Amaral; https://orcid.org/0000-0003-3312-9962; http://lattes.cnpq.br/8237833219950099; Moura, Ana Beatriz de Almeida Medeiros
    A Segurança do Paciente obteve seu marco referencial em 1999, quando foi publicado o documento errar é humano, que trazia dados alarmantes de eventos adversos ocorridos em hospitais dos Estados Unidos por erros relacionados à assistência em saúde. No Brasil, foi criada a Portaria nº 529, de 1º de abril de 2013, que instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) a fim de contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. Por meio desta Portaria, pode-se caracterizar a Cultura de Segurança do Paciente em cinco características operacionalizadas, dentre elas, a cultura que encoraja e recompensa a notificação relacionada à segurança e a cultura que, a partir da ocorrência de incidentes, promove o aprendizado organizacional. Diante desse contexto, é necessário que os erros sejam relatados, descritos e notificados, para que se conheça a causa do problema e realize uma intervenção em caráter educativo, preventivo e não punitivo, uma vez que o registro serve como instrumento de comunicação e discussão entre a gestão e a assistência. Nesta perspectiva, a adesão à notificação de incidentes relacionados ao cuidado em saúde por profissionais assistenciais tem se constituído um elemento importante para produzir ações de melhorias para a Segurança do Paciente. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivos gerais analisar a adesão à notificação de incidentes relacionados ao cuidado em saúde por profissionais assistenciais e elaborar um protocolo institucional para instruir os profissionais de saúde quanto à correta realização de notificação de incidentes em um hospital de ensino. Trata-se de uma Pesquisa Convergente Assistencial (PCA) de abordagem qualitativa, realizada no Hospital Universitário Onofre Lopes, localizado na cidade de Natal/RN, no período de maio a dezembro de 2023. A coleta de dados foi realizada em duas etapas: a primeira consistiu na aplicação de entrevistas semiestruturadas, que possibilitou identificar o conhecimento e as práticas para a notificação de incidentes relacionados ao cuidado em saúde, com a participação de 32 profissionais; na segunda etapa, foram conduzidos dois encontros de grupo de convergência, que contemplaram discussão dos dados das entrevistas e a construção do protocolo institucional, com a participação de 14 profissionais no primeiro encontro e 12 no segundo. A análise dos dados produzidos nas duas etapas foi realizada seguindo as propostas na PCA. Para organização e tratamento dos dados, utilizou-se o software Atlas Ti. Os princípios éticos foram respeitados. Os resultados obtidos permitiram identificar as principais barreiras e as estratégias para a notificação de incidentes relacionados à saúde. Destacou-se que a falta de informações adequadas e o desconhecimento do instrumento VIGIHOSP e da importância da notificação influenciam a não realização desse procedimento pelos profissionais, suscitando na subnotificação. O estudo possibilitou a criação de uma ferramenta inovadora, do tipo protocolo, uma vez que, na instituição estudada e na rede EBSERH, não há um protocolo específico para orientar os profissionais na notificação de incidentes no VIGIHOSP. Esse avanço é fundamental para fomentar a cultura de segurança do paciente e aprimorar os processos de gestão de eventos adversos.
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    Artigo
    Construção de um modelo teórico sobre o cuidar da pessoa com tuberculose na perspectiva da Grounded theory
    (Revista Pesquisa Qualitativa, 2019) Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveira; Silva, Denise Maria Guerreiro Vieira da; Teixeira, Gracimary Alves; Carvalho, Jovanka Bittencourt Leite de; Silva, Flavio Cesar Bezerra da; http://orcid.org/0000-0002-3578-0153
    A Grounded theory possibilita a construção de uma teoria substantiva, abstraindo dados de casos a conceitos, convertendo-os num conjunto de afirmações que elucidam os acontecimentos. Este artigo objetiva descrever a elaboração de modelo teórico sobre o processo de cuidado à pessoa com tuberculose a partir dos pressupostos metodológicos da Grounded theory, segundo Anselm Strauss e Juliet Corbin. O número de participantes deu-se pela amostragem e saturação teórica, originando quatro grupos amostrais, por meio de questionamentos e análise comparativa dos dados. A coleta e análise ocorreram simultaneamente. Na codificação, teve-se: codificação aberta; codificação axial, regrupando conceitos em torno de assunto comum, originou-se as categorias e subcategorias; e com o refinamento e integração das categorias, chegou-se à codificação seletiva, e construção do modelo teórico. O modelo teórico elaborado constitui uma representação do fenômeno “cuidando da pessoa com tuberculose na atenção básica de saúde”. Configuram-se, neste modelo, as categorias referentes às condições causais, às interventoras, às contextuais, às ações/interações e às consequências deste fenômeno
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    Dissertação
    O contexto dos acidentes com exposição a materiais biológicos na equipe de enfermagem e a interface com os aspectos organizacionais
    (2019-04-26) Farias, Simone Alli Fernandes; Cavalcante, Cleonice Andrea Alves; ; ; Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveira; ; Fernandes, Maria Isabel da Conceição Dias;
    Os profissionais da saúde estão expostos aos riscos biológicos em seu ambiente de trabalho e os acidentes com materiais perfurocortantes contribuem sobremaneira para o seu agravamento, causando também danos físicos, sociais e econômicos. Para reduzir este impacto é necessário um atendimento qualificado e eficaz. O número preciso de infecções ocasionadas por esses eventos ainda é desconhecido devido à escassez de dados sistematizados de vigilância e à subnotificação. Objetivo: Analisar os acidentes com exposição a material biológico entre os profissionais de enfermagem em um hospital municipal de Natal /RN. Métodos: Estudo quantitativo , descritivo, de corte transversal, realizado com 139 sujeitos da equipe de enfermagem de um Hospital público de Natal, Rio Grande do Norte , por meio da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas, com confecções de tabelas descritivas e aplicação de testes estatísticos sendo realizado no software SPSS, versão 25.0.Resultados : Dos participantes do estudo , 68 profissionais foram vítimas de acidentes com materiais biológicos( 50%), nos quais 90% eram do sexo feminino, e 74% pertenciam a categoria de técnico de enfermagem, os acidentes ocorreram com maior frequência por lesão percutânea(57,38%), destacou-se como principal fluído envolvido o sangue (72,13%) e a principal circunstância envolvida a administração de medicamentos(21,88%). A maioria dos profissionais atribuiu como causa do acidente a fatalidade (68,18%), um quantitativo significante de sujeitos recebeu alta por paciente fonte negativo (79,49%) e o percentual de alta com soroconversão foi de 10,26%. A taxa de subnotificação foi considerada baixa (20,59%). Apesar da maioria receber treinamento, nem todos responderam corretamente a conduta pós-acidente. Conclusão: Tornase evidente a necessidade de mudanças organizacionais, programas de educação permanente com capacitações críticas reflexivas para mudança de práxis profissional. O produto técnico da pesquisa foi a elaboração de um fluxograma focado na realidade, adaptado ao protocolo da instituição e de fácil acesso, que visa nortear o profissional acidentado a garantir uma assistência padronizada de acordo com a normativas vigentes.
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    Tese
    A cultura hospitalar na gestão do cuidado integral à criança com doença crônica e a prática do enfermeiro
    (2018-05-30) Mororo, Deborah Dinorah de Sá; Menezes, Rejane Maria Paiva de; ; ; Enders, Bertha Cruz; ; Sousa, Claudia Santos Martiniano; ; Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveira; ; Bosco Filho, João;
    A Gestão do cuidado, fundamentada no princípio da integralidade, exige uma cultura de integração entre os serviços e uma interlocução entre os profissionais nos níveis de complexidade que compõem a Rede de Atenção à Saúde, associados à reorganização dos processos de trabalho. Inserido nesse cenário, a atenção à saúde da criança, vivencia uma transição epidemiológica em razão da prevalência da doença crônica que demanda um modelo de cuidado ampliado, coerente com a política do Sistema Único de Saúde. Nessa perspectiva, a inserção do enfermeiro como coordenador da equipe de enfermagem ou como gestor do cuidado é de fundamental importância. O objetivo deste estudo é analisar a influência da cultura organizacional sobre a gestão do cuidado à criança com doença crônica em unidade pediátrica de um hospital geral universitário e a atuação do enfermeiro. Estudo do tipo descritivo e analítico de abordagem qualitativa e referencial teórico metodológico fundamentado nos princípios da etnografia institucional. Teve como local uma unidade de pediatria de um Hospital geral universitário, numa capital do nordeste brasileiro. Os participantes do estudo foram os profissionais dessa unidade especializada, num total de 20, sendo eles: enfermeiro, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, farmacêutico, assistente social e médico. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se a técnica de observação participante, o diário de campo, a análise documental e a entrevista semiestruturada, no período de maio a agosto de 2017. A análise dos resultados, seguiu a técnica de análise de conteúdo de Bardin, auxiliado pelo Software Atlas ti versão 8.0, das quais emergiram as seguintes categorias: cultura organizacional da gestão do cuidado de uma unidade pediátrica; visita como mecanismo de gestão do cuidado; atuação do enfermeiro na gestão do cuidado à criança; potencialidades e fragilidades na gestão do cuidado. Os resultados apontam para uma cultura de gestão do cuidado sob influência do modelo assistencial hegemônico, fragmentação da atenção e do cuidado, embora vislumbre avanços no trabalho multiprofissional. Por sua vez, a visita médica se destacou como mecanismo de gestão do cuidado com potencial para fortalecer o trabalho em equipe, mas necessita ser repensada para se tornar efetivamente interprofissional. Nesse contexto, Gestão do Cuidado em Enfermagem, entendida como articulação e integração entre ações cuidativas e gerenciais, mediante o exercício de liderança, relações interativas, comunicativas e cooperativas, é desenvolvido por um profissional enfermeiro com perfil assistencial, que executa todas as etapas do Processo de Enfermagem. No exercício dessa função, a enfermeira se reconhece como gestora à medida que organiza e intermedia as relações entre médico, usuário e as diversas categorias profissionais para prover as condições materiais necessárias ao processo assistencial. De forma semelhante, os demais profissionais atribuem ao enfermeiro uma responsabilidade para além da gestão do cuidado, como possível consequência da reprodução histórica, cultural e social do enfermeiro como organizador do serviço. Diante disso, as enfermeiras sentem-se sobrecarregadas e com dificuldade para exercer integralmente as dimensões gerencial e cuidativa, bem como a comunicação e a articulação com a Rede de Atenção à Saúde da Criança. Por fim, a estrutura física do hospital universitário e o projeto de segurança do paciente são potenciais para a gestão do cuidado. Ademais, as fragilidades locais estão relacionadas à indefinição de um modelo de gestão do cuidado pactuado em equipe e dificuldade para continuar o cuidado no âmbito domiciliar.
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    Tese
    Degradação da saúde mental da classe trabalhadora em tempos de acirramento da contrarreforma burguesa: vazios assistenciais e crise sanitária no contexto da pandemia de Covid-19
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-13) Campos, Maiara Reis; Costa, Maria Dalva Horácio da; http://lattes.cnpq.br/1927931527903510; http://lattes.cnpq.br/0445815415926116; Oliveira, Carla Montefusco de; http://lattes.cnpq.br/8840103320001811; Guerra, Eliana Costa; Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveira; Silva, Alessandra Ximenes da; Batista, Maxmiria Holanda
    Este estudo aborda a questão das determinações do sofrimento mental da classe trabalhadora no contexto da sociedade capitalista e suas expressões contemporâneas que se exacerbaram durante a pandemia de covid-19. A pesquisa em tela teve como objetivo central analisar o adoecimento mental do trabalhador e da trabalhadora enquanto expressão da questão social contemporânea e as possíveis respostas para seu enfrentamento, tomando como referência a realidade do Estado do Ceará. Partimos da hipótese de que o adoecimento mental dos trabalhadores se configura como expressão da questão social contemporânea e de que há um vazio assistencial que desrespeita o direito ao acesso universal, integral e em tempo adequado, colocando em risco a saúde dos(das) usuários(as), fenômeno que requer ser devidamente apreendido e dimensionado em sua totalidade, o que exige uma abordagem na perspectiva da determinação social da saúde, fundamentado na da teoria social critica. Nessa direção social, metodologicamente, analisamos como se expressam os processos de exacerbação da exploração e alienação, os quais são mais complexos e perversos nas novas formas de gerenciamento da indústria pós-fordista que torna a classe trabalhadora cada vez mais vulnerável ao adoecimento mental no curso das mutações no mundo do trabalho acentuadas na era flexível. Nesses termos, constata-se o agravamento no contexto de contrarreforma trabalhista, somados aos efeitos nefastos da pandemia, é nítido a agudização da corrosão do trabalho com impactos ainda mais danosos nas condições de vida da classe trabalhadora, incidindo diretamente no aumento do adoecimento mental no trabalho e na falta deste. A nossa hipótese é de que a pandemia alargou as possibilidades de novas estratégias de precarização e fragilização dos vínculos de trabalho, potencializadas por um quadro geral de desemprego estrutural enquanto expressão da crise de acumulação do capital. Assim, a pandemia foi perversamente utilizada pelo capital como oportunidade para acelerar sua ofensiva, justificando e aprofundando o desemprego, a insegurança, a precarização e a flexibilização, bem como exigindo a exposição ao risco como saída para crise econômica reduzida à crise sanitária. Para atender aos objetivos propostos, combinamos pesquisa documental e empírica de natureza quanti-qualitativa a qual teve como campo a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Foi realizada pesquisa documental, e a realização de grupo focal junto à equipe técnica do CEREST/CE. A pesquisa quantitativa também fez parte dos procedimentos metodológicos dada a necessidade de analisar dados epidemiológicos e estatísticos que caracterizam o atual cenário do mundo do trabalho para desvendar as interconexões do binômio adoecimento mental x trabalho. Conclui-se que, ante a impossibilidade de superar o adoecimento mental da classe trabalhadora, na ordem do capital, exatamente pelo fato de se configurar como expressão contemporânea da questão social, permeada pela inerente contradição entre capital e trabalho, a proteção ao trabalho resulta da correlação de forças e das lutas sociais, exigindo forte intervenção do Estado para garantir a implementação de políticas sociais capazes de responder esta demanda social e de saúde pública, sobretudo objetivando superar o desafio da subnotificação e da rede assistencial incipiente. Constatamos que os retrocessos no campo da saúde do trabalhador, bem como da saúde mental que assolou o país no governo Bolsonaro, sobretudo no contexto da Pandemia, dificultaram decisivamente as iniciativas dos governos estaduais e municipais que tentaram implementar a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora nos termos da Portaria 1.823/2012. Embora inserido neste contexto desafiador, identificamos que o Ceará vem se destacando na formalização de políticas públicas direcionadas ao cuidado do trabalhador com demanda de transtorno mental relacionado ao trabalho, mesmo de forma embrionária, o que demonstra que esta expressão da questão social é reconhecida, mas ainda não se constitui política de Estado.
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    Dissertação
    Descomplicando a ventilação mecânica invasiva: estratégia educacional para equipe multiprofissional de uma enfermaria pediátrica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-23) Albuquerque, Jacqueline Farias de; Costa, Maria Cláudia Medeiros Dantas de Rubim; http://lattes.cnpq.br/6472536626945111; http://lattes.cnpq.br/8595472173490367; Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9020549482920149; Cavalcante, Rosângela Diniz
    Crianças com determinadas doenças respiratórias crônicas comumente necessitam de internação hospitalar e, às vezes, de ventilação mecânica invasiva (VMI) para suporte à vida. Embora seja uma terapêutica corriqueira em unidades de terapia intensiva pediátricas, não é frequente nas enfermarias pediátricas a VMI. Estudos sugerem que os profissionais que cuidam de pacientes ventilados mecanicamente apresentam inseguranças e lacunas no conhecimento dessa temática. Assim, objetivou-se com este estudo implementar uma estratégia educacional sobre a VMI, centrada nas necessidades de aprendizagem da equipe multiprofissional da enfermaria pediátrica do Hospital Universitário Onofre Lopes. Para alcançar esse propósito, esta pesquisa exploratória de natureza qualitativa, caracterizada como uma Pesquisa Convergente Assistencial iniciou a investigação por meio da revisão integrativa de literatura sobre as práticas de ensino da VMI e seus efeitos na aprendizagem dos profissionais de saúde. Após desenvolveu quatro passos estratégicos: (1) pactuações na unidade; (2) grupos de convergência (GCs) para a identificação das necessidades de aprendizagem, ocorridos no período de junho a julho de 2021. Foram entrevistados, por meio de um roteiro semiestruturado, 30 profissionais distribuídos em 7 GCs. Após esse passo prosseguiu-se para organização e sistematização das falas transcritas, as quais foram exportadas para software ATLAS.ti® versão 9.0 para codificá-las e categorizá-las, conforme a técnica de análise segundo Trentini e Paim (2004), que consiste nas etapas de apreensão, síntese e teorização. Foi possível identificar 6 categorias emergidas dos dados: necessidades de temas de aprendizagem alinhadas ao contexto da prática assistencial; necessidade de compreender os desafios do cuidado à criança ventilada mecanicamente; respeito pelo repertório prévio; ênfase em atividades educacionais predominantemente manuais; aspectos estruturais para o planejamento da ação e importância das abordagens metodológicas no processo de ensino-aprendizagem. A partir disso, prosseguiu-se para os passos (3) planejamento e (4) realização da capacitação multiprofissional (CM), esta empreendida nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro do ano vigente. Participaram da CM: 15 técnicos(as) de enfermagem, 17 enfermeiros(as) e 21 médicos(as). Os resultados apoiam que os GCs e CM favoreceram reflexões sobre as práticas assistenciais e oportunizaram uma experiência de aprendizagem significativa e problematizadora, estimulando o processo de conscientização crítica da realidade. Este estudo agregou à literatura com duas dimensões conceituais quanto ao processo de ensino-aprendizagem de profissionais no contexto pesquisado: (1) respeito pelos aspectos da realidade vivida dos profissionais, considerando o repertorio prévio do participante e (2) importância da participação coletiva na construção da CM, considerando que do próprio profissional é possível extrair elementos essenciais para uma prática educativa de temas complexos em saúde. Esse conhecimento concretizou-se na enfermaria pediátrica sob a forma de produções tecnológicas, a saber, a própria CM e os materiais educativos de apoio (ebooks e jogos temáticos). A CM e os materiais educativos foram construídos com os profissionais e apresentam-se como frutos deste trabalho para a pesquisa científica e para a prática assistencial, contribuindo com a qualificação do cuidado às crianças ventiladas mecanicamente em ambientes de enfermaria.
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    Dissertação
    A educação no processo de trabalho da enfermagem: o caso do hospital de ensino
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-12-26) Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveira; Medeiros, Soraya Maria de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760209A3&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/9020549482920149; Germano, Raimunda Medeiros; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721938D8; Brito, Rosineide Santana de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794971P8&dataRevisao=null
    É no ambiente de trabalho que ocorrem as relações de produção, de economia, de desenvolvimento pessoal e de crescimento profissional. Assim, esse ambiente caracteriza-se por ser um meio propício ao desenvolvimento intelectual dos trabalhadores. Neste contexto, este estudo teve como objetivo analisar as possibilidades e desafios de a educação constituir-se parte integrante do processo de trabalho da enfermagem, em um hospital de ensino. Trata-se de uma pesquisa de cunho analítico e abordagem qualitativa, que teve como colaboradoras quinze profissionais da enfermagem, de nível médio e superior, de um hospital de ensino em Natal/RN. Seguiu os pressupostos metodológicos da história oral temática, a qual procura promover o entendimento ou esclarecimento de determinadas situações, captando experiências de pessoas dispostas a falar sobre aspectos de sua vida, mantendo um compromisso com o contexto social. As informações foram então obtidas por meio de um instrumento de pesquisa que possibilitou a realização de entrevistas, as quais foram marcadas antecipadamente e contou com o consentimento dos que nela participaram. As entrevistas foram gravadas em equipamento próprio, para que as falas das colaboradoras fossem transcritas e analisadas com o apoio da literatura pertinente. O conteúdo das falas foi classificado em categorias empíricas, conforme os núcleos de sentido que apresentavam. Com a análise das informações, constatou-se que a educação no processo de trabalho da enfermagem é algo possível de ocorrer, mas que diversos são os desafios que a mesma tem que enfrentar para promover este fenômeno em seu cotidiano de trabalho. As colaboradoras afirmaram que é necessário o trabalhador manter-se permanentemente em estudo para que, assim, ele cresça profissionalmente e melhore sua assistência. Elas ainda afirmaram que é possível trabalhar e estudar, mas que isto requer determinação de quem pretenda tal intento. E também garantem que as diversas formas de educação voltadas para o cuidado em enfermagem podem ter resolutividade, desde que haja comprometimento coletivo e da instituição. Esta, como hospital de ensino, reconhece ser necessário possuir uma política de educação para seus trabalhadores e está se propondo a implementar a mesma através de um programa já estruturado. Portanto, os resultados desta pesquisa mostram a necessidade de mudanças no cenário atual em que se encontram os trabalhadores de enfermagem da instituição em estudo. Estas mudanças podem ser alcançadas através de uma política de investimento nos trabalhadores, permitindo, além de outros benefícios, o alcance de novos conhecimentos que os levem a uma aprendizagem significativa em prol da população, refletindo na qualidade da assistência prestada
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