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Navegando por Autor "Cavalcante, Daíse Stefany Lima"

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    TCC
    Avaliação do nível de obediência em cruzamentos semaforizados com e sem marcação de área de conflito na cidade de Natal - RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11-30) Cavalcante, Daíse Stefany Lima; Silva, Moacir Guilhermino da; Lúcia Rejane de Almeida Xavier; Melo, Magda Maria Pinheiro de; Silva, Walter Pedro da
    Nos últimos anos, tem sido observada a implantação, na cidade de Natal - RN, de um tipo específico de sinalização horizontal denominada Marcação de Área de Conflito (MAC). Essa marcação em forma de quadriculado é pintada na cor amarela sobre o pavimento e encontra-se regulamentada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sem, contudo, apresentar obrigatoriedade de uso nos cruzamentos, sejam eles semaforizados ou não. Embora não seja legalmente exigida a utilização desse tipo de marca, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) de Natal aplicou essa sinalização nas intersecções das principais vias da cidade, isto é, corredores nos quais o tráfego é geralmente muito intenso. Tal decisão não foi subsidiada por estudos prévios, bem como não foram realizadas análises subsequentes à implantação a fim de verificar o grau de impacto exercido por esse incremento visual sobre os condutores. Assim sendo, o objetivo desse trabalho é comparar o comportamento do usuário ao trafegar em cruzamentos com e sem MAC e, consequemente, indicar às autoridades com jurisdição sobre as vias se realmente existe benefício relevante em continuar adotando a MAC em Natal. De forma análoga à ausência de estudos a nível municipal, existem poucas referências disponíveis sobre a adoção de MAC na bibliografia, de modo que a realização dessa pesquisa ajudará a preencher essa lacuna na literatura de sinalização de trânsito em áreas urbanas. O trabalho foi embasado nos dados de infração e fluxo provenientes da fiscalização eletrônica por fotosensores e, com essas informações, inferiu-se que o reforço visual exercido por essa sinalização de fato alerta o usuário a retirar o veículo da área central do cruzamento entre vias, levando a redução das infrações de maneira geral.
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    TCC
    Clínica de neuro reabilitação: acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida em situação de pânico e incêndio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021) Nogueira, Lea Pereira; Pinto, Edna Moura; Rodrigues, Clara Ovídio de Medeiros; Cavalcante, Daíse Stefany Lima
    O número de pessoas com mobilidade reduzida tem crescido ao longo dos anos. Estima-se que em 2060 o Brasil esteja com uma pirâmide etária com a configuração parecida com a do Japão hoje (IBGE, 2018), que é o país com a mais alta população de idosos já registrada, de acordo com o site Agência Brasil. O cenário atual dos direitos de pessoas com mobilidade reduzida ainda é precário, o que se evidencia ainda mais em situação de pânico e incêndio, na qual suas necessidades não são assistidas para ter autonomia na rota de fuga. É importante prever a segurança deste grupo, bem como antecipar o agravamento do número de acidentes futuros com o aumento das pessoas com mobilidade reduzida. O presente trabalho visa fazer reflexões sobre a legislação e apontar sugestões para melhor atender as pessoas com mobilidade reduzida em situação de pânico e incêndio, visa também propor estratégias arquitetônicas de direcionamento em situação de fuga. Para tanto, foi realizado o estudo preliminar de uma clínica de neuro reabilitação com verticalização no município do Natal, RN. O objetivo é produzir um espaço que dê autonomia para este grupo em situação de pânico e incêndio.
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    Dissertação
    Renovar para não perecer: retrofit em segurança contra incêndio para o edifício da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-07-29) Cavalcante, Daíse Stefany Lima; Pinto, Edna Moura; http://lattes.cnpq.br/3789406301829141; http://lattes.cnpq.br/6397406751124227; Nascimento, José Clewton do; http://lattes.cnpq.br/3481803473530409; Silva, Daniel Paulo de Andrade; http://lattes.cnpq.br/3799182080116555
    Este Trabalho de Conclusão de Curso (de mestrado profissional), composto por um relatório e um projeto técnico, consiste em uma proposta de retrofit para o edifício sede da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN), com ênfase em Segurança Contra Incêndio. Por se tratar de um edifício modernista elevado, projetado e construído antes da decretação do primeiro Código de Prevenção e Combate a Incêndio do Rio Grande do Norte, em 1974, conduziu ao seguinte questionamento por parte deste o estudo: como adequar essa edificação de 14 pavimentos às exigências atuais da legislação, mantendo suas características arquitetônicas? O trabalho teve como objetivo geral desenvolver o projeto básico de prevenção e combate a incêndio para a sede da Sesap/RN, preservando sua autenticidade e adaptando-a às exigências e aos padrões atuais da Segurança Contra Incêndio (SCI). A partir desse projeto técnico, observou-se que as modificações arquitetônicas causadas se devem à adequação das saídas de emergência (circulação horizontal e escadas) e da compartimentação da fachada (esquadrias de vidro), porém elas não são exigências causadas pela presença de elementos modernistas. Desta forma, foi possível concluir que a manutenção das características modernistas não vai de encontro ao atendimento da legislação de SCI em vigor.
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