Navegando por Autor "Cavalcante, Alex Beigui de Paiva"
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TCC A relevância do projeto de extensão (com)tatos e improvisações em dança na UFRN: processos e dispositivos para criações em dança editadas em tempo real(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-06-28) Faria, Larissa Araújo de; Paixão, Maria de Lurdes Barros da; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; Luna, Sávio Jordan Azevedo deO presente trabalho apresenta estudos acerca da história e da origem do Contact Improvisation nos Estados Unidos, sua difusão e prática no Brasil. Os estudos realizados no Brasil partem da experiência prática e particular no projeto de Extensão (Com) tatos e Improvisações em Dança, desenvolvido na UFRN, e tem como objetivo apresentar a trajetória desta prática, seus pioneiros e Companhias de dança que desenvolvem atuam e ministram aulas de Contato Improvisação. O referencial teórico metodológico adotado neste trabalho orienta-se como base na metodologia de estudos cartográficos.TCC Bálsamo: memória e imagem na construção performática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-07) Dantas, Pamela Dutra; Freitas, Camila Maria Grazielle; Freitas, Camila Maria Grazielle; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; Ciotti, Naira NeideEsta pesquisa tem como objetivo apresentar uma reflexão teórica e prática acerca do meu percurso durante o curso de Licenciatura em Teatro (2014-2018) e da construção das quatro figuras intituladas: Tuberosa, Malambo, Prenhe e Salito, desenvolvidas nas disciplinas de Elementos de Treinamentos Pré-expressivos (2016.2), Estudos da Performance (2016.2) e TCC I: Espetáculo (2017.1). O trabalho baseou-se nos aspectos da memória voltados para a infância, em vista da elaboração de imagens mentais, oníricas e imaginárias permeadas pela ideia do feminino em desconstrução, tendo como resultado a produção do fragmento performático Bálsamo. O extrato narra, através das ações da persona central Aurita, os fatos existentes em minhas experiências de forma hibrida e ressignificativa, transformando a subjetividade do memorável em poética pessoal.Tese O conto policial de Conan Doyle na aula de língua inglesa(2018-06-18) Patriota, Luís Ferdinando da Silva; Canan, Ana Graça; ; ; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; ; Amorim, Marcelo da Silva; ; Cunha, Eva Carolina da; ; Pereira, Maria Teresa Gonçalves;Esta pesquisa busca propiciar o desenvolvimento da competência comunicativointercultural dos alunos do Ensino Médio da rede pública, por meio da utilização do texto literário, especificamente, quatro contos policiais originais de Conan Doyle. Partimos da premissa de que o texto literário pode trazer muitos benefícios ao processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa, como, por exemplo, o enriquecimento linguísticocultural, o envolvimento pessoal, o desenvolvimento das habilidades interpretativas dos alunos (KRAMSCH, 2015; CORBETT, 2010; COLLIE; SLATER, 1987; LAZAR, 2005; DUFF; MALLEY, 2003). Nosso trabalho tem características de uma pesquisa qualitativa, como também de uma pesquisa documental, uma vez que aplicamos um questionário com questões abertas aos participantes da pesquisa, alunos do Ensino Médio do IFRN - Campus Zona Norte, a fim de investigar como eles compreendiam a relação entre língua e cultura da língua-alvo e se era possível melhorar seu conhecimento de inglês pela leitura de quatro contos policiais. O resultado da nossa pesquisa demonstrou que os alunos em questão ainda possuem uma visão estruturalista, uma vez que acreditam que o estudo de uma língua se limita à aquisição de léxico. Por fim, elaboramos e propomos oito atividades de cunho intercultural, para serem utilizadas em salas de aula de língua inglesa, sobre os aspectos da língua e cultura presentes nos contos policiais selecionados, objetivando corroborar os benefícios do texto literário na aprendizagem da língua inglesa.Dissertação Da poética das lágrimas a uma poética do riso: de Aristóteles ao One-man show(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-05-25) Xavier, Rodrigo César do Nascimento; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; ; http://lattes.cnpq.br/9638277622683373; ; http://lattes.cnpq.br/0804714266345673; Cruz, Adriano Charles da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/3052471951752715; Rabetti, Maria de Lourdes; ; http://lattes.cnpq.br/8036385831406537Desde a década de 1970, o mundo observa a fragmentação, o hibridismo, a pluralidade e a miscigenação que vêm tomando conta das artes da cena. A poesia contemporânea sente-se livre das regras clássicas; o teatro já não mais obedece às prescrições dos manuais poéticos; desaparecem as fronteiras rígidas entre os gêneros; os artistas deixam de representar para o público para dialogar com ele. Como consequência dessa evolução das artes cênicas, emerge nas últimas décadas do século XX e início do século XXI na cena brasileira o fenômeno derrisível objeto de estudo dessa pesquisa, o One-man Show. Trata-se de um formato teatral que despontou no cenário brasileiro arrebatando a atenção do público em espaços alternativos, teatros e, como não poderia deixar de ser, também na internet, sendo muitas vezes confundido com o Stand-up Comedy. Uma pesquisa que delimite e busque identificar as características fundamentais do One-man Show brasileiro, fazse necessária não somente pela ausência de estudos sobre o referido assunto, mas também para se compreender alguns aspectos da cena brasileira e da situação do riso e do cômico dentro dela. No primeiro capítulo, apresenta-se uma discussão sobre a comédia e o riso na Antiguidade clássica, tomando os escritos de Platão e Aristóteles como ponto de partida; no segundo, são analisadas algumas das principais teorias clássicas do riso procurando identificar características gerais que permitam entender também a construção da comicidade; no terceiro, aborda-se de um modo geral o momento da cena teatral brasileira em que emerge o One-man Show e, no quarto capítulo, há a explanação acerca de tal fenômeno e a descrição do exercício prático intitulado Experimento One-person Show: DamasTese Do romanesco à cena: transbordamentos infinitos em Querô, uma reportagem maldita de Plínio Marcos(2018-04-09) Cândido, Isamabéli Barbosa; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; ; ; Gonçalves, Marta Aparecida Garcia; ; Moura, Monize Oliveira; ; Seixas, Rebeka Caroça; ; Collaço, Vera Regina Martins;Este trabalho faz uma reflexão teórica de aspectos relativos à nova forma dramatúrgica, em desenvolvimento no teatro brasileiro moderno e contemporâneo, trata-se de um estudo, a partir das leituras de Querô, uma reportagem maldita, de Plínio Marcos (1992, 2003, 2009). Compara-se, neste percurso, a adaptação do romance pelo próprio Plínio Marcos para o texto dramatúrgico e a apropriação, nos termos de Beigui (2006), que culmina no espetáculo, elaborado pelo grupo teatral de São Paulo, o Galpão Folias d‟Arte, com o objetivo de discutir criticamente as leituras e construção dessas produções. Observou-se que o processo apropriativo resulta em uma forma dramatúrgica profundamente ligada às propostas de Jean-Pierre Sarrazac (2000, 2011, 2012), uma vez que aponta para o “rapsódico”, sobretudo porque se percebe nas várias leituras de Querô uma forma mais livre, cujos limites entre mimese e diegese estão tênues, como um conceito que amplia a mudança de paradigma, o “drama- da- vida” (termo do próprio Sarrazac). Pesquisa-se também sobre a romancização, uma vez que o conceito de “rapsódia”, pensado por Sarrazac (2002; 2012), de algum modo, está relacionado à discussão apresentada por Bakhtin (1998) sobre a “romancização”. Esta Tese, incluída no âmbito dos estudos comparativos, devido apresentar um caráter intermidial, propõe discutir, através da análise/comparação de Querô, os elementos do trágico, tendo em vista que, nela, se defende a presença de um “trágico do quotidiano” bem como, conforme Sarrazac (2013), a presença do homem comum, o impersonagem que vai sustentar o princípio do trágico no autor trabalhado.Dissertação Dramaturgia da Seca: escrita teórico-prática sobre as imagens do retirante na literatura e no drama como operações estético-políticas(2014-04-29) Mendes, Edilberto da Silva; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; ; ; Cruz, Adriano Charles da Silva; ; Albuquerque Júnior, Durval Muniz de; ; Sant'anna, Catarina;A pesquisa investiga a relação estética / política, processo dramatúrgico / imaginário a partir da reescrita ficcional do fato histórico da seca no Nordeste brasileiro. Com base na teoria do imaginário em Gilbert Durand (2012), Gaston Bachelard (2001; 2013) e Jacques Racière (2005), recupera a emergência, a partir do final do século XIX, na literatura e na dramaturgia teatral, de um mundo figurativo sobre o sofrimento da seca, centrado na figura do retirante, que agencia de diferentes maneiras a sensibilidade em torno dessa questão social com o intuito de apontar para uma consciência política das fronteiras entre o lugar da arte e sua dimensão social. Pela revisão crítica do processo de construção estética do retirante, busca compreender e problematizar a sensibilidade social para com a pobreza e a exclusão social e o lugar da escrita ficcional nessa dinâmica. Identifica e problematiza três grandes projetos estético-políticos na imaginação poética do retirante: o agenciamento da compaixão, a denúncia social e o ethos barroco. Realiza um experimento de criação dramatúrgica que retoma a figura do retirante, reposicionando-a conforme a problematização acerca da fronteira arte e sociedade.Dissertação Dramaturgia do aqui e agora: presença, recepção e sentido no corpo do ator(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-04-12) Toledo, Marina Madeira de; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; ; http://lattes.cnpq.br/9638277622683373; ; http://lattes.cnpq.br/7426450276157114; Fernandes, Adriana; ; http://lattes.cnpq.br/4049068003650520; Paixão, Maria de Lurdes Barros da; ; http://lattes.cnpq.br/9777025781364323O ator não é ator somente no momento da cena, é ator em todas as etapas de criação e desenvolvimento de seu objeto estético. Nesse sentido, em seu cotidiano o ator pode procurar utilizar suas potencialidades para captar e traduzir da realidade o material para seu trabalho criativo. Esta pesquisa possui caráter teórico e aborda o conceito de presença no trabalho do ator, colocando-o como conceito para além da cena, não isolado de outros componentes entre eles o corpo, a palavra, o silêncio, a técnica, a representação como uma postura do ator para com sua realidade, a fim de integrar-se ao meio ambiente que o cerca, equilibrando seu conteúdo interior com o conteúdo exterior. Para tanto, utiliza como aporte teórico encenadores que abordam o conceito de presença no trabalho do ator (BROOK; BARBA; GROTOWSKI; MNOUCHKINE) e os estudos da teoria da recepção (ISER, 1996; GUMBRECHT, 2010), traçando um paralelo dialógico entre as funções de leitor e ator, apontando ambos como receptores. Como exemplo prático do estudo sobre a presença, é feita aqui uma descrição do espetáculo de teatro de rua Kamchàtka, realizado pela Companhia Kamchàtka, localizando nesse espetáculo os elementos: jogo, escuta, palavra, silêncio, sentido, relação com o aqui e agora e efeitos de presença; citados ao longo da dissertaçãoTCC Encruzilhadas do corpo : a Capoeira Angola na formação de si mesmo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-07) Graebner, Clareana Nunes; Freitas, Camila; Freitas, Camila; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; Carrico, AndréEste trabalho de conclusão de curso se propõe a encontrar pontos de cruzamento entre a gestualidade de matrizes africanas, em especial na Capoeira Angola, dentro das artes cênicas, bem como discutir sobre os espaços de aprendizado e educação do sensível na contemporaneidade. Nesta perspectiva, esse trabalho busca analisar e refletir acerca de diferentes formas de produção de conhecimento através do corpo e de um pensamento pluriversal. Assim sendo, é através da busca de uma metodologia que dê voz também às referências que reconheçam a ancestralidade e as epistemologias outras que pensam o corpo e o seu potencial híbrido e pluricultural que alimento minhas inquietações em relação a essa gestualidade de encruzilhadas. Portanto, procuro caminhos que possam ser nutridos de saberes ancestrais, reconhecendo a importância política de falar de corpos a partir deles mesmos, pois cada corpo é atravessado de vivências únicas. Para tanto, considero nesse trabalho as experiências que eu vivi no decorrer dos anos do curso de Licenciatura em Teatro (UFRN) dentro e fora da universidade, valorizando também as minhas vivências lidas, ouvidas, experimentadas e compartilhadas como materiais de formação.Dissertação Entre Millôr e Derrida: o humor enquanto experiência da alteridade e do impossível(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-05-14) Barbosa Junior, Antônio Lázaro Vieira; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; ; http://lattes.cnpq.br/9638277622683373; ; http://lattes.cnpq.br/5081403667681788; Camargo, Kátia Aily Franco de; ; http://lattes.cnpq.br/7604250240615901; Lobo, Rafael Haddock; ; http://lattes.cnpq.br/5393663349640485O humorista brasileiro Millôr Fernandes teve uma produção distribuída em vários campos, desde a literatura até as artes visuais e o jornalismo. Em qualquer delas, no entanto, havia a marca indelével do humor. Nesta dissertação, proponho uma leitura de sua obra a partir de Jacques Derrida, enfatizando como se dá a construção do outro. O foco recairá sobre Millôr Definitivo:A Bíblia do Caos, mas outros textos também serão contemplados. Para empreender a análise, farei uma exposição geral da obra milloriana (especialmente Millôr Definitivo:A Bíblia do Caos) e esboçarei, em linhas gerais, a filosofia derridiana, centrando-me em sua discussão sobre a filosofia ocidental, a literatura e a alteridade. No momento da análise propriamente dita, situarei o eixo metodológico no quase-conceito de invenção. A análise deverá fazer emergir a hipótese do humor enquanto experiência da alteridade e do impossível, situando o humorista enquanto totalmente outro. No texto milloriano, essa experiência é marcada pelo conflito, sem possibilidade de resoluçãoDissertação Escarcéu e escassez no teatro de Mossoró: percursos e percalços de uma dramaturgia na rua(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-08-19) Costa, Raimundo Nonato Santos da; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; ; http://lattes.cnpq.br/9638277622683373; ; http://lattes.cnpq.br/8198114383245894; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; ; http://lattes.cnpq.br/5114110813711387; Silva, Lemuel Rodrigues da; ; http://lattes.cnpq.br/5816005449693385A pesquisa que ora apresentamos é resultado da análise da montagem do espetáculo teatral de rua intitulado A Árvore dos Mamulengos, decorrente da apropriação do texto dramatúrgico de autoria de Vital Santos, mantido em temporada durante os anos de 1989 e 2001, pela Companhia Escarcéu de Teatro, na cidade de Mossoró/RN. Mapeamos a partir das vozes e memórias dos atores e atrizes que vivenciaram a experiência da encenação, os desdobramentos e conquistas decorrentes dos doze anos da temporada. Em nosso estudo consideramos a importância da opção pelo espaço aberto de ruas e praças, local da representação do espetáculo, como fator catalisador das escolhas estéticas do grupo e da adoção do processo colaborativo como metodologia de trabalho pelos realizadores da encenação, bem como, os determinantes sócios culturais locais em que o espetáculo foi realizadoDissertação Estética e sombra: margens, imagens e corpo em improvisos de BaléRalé, de Marcelino Freire(2016-07-29) Moura, Natália Oliveira; Sousa, Ilza Matias de; ; ; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; ; Silva, Michelle Cristine Medeiros da;Percebe-se, na escrita de Marcelino Freire, em BaléRalé (2003), o estilhaçamento de um modelo de repetição circular, inserindo na literatura um novo paradigma estético (GUATTARI, 1992) que não o do sublime e do tradicional, mas sim o de uma estética rasurada, contrária à colonização de alteridades. Considerando esses aspectos, viu-se a relevância de promover um estudo acerca da relação entre margens, imagens e corpo dentro da obra freiriana, observando como essas três instâncias fomentam uma ruptura com padrões de normatividade, seja social, simbólica e corporal, que apreendem os processos de singularização (GUATTARI; ROLNIK, 2013). Nas margens surgem as sonoridades de uma língua menor que se produz, na escrita do autor pernambucano, como máquina de guerra e de expressão (DELEUZE; GUATTARI, 1997b). Além disso, produz-se imagens que desconstroem – por meio do diálogo suscitado com outras artes, aqui destacando-se a fotografia (BARTHES, 2012) – tanto os regimes de visibilidade e representação, como a sua pretensa condição de revelação, fixidez e nitidez, provocando novas formas de semiotização (BARTHES, 2007) ao se fazer destituir as identidades formadoras, remetendo a fluxos de desejo que dissolvem a unidade da linguagem. Os lances ficcionais, intitulados por Marcelino Freire de improvisos, surgem como lugar dos corpos-linguagem (DELEUZE, 2011), corpos fragmentados, sem órgãos (DELEUZE; GUATTARI, 1996) os quais desfazem o corpo orgânico, em processos de intensidade e potência, pelos quais se reinventam. O fluxo de desejo se estende para dimensões que não se limitam apenas ao corpo humano, mas a outros objetos e fragmentos de corpo, instaurando uma experiência intensiva e contraditória do interdito e da transgressão e também sua anulação, como na baixa prostituição (BATAILLE, 2014), promovendo a perda do sentido e lançando o corpo para a emergência do diferente. Em face de tais problemáticas, percebeu-se, por meio dessa pesquisa, que as potencialidades discursivas do pensamento literário do autor pernambucano promovem as margens como condutoras de potências de transformação. Estas são expostas em superfícies propulsoras de novas formas de subjetivação, dando vez no ficcional à proposta de uma literatura e de uma noção de minorias não assimiladas à categoria de representação, mas de um desejo que se pluraliza.TCC Eu, tu, elas em (Sou)pa de pedras: o feminino e a cena sob uma ótica territorial de artivismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-11-08) Bezerra, Liliane da Silva; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; Sousa, Heloísa Helena Pacheco de; Paixão, Maria de Lurdes Barros daNeste trabalho, apresento todo percurso determinante para a concepção de Eu, tu, elas (2016) e (Sou)pa de pedras (2017). Ambas nascem dentro de um contexto inquietante de investigação e reconhecimento da artista, propondo dialogar sobre a experiência pessoal e coletiva do que é “ser mulher” na sociedade atual. Uma performance autobiográfica, política e ideologicamente feminista que busca compreender a si, o contexto social e o movimento das mulheres, servindo ao público uma sopa de pedras como resgate de memórias e enfrentamentos pessoais acerca da subjetividade e da existência feminina. A performance é uma proposta de reperformance de Intervalos Variables da artista plástica e performer Ana Gesto. Partindo de três premissas propostas por Moira Roth (1983) no que tange e distingue a performance artística feita por mulheres feministas: 1) a performance relacionada com a experiência pessoal das mulheres; 2) a performance relacionada com o passado coletivo das mulheres, e; 3) a relacionada com a investigação de estratégias de ativismo feminista específicas. Veremos neste estudo a clara necessidade de ação e intervenção política, em usar a arte da performance para compreender melhor a si, o contexto social e o movimento das mulheres.Dissertação Gerald Thomas e a (des)encenação do mundo: as paisagens visuais como grafia de intertextualidades, citações e hipertextos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-04-29) Araújo, Rummenigge Medeiros; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; ; http://lattes.cnpq.br/5114110813711387; ; http://lattes.cnpq.br/7945050864628295; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; ; http://lattes.cnpq.br/9638277622683373; Silva, Tânia Brandão; ; http://lattes.cnpq.br/6160793117168659Esta dissertação de mestrado é fruto de uma inquietação pessoal sobre os rumos e a forma do teatro na contemporaneidade e a sua relação com as mídias na formação de organismos híbridos em termos gerais, e mais especificamente sobre como se organizam e se apresentam as possíveis ligações, e os diferentes níveis de contato existentes entre elas na construção da cena. O objetivo da pesquisa é estudar as ligações entre cena e mídia (projeção de imagens) na formação de organismos híbridos como sendo uma das características estéticas da condição pós-dramática do teatro contemporâneo no Brasil. Como estudo de caso, propõe-se investigar o conceito de paisagens visuais no contexto da obra do encenador brasileiro Gerald Thomas Sievers, mais especificamente suas encenações realizadas no Brasil no período que compreende a primeira década do século XXI, sendo Rainha Mentira (2007) o objeto empírico de análise, aplicação e discussão dos conceitos desenvolvidos no corpo do textoArtigo Guimarães Rosa ou o narrador como performer(UNINCOR - Universidade Vale do Rio Doce, 2013) Cavalcante, Alex Beigui de PaivaDissertação Identidade(s) em trânsito: uma esquizoanálise do personagem narrador em Acenos e Afagos de João Gilberto Noll(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-07-30) Almeida, Bia Crispim de; Barbosa, Marcio Venicio; https://orcid.org/0000-0003-2363-1326; http://lattes.cnpq.br/5996363930384781; http://lattes.cnpq.br/6986783958170522; Araújo, Rosanne Bezerra de; https://orcid.org/0000-0003-4308-3881; http://lattes.cnpq.br/7328556088478313; Cavalcante, Alex Beigui de PaivaTendo como corpus principal o romance Acenos e afagos (2008) do escritor portalegrense João Gilberto Noll, o presente trabalho tem por objetivo principal fazer uma análise sobre a construção do narrador personagem e consequentemente da narrativa moderna e contemporânea aproximando-os à teoria do neobarroco de Severo Sarduy (1979), Este trabalho dar-se-á, tendo como suporte a esquizoanálise proposta por Deleuze e Guattari (2014) e outros referenciais como o “corpo sem órgãos” de Artaud – filtrado pelos estudos de Deleuze e Guattari (2014/2015), a desterritorialização, o devir, e o rizoma, a partir dos estudos da mesma dupla de filósofos (2014/2015/2017), assim como também os conceitos de barroco e de compossibilidade deleuzianos (2015). Após a introdução, o capítulo 2 apresentará um panorama breve sobre o romance moderno e contemporâneo e o papel do narrador nesse romance. No capítulo 3, trataremos do romance barroco e seus artifícios, além de fazer a aproximação entre os conceitos supracitados que ajudam a estudar a narrativa moderna e contemporânea apresentando uma pequena amostra de obras de outros autores, a saber: Cobra (1975) de Severo Sarduy, Nossa Senhora das flores (1983) de Jean Genet e Orlando (1986) de Virginia Woolf, cujos narradores personagens, personagens e/ou narrativas em trânsito, já se situam dentro de uma perspectiva do romance moderno e contemporâneo, cujas características rizomáticas, em que as compossibilidades nas quais são concebidos, se dão, o que os apontam para a escritura barroca. No capítulo 4, apresentaremos uma análise concisa sobre a escrita ficcional de Noll e sua fortuna crítica, em que será feito um percurso sobre outras obras de Noll, analisando aspectos da composição narrativa e de personagens nollianos, a saber: O cego e a dançarina (2008), A fúria do corpo (2008), Hotel Atrlântico (1990), Lorde (2004), e A céu aberto (2008). O estudo, aqui, concentra-se no trânsito identitário dos narradores personagens e/ou personagens de tais obras e como a fortuna crítica colabora para entendermos melhor a escritura de Noll. Em seguida, o capítulo 5, está destinado à análise exclusiva da transitoriedade das identidades do narrador personagem da obra Acenos e afagos (2008), tomando como ponto de partida os conceitos já mencionados. Esse trabalho tem como objetivo secundário desenvolver ferramentas de análise para as narrativas da modernidade e pósmodernidade que carregam em suas estruturas novas formas de “organização” e concepção, construídas dentro de um processo barroco de mutações, fluxos, instabilidades, rupturas, intensidades e transitoriedades.Dissertação Leitora-criadora: a experiência situada na construção dramatúrgica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-04-30) Freitas, Camila Maria Grazielle; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; ; http://lattes.cnpq.br/9638277622683373; ; http://lattes.cnpq.br/1641131561198818; Cruz, Adriano Charles da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/3052471951752715; Bezerra, Antonia Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/6158488812359628Este trabalho tem por objetivo investigar o termo leitora-criadora , considerando os aspectos textuais presentes nas peças A Morte nos Olhos , A Memória Ferida e Na Outra Margem (2010) da autora Antonia Pereira Bezerra. Nesse sentido, propomos uma análise das obras baseada nas vivências da autora enquanto matéria criativa para a narrativa autoficcional, destacando as relações entre os elementos autobiográficos (LEJEUNE, 2008; DOSSE, 2009) e ficcionais para a construção das narrativas dramáticas. A análise teórica perpassa pelos estudos da Estética da Recepção (ISER, 1996), da memória (RICOEUR, 2007) e da narrativa (RICOEUR, 2010), pondo em evidência a relação com a autora e a sua busca por lembranças e experiências, materiais necessários para a elaboração da sua escrita. Pretendemos, então, pensar um leitora-criadora de si mesma que ao mesmo tempo em que busca nas lembranças os aspectos biográficos necessários para sua narrativa, transforma essa realidade através da inserção de elementos ficcionais pela imaginação (SARTRE, 2008)Tese Metadramaturgia e escrita performática na obra dramatúrgica de Nikolai Gógol(2016-04-29) Seixas, Rebeka Caroça; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; ; ; Cavalcante, Ilane Ferreira; ; Dias, Luciana da Costa; ; Barbosa, Marcio Venicio; ; Lima, Maria Hozanete Alves de;Esta pesquisa é produto de uma reflexão teórica sobre a obra dramatúrgica do escritor russo Nikolai Gógol e os modos pelos quais as suas experiências iniciais e o contexto histórico foram determinantes, não apenas para construção de uma identidade no seu trabalho como autor, mas também, para as diferentes formas de concepção e construção da obra dramática que surgem no contexto do teatro moderno. O trabalho se detém à análise da trilogia metadramatúrgica gogoliana que compreende as seguintes peças: O inspetor geral (1836), À saída do teatro depois da representação de uma nova comédia (1842) e Desenlace de O inspetor geral (1846). Dessa forma, são de interesse particular para esse trabalho, os conceitos de metadramaturgia e escrita performática, os quais serão basilares para a análise da obra do dramaturgo. O estudo sobre a metadramaturgia será trabalhado a partir da análise da metalinguagem e do metateatro para que, assim, possamos compreender como se estrutura a ideia de metadramaturgia e como esse conceito pode ser utilizado na análise de obras dramatúrgicas. O conceito de escrita performática compreende o estudo da obra a partir do viés performativo, ao entender o autor e o leitor/espectador como protagonistas desta relação. A partir dos estudos desses dois conceitos, de metadramaturgia e de escrita performática, poder-se-á compreender, mais profundamente, os diferentes aspectos da obra do autor, principalmente, no que se refere à atualidade de sua escrita.Tese A metamorfose em “meu tio o iauaretê”: um estudo linguageiro e discursivo sobre as reconfigurações do ser(2015-12-04) Farias, Alyere Silva; Barbosa, Marcio Venicio; ; ; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; ; Santos, Derivaldo dos; ; Mariz, Josilene Pinheiro; ; Justino, Luciano Barbosa;Este trabalho buscou analisar as metamorfoses na narrativa “Meu tio o Iauaretê”, de João Guimarães Rosa, com o objetivo de investigar a instabilidade da transformação e seus efeitos, tanto no texto, quanto no discurso dos personagens. Publicada em 1961, na revista Senhor, a narrativa foi reescrita por João Guimarães Rosa, e a nova versão do texto passou a fazer parte da coletânea póstuma Estas Estórias em 1969. A primeira metamorfose analisada ocorre nas palavras que compõem esse texto. Para analisar as transformações de ordem linguageira e discursiva, utilizamos como método a Comparação Diferencial (HEIDMANN, 2003, 2010, 2012) para averiguar as alterações propostas em rascunho por Guimarães Rosa, antes de sua morte, que foram adotadas para a edição do livro. A segunda transformação se dá com o personagem principal da narrativa, que se apresenta como homem e onça a um homem perdido que chega à sua casa no meio do sertão. Com o objetivo de analisar a perspectiva do ser em transformação e do seu interlocutor a respeito da metamorfose, evocamos aspectos filosóficos distintos: utilizamos o levantamento histórico-filosófico sobre o homem, feito pelo filósofo neokantiano Ernst Cassirer (2012), para refletir sobre o personagem interlocutor, que se define como homem; tecemos aproximações com o Dasein heideggeriano (2008) e conceitos como impessoalidade e falação (HEIDEGGER, 2003, 2010, 2013), para analisar o processo de metamorfose experimentado pelo personagem principal. Buscamos refletir também sobre a sua compreensão de si, como ser em metamorfose, aproximando o percurso do personagem principal do processo de construção do Corpo sem Órgãos (DELEUZE e GUATTARI, 1997b). Para realizar um estudo comparativo diferencial entre duas realizações da mesma narrativa, precisamos construir nossos comparáveis a partir da relação entre a narrativa rosiana e obras que também apresentam personagens que se metamorfoseiam. Selecionamos quatro textos para dialogar com a narrativa rosiana: o episódio de Aracne e Minerva, de Ovídio (MET VI 1-145), a novela kafkiana A metamorfose (KAFKA, 1986), o folheto A moça que virou cadela, de Antonio Lucena (2004) e o episódio “Red-Handed” (2011) da série para televisão Once upon a time, de Edward Kitsis e Adam Horowitz. A escolha de narrativas que se inserem em contextos diferentes evidencia o caráter não-hierárquico da Comparação Diferencial e possibilita a reflexão sobre os seres em transformação a partir dos traços contextuais identificados no discurso dos personagens metamorfoseados. O estudo da narrativa “Meu tio o Iauaretê” ressalta a perspectiva de que a transformação física do personagem não estabelece, por si só, o abandono do modo impessoal, e nem sempre dissolve as fronteiras entre as espécies. A metamorfose rosiana, é instável, apresenta um personagem que não “sofre” uma transformação, mas a desfruta conscientemente e consegue apagar os limites estabelecidos entre homem e onça a ponto de compor um ser que acredita poder utilizar, de maneira premeditada, o seu devir-animal (DELEUZE e GUATTARI, 2003) nos momentos de interação humana. Consideramos que a narrativa rosiana ultrapassa a transformação que é identificável aos olhos do homem comum, abandona os estados definitivos e explora o estar-sendo (HEIDEGGER, 2008), sob a ótica exclusiva do ser em metamorfose.Dissertação O objeto faltoso em Moema de Nelson Rodrigues: do personagem ao processo criativo(2016-03-28) Silva, Aldair Rodrigues da; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; ; ; Cruz, Adriano Charles da Silva; ; Rego, Denise Pereira do; ; Bezerra, Antonia Pereira;Este trabalho tem por objetivo dialogar com alguns conceitos da psicanálise e a relação com o “objeto faltoso”, sobretudo, em Jacques Lacan (1995), bem como refletir sobre o discurso amoroso de Roland Barthes (2003) na peça Senhora dos Afogados (2004) de Nelson Rodrigues. Para tanto, privilegia-se a personagem Moema e suas ações como elo de nossa proposta teóricoprática. Pretende-se, através da pesquisa, explorar a ideia brookiana de “espaço vazio” (BROOK, 2011) para a criação cênica e contemplar o conceito de “falta” lacaniana com a teatralidade rodriguiana. Entendemos as ações da protagonista da peça sob duas vertentes, a saber; a do sujeito amoroso enquanto preenchimento das angústias do objeto faltoso; e, a do processo criativo enquanto proposta cênica. A investigação leva em consideração, também, o estudo das pulsões, segundo Freud (1972), em relação à linha de atuação da personagem, bem como conceitos de apropriação (BEIGUI, 2006), alteridade (BEZERRA, 2007), memória (BEZERRA, 2007; IZQUIERDO, 2010) e autobiografia (BEZERRA, 2007; MONTEIRO, 2011).Dissertação A Performance como Outro Lugar da Escrita: Escritura, Autoperformance e Emergência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-05-28) Oliveira Junior, Joevan Silva de; Ciotti, Naira Neide; ; http://lattes.cnpq.br/6380609562860913; ; http://lattes.cnpq.br/2791553694460890; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; ; http://lattes.cnpq.br/9638277622683373; Matuck, Artur; ; http://lattes.cnpq.br/8003332714817906Esse trabalho propõe pensar a ideia de uma escrita da performance associada à operação desconstrucionista a partir dos vetores de problematização com que são tratados determinados assuntos na performance Biokhraphia de Lina Saneh e Rabih Mroué. Com esse propósito procuramos localizar a performance num outro lugar que, funcionando como espaço de indeterminação nos possibilitou ressaltar a processualidade e a alteridade aporética como vetores de problematização da escritura. Nesse sentido, associaremos o conceito de escrita de si a um movimento de auto ficcionalização que, aqui, chamamos de autoperformance no qual o desejo de apropriação do diferente associado ao desejo de manutenção da alteridade enquanto inacessibilidade do outro caracterizam a disjunção própria da atitude desestabilizadora e desestabilizante da performance. Procuraremos, ainda, apontar o caráter emergente dessa escritura, de modo a configurá-la como um sistema de múltiplos textos interconectados que se auto organizam, prescindindo de referencial modelar, por meio de um processo contínuo de negociações entre o eu e o outro