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Livro Educação e Trabalho: interface com a gestão em saúde(Una, 2020) Castro (org.), Janete Lima de; Vilar (org.), Rosana Lúcia Alves de; Dias (org.), Maria AparecidaA formação de um arco-íris acontece quando uma luz branca é interceptada por uma gota de água. A partir dessa interceptação, ocorrem vários fenômenos para que o arco-íris apareça. Compreendemos que a convergência entre uma luz branca e uma gota de água pode ser a metáfora do encontro entre a ciência e os diversos olhares que temos sobre ela e suas possíveis interfaces. Dessa confluência, surge este livro. Com a perspectiva de provocar o diálogo entre Educação e Trabalho, considerando a interface com a Gestão em Saúde, os textos que compõem esta publicação trazem uma visão ampliada sobre as temáticas tratadas, demostrando o compromisso com a ciência, com os aspectos sociais que envolvem a Educação e o Trabalho, além do necessário cuidado e valorização da Gestão em Saúde. Acreditamos que os treze capítulos apresentados nesta obra materializam o olhar interdisciplinar que norteia a pluralidade de ideias dos seus autores, mas sem perder o foco da temática central do livro. Estes textos nos provocam a refletir sobre a necessidade de redes de cooperação e de suporte para pensar a Educação, o Trabalho e o diálogo com a Gestão em Saúde. A publicação deste livro tem o claro propósito de conversar com os gestores e equipes gestoras do Trabalho e da Educação do Sistema Único de Saúde (SUS), partindo da convicção de que as produções acadêmicas têm o potencial de mobilizar sujeitos em torno de discussões, debates e ideias. Tal movimento provoca transformações e novas perspectivas diante do conhecimento socializado. Neste livro estão presentes ideias de professores e pesquisadores de várias instituições do Brasil que têm dedicado grande parte da sua vida profissional defendendo o SUS. A publicação destes estudos valoriza a produção do conhecimento e possibilita sua utilização por todas as pessoas que diretamente ou indiretamente lidam com a gestão em saúde. Confiamos que a edição deste livro é uma forma de viabilizar a articulação entre as instituições de ensino e de serviço na perspectiva de cooperação mútua. Evidenciamos que essa articulação é o objetivo do projeto Apoio ao Desenvolvimento Institucional e ao Fortalecimento das Estruturas de Gestão do Trabalho das Secretarias Estaduais de Saúde, viabilizado pelo Termo de Execução Descentralizada 163/2017, assinado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pelo Ministério da Saúde. Este livro consiste em um dos produtos acordados no projeto. Desejamos que a leitura destes textos possa provocar reflexões, descobertas, propósitos e importantes discussões e construções de perspectivas que avancem, cada vez mais, para a melhoria das questões que envolvem a Educação e a Gestão do Trabalho em Saúde.Livro Trabalho e educação na saúde: análises e vivências(UNA, 2020-12-01) Castro (org.), Janete Lima de; Vilar (org.), Rosana Lúcia Alves de; Costa (org.), Thais Paulo TeixeiraEste livro aborda a temática gestão do trabalho e da educação na saúde. Ele apresenta análises e vivências que retratam resultados de pesquisas, reflexões e relatos de experiências que foram realizadas em diferentes localidades do Brasil. Todas as pesquisas são vocalizadas por vários autores que atuam na academia e nos serviços de saúde, tendo em comum o compromisso com um sistema de saúde universal, público e de qualidade. A publicação está organizada em catorze capítulos que trilham um caminho fundamentado na relação com o Sistema Único de Saúde, trazendo uma diversidade de abordagens quanto aos níveis de gestão e atenção e quanto aos sujeitos/ profissionais envolvidos que, por meio de suas palavras, in formam-nos os feitos e não feitos. Para Hannah Arendt, a condição que torna possível a ação – entendida como práxis – é a pluralidade, isto é, o fato da existência de indivíduos diferentes em suas singularidades. A ação em Arendt tem um forte componente comunicativo e dialógico. É mediante palavras e atos que o sujeito se revela aos demais, aparece como um indivíduo e como um agente político que é portador de uma história e que se comunica com seus semelhantes. Só por meio da ação, das palavras e atos compartilhados com os demais, é que adquirimos um reconhecimento mútuo. Assim, os capítulos possibilitam uma compreensão para além do aparente, não seguindo modelos pré-definidos, relatados na interseção entre o proposto e o real, no qual os es-11 Trabalho e educação na saúde: análises e vivências paços sociais e institucionais revelam a riqueza de resultados como expressão viva do potencial existente. A leitura das investigações e dos relatos aqui apresenta dos, certamente, provocará reflexões que poderão resultar em contribuições para a área da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Sistema Único de Saúde. Reflexões e contribuições que, sem dúvida, eram esperadas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, quando estabeleceu mais uma parceria com o Ministério da Saúde, ao assinar o Projeto Apoio à Estruturação da Rede de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde nas Regiões Sul e Sudeste. Esta publicação representa uma das atividades do citado projeto que é viabilizado pelo Departamento de Gestão do Trabalho/Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde/ Ministério da Saúde e pelo Observatório de Recursos Humanos em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ao apresentar este livro, não estamos apenas apoiando e divulgando uma produção científica, nosso propósito é reafirmar o compromisso da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com o Sistema Único de Saúde por meio de ações de assistência à saúde, ensino, pesquisa e extensão.