Navegando por Autor "Castro, Denis Silva"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação A dimensão educativa do drama como manifestação da cultura popular de Senador Georgino Avelino-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-30) Castro, Denis Silva; Coutinho, Karyne Dias; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; http://lattes.cnpq.br/1950042359117759; Vieira, Marcilio de Souza; https://orcid.org/0000-0002-2034-0796; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; Silva, Saimonton Tinoco daEsta dissertação de mestrado se propôs a investigar a dimensão educativa do Drama como manifestação cultural de Senador Georgino Avelino-RN, identificando e discutindo as histórias e canções dessa cultura popular, bem como os elementos poéticos que compõem as cenas das suas cançonetas. Em consonância com a natureza qualitativa da pesquisa, elegeu-se a conversa como metodologia de pesquisa (Sampaio; Ribeiro; Souza, 2023). Para isso, foram realizadas sete rodas de conversa com as romanceiras guardiãs do Drama de Georgino, a partir das quais foi possível percebê-lo como uma manifestação artístico-cultural com potencialidades educativas (sobretudo relacionadas a questões de raça, gênero e etnia) tecidas a partir da própria cultura popular, cujos saberes geram conhecimentos que se dão pela oralidade e pela expressão artística presente na dança-encenação dessa brincadeira. Nesse sentido, é possível afirmar que a dimensão educativa do Drama como manifestação cultural de Senador Georgino Avelino-RN reside não apenas nas falas das romanceiras e nas letras das cançonetas que contam histórias, mas também nas poéticas que envolvem os elementos das suas cenas (figurinos, adereços, cores, danças, ritmos...), na medida em que trazem consigo uma expressão do corpo que brinca, e que, brincando, resiste em meio ao silenciamento das culturas dissidentes.TCC Princípios pedagógicos das oficinas de teatro do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos de Senador Georgino Avelino/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-11) Castro, Denis Silva; Coutinho, Karyne Dias; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=C581641; http://lattes.cnpq.br/1950042359117759; Haderchpek, Robson Carlos; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4762078U3; Lockmann, KamilaEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo investigar princípios pedagógicos das oficinas de teatro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Município de Senador Georgino Avelino/RN. Para tanto, foram realizados os seguintes procedimentos metodológicos: estudo de textos sobre pedagogias do teatro — em especial Slade (1978) e Ryngaert (2014) —, entrevistas com professores, assistentes sociais e profissionais atuantes no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e no SCFV; discussão dos dados obtidos nas entrevistas com pessoas dos setores municipais responsáveis por este Serviço; análise dos dados produzidos com base também nas discussões realizadas. Como resultado, tem-se que as conexões estabelecidas entre tais procedimentos permitiram a emergência de três princípios pedagógicos das oficinas de Teatro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Senador Georgino Avelino/RN, a saber: 1) Caracterização dos contextos; 2) Observação atenta; e 3) Jogo, sobre os quais discorre o texto deste TCC.