Navegando por Autor "Castro, Clodoaldo Dino de"
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TCC Arte, educação & espaço público: proposta arquitetônica de um espaço expositivo e de ensino de artes visuais pra o bairro Messejana em Fortaleza/CE(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-12) Dias, Jéssica Carlla Ferreira Dias; Cavalcante, Eunádia Silva; https://orcid.org/0000-0002-9245-4995; http://lattes.cnpq.br/1742544253160099; http://lattes.cnpq.br/3122113782612971; Ferreira, Raíssa Camila Salviano; http://lattes.cnpq.br/5649452047916741; Castro, Clodoaldo Dino de; http://lattes.cnpq.br/8027124408610869Segundo Barbosa (2018, p.2) “não podemos entender a cultura de um país sem conhecer sua arte”. Apesar de já estar na grade escolar de forma obrigatória desde 1971, artes só foi ser considerada como linguagem de conhecimento em 1996 (Oliveira, 2021). O ensino das artes tem como principais funções o incentivo a auto expressão, solução criativa de problemas, o desenvolvimento cognitivo, a criação da cultura visual, a disciplina, potencialização da performance acadêmica e a preparação para o mercado de trabalho (Barbosa, 2006). No ambiente urbano a arte está sujeita a intervenções de terceiros, ocorre, então, uma troca informal, com suas próprias identidades, culturas e vivências, e isso acaba por criar uma identidade para o espaço urbano também. Apesar de já existir alguns equipamentos culturais na cidade de Fortaleza, mesmo que recentes, eles se concentram na parte norte da capital, cooperando para a segregação cultural. Assim, esse trabalho tem por objetivo geral propor um espaço de exposição e ensino das artes visuais com enfoque na integração público-privado no bairro de Messejana em Fortaleza-Ce, buscando propor um espaço que estimule a integração do público com obras de arte. A metodologia adotada contemplou pesquisa bibliográfica, estudos de referência e processo projetual baseado em Neves (1989). O projeto desenvolvido foi implantado em uma área que contempla a preservação ambiental do canal pluvial , de modo a proporcionar experiências de arte e ensino da arte conectadas à atualidade. Conclui-se que esse projeto reafirma a importância de pensar a arquitetura como um meio de promover transformações sociais, especialmente em áreas que carecem de investimentos culturais e educacionais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do bairro e para a democratização do acesso à cultura e à educação.TCC Centro de educação ambiental Flor do Algodão, Caicó/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-15) Lopes, Yane Kaline Santos; Nobre, Paulo José Lisboa; http://lattes.cnpq.br/1983920756668716; http://lattes.cnpq.br/6072137838041475; Araujo, Bianca Carla Dantas de; http://lattes.cnpq.br/6438797671562128; Castro, Clodoaldo Dino de; http://lattes.cnpq.br/8027124408610869Na cidade de Caicó, localizada na Região Seridó do estado do Rio Grande do Norte, as ações em Educação Ambiental (EA) desenvolvidas pelo poder público ainda são consideradas tímidas, após mais de duas décadas desde a criação da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9.795/99), que explana sobre a necessidade da Educação Ambiental fazer parte do processo educativo. Enquanto isso, o número de grupos sociais engajados em temas ambientais aumentou nos últimos anos, como é o caso do Projeto ArborizaCaicó, que iniciou suas atividades com intuito de aumentar a quantidade de árvores nativas, plantando e doando mudas aos interessados. Assim, este trabalho tem como objetivo propor o anteprojeto de um Centro de Educação Ambiental em Caicó/RN, anexo ao Horto Municipal e abrigando a Sede do ArborizaCaicó, considerando os fatores bioclimáticos. A proposta buscou suporte em referencial teórico acerca da Educação Ambiental, que junto à realização de entrevistas e estudos de referência de Centros de Educação Ambiental, orientaram a composição do Programa de Necessidades e tomadas de decisões projetuais. Como se trata de uma região de clima quente e seco, foram adotadas estratégias que envolvem inércia térmica, resfriamento evaporativo e composição compacta da edificação para proporcionar mais conforto ambiental. O projeto justifica-se por ser destinado a debates e ações de valorização dos aspectos ambientais, como palestras e oficinas para a população, além de proporcionar espaço adequado ao citado Projeto ArborizaCaicó e a um Meliponário Municipal, o que subsidia ações também relacionadas à preservação das abelhas nativas sem ferrão. Por fim, considerando que o espaço físico em si não é sinônimo do crescimento das práticas em Educação Ambiental nem da melhoria do meio ambiente, ressalta-se a importância da participação popular e da gestão pública para organizar e implementar planos de atividades com temas relevantes para a população. Assim, com bom funcionamento, um Centro de Educação Ambiental contribuirá para a implementação da Educação Ambiental na cidade e adjacências.TCC La Chatte: complexo para divertimento noturno(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Castro, Clodoaldo Dino de; Nascimento, José Clewton doEste produto trata-se de um trabalho na área de projeto de arquitetura cujo objetivo foi a produção de um espaço voltado para o lazer sexual, dividido em área de Boate, e de Motel; para ser inserido no bairro de Praia do Meio na cidade do Natal; este trabalho também objetiva a possibilidade de dar maior visibilidade a um ramo da sociedade marginalizado e renegado a áreas periféricas e em processo de desuso. Este trabalho visa também um resgate histórico valorativo dos cabarés clássicos desde os de fama internacional aos de alcance local, sem esquecer o desenvolvimento da atividade chegando aos atuais espaços de comercialização da atividade sexual existentes; para que finalmente possa-se apresentar uma proposta arquitetônica (anteprojeto) que respeite o passado, mas sem anacronismos, adaptada as atuais demandas da atividade.Dissertação Toca: centro de comércio e convivência: projeto de arquitetura para o estacionamento de um supermercado na zona sul de Natal, com enfoque na valorização da relação com a paisagem e conforto do usuário(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-04) Castro, Clodoaldo Dino de; Nobre, Paulo José Lisboa; ; http://lattes.cnpq.br/1983920756668716; ; http://lattes.cnpq.br/8027124408610869; Araújo, Bianca Carla Dantas de; ; http://lattes.cnpq.br/6438797671562128; Ribeiro, Isaias da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/1204759128622656; Borba, Adriana Carla de Azevedo; ; http://lattes.cnpq.br/7879009812738843Este trabalho de conclusão de curso, realizado para o Programa Pós-Graduação em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente da UFRN, apresenta um memorial técnico científico e um projeto de arquitetura para o espaço ocioso do estacionamento de um supermercado da rede Carrefour na cidade de Natal (RN), com enfoque na valorização da paisagem e conforto de seus usuários. O projeto surge como proposta de resolução dos problemas identificados no complexo comercial relacionados à disputa por espaços entre usuários pré-existentes e os atuais ocupantes; o interesse dos proprietários na resolução do conflito e aproveitamento da paisagem para criação de novos espaços. O objetivo do trabalho consiste em um projeto de uma edificação comercial e de lazer que visa a requalificação do espaço livre privado. Seu enfoque principal é a amenização dos conflitos e a potencialização da experiência do usuário e da sua relação com a paisagem. Os procedimentos metodológicos consistiram na pesquisa bibliográfica sobre temas substanciais da pesquisa como as novas formas de consumo, a paisagem, a fenomenologia, a acústica e a análise sintática e morfológica do espaço em questão. Os estudos de caso foram produzidos de forma direta através de visitas in loco onde foram levantadas características térmicas do sistema de coberturas tensionadas; e de modo indireto através da análise de projetos correlatos, selecionados de forma que sua função ou relação com o entorno fossem pertinentes ao escopo do processo de projeto. A elaboração do conceito, do partido e da programação arquitetônica deste trabalho fez uso de referências imagéticas, croquis à mão em caderno de bordo e Quadros disponibilizadas nas disciplinas de Atelier do curso de Mestrado Profissional (PPAPMA/UFRN); e por fim, a representação do resultado parcial do projeto foi realizada em plataforma computacional BIM e em pranchas impressas com material gráfico técnico. Concluímos que as relações entre os seres humanos podem ser entendidas através do estudo das relações entre os espaços internos e externos, que reúne um grupo de pessoas através dos fenômenos sensoriais que os confere identidade e reconhecimento espacial, podendo serem utilizados como ferramentas na construção de uma arquitetura comercial e de lazer mais inclusiva e estimulante ao convívio de diferentes grupos sociais por suas singularidades territoriais, culturais.