Navegando por Autor "Castro, Alda Maria Duarte Araújo"
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TCC A internacionalização da educação superior: uma análise sobre a mobilidade estudantil na pós-graduação stricto sensu (2013-2016)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-12) Nogueira, Fabiana Araújo; Castro, Alda Maria Duarte Araújo; Castro, Alda Maria Duarte de Araújo; Lopes, Pedro Isaac Ximenes; Oliveira, Larissa Maria da Costa Fernandes deO presente trabalho tem por objetivo analisar como se configurou a política de internacionalização da pós-graduação stricto sensu brasileira, tomando como referência o número bolsas ofertadas pela Capes para programas de mobilidade estudantil acadêmica no Brasil no período de 2013 a 2016. Abordagem de pesquisa adotada ancora-se no materialismo histórico-dialético e os procedimentos metodológicos utilizados para a consecução da pesquisa foram de caráter bibliográfico e documental em que a revisão bibliográfica pôde auxiliar na análise dos documentos e políticas educacionais permitindo a revisão da literatura a respeito das transformações políticas, econômicas, sociais e produtivas desencadeadas nas últimas décadas e suas repercussões para o contexto educacional, especialmente para a educação superior. Nota-se que a globalização impulsiona o fenômeno da internacionalização da educação e que no âmbito da pós-graduação, desde a sua institucionalização até os dias atuais, no Brasil, apresenta caráter estritamente internacional. Os dados da pesquisa mostram que entre anos de 2013 a 2015 a uma evolução substancial do número de bolsas financiado pela Capes para o exterior e no ano de 2016 há diminuição significativa dessas bolsas. Considera-se que a internacionalização vem ganhando espaço como uma das tendências mais importantes das políticas para a educação superior e que na pós-graduação, a internacionalização está presente desde suas primeiras iniciativas no Brasil, na qual a capacitação dos profissionais era realizada no exterior. Conclui-se por fim, que a internacionalização deve está voltada para a formação profissional, acadêmica e integral dos sujeitos com fim de estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico, tecnológico e do pensamento reflexivo.Tese A ação pública dos organismos internacionais e nacionais para as mudanças do SINAES em 2017: revelando coalizões(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-19) Macedo, Marconi Neves; Araújo, Maria Arlete Duarte de; ; ; http://lattes.cnpq.br/0789522884294004; Castro, Alda Maria Duarte Araújo; ; Coelho, Fernando de Souza; ; Alloufa, Jomaria Mata de Lima; ; Oliveira, João Ferreira de;O objetivo da Tese é compreender como a ação pública dos atores nacionais envolvidos com a educação superior, influenciados por organismos internacionais e articulados em coalizões políticas a partir de suas crenças e representações e por meio do uso do conhecimento técnico como recurso político, contribuiu para uma significativa reforma institucional do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) em 2017. Utilizou-se um modelo analítico concebido a partir da conjugação de elementos dos modelos do Pentágono das Políticas Públicas (PPP) e do Advocacy Coalition Framework (ACF) da abordagem sociológica de análise das políticas públicas. A análise dos dados foi feita a partir de documentação oficial dos principais atores identificados no subsistema de política pública de avaliação da educação superior de graduação brasileira, privilegiando os quadros de análise cognitiva e normativa. O quadro cognitivo para identificar as crenças dos atores a partir de suas representações e revelar coalizões, e o quadro normativo para evidenciar o processo de interação entre esses atores de modo a conformar as regras institucionais aos seus interesses, como resultado da sua ação pública. Após o exame dos dados, o modelo analítico utilizado evidenciou como a política pública de avaliação da educação superior de graduação está inserida em um ambiente neocorporativista no qual as instâncias estatais funcionam como arena de mediação dos interesses divergentes de múltiplos atores e permitiu compreender como atuaram as coalizões políticas defensoras da educação como um direito e educação como mercadoria no processo de reformulação do SINAES. Desse modo, esta Tese conclui pela internalização de diretrizes sobre a avaliação de educação superior oriundas de organismos internacionais na reforma do SINAES, em 2017, e que as mudanças foram decorrentes da ação pública da coalizão de atores essencialmente privados, defensores da educação como mercadoria, que souberam se articular politicamente, usar o conhecimento técnico como recurso de poder e influenciar a agenda de decisões do Ministério da Educação de modo a prevalecer seus interesses, em especial nas modificações que facilitam o credenciamento e o recredenciamento de IES privadas, desembaraçam transferências de mantença e desoneram os investimentos com o corpo docente e o acervo bibliográfico.Artigo Administração gerencial: a nova configuração da gestão da educação na América Latina(2008) Castro, Alda Maria Duarte AraújoO artigo analisa a configuração que a gestão educacional vem assumindo na América Latina. Argumenta que recomendações do Projeto Principal de Educação (PPE) e do Projeto Regional de Educação para a América Latina e o Caribe (PRELAC-2002) influenciaram a gestão educacional através das propostas de modernidade e de superação de paradigmas centralizadores. A avaliação dessas experiências revela uma crescente opção pela gestão descentralizada e a criação de espaços institucionais para mediar as relações entre Estado e sociedade civil, adotando práticas de gestão pública mais afeitas ao modelo gerencial das empresas privadasTese A análise dos egressos do curso de direito do Centro Universitário Estácio Ceará (Grupo Yduqs) no exame de ordem entre os anos de 2015 e 2022: expansão do acesso ou inclusão ilusória?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-20) Acipreste Sobrinho, Djamiro Ferreira; Sousa, Andreia da Silva Quintanilha; http://lattes.cnpq.br/9086814725183565; https://orcid.org/0000-0003-4559-1126; http://lattes.cnpq.br/8138176681043938; Castro, Alda Maria Duarte Araújo; http://lattes.cnpq.br/1267050454995209; Santos, Kildo Adevair dos; Carvalho, Cristina Helena Almeida de; Teixeira, Ricardo Antônio GonçalvesEsta tese analisa a expansão dos cursos de bacharelado em Direito no Brasil com foco em especial no número de vagas abertas no Centro Universitário Estácio do Ceará – Yduqs/B3/Brasil, expansão que se insere no contexto da racionalidade neoliberal e financeirização das IES privadas do ensino superior. Partimos dos seguintes questionamentos: quais são os quadros normativos e cognitivos que resultam na expansão dos bacharelados em Direito nas IES privado-mercantis, precisamente o grupo Yduqs/B3/Brasil, no Ceará? Qual o perfil dos egressos desses cursos e quais são os resultados alcançados no Exame de Ordem entre 2015 e 2022? Como tese oferecemos que o curso de bacharelado em Direito ofertado pelo Centro Universitário Estácio do Ceará – Yduqs/B3/Brasil não permite aos formandos a aprovação no Exame de Ordem porque se trata de “inclusão ilusória”, pois ao finalizarem o curso os egressos não têm acesso à carreira da advocacia privada devido à baixa aprovação no Exame de Ordem. O objetivo geral é analisar o quadro normativo e cognitivo das políticas de expansão da educação superior privado-mercantil (Centro Universitário Estácio do Ceará – Yduqs/B3/Brasil) e o acesso dos egressos do curso de Direito na advocacia privada, entre os anos de 2015 e 2022, sendo que o percurso metodológico sob a episteme crítico-dialética, a partir do conceito gramsciano de Estado ampliado, sociedade política, sociedade civil, Aparelhos Privados de Hegemonia empresarial (Gramsci, 2017a; 2017b) com a aproximação entre as Abordagens Cognitivas de Políticas Públicas, tomando como referencial teórico Muller e Surel (2002), Dardot; Laval (2016) e Brettas (2020). A tese está dividida em seis capítulos da seguinte forma: i) capítulo introdutório-metodológico apresentando justificativa, forma, episteme; ii) a racionalidade neoliberal e o papel do Estado; iii) o quadro cognitivo da governamentalidade neoliberal e o quadro normativo como produto: a cooptação do ensino superior à lógica de mercado; iv) os quadros normativos e cognitivos do setor educacional privado-mercantil para o ensino jurídico no Ceará; v) o campus do curso de Direito do Centro Universitário Estácio do Ceará e a relação com o Exame de Ordem – 2015/2022; e vi) as bases da inclusão ilusória como expropriação do futuro na busca da profissionalização na área do direito aos egressos do bacharelado em Direito na Estácio Ceará. Após a análise dos egressos do curso de Direito do Centro Universitário Estácio do Ceará nos resultados de 21 Exames de Ordem, de 2015 a 2022, conclui-se que o processo de formação em Direito na instituição não oferece ao egresso habilidades e competência para aprovação no referido exame, ficando abaixo da já baixa média nacional. A proporção de quase um aprovado para cinco inscritos no Exame da Ordem denota que o prometido pela IES, desenvolvem as habilidades necessárias ao exercício profissional, articulando o conhecimento fundado nos princípios, na doutrina, no ordenamento jurídico vigente e na jurisprudência, [...] Por fim, o projeto objetiva a criação de oportunidades para a prática do exercício da profissão, o que parece não estar sendo cumprido, uma vez que os formandos sequer são aprovados no exame de admissão à atividade jurídica privada.Tese Avaliação e regulação da educação superior: intenções e tensões na proposta de criação do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (INSAES)(2019-02-18) Lopes, Pedro Isaac Ximenes; Castro, Alda Maria Duarte Araújo; ; ; Sousa, Andreia da Silva Quintanilha; ; Cabral Neto, Antonio; ; Guedes, Gilmar Barbosa; ; Rothem, José Carlos; ; Silva, José Moisés Nunes da; ; Oliveira, João Ferreira de;O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a construção da proposta de criação do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (INSAES), investigando as intenções e as tensões nos debates ocorridos na Câmara dos Deputados acerca da avaliação, regulação, supervisão e acreditação da educação superior no Brasil. O referencial teórico e metodológico foi construído a partir das contribuições do materialismo dialético, sob a articulação das categorias da totalidade, da contradição e da mediação. Quanto aos procedimentos técnicoinstrumentais, foram realizadas entrevistas exploratórias com cinco sujeitos situados em contextos institucionais envolvidos no debate, além da análise dos discursos presentes nos documentos produzidos na Câmara dos Deputados durante a tramitação da matéria, fazendo uso do software MAXQDA na organização e análise dos dados. O movimento expositivo da pesquisa partiu das determinações e relações diversas ao concreto pensado, com o intuito de representar o fenômeno estudado no seu lugar histórico. Constatamos que o INSAES evidencia similitudes com o formato de agência reguladora, já vigente em outros setores econômicos e sociais, fruto da Reforma do Estado brasileiro, desencadeada especialmente a partir dos anos 1990. O Projeto de Lei (PL) nº 4.372/2012, propondo o INSAES, compunha o programa desenvolvimentista do Governo Dilma Rousseff. Este concebia o capitalismo baseado em uma economia de mercado planejada e administrada pelo Estado, que passa a investir em sua capacidade gerencial, sem romper com a hegemonia do grande capital e, consequentemente, sem obstaculizar a privatização da expansão da educação superior e sem promover a sua estatização. A Câmara dos Deputados foi o lócus de concretude dos embates decisórios e tensões, evidenciando o conflito de interesses acerca do modelo de educação superior e projeto de sociedade em disputa. Defensores da educação enquanto bem público eram favoráveis ao Projeto, embora o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) tenham demonstrado preocupações com a possibilidade de secundarização e desmonte da avaliação já desenvolvida no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Ganhou destaque, porém, a atuação do bloco de oposição ao PL, composto precipuamente pela bancada de parlamentares e entidades representativas associadas ao setor privado-mercantil. De um modo geral, as emendas alinhadas ao setor privado reivindicaram a supressão da supervisão e da necessidade de autorização prévia para transações entre as empresas educacionais (fusão, aquisição, incorporação e outras). A pressão fez com que o Governo cedesse, reduzindo valores de taxas e multas e garantindo a participação do segmento privado nas instâncias colegiadas. Contudo, a crise capitalista brasileira e, sobretudo, a crise da forma política, instalada entre os Poderes Legislativo e Executivo, fez com que a coalização multipartidária, liderada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), se desagregasse, retirando o Projeto INSAES da agenda pública, não por questões de mérito, mas sim por decisão política. Concluímos que a desregulação da oferta aprofunda a precarização nas condições de ensino, pesquisa e extensão, impedindo o efetivo direito social à educação e contribuindo para uma maior mercantilização da educação superior.Dissertação As condições do trabalho docente: um estudo em escolas da rede municipal de Currais Novos-RN (2009 a 2012)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-07) Brito, Fabiana Erica de; Castro, Alda Maria Duarte Araújo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771492U8189; ; http://lattes.cnpq.br/5319869538210325; Souza, Antônio Lisboa Leitão de; ; http://lattes.cnpq.br/8288392835017165; Garcia, Luciane Terra dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/2546503141542893; Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento; ; http://lattes.cnpq.br/5187018279016366O estudo denominado As condições do trabalho docente: um estudo em escolas da rede municipal de Currais Novos-RN (2009 - 2012) tem como objetivo analisar a configuração do trabalho docente em escolas da rede Municipal de Currais Novos-RN, entre os anos de 2009 2012, considerando as dimensões da infraestrutura, da formação inicial e continuada e da intensificação e precarização do trabalho docente, no contexto das reformas educacionais da década de 1990. Parte do pressuposto que o trabalho docente é parte constitutiva da sociedade capitalista tendo sido redimensionado a partir das novas exigências postas pelo mundo do trabalho. Para realização da pesquisa foram considerado os dados da pesquisa survey denominada Trabalho Docente na Educação básica no Brasil, ( 2009 - 2010), realizada em sete estados brasileiros sendo eles: Pará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Espírito Santo. Especificamente para o aprofundamento desse estudo foram selecionadas escolas no município de Currais Novos nas quais foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 12 professores (regentes de sala de aula) do referido município. A pesquisa se insere em uma abordagem de cunho qualitativo e quantitativo e os instrumentos de pesquisa adotados foram: pesquisa documental, revisão bibliográfica, entrevistas e o questionário. A análise dos dados nos permite inferir que o trabalho docente dos professores dos estados que participaram da pesquisa vem sofrendo a influência das mudanças no mundo do trabalho e das reformas educacionais e tem assumindo características como a flexibilização, precarização e intensificação e essa tendência também está presente nas escolas que foram pesquisadas no município de Currais Novos. No que se refere às condições dos professores de sala de aula, esses indícios são mais acentuados, tendo em vista que tiveram suas funções e competências ampliadas para além da sala de aula. Os dados evidenciam ainda que, de modo geral, as condições de trabalho dos docentes em âmbito nacional, estadual e local são deficitárias e heterogêneas, aprofundando cada vez a distância entre unidades escolares e redes de ensino. Dessa forma, é importante que sejam implementadas políticas públicas que valorizem o trabalhador docente e melhorem suas condições de trabalho em todas as dimensões que interferem diretamente no seu trabalhoDissertação Conselho de Escola: cenários e desafios de uma escola pública de Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-01-28) Santos, Kelly Cristina Batista dos; Cabral Neto, Antônio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763455J6; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765999P6; Nascimento, Ilma Vieira do; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767029J6; Castro, Alda Maria Duarte Araújo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771492U8189; França, Magna; ; http://lattes.cnpq.br/1964589133589645Este trabalho dissertativo estuda o Conselho Diretor, instituído no ano de 1995, nas escolas públicas do Rio Grande do Norte. Objetiva analisar se a criação desse colegiado na Escola Estadual Berilo Wanderley contribui para efetivar a participação dos segmentos escolares, democratizando a tomada de decisão no interior da instituição. A presente pesquisa se configura como um estudo de caso com informações coletadas junto aos representantes do Conselho por meio de entrevistas semi-estruturadas. Também foram essenciais, na investigação, as conversas informais e as observações diretas registradas em um diário de campo. Para a análise dos dados, contemplamos as seguintes dimensões do objeto: o processo de institucionalização do Conselho na Escola Estadual Berilo Wanderley; a forma de inserção dos representantes no colegiado; a participação dos membros nas decisões do Conselho; o papel do Conselho na gestão da escola e o Conselho como espaço de democratização. Baseado nas informações teóricas e empíricas que dispusemos, procuramos identificar os limites e possibilidades da atuação do Conselho em uma escola pública estadual. Os resultados da pesquisa indicam que a institucionalização do Conselho Diretor na Escola Estadual Berilo Wanderley apresenta limites para concretizar uma efetiva participação da comunidade escolar nas decisões essenciais ao funcionamento da escola. Também foi possível sublinhar a fragilidade de uma compreensão por parte da comunidade escolar, das potencialidades que tem o Conselho no processo de democratização da escola, traduzidas na discrepância entre o dizer e o fazer dos conselheiros. Pode-se pontuar que o Conselho na escola existe apenas para corresponder a uma diretriz da política educacional, com um papel pouco significativo, sem corresponder às possibilidades democratizantes da participação colegiada. Apesar de todas as debilidades constatadas na experiência do Conselho Diretor da Escola Estadual Berilo Wanderley, cabe realçar que a participação dos atores, por mais limitada que seja, representa algo de novo no cenário da escola. Nesse sentido destacamos a importância de investir no aperfeiçoamento do papel do Conselho, porque ele pode se constituir em um espaço educativo para a construção de práticas democráticas no âmbito da escolaDissertação Os conselhos escolares no contexto do PAR (2007-2011): um estudo no município de Riachuelo/RN(2017-07-28) Santos, Gerlane da Silva Avelino; Castro, Alda Maria Duarte Araújo; ; ; Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento; ; Guedes, Gilmar Barbosa; ; Barbalho, Maria Goretti Cabral; ; Araújo, Sueldes de;Este estudo é um recorte da pesquisa nacional intitulada “Avaliação do Plano de Ações Articuladas: um estudo nos municípios do Rio Grande do Norte, Pará e Minas Gerais, no período de 2007 a 2012” e analisa a implantação dos Conselhos Escolares no município de Riachuelo/RN tomando como referência as ações e estratégias previstas em seu Plano de Ações Articuladas (PAR), no período de 2007 a 2011. Parte do pressuposto que a viabilização da gestão democrática da educação é dificultada, entre outros motivos, pela ambiguidade existente entre os fundamentos da gestão praticada pelos órgãos formuladores da política educacional e as suas proposições para a sistematização das redes públicas de ensino de estados e municípios. O PAR, como instrumento de planejamento, procurou sistematizar: a gestão educacional; a formação de professores e de profissionais de serviço e apoio escolar; as práticas pedagógicas e avaliação; e a infraestrutura física e os recursos pedagógicos. Este trabalho destaca a área da gestão da educação, mais especificamente, a da gestão democrática da educação tomando como eixo norteador a análise da implantação dos Conselhos Escolares no município de Riachuelo/RN a partir do indicador “Existência e funcionamento de Conselhos Escolares”. Para a realização da pesquisa, toma por base o referencial teórico histórico dialético e utiliza a abordagem de pesquisa qualitativa. O trabalho evidencia que houve uma evolução na situação do município no que se refere à implantação dos Conselhos Escolares quando se compara o período estudado de 2007-2011 com o PAR (2011-2014). Evidencia uma ação indutiva da equipe da Secretaria de Educação, no sentido de mobilização das escolas para implantação de Conselhos Escolares, porém, de forma muito tímida. Esse fato, aliado à cultura de centralidade decisória por parte do gestor municipal, dificulta, no município, a implementação dos Conselhos Escolares como mecanismos de fortalecimento de participação e decisão coletiva, que possibilitam a democratização do processo educativo.Artigo Contratualização no ensino superior: um estudo à luz da nova gestão pública(2014) Castro, Alda Maria Duarte Araújo; Pereira, Raphael Lacerda de AlencarO artigo discute as novas formas de gerenciamento das políticas educacionais para o ensino superior, com foco no contrato de gestão adotado pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (Reuni). Parte do pressuposto de que a análise das políticas educacionais deve considerar o contexto histórico em quem elas são concebidas e implementadas e que, na atualidade, foram marcadas por mudanças sociopolíticas e tecnológicas, gerando reformas nos Estados nacionais com repercussões no campo educacional. Trata-se de um estudo bibliográfico e documental que faz uma leitura contextualizada da temática. Os estudos mostram que a adoção de um novo modelo de gestão, baseado nos marcos teóricos da nova gestão pública, com princípios empresariais, trouxe uma nova configuração para o gerenciamento das universidades públicas, sendo o contrato de gestão o principal instrumento de operacionalização. O programa Reuni, ao adotar um modelo de organização fundamentado nesse paradigma, centrado na eficiência e na eficácia dos serviços, mudou a forma organizativa das universidades, que passaram a priorizar a relação de ‘quase-mercado’ em detrimento de sua função social e da preocupação com a formação para a cidadaniaTese Da leitura da poesia à poesia da leitura: a contribuição da poesia para o Ensino Médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-06-28) Tavares, Diva Sueli Silva; Amarilha, Marly; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787000J8; ; http://lattes.cnpq.br/5509672623926725; Alves, José Helder Pinheiro; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794120A3; Cordeiro, Verbena Maria Rocha; ; http://lattes.cnpq.br/5937164469313528; Castro, Alda Maria Duarte Araújo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771492U8189; Andrade, érika dos Reis Gusmão de; ; http://lattes.cnpq.br/0778953049451033A poesia ocupa, no cotidiano escolar, um espaço reduzido, relegada, na maioria das vezes, a datas comemorativas do calendário escolar, ou, quando muito, o texto poético é usado como pretexto para o estudo de gramática e do vocabulário. Tem como objetivo mostrar a contribuição do ensino de poesia no Ensino Médio, para a formação sociolingüística, cognitiva e afetiva dos alunos. Além disso, tentará desmistificar o conceito de que é impossível ler literatura com adolescentes e, em particular, poesia, com alunos nesse nível de ensino. Pretende apresentar alternativas para se trabalhar adequadamente a leitura de poesias em salas de aula, por meio de estratégias de leitura de literatura bem mais producentes, como as que promovem o encontro entre o leitor e o texto. Para tanto, realizamos um experimento, numa escola pública do estado do Rio Grande do Norte, no município de Natal, com alunos adolescentes com faixa etária entre 14 e 18 anos. O experimento consistiu de doze aulas de leituras de poesia. Foram utilizados, como instrumentos de coleta de dados, entrevistas, diário de sala de aula e questionários. O referencial teórico adotado compreende bibliografia referente aos estudos da estética da recepção e da cooperação interpretativa, conforme os formulam Jauss (1979), Iser (1996) e Eco (2002); a concepção de leitor e o processo de leitura segundo Smith (1989); o sóciointeracionismo de Vigotski (1999; 2000); a mediação (leitura por andaime ou scaffolding), de Graves e Graves (1995); a psicologia da adolescência de Becker (1999), Carvajal (2001) e Gutierra (2003). Os resultados apontam para a importância da presença do mediador na formação do leitor, uma vez que além de contribuir e potencializar a interação entre o texto e o leitor, intensifica a adesão dos alunos nas atividades propostas. Na experiência de vivenciar a poesia na sala de aula com os adolescentes sujeitos desta pesquisa, evidenciou-se a assertiva de que, apesar de complexo, é possível, sim, um trabalho com a poesia no Ensino MédioArtigo Do papel atribuído ao papel exercido: a política de formação continuada de alfabetizadores em municípios cearenses(2016) Rabelo, Clotenir Damasceno; Castro, Alda Maria Duarte AraújoEste artigo aborda o papel exercido pelos municípios nas políticas de formação continuada de alfabetizadores. Trata-se de uma pesquisa realizada em Municípios cearenses, tendo como recorte contextual o período de 2003 a 2006. O exame traz a noção de relações intergovernamentais e mecanismos cooperativos como ferramentas teórico-centrais e, por meio de etapas inter-relacionadas de análise bibliográfica e documental e de trabalho de campo, procede a análise da inter-relação das políticas municipais e as políticas elaboradas pelo Governo Federal e/ou Estadual para a formação continuada de alfabetizadores. A pesquisa revela que, no plano das realidades pesquisadas, cuidar das políticas de formação continuada dos alfabetizadores não é papel municipal exclusivo, mas competência comum aos entes federados, no âmbito do federalismo cooperativo brasileiro.Tese Estágio Supervisionado na formação de professores em serviço dos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-11-23) Honório, Mirtes Gonçalves; Queiroz, Maria Aparecida de; ; http://lattes.cnpq.br/0642511546307992; ; http://lattes.cnpq.br/7716577944700509; Mendes, Bárbara Maria de Macedo; ; Melo, Maria Alice; ; http://lattes.cnpq.br/8175989249772475; Castro, Alda Maria Duarte Araújo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771492U8189; Ferreira, Maria Salonilde; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787859Y0; Garcia, Luciane Terra dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/2546503141542893Este relatório tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa sobre as possibilidades e os limites de o Estágio Supervisionado em um curso de Formação de Professores em Serviço dos anos iniciais do ensino fundamental realizado por meio de convênio entre a Universidade Federal do Piauí e a Prefeitura Municipal de Teresina (Pi) UFPI/PMT, oferecer subsídios a práticas pedagógicas que contemplem a realidade dos alunos que vivem, trabalham e/ou estudam em escolas localizadas no meio rural. A investigação fundamenta-se em uma abordagem teórico-metodológica que situa o objeto de estudo na perspectiva crítica e utilizando como procedimentos: pesquisa bibliográfica, análise documental, entrevista semiestruturada e registro fotográfico. Constituíram sujeitos da pesquisa 10 (dez) professores egressos do curso promovido pela UFPI concluintes em 2006 e que desenvolvem atividades docentes em escolas situadas no meio rural no município de Teresina-PI, 2 (duas) professoras supervisoras de estágio da UFPI e a coordenadora do curso. A análise do objeto evidenciou que, historicamente, as políticas educacionais modificaram-se, mas não aconteceram rupturas nos padrões tradicionais de formação de professores, o suficiente, principalmente nas propostas curriculares, em face das mudanças requeridas pela sociedade informacional e global. Constatamos, ainda, que, no Estágio Supervisionado, o processo de reflexão crítica sobre a prática pedagógica foi viabilizado, parcialmente, e suscitou a reconstrução de saberes específicos ao fazer pedagógico de modo a conduzir o processo ensino-aprendizagem articulando diferentes realidades do ensino fundamental e enfrentando situações decorrentes de práticas conservadoras em relação ao ensino no meio rural. Contribuiu, portanto, esse componente curricular para redimensionar, em parte, a ação pedagógica dos(as) professores(as) egressos(as). Acena, também, a pesquisa para estudos similares na perspectiva de superar o modelo atual de formação de professores que não corresponde aos reclamos da sociedade em mudanças e à crise do capital, com repercussões imensuráveis no mundo do trabalho. A contemporaneidade reclama por uma Universidade que forme profissionais capazes de conduzir os destinos da sociedade, sendo que a formação de professores é uma demanda política e social sobre a qual é corresponsávelTese Um estudo da expansão da educação superior no IFPB: desafios institucionais e alcance social(2019-11-28) Araújo, Maize Sousa Virgolino de; Cabral Neto, Antonio; ; ; Castro, Alda Maria Duarte Araújo; ; Araújo, Edineide Jezini Mesquita; ; França, Magna; ; Azevedo, Márcio Adriano de; ; Barbalho, Maria Goretti Cabral; ; Rodrigues, Melânia Mendonça;O estudo teve por objetivo analisar o processo de expansão da Educação Superior no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), situando-o no contexto da política educacional brasileira para esse nível de ensino, no período de 2008 a 2015, investigando os desafios enfrentados pela instituição para viabilizar esse processo de expansão e a sua contribuição social. O referencial teórico e metodológico foi construído a partir das contribuições do materialismo histórico-dialético, sob a articulação das categorias da totalidade, da contradição e da mediação. Quanto aos procedimentos técnico-instrumentais, foram utilizadas a revisão bibliográfica sobre o tema, a análise documental, os dados secundários divulgados pelo Ministério da Educação-MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Inep (sinopse estatística do ensino superior) e 27 entrevistas semiestruturadas com os docentes e gestores dos campi de João Pessoa, Sousa, Cajazeiras e Campina Grande. A tabulação e a organização dos dados foram realizadas com o auxílio do Software Iramuteq. O movimento expositivo e analítico desta pesquisa considerou o contexto macro das mudanças nas políticas educacionais – notadamente, da expansão da Educação Superior no Brasil iniciada na metade da década de 1990 – e de suas consequências para um movimento de expansão desse nível de ensino aos moldes do novo modelo do estado brasileiro, reestruturado em 1995, cujas características neoliberais redimensionaram a sua atuação, atribuindo-lhe forte papel regulador que impactou no processo de expansão da Educação Superior. Como parte desse contexto e das políticas traçadas pelo governo federal para a expansão desse nível de ensino, foi aprofundado o estudo sobre a expansão da Educação Superior nos Institutos Federais de Educação, criados em 2008, por meio da lei de nº 11.892/2008 que os equipara, quanto à oferta dos cursos superiores, às universidades federais. As análises sobre a expansão supracitada, de forma específica no IFPB, objeto desta tese, evidenciaram que esse crescimento esteve articulado à ampliação e interiorização de seus campi em todo o estado da Paraíba e foi fator histórico, tanto por sua expansão em número de campi, como pela oferta de cursos de graduação, possibilitando o acesso à Educação Superior de 11.994 alunos. A expansão dos cursos seguiu em média uma série de ofertas entre um e dois cursos anuais por campus ofertante, com destaque para a prevalência de serem, em sua maioria, na modalidade presencial, com maior oferta de cursos de tecnólogos, com um percentual de 57,9%. A expansão e reestruturação foram descritas pelos entrevistados como extremamente importantes, pela oportunidade de acesso a esse nível de ensino a alunos tanto da capital quanto do interior, embora também caracterizadas como desafiantes pelas condições estruturais e de pessoal exigidos em tempo muito curto e pelo desafio de construir uma nova identidade como instituição de Educação Superior. Os principais desafios destacados foram: a necessidade de estrutura física como fator recorrente em 75% dos campi pesquisados, a preocupação com a inclusão de alunos com necessidades específicas em relação aos conteúdos ministrados em sala de aula, notadamente, para as disciplinas técnicas, e a necessidade de maior oferta interna de formação pedagógica aos professores para atender às novas e específicas características dos alunos. O alcance social foi destacado com maior evidência quanto ao acesso, compreendido como oportunidade única a muitos alunos, principalmente, os oriundos de famílias carentes de recursos financeiros. O desenvolvimento da localidade de implantação dos campi também foi um fator social por proporcionar desenvolvimento local e geográfico e, por fim, a oportunidade de emprego e renda também foi referenciada em muitas das falas dos entrevistados. Desse modo, concluímos com a afirmação da tese de que a expansão da Educação Superior no IFPB, embora repleta de desafios, constitui-se em uma dimensão social ao proporcionar acesso, desenvolvimento geográfico e qualificação para o mundo do trabalho, fatores que colaboram para mudanças sociais.Tese Evasão no curso de Ciências Contábeis da UFRN: perfil e trajetória acadêmica dos estudantes evadidos e a sua relação com os processos seletivos (Vestibular e SiSU)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-24) Carvalho, Daniele da Rocha; Castro, Alda Maria Duarte Araújo; http://lattes.cnpq.br/1267050454995209; http://lattes.cnpq.br/9834051845715231; Queiroz, Maria Aparecida de; http://lattes.cnpq.br/0642511546307992; Cabral Neto, Antônio; http://lattes.cnpq.br/2272273005907974; Sampaio, Raquel Menezes Bezerra; Oliveira, João Ferreira de; Leal, Edvalda Araújo; Farias, Maria da Salete Barboza deAs mudanças ocorridas na sociedade a partir da segunda metade do século XX vêm demandando diversas transformações nos campos social, econômico e político. Em decorrência da globalização e do desenvolvimento das tecnologias da comunicação e da informação, a sociedade atual, “denominada sociedade do conhecimento”, passou a exigir uma nova geração de trabalhadores com novos padrões de competência, havendo necessidade de transformações no sistema de ensino superior. As políticas neoliberais para a educação, implementadas no Brasil desde a década 1990, com foco na redução dos recursos para a educação priorizaram a expansão em instituições privadas e diversificadas, o que proporcionou a massificação do ensino superior, tranzendo diversos problemas, entre os quais o aumento no índice de evasão e o prolongamento da permanência no curso. Esses problemas vêm se agravando a partir dos anos 2000, devido à mudança do processo seletivo para ingresso nas Instituições de Ensino Superior (IES). Nesse contexto, para flexibilizarem o ingresso na educação superior, as políticas educacionais brasileiras diversificaram as formas de ingresso, incluindo o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) que veio substituir o processo de ingresso nas IFES a partir de 2010, passando a utilizar o mecanismo de ajustamento de vagas nos cursos de graduação. O objetivo geral da Tese foi analisar as mudanças ocorridas no perfil e na trajetória dos estudantes evadidos do curso de Ciências Contábeis, estabelecendo relação com a forma de ingresso na UFRN, vestibular (2013.1) e ENEM/SiSU (2013.2). O referencial teórico-metodológico utilizou-se de uma abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos e técnicas de coleta de dados, foram utilizadas a análise documental e a aplicação de questionários a todos os evadidos do Curso de Ciências Contábeis da UFRN que ingressaram em 2013. Para complementar as informações, foram utilizadas entrevistas com uma amostra não probabilística composta por estudantes evadidos ingressantes pelos dois processos seletivos. Para análises dos dados, foram elaboradas séries históricas utilizando-se de dados quantitativos e análise de conteúdo para uma melhor compreensão das entrevistas dos sujeitos. Constatamos que a quantidade de estudantes evadidos no período do processo seletivo vestibular (2013.1) foi de 28 estudantes, enquanto no período do processo seletivo ENEM/SiSU (2013.2) foi de 51 estudantes, resultando num aumento de 82,14% quando comparados os dois períodos. Houve também uma alteração no perfil dos evadidos, que apresentou um aumento no percentual de alunos solteiros, bem como um aumento considerável de evadidos do gênero feminino. Outra característica a ser ressaltada na mudança do processo é que os evadidos que ingressaram pelo ENEM/SiSU, já eram graduados ou já eram alunos de outros cursos quando ingressaram no curso de Ciências Contábeis na UFRN. No que se refere ao ENEM/SiSU, a mobilidade passou a ser um fator que vem contribuindo com a evasão. Ocorreu um acréscimo no percentual de evadidos, tanto entre os cotistas, quanto entre os de ampla concorrência, influenciado pelo próprio contexto socioeconômico do estudante e pela nota obtida no ENEM. Ainda ficou evidente no estudo que os fatores que mais influenciaram na trajetória dos alunos evadidos que ingressaram pelo ENEM/SiSU foram os problemas associados ao processo de ensino-aprendizagem, as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores, a não adaptação ao curso e a aspiração por outro curso, enquanto os motivos que mais influenciaram os evadidos ingressantes pelo vestibular foi a necessidade de trabalhar, tempo para conciliar estudo e trabalho, mobilidade, entre outros. Por fim conclui-se que há a necessidade de se rever a política de funcionamento do ENEM/SiSU, quanto à escolha do curso, garantindo uma melhor adequação entre os interesses dos alunos e a escolha da profissão.Artigo A expansão da pós-graduação em cenários de globalização: recortes da situação brasileira(2013) Cabral Neto, Antonio; Castro, Alda Maria Duarte AraújoO artigo analisa o processo de globalização no contexto das inovações tecnológicas e suas repercussões no campo da educação. Discute a centralidade da produção do conhecimento para a competitividade das nações e o papel que a pós-graduação exerce enquanto lócus privilegiado de sua produção. Analisa a expansão desse nível educacional, no Brasil, nas últimas décadas, tomando por base os dados do GeoCapes. Conclui-se que a pósgraduação, nesse contexto de globalização, assume importância fulcral, constituindo-se em um espaço essencial e estratégico de formação de pesquisadores que desempenham papel basal na produção de conhecimentos e no desenvolvimento de novas tecnologias. Nesse contexto, o Brasil vem ampliando o seu quadro de pesquisadores, o que pode ser constatado pela expansão dos cursos, das matrículas e do número de titulados.Tese Expansão e interiorização da pós-graduação stricto sensu da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte: avanços, limites e contradições(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-03) Lobo, Gilneide Maria de Oliveira; Castro, Alda Maria Duarte Araújo; http://lattes.cnpq.br/1267050454995209; http://lattes.cnpq.br/1971013039276533; Cabral Neto, Antônio; http://lattes.cnpq.br/2272273005907974; Guedes, Gilmar Barbosa; Barbalho, Maria Goretti Cabral; Oliveira, João Ferreira de; Andrade, Maria Edgleuma de; Souza, Allan SolanoEste estudo objetiva analisar o processo de expansão e interiorização da pós-graduação stricto sensu da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) no período de 2008 a 2018, situando-o no contexto da política nacional de pós-graduação e identificando os fatores de ordem institucional, econômica e política que foram determinantes para essa expansão. Partese da premissa de que, no âmbito do processo de globalização e da reestruturação produtiva, a educação, em todos os seus níveis, passou a ser vista como vetor de desenvolvimento econômico e como fundamental para a inserção dos países no mundo globalizado. Nesse contexto, por ser considerada o lócus da produção do conhecimento, a pós-graduação assumiu papel central nas agendas governamentais de alguns países. No Brasil, na década de 1990, foi implementada uma reforma no Estado com vistas a atender às novas exigências do capitalismo, cuja base técnica assumia, em nível mundial, o paradigma da flexibilização, que, por sua vez, tinha como escopo o acúmulo do capital. Em decorrência disso, influenciadas por organismos internacionais, as diretrizes educacionais para a educação superior tornaram-se mais flexíveis por meio da diversificação e diferenciação das instituições e da oferta de cursos, com repercussões em todas as universidades públicas. Dessa forma, assume-se como tese que a política de expansão e interiorização da pós-graduação stricto sensu da UERN vem sendo implementada mediante estratégias diversificadas, como a capacitação docente, a consolidação dos grupos de pesquisa e as parcerias públicas. Todavia, a instituição apresenta limites e contradições internas e externas que influenciam a consolidação da pós-graduação. Como enquadramento teórico-metodológico do estudo utilizou-se o materialismo histórico-dialético, que busca desvelar a realidade na perspectiva da totalidade, por meio de suas múltiplas determinações. Como procedimentos técnicos foram utilizadas a revisão bibliográfica, a análise documental, a análise de dados estatísticos e entrevistas semiestruturadas. Os resultados desta pesquisa evidenciam que houve uma expansão significativa de cursos e programas de pósgraduação na UERN, expansão essa que ocorreu para além do município sede da instituição, chegando a outras localidades do Estado do RN e promovendo a interiorização da pósgraduação. Registra-se, no entanto, uma grande expansão dos mestrados acadêmicos e uma grande concentração de programas classificados como conceito 3 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mesmo nessas condições, a pósgraduação no âmbito da UERN contribuiu para a consolidação da instituição enquanto universidade que articula o tripé “pesquisa, ensino e extensão” com a formação de mestres e doutores em diferentes áreas do conhecimento, além de contribuir com a melhoria de aspectos sociais nas regiões onde está localizada com a promoção da interiorização desse nível de ensino no Estado.TCC Expansão e internacionalização da Pós-Graduação no Brasil e sua articulação com o Plano Nacional de Educação (2014-2024): um estudo da mobilidade acadêmica no exterior (2014-2018)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-07) Araújo, Mateus Sousa; Castro, Alda Maria Duarte Araújo; Castro, Alda Maria Duarte de Araújo; Barbalho, Maria Goretti Cabral; Franco, Maria Wanessa do Nascimento BarbosaO presente trabalho tem por finalidade analisar a expansão e internacionalização da pós- graduação no Brasil no período de 2014 a 2018, e evidenciar a sua articulação com o Plano Nacional de Educação (2014-2024). Os estudos partem da premissa de que as novas exigências para educação superior e para uma melhor qualificação profissional acarretasse no reordenamento das políticas implementadas na Pós-Graduação brasileira, que passaram a ter como objetivo a sua expansão e a sua internacionalização como forma dos países se inserirem no mundo globalizado. Essas políticas foram desenvolvidas em articulação com Plano Nacional de Educação (2014 -2024), que estabeleceu metas e estratégias para o acompanhamento das ações implementadas. Para realização do estudo tomou-se como referência as estratégias e metas estabelecidas para a internacionalização da educação pelo PNE (2014-2024), e a distribuição das bolsas de mobilidade acadêmica (discentes e docentes) no Brasil. Como referencial teórico, a pesquisa foi desenvolvida pelo método do materialismo histórico-dialético, e procurou explicitar as categorias da totalidade e da mediação. Como orientação do percurso metodológico da investigação, utilizou-se a análise documental, estudo bibliográfico e a elaboração de séries estatísticas a partir dos dados disponibilizados pelo Sistema de Informações - Georreferenciadas (GEOCAPES), como também do Observatório do PNE (OPNE). Os dados mostram que houve crescimento expressivo da pós-graduação brasileira no período estudado, que pode ser traduzido no aumento do número de cursos e de matrículas. Quanto à internacionalização da pós-graduação, apesar de ter havido um crescimento significativo de bolsas de estudo para o exterior provenientes de programas adotados pelo governo brasileiro como uma das estratégias de se inserir no mundo globalizado por meio da internacionalização, elas não são suficientes para atender a demanda da pós-graduação e nem para alcançar a metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (2014-2024), necessitando, para isso, de um maior investimento institucional.Artigo Federalismo e educação no Brasil: subsídios para o debate(2014) Neto, Antônio Cabral; Castro, Alda Maria Duarte Araújo; Barbalho, Maria Goretti CabralEste artigo discute o federalismo, buscando compreender seus marcos conceituais, assim como a sua configuração no Brasil e as repercussões para a área de educação. Conclui-se que, nos últimos anos, particularmente, após a Constituição Federal de 1988, há uma reconfiguração do federalismo brasileiro com a inserção do município como ente federado e com autonomia para conceber os seus sistemas de ensino. Foram aprovadas normas e implementados programas que buscam consolidar o regime de colaboração entre os entes federados para o campo da educação. Todavia, o federalismo brasileiro, ao longo dos anos, não cumpriu, a contento, a sua função redistributiva e supletiva, de modo que se observam condições de ofertas diferenciadas em todos os níveis educacionais.Dissertação A financeirização da educação superior: os defeitos do FIES para o desenvolvimento da Kroton Educacional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-31) Nascimento, Emanuelle Lourenço do; Barbalho, Maria Goretti Cabral; http://lattes.cnpq.br/9999709754863111; https://orcid.org/0000-0003-4830-8971; http://lattes.cnpq.br/5231197287830215; Carvalho, Cristina Helena Almeida de; Castro, Alda Maria Duarte Araújo; http://lattes.cnpq.br/1267050454995209; Souza, Allan Solano; Guedes, Gilmar BarbosaA presente dissertação tem como objetivo analisar os efeitos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o desenvolvimento da Kroton Educacional, nos marcos do fenômeno de financeirização da educação superior. Considera-se que a financeirização, fenômeno que caracteriza o capitalismo desde a década de 1970, expressa a crescente valorização e autonomização da riqueza financeira frente à riqueza produtiva. Na educação superior brasileira, a financeirização promove, desde 2007, a entrada de Instituições de Ensino Superior (IES) na Bolsa de Valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), o aporte de recursos por meio de fundos private equity e a realização de fusões e aquisições no setor, proporcionando a formação de oligopólios. Esses grupos educacionais de capital aberto também disputam o fundo público para a educação, através de mecanismos como os lobbies, como a Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Educação Superior (ABRAES) e o Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular (FERESP), que interferem na regulamentação de programas como o Fies. No contexto de expansão do Fies, decorrida entre 2010 e 2014, os grupos educacionais de capital aberto apresentaram crescimento da receita líquida, das matrículas e da cotação de ações na B3. A abordagem da pesquisa é o materialismo histórico-dialético e os procedimentos metodológicos são de caráter bibliográfico e documental. A construção de dados empíricos utilizou documentos da Kroton Educacional e Cogna Educação, recursos do Laboratório de Dados Educacionais (LDE) e dados do Censo da Educação Superior (INEP, 2020), do Tribunal de Contas da União - TCU (2016), da Hoper Educação (2020), da CM Consultoria (2015), da plataforma TrandingView (2021), do Ministério da Educação (2012; 2013; 2014; 2015; 2016; 2017) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE (2020) sobre o Fies. As análises da pesquisa demonstram que a regulamentação do Fies de 2010 a 2014 beneficiou primordialmente a Kroton Educacional, desde 2019 subsidiária da holding Cogna Educação, principal oligopólio educacional do Brasil. Assim, o decréscimo do número de financiamentos concedidos pelo Fies a partir de 2015, remodelou a estrutura e as atividades desenvolvidas pela empresa. Todavia a concessão indiscriminada de financiamentos Fies auxiliou o desenvolvimento da Kroton Educacional, com implicações para o setor educacional privado, em particular para o ensino superior.Tese Formação continuada em robótica educacional: implementação de uma política pública na rede municipal de Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-25) Oliveira, Denilton Silveira de; Garcia, Luciane Terra dos Santos; Gonçalves, Luiz Marcos Garcia; https://orcid.org/0000-0002-7735-5630; http://lattes.cnpq.br/1562357566810393; http://lattes.cnpq.br/4012987195638016; Burlamaqui, Akynara Aglae Rodrigues Santos da Silva; Castro, Alda Maria Duarte Araújo; http://lattes.cnpq.br/1267050454995209; Aranibar, Dennis Barrios; Aureliano, Francisca Edilma Braga Soares; http://lattes.cnpq.br/8608923801830565; Escarcina, Raquel Esperanza PatiñoA presente Tese tem como ponto de convergência questões relacionadas a Formação Continuada de Professores em Robótica Educacional, cognominada de FOCORE. Em decorrência, questões ligadas às políticas de formação continuada de professores, com ênfase no uso da robótica educacional, são aqui contempladas. A interdisciplinaridade, como uma consequência recorrente das atividades pedagógicas mediadas por tecnologias robóticas recebeu neste trabalho especial destaque. Seu objeto de estudo foi o FOCORE, e as questões que o nortearam foram: A formação continuada de professores em robótica educacional, seguindo currículo focado na aprendizagem da robótica como recurso pedagógico, mostrou-se efetiva como uma etapa estruturante da implementação da política pública de implantação da robótica educacional nas escolas da rede municipal de ensino de Natal? Esta formação propiciou interdisciplinaridade no trabalho desenvolvido pelos professores durante a realização das oficinas pedagógicas? Portanto, seu objetivo central foi: Analisar a formação continuada de professores em robótica educacional, tendo como base a robótica como recurso pedagógico de ensino, como parte estruturante da política pública de implantação da robótica nas escolas da rede municipal de ensino de Natal, na perspectiva de promover interdisciplinaridade. Esta pesquisa apresenta características metodológicas de uma pesquisa-ação em função dos procedimentos metodológicos adotados; é uma pesquisa aplicada quanto a sua natureza; e constitui uma pesquisa qualitativa em relação a sua abordagem. O aparato instrumental de viés qualitativo para coleta de dados teve como foco a observação participante, questionários com perguntas abertas e fechadas, análise documental e registros em vídeo. As pesquisas bibliográfica e documental foram utilizadas para fundamentar teoricamente os pressupostos deste estudo. O FOCORE, como ação interventiva da pesquisa-ação, objeto deste estudo, tem sua origem no projeto de implementação de uma política pública voltada a implantação da robótica educacional no âmbito da rede municipal de ensino de Natal-RN, conduzido pela SME em parceria com a UFRN e com o apoio do NTE de Natal. Trata-se de um curso de extensão que envolveu vinte e quatro professores, sendo vinte procedentes de cinco escolas da rede municipal de Natal, e quatro do NTE de Natal. Como resultado deste trabalho, concluiuse que seu objetivo foi alcançado. Durante a aplicação prática dos conhecimentos coletivamente construídos ao longo do processo formativo, oportunizado na formação por ocasião das oficinas pedagógicas, os professores cursistas planejaram uma oficina onde aplicaram a robótica como recurso pedagógico para a mediação do processo de ensino e aprendizagem de conteúdos curriculares com os estudantes de suas respectivas turmas, promovendo a interdisciplinaridade. Neste processo, a formação se mostrou efetiva como componente estruturante da política pública de implantação da robótica educacional nas escolas participantes. Embora o FOCORE, como objeto de pesquisa deste trabalho, tenha se completado na experiência formativa ocorrida no segundo semestre de 2019, suas novas versões continuarão sustentando a política de implantação da robótica educacional no âmbito do Município de Natal, conforme prevê a Lei nº 0588/2019. O projeto piloto do FOCORE, objeto de estudo desta tese, é o ponto de partida e o norte de orientação para novas experiências formativas em robótica educacional. Os ganhos e conquistas frutos deste trabalho de pesquisa são relevantes e muito significativos, tanto para professores quanto para estudantes, refletindo diretamente na qualidade da educação.