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Navegando por Autor "Carvalho, Letícia Abreu de"

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    Dissertação
    Educação no trabalho em saúde: um olhar sobre a participação dos trabalhadores da saúde nas ofertas formativas da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-07) Carvalho, Letícia Abreu de; Guerra, Eliana Costa; Mendes, Tamires Carneiro de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4235304768982007; http://lattes.cnpq.br/3085455492399507; Noro, Luiz Roberto Augusto; Sobreira, Maura Vanessa Silva
    As atividades formativas em saúde consistem em estratégias de educação direcionadas aos trabalhadores da saúde, a fim de suscitar reflexões e ações transformadoras nos ambientes de trabalho, por meio de Políticas, Programas, Projetos e Ações desenvolvidos nos serviços de saúde em resposta às necessidades das populações e às características epidemiológicas de cada território. A pesquisa em tela objetivou analisar a participação dos profissionais da saúde nas atividades formativas desenvolvidas pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (ESPRN). Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, corte seccional, de abordagem qualitativa e quantitativa caracterizado como pesquisa avaliativa. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionários e entrevistas, no período de janeiro a março de 2024. Os dados quantitativos foram analisados de forma descritiva (frequências absolutas e relativas) com o auxílio do software Google Planilhas, enquanto as entrevistas foram analisadas segundo a metodologia da Análise de Conteúdo. Observou-se que, em sua maioria, os trabalhadores que participam das atividades educativas são do sexo feminino, com faixa etária de 30 a 39 anos, tempo de serviço de 1 a 5 anos, com vínculo estatutário, especialistas, jornada de trabalho de 30 horas. Esses são motivados pela necessidade de atualização dos conhecimentos e das práticas; continuidade dos estudos; troca de experiências; melhoria salarial e Plano de Cargos, Carreiras e Salários; cumprimento de requisitos regulatórios; melhoria na prestação de serviços e satisfação. Todavia, há uma alta taxa de evasão nas atividades formativas decorrente de carga horária de trabalho excessiva; falta de tempo; dificuldade de conciliar trabalho e estudo; desorganização no processo de trabalho e não liberação do trabalhador pelas chefias; dificuldades logísticas e no uso das tecnologias da informação e comunicação. Este estudo intenciona contribuir para o desenvolvimento do Plano Estadual de Educação Permanente em Saúde (PEEPS), instrumento básico que orienta a definição da Programação Anual das ações de Educação Permanente nos serviços de saúde e assim, colaborar com o aumento da participação e diminuição da evasão nas atividades formativas.
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    Artigo
    Poetiz@ndo: poesia nas mídias sociais na perspectiva da literacia familiar
    (Revista Extensão & Sociedade, 2021) Machado, Flávia Christiane de Azevedo; Figueiredo, Alessandra Aniceto Ferreira de; Ferreira, Brenda Nayara Carlos; Medeiros, Ideize de Barros; Ribeiro, Iramara Lima; Carvalho, Letícia Abreu de; Lopes, Maria Antônia Dantas e Silva; Campelo, Maria Carolina Dantas; Teles, Mariana Bezerra; Paiva Neta, Mariana Pinheiro de; Oliveira, Suelen Ferreira de; Lucena, Túlio de Araújo Lucena; https://orcid.org/0000-0003-1587-2664
    O projeto de Extensão Edusaúde UFRN desenvolve atividades de educação popular em saúde, utilizando o instagram @edusaudeufrn. Dentre as atividades, há o “poetiz@ndo” atividade de literacia em saúde, desenvolvida no período de Setembro a Outubro de 2020, onde poesias de autores brasileiros, voltadas ao público infantil foram declamadas, gravadas em vídeos e postadas. Além das poesias, divulgaram-se biografias dos poetas. A interação do público foi inferida pelas curtidas, visualizações, comentários. O poetiz@ndo ao veicular 11 poesias, de oito autores e suas biografias, obteve 994 visualizações e 133 curtidas nas declamações e 229 curtidas nas biografias. Assim, atinge o objetivo de desmistificar a poesia como gênero literário restrito as elites socais e contribuir para a formação acadêmica, trabalhando habilidades de comunicar-se, trabalhar em equipe, planificar ações
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