Navegando por Autor "Carvalho, Gustavo Barbosa de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Elementos indutores de sucesso em campanhas de financiamento de Projetos de Reward Crowdfunding(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-17) Carvalho, Gustavo Barbosa de; Felipe, Israel José dos Santos; https://orcid.org/0000-0001-8608-0029; http://lattes.cnpq.br/4608734331831234; http://lattes.cnpq.br/1544973101115101; Mol, Anderson Luiz Rezende; Garcia, Editinete André da Rocha; Francisco, Eduardo de RezendeReward Crowdfunding é um financiamento coletivo com base em recompensas, que proporciona a captação de recursos financeiros em troca de recompensas, que podem ser desde agradecimentos, até a aquisição em produtos ou serviços. Com base nos estudos prévios sobre as campanhas de Reward Crowdfunding, ainda é necessário analisar a contribuição dos determinantes de sucesso para ser possível esclarecer quais os principais fatores determinantes no sucesso das campanhas. O objetivo principal desta dissertação é identificar os principais determinantes de sucesso das campanhas de captação de recursos via Reward Crowdfunding. Foram realizados dois ensaios para alcançar o objetivo de identificar quais são os determinantes de sucesso das campanhas de Reward Crowdfunding e como eles impactam o sucesso das campanhas. No primeiro ensaio, por meio de uma busca sistematizada nas bases de dados Web of Science e Scopus captando artigos publicados até fevereiro de 2023, foi realizada uma revisão sistemática da literatura sobre Reward Crowdfunding e os seus determinantes de sucesso. A amostra final foi composta por 61 artigos que foram elegíveis após as etapas de identificação, triagem e elegibilidade dos estudos alcançados nas bases de dados. Sendo elencados os fatores duração, meta, vídeos, recompensas, composição da equipe, quantidade de palavras e imagens, atualizações, categoria, comentários, geolocalização, redes sociais, apoiadores, aporte médio e data do lançamento são determinantes para o sucesso das campanhas de Reward Crowdfunding. No segundo ensaio, com base nos fatores que influenciam no sucesso das campanhas encontrados na revisão sistemática, foi analisado uma amostra de 400 campanhas da plataforma norte-americana Indiegogo lançadas no período de 2012 a 2020, utilizando o modelo PROBIT. Foi identificado a realização de atualizações, o número de comentários que a campanha recebe, a composição na equipe com pessoas que tiveram sucesso anterior são fatores que aumentam a probabilidade de sucesso em campanhas, enquanto um maior tempo de duração, um valor de meta mais elevado e escolher o mecanismo de campanha flexível reduzem a probabilidade de sucesso.