Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Carvalho, Francisco Israel de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O auto da morte e da vida : a escrita barroca de João Cabral de Melo Neto
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-05-28) Carvalho, Francisco Israel de; Silva, Francisco Ivan da; ; http://lattes.cnpq.br/9835038564106860; ; Dantas, Márcio de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761743E7; Gondim Filho, Raimundo Leontino Leite; ; http://lattes.cnpq.br/9732825376645502
    Esta dissertação, intitulada O Auto da Morte e da Vida: A escrita barroca de João Cabral de Melo Neto, tem como objetivo analisar, interpretar, dentro de uma perspectiva barroca, a escrita cabralina no poema/peça Morte e vida severina Auto de Natal Pernambucano, tomando como base os suportes teóricos de Eugênio D´Ors, Severo Sarduy, Omar Calabrese, Lezama Lima, Afonso Ávila, Affonso Romano de Sant´Anna e outros teóricos nomeados no corpo do trabalho. No decurso da análise destacamos confluências, relações, similitudes, identificação entre o Barroco da contra-reforma e o Barroco moderno ou Neobarroco. Procuramos sublinhar o Barroco que chega ao século XX e a poética cabralina como um elemento da contemporaneidade, atualizando o conceito do Barroco do seiscentos, quando é detectado em sua característica mais pura na relação humana (a vida do homem do Nordeste brasileiro) com uma realidade intangível (a morte). O Barroco como síntese cultural de uma época de instabilidade e de transformação, com a força de desmontar uma poética já estabelecida. A luta entre palavras e coisas, linguagem e realidade
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    A imagem barroca de Carmen Miranda no cenário da modernidade
    (2017-05-31) Carvalho, Francisco Israel de; Silva, Francisco Ivan da; ; ; Lima, Samuel Anderson de Oliveira; ; Maldonado, Reny Gomes; ; Prazeres, Armando Sérgio dos; ; Morais Neto, João Batista de;
    A proposta deste trabalho teve como objetivo enfocar a imagem artística de Carmen Miranda, cantora, atriz e comediante luso-brasileira, enquanto representação simbólica da identidade nacional, desde o início de sua carreira, no Rio de Janeiro, no ano de 1929 e representações da América Latina nos Estados Unidos, a partir de 1939. Procuramos inseri-la no contexto da modernidade, quando as expressões populares e afro-brasileiras se uniam, para a consolidação da “invenção do samba” como patrimônio cultural do Brasil. Carmen Miranda foi a figura feminina principal que contribuiu na construção desses agenciamentos, para o surgimento do que viria a ser a música popular brasileira. Dando voz aos sambas e marchinhas produzidas pelos compositores do morro e compositores brancos, como também, sendo uma das principais estrelas dos primeiros filmes sonoros brasileiros, chamados carnavalescos. A essência deste trabalho é por em relevo a “performance barroca” de Carmen Miranda, tendo como suporte, teóricos como: Afonso Ávila (1997), Afranio Coutinho (1994), Eugênio D´Ors (1990), Gilles Deleuze (1995, 2005), Irlemar Chiampi (1998), José Antonio Maravall (2009), Lezama Lima (1988), Omar Calabrese (1987), Severo Sarduy (1979. 1999), além de estudiosos de música brasileira, como José Ramos Tinhorão, Tárik de Souza, entre outros. A partir dessas premissas, concluímos a pesquisa, comprovando que Carmen, através da sua baiana internacional, cria novos signos simbólicos sobre o conceito de nação e da identidade latino-americana, transformando essa fantasia, reciclando, juntando na sua performance artística, elementos da cultura popular, do Barroco, redimensionados pelo o excesso, a caricatura, o desperdício, o luxo e a estilização. Personagem catalisadora de opiniões da unanimidade e da divergência, a respeito do título de “Embaixatriz do Samba”, ela apropria-se antropofagicamente, da cultura brasileira (interna) e americana (externa), trazendo uma performance nova, original, única, neobarroca, sendo responsável pela barroquização dessas culturas e influenciando toda uma geração posterior.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM