Navegando por Autor "Carvalho, Clarissa Oliveira de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação A comunicação interna em um hospital universitário federal da rede Ebserh: otimizando o processo com aprendizado de máquina(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-03) Carvalho, Clarissa Oliveira de; Lins, Hertz Wilton de Castro; Nagem, Danilo Alves Pinto; ; http://lattes.cnpq.br/5934458385325202; ; http://lattes.cnpq.br/7712686175574736; ; http://lattes.cnpq.br/1685920234699424; Bezerra, André Herman Freire; ; http://lattes.cnpq.br/9281535484569539; Coutinho, Karilany Dantas; ; http://lattes.cnpq.br/8409211766785367; Silveira Júnior, Luiz Gonzaga de Queiroz; ; http://lattes.cnpq.br/5714183212530259O atual contexto de inovação tecnológica digital que a indústria 4.0 trouxe, gerando um gigantesco volume de dados, traz novos desafios para a comunicação interna das organizações. Os hospitais são instituições naturalmente complexas em virtude de sua diversidade de atividades, perfis de profissionais, tipos de públicos e regulamentações a serem seguidas, sendo um exemplo de instituição com demandas de gerenciamento de dados em larga escala. O perfil organizacional dos hospitais universitários e seu papel na sociedade, instigaram a reflexão sobre a importância da qualidade das informações, a maneira como são divulgadas, bem como a forma que são recebidas pelo público interno de um hospital universitário, ou seja, sobre a eficácia na comunicação interna desse tipo de instituição, tendo em vista que esta vai impactar a todos que lidam direta ou indiretamente com pacientes, influenciando nos resultados entregues, seja na formação acadêmica ou na assistência de saúde. Porém, observa-se que os processos referentes à comunicação interna nesse tipo de organização apresentam algumas dificuldades como a falta de comunicação dirigida e interatividade entre os diversos segmentos do público interno. O objetivo deste trabalho foi verificar as necessidades e carências do público interno de um grande hospital universitário da rede Ebserh (Complexo Hospital de Clínicas da UFPR) e fazer uma proposta de utilização de inteligência artificial como instrumento para realizar a comunicação dirigida, por meio de recomendação de conteúdo. O estudo pautou-se em pesquisa bibliográfica, pesquisa quanti-qualitativa junto à amostra qualificada do público interno do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR (formado por profissionais e residentes de todas as áreas), bem como o desenvolvimento de uma prova de conceito para recomendação de conteúdo a partir de notícias disponibilizadas nos portais do CHC-UFPR e Ebserh. Este trabalho proporcionou verificar a importância e as dificuldades que existem na comunicação interna de um grande hospital universitário, ao mesmo tempo em que demonstrou que o uso de inteligência artificial, como gestão de dados e recomendação de conteúdo, pode ser uma solução viável e promissora para essas carências inserindo esse tipo de organização na era da comunicação 4.0.