Navegando por Autor "Carvalho, André Luís Bonifácio de"
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Dissertação A integração ensino-serviço no enfrentamento à COVID-19 em João Pessoa - PB(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-13) Matos, Thaís Maíra de; Villar, Rosana Lucia Alves de; http://lattes.cnpq.br/3310631449276616; http://lattes.cnpq.br/9835599911851975; Castro, Janete Lima de; http://lattes.cnpq.br/9530544825874259; Carvalho, André Luís Bonifácio de; http://lattes.cnpq.br/1517396644134266Trata-se de uma pesquisa que aborda aspectos da integração ensino-serviço no contexto da pandemia de COVID-19. Objetivou-se analisar a integração ensinoserviço como estratégia de Educação Permanente em Saúde, no enfrentamento à COVID-19, em serviços da Rede Escola da Secretaria Municipal de Saúde João Pessoa - PB. O enfoque metodológico o classifica como um estudo exploratório, compreensivo-interpretativo, de abordagem qualitativa. O estudo teve como cenário o Hospital Municipal Santa Isabel, a Gerência de Vigilância Epidemiológica, a Central Telessaúde de Orientações de Prevenção do Coronavírus - serviços da Rede de Saúde da SMS/JP, que realizam ações de enfrentamento à COVID-19, e também são espaços de prática de Instituições de Ensino. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e grupo focal, realizados com gestores dos serviços, profissionais de saúde, coordenadores de estágio e alunos. A análise permitiu identificar as circunstâncias de adversidade, que ocorreram no período das pactuações e repactuações dos cenários de prática da Rede de saúde de João Pessoa-PB, durante a pandemia ocorrida pela COVID-19. As contribuições da integração ensino-serviço para o processo de qualificação dos trabalhadores e alunos no enfrentamento à COVID-19 e sua correlação com as necessidades dos serviços em estudo ocorreram a partir dos movimentos de qualificação dos profissionais e residentes, ações de criação de protocolos, fichas e formulários, discussões de caso, espaços de discussão uniprofissionais e multiprofissionais. Confirmou-se que a integração ensino-serviço é uma estratégia de educação permanente em saúde, considerando a articulação entre os atores dos serviços e das instituições de ensino, provocando o desenvolvimento de um olhar críticoreflexivo para o serviço, correlacionando com a vida cotidiana e o dia a dia dos territórios, desenvolvendo espaços de escuta, apoio entre os profissionais e estudantes, aprendizado, evolução e crescimento.Livro O Projeto Sífilis Não para além dos relatórios: ensaios sobre caminhos percorridos(SEDIS-UFRN, 2023-03-30) Rosendo, Tatyana Maria S. de Souza; Souza, Talita Araujo de; Ferreira, Tainara Lorena; Silva, Rodrigo Dantas da; Silva, Richardson Augusto Rosendo da; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; Morais, Philippi Sedir Grilo de; Bay, Mônica Baumgardt; Crives, Miranice Nunes dos Santos; Santos, Marquiony Marques dos; Freitas, Marise Reis de; Lucas, Márcia Cavalcante Vinhas; Muneiro, Lilian Carla; Lima, Kenio Costa de; Lacerda, Juciano de Sousa; Paiva, Jailton Carlos de; Andrade, Ion Garcia Mascarenhas de; Nascimento, Gizileide Silva do; Farias, Fernando Lucas de Oliveira; Brito, Ewerton William Gomes; Souza, Elizabethe Cristina Fagundes de; Roncalli, Angelo Giuseppe; Carvalho, André Luís Bonifácio de; Lopes, Ana Karla BezerraO livro apresenta um documento que pode ser lido e relido considerando os relatos pelas características de cada uma das regiões brasileiras; ou pelos eixos da vigilância, da educomunicação, do cuidado integral, e da gestão e governança. Certamente pelos relatos, o leitor irá comprovar a construção exitosa do maior sistema nacional de saúde pública universal – o Sistema Único de Saúde (SUS).Dissertação Sífilis congênita no Brasil e indicadores propostos pela Rede Cegonha no âmbito do cuidado pré-natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-25) Costa, Izabelle Bezerra; Oliveira, Ângelo Giuseppe Roncalli da Costa; https://orcid.org/0000-0001-5311-697X; http://lattes.cnpq.br/0023445563721084; https://orcid.org/0000-0003-0420-8645; http://lattes.cnpq.br/0302591305237895; Carvalho, André Luís Bonifácio de; Silva, Richardson Augusto Rosendo da; https://orcid.org/0000-0001-6290-9365; http://lattes.cnpq.br/2184669241700299; Rosendo, Tatyana Maria Silva de SouzaEm comparação aos demais países da América Latina, o Brasil tem se destacado ao longo dos anos por apresentar taxas elevadas de notificações de sífilis congênita – denunciando, em especial, o evidente déficit das intervenções em saúde durante os cuidados pré-natais. Em 2011, na tentativa de melhorar as condições de saúde materno-infantil no país, foi instituída a Rede Cegonha, política que orienta a implementação de um novo modelo de atenção à saúde da mulher e da criança, a organização da rede de cuidados e a redução da mortalidade materna e infantil. O objetivo desta pesquisa foi analisar a incidência de sífilis congênita nos municípios brasileiros conforme indicadores propostos pela Rede Cegonha no âmbito do cuidado pré-natal. Trata-se de um estudo com delineamento observacional, do tipo ecológico misto com caráter analítico, cuja amostra foi composta por 257 municípios com quantidade de habitantes igual ou superior a cem mil (n = 257). Realizou-se análise descritiva das variáveis dependentes e independentes e análise bivariada por Regressão de Poisson por Variância Robusta para os desfechos “incidência de sífilis congênita” e “razão entre sífilis congênita e sífilis em gestante”. Na análise de tendência (2015-2019), foram estimadas médias marginais por meio de Análise de Variância (ANOVA) do tipo Split-Plot para os desfechos escolhidos conforme variáveis independentes elencadas. A análise transversal evidenciou que a incidência média de sífilis congênita foi 42% maior nos municípios com IDH até 0,785 (RM=1,42; p<0,001) e 36% maior entre populações com disponibilidade de teste rápido abaixo de 50% (RM =1,36; p<0,005). A razão entre sífilis congênita e sífilis em gestantes foi 33% maior entre municípios com proporção de pobres acima de 6,9% (RM=1,33; p<0,001) e 24% maior entre locais com menos de 50% de disponibilidade de testes rápidos (RM=1,24; p<0,001). Não foi observada significância estatística do Escore de Qualidade do Pré-natal em comparação aos desfechos. A análise de tendência apontou um forte efeito do tempo (anos) na incidência de sífilis congênita (F=0,146; p<0,001) e sobre a razão entre sífilis congênita e sífilis em gestantes (F=0,192; p<0,001). Em contrapartida, notou-se que a interação entre ano e Índice de Desenvolvimento Humano Médio (IDHM) e ano e “Escore de Qualidade do Pré-Natal” apresentaram efeitos baixos sobre os desfechos. Os achados desse estudo remetem a um cenário nacional preocupante no que concerne à prevenção e controle da sífilis congênita. Todavia, cabe ressaltar, que a disponibilidade de testes rápidos e melhores condições de vida e saúde da população, sobretudo dos aspectos socioeconômicos, estiveram associados a melhores desfechos. A presente pesquisa evidenciou os importantes traços de desigualdade na ocorrência de sífilis congênita, chamando a atenção para estratégias de redução das iniquidades em saúde e melhorias no cuidado pré-natal.