Navegando por Autor "Carlos, Djailson José Delgado"
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Artigo Adoecimento e morte por Covid-19 na enfermagem brasileira(2022) Almeida Júnior, José Jailson de; Barros, Wanessa Cristina Tomaz dos Santos; Oliveira, Luciane Paula Batista Araújo de; Carlos, Djailson José DelgadoObjetivo: Identificar a incidência de adoecimento e de óbitos na enfermagem brasileira por COVID-19 baseados nos dados do observatório da enfermagem do Conselho Federal de Enfermagem. Métodos: Estudo descritivo, de abordagem quantitativa, tendo como fonte dados do Observatório da Enfermagem, do Conselho Federal de Enfermagem. A coleta de dados considerou o acumulado de março de 2020 a julho de 2021, considerando variáveis como sexo, faixa etária, região geográfica, número de casos suspeitos, confirmados e número de óbitos. Resultados: O Brasil registrava, no período investigado, 30.643 profissionais de enfermagem com diagnóstico confirmado da SARS-CoV-2 e 800 vidas perdidas. A região norte é a com maior número de casos confirmados, de óbitos e a mais alta taxa de letalidade. O número de mortes é mais elevado no sexo feminino, especialmente na faixa etária de 51 a 60 anos. Entre os homens, ocorreram mais mortes na faixa de 41 a 50 anos. Os elevados números identificados demandaram importante discussão quantos às condições de trabalho destes profissionais durante a pandemia. Conclusão: A pandemia desvelou a necessidade do debate sobre a qualidade dos serviços assistenciais e condições de trabalho em saúde, pois quando precárias, podem também ser fonte de sofrimento físico e mental para o profissional de enfermagemDissertação Passado e presente: a enfermagem do Hospital Universitário Onofre Lopes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-09-29) Carlos, Djailson José Delgado; Germano, Raimunda Medeiros; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721938D8; ; http://lattes.cnpq.br/0404238457686085; Timóteo, Rosalba Pessoa de Souza; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760582E9&dataRevisao=null; Medeiros, Soraya Maria de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760209A3&dataRevisao=nullTrata-se de um estudo de enfoque histórico com abordagem qualitativa, tendo como principal propósito investigar a trajetória da Enfermagem do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e sua relação com o ensino de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A motivação para sua realização se deve, em primeiro lugar, ao gosto pela história e, em segundo lugar, pela inexistência de registros acerca da Enfermagem de uma das instituições de maior tradição no ensino da área de saúde, e de Enfermagem no Rio Grande do Norte. Teve como objetivos analisar a evolução histórica da Enfermagem do HUOL e sua relação com o ensino de Enfermagem da UFRN; descrever a evolução histórica do referido Hospital; e estabelecer a relação existente entre a evolução da Enfermagem do HUOL e o ensino de Enfermagem da UFRN. A investigação empírica pautou-se no estudo de documentos históricos, como relatórios, atas, cartas, regimentos, estatutos, Leis, Decretos, Portarias, além de fotos e entrevistas com pessoas que viveram essa história ou que dela tem vivas memórias. Da pesquisa realizada, pode-se depreender que a Enfermagem do HUOL, nos seus primórdios, guarda uma estreita identidade com a fase empírica da profissão. Sua evolução deve-se à institucionalização do ensino, tendo como marco inicial a autorização para o funcionamento da Escola de Auxiliares de Enfermagem de Natal, no ano de 1955. A partir de então, gradativamente, o ensino possibilitou a profissionalização dos exercentes de Enfermagem daquela instituição, em regime de parceria entre a Escola de Auxiliares e a direção de Enfermagem do Hospital que, por muitos anos, foi exercida por um professor. No ano de 1973, com a criação do curso de graduação em Enfermagem na UFRN, a Enfermagem do HUOL passa por um novo processo de transformação, com a admissão de novos enfermeiros em seu quadro. O mesmo ocorreu com a criação do ensino de pós-graduação _ especialização e mestrado _ em 1982 e 1996, respectivamente, abrindo perspectiva de aprofundamento da formação acadêmica dos enfermeiros daquela instituição. Portanto, deve-se afirmar que a Enfermagem do HUOL, ao longo dos anos, passou por um processo contínuo de qualificação de seu quadro, tendo como marco, nessa trajetória, o ensino de Enfermagem da UFRN em seus diferentes níveisTCC Relato de experiência de uma acadêmica sobre o cuidado de enfermagem ao paciente em ressonância magnética(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Silva, Rute Andrade Fernandes do Nascimento; Lino, Cristiane Ribeiro de Melo; 0000-0002-8684-4065; http://lattes.cnpq.br/4601757822031286; Carlos, Djailson José Delgado; Araújo, Gabriela de Sousa Martins Melo de; Barros, Wanessa Cristina Tomaz dos SantosIntrodução: a Ressonância Magnética é um método de diagnóstico por imagem de alta resolução, considerado padrão ouro na medicina diagnóstica, com obtenção de imagens de forma alternativa às radiações ionizantes. Devido a execução através de um campo magnético, diversos são os riscos existentes para a sua realização, sendo necessário o devido preparo da equipe à promoção da segurança do paciente. Objetivo: relatar a experiência de uma acadêmica de Enfermagem na assistência a pacientes em exames de Ressonância Magnética, durante o estágio supervisionado obrigatório em um Centro de Diagnóstico por Imagem. Método: trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que emergiu do estágio supervisionado obrigatório, que compõem o último período do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, entre setembro e novembro de 2024, em um hospital de ensino. Resultados e discussões: as práticas realizadas durante o estágio supervisionado no setor foram compatíveis com a teoria científica, que embasa a necessidade de medidas de promoção à segurança do paciente no ambiente e durante a realização dos exames de Ressonância Magnética desempenhadas por enfermeiros e pela equipe de enfermagem. Conclusão: o presente trabalho destaca a importância da atuação do enfermeiro na realização eficaz dos exames de RM, especialmente no que tange à promoção da segurança do paciente, dos acompanhantes e da equipe profissional, por meio da aplicação das cinco etapas do processo de Enfermagem, mostrando a necessidade de capacitação e embasamento teórico para o desenvolvimento prático seguro da Ressonância Magnética.TCC Segurança do paciente: conhecimentos e atitudes de concluintes da graduação em enfermagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-20) Delgado, João Gabriel Ananias Rocha; Lino, Cristiane Ribeiro de Melo; Araújo, Gabriela de Sousa Martins Melo de; Barros, Wanessa Cristina Tomaz dos Santos; Carlos, Djailson José DelgadoObjetivo: aferir conhecimentos e atitudes de segurança do paciente, por meio do questionário autoaplicável Latino Students Patient Safety Questionnaire, dos estudantes concluintes da graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Metodologia: trata-se de um estudo observacional do tipo transversal, de abordagem quantitativa, realizado no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no período de 01/04/2024 á 03/06/2024 com 83 discentes concluintes da graduação em Enfermagem. Resultados: os resultados encontrados variam por dimensão, apresentando pontuações atribuídas de 1 a 5 pontos, a maior média foi de (4,25) em atitude proativa para evitar risco à segurança (AP) e a menor foi de (3,39) na dimensão a complexidade dos sistemas e sua interrelação (CS). Conclusão: se identificou uma fragilidade nos conhecimentos e atitudes sobre segurança do paciente, oriunda do processo formativo desses estudantes concluintes e a necessidade da implementação de medidas que potencializam a oportunidade de acesso à aprendizagem do tema.