Navegando por Autor "Carelli, Diego Silva Campos"
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TCC Predição de aprovação em um curso em tecnologia da Informação no Instituto Metrópole Digital da UFRN: uma aplicação da análise de regressão logística(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-02-10) Carelli, Diego Silva Campos; Silva, Damião Nóbrega da; Silva, Damião Nóbrega da; Barbosa, Denize Araújo; Pereira, Marcelo BourguignonUm indicador comum de rendimento escolar em processos de aprendizagem educacional é a taxa de alunos aprovados. Relacionar esta taxa com características dos alunos pode fornecer um meio para compreender o processo de aprovação e apontar caminhos para melhorar o rendimento dos alunos. Neste trabalho, a análise de regressão logística é aplicada para modelar a probabilidade de aprovação de 1.270 estudantes em um curso técnico do Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O logito da probabilidade de aprovação é estimado por uma combinação linear envolvendo efeitos principais das variáveis sexo, idade, número de faltas no curso, argumento no exame de admissão na instituição, duração do curso de ensino médio e instrução do pai do aluno, além das interações entre sexo e idade, entre sexo e número de faltas e entre idade e número de faltas. A adequabilidade do modelo é confirmada pela estatística de Hosmer-Lemeshow, análise dos resíduos e análises de medidas de diagnósticos. Também, o modelo apresenta especifidade de 84,3%, sensibilidade de 94,2%, taxa global de classificação correta de 89,2% e área sob a curva ROC igual a 0,956, sugerindo uma elevada capacidade preditiva. Em linhas gerais, mantendo-se fixos os efeitos das outras variáveis, observa-se que a chance de aprovação estimada pelo modelo: (i) cresce com o aumento da idade entre os alunos do sexo masculino; (ii) diminui com o incremento do número de faltas, principalmente entre estudantes do sexo feminino; (iii) cresce com o aumento do argumento de entrada na instituição; (iv) é menor entre aqueles que não cursam o ensino médio ou que cursam o ensino médio mas não concluíram ainda do que a chance de aprovação dos alunos que levaram três anos ou menos para concluir o ensino médio; (v) é menor entre aqueles cuja instrução do pai é ensino superior completo, desconhece ou o pai é falecido do que a chance entre os alunos cujos pais são analfabetos ou possuem ensino fundamental incompleto.