Navegando por Autor "Campos Júnior, Geraldo Bezerra"
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Dissertação Comportamento do consumidor: um estudo do mercado imobiliário em condomínios verticais fechados na região metropolitana de Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-06-02) Campos Júnior, Geraldo Bezerra; Infante, Vidal Sunción; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706850H6; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783415P7; ; Lopes, Fernando Dias; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701722H7Este trabalho procurou estabelecer a relação entre a motivação (do proprietário de imóveis) para se mudar de um imóvel para um outro, em condomínio vertical fechado (mobilidade residencial) no estágio de reconhecimento da necessidade, e a satisfação com o imóvel no estágio da avaliação de pós-consumo. O universo ou a população escolhida para o desenvolvimento do estudo foi a de proprietários de imóveis em condomínios verticais localizados na região metropolitana de Natal. A análise de dados foi feita utilizando-se as técnicas de regressão linear e regressão não linear logística entre variáveis. A regressão linear encontrou relações entre as motivações para mudança de moradia e a satisfação no pós-consumo com alguns atributos dos imóveis. A regressão não linear logística mostrou que existem relações entre as motivações para mudança de moradia e a satisfação geral relativos aos imóveis como um todo, no estágio de pós-consumo. Com relação à motivação para se mudar de um imóvel para outro, alguns motivos se mostraram mais motivadores do que outros. A satisfação, no estágio de pós-consumo com os atributos dos imóveis em condomínios verticais fechados, encontrou graus diferentes de satisfação com certas características dos imóveis e graus de insatisfação com outras. Por fim os resultados da pesquisa contribuíram para a resposta do problema que norteou o presente estudo, pois conseguiram encontrar relações tanto lineares quanto não lineares logísticas entre os dois estágios de compra (reconhecimento da necessidade e avaliação de pós-consumo) e elucidaram como se dá o processo que vai desde a escolha do produto até a satisfação das necessidades do consumidor de imóveis de condomínios verticais fechadosTese Ensaios experimentais dos efeitos da informação sobre vieses comportamentais(2017-07-10) Assunção, Amanda Borges de Albuquerque; Mol, Anderson Luiz Rezende; http://lattes.cnpq.br/4968429773311336; http://lattes.cnpq.br/1343404379843746; Alves Filho, Antonio; http://lattes.cnpq.br/4852627579601532; Lima, Diogo Henrique Silva de; http://lattes.cnpq.br/0517005437973793; Campos Júnior, Geraldo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2294908983333744; Leone, Rodrigo José Guerra; http://lattes.cnpq.br/0335900608602053Inúmeros estudos têm tratado das evidências de vieses comportamentais nas decisões dos indivíduos de forma isolada ou num composto de relacionamento. Entretanto, não há relatos na academia sobre investigações que buscaram observar o efeito que a consciência ou conhecimento acerca dos vieses, pelos indivíduos, poderia resultar na redução de seus efeitos. Nesse sentido, a presente pesquisa tem por objetivo investigar o efeito moderador da informação sobre vieses comportamentais nas decisões dos indivíduos. Dito de outra forma, esta investigação busca responder como a consciência (ou o conhecimento acerca dos vieses) age sobre suas decisões. Trata-se de uma pesquisa descritiva, quantitativa, desenvolvida a partir de um quase-experimento realizado por meio de survey. As amostras são do tipo não probabilísticas, compostas por participantes de um curso de extensão em finanças (210 observações válidas) e por alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis da UFRN (288 observações válidas). O quase-experimento foi implementado a partir de um plano de execução, que buscou aferir a evidência e a intensidade de vieses comportamentais em dois momentos distintos: antes e depois da exposição de vídeos sobre os diferentes vieses comportamentais, que explicavam e promoviam consciência e informação objetiva aos indivíduos. Utilizou-se a técnica da tabulação cruzada, tendo como verificador da significância estatística o teste de McNemar, devido ser esse o mais adequado aos estudos do tipo ―antes e depois‖. Os resultados apontaram redução significativa dos efeitos para aversão à perda, para contabilidade mental e, marginalmente, para os vieses de ancoragem. Entretanto, não foi possível evidenciar alterações significativas, do ponto de vista estatístico, para o efeito dotação. Portanto, a presente pesquisa apresenta indícios de retração dos efeitos dos vieses comportamentais, a partir do momento que os indivíduos tomam consciência acerca dos vieses. Com o intuito de verificar a persistência desses efeitos ao longo do tempo, foi realizada uma nova intervenção três meses após a primeira (213 repetições válidas), buscando averiguar a possibilidade de o efeito ser apenas transitório. Para essa amostra, os efeitos parecem não persistir no tempo.Artigo Motivação para mobilidade residencial e satisfação do consumidor: um estudo comportamental de marketing no mercado local de imóveis(2008) Campos Júnior, Geraldo Bezerra; Infante, Vidal Sunción; Alexandre, Mauro LemuelDissertação Personalidade de marca em meios de hospedagem(2017-06-12) Paiva Neto, Áureo; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8015374156967844; http://lattes.cnpq.br/9759435965146456; Marques Júnior, Sérgio; http://lattes.cnpq.br/3095760811566254; Carratore, Luis Roberto Rossi Del; http://lattes.cnpq.br/1561837999899918; Campos Júnior, Geraldo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2294908983333744Marcas são ativos intangíveis que participam do processo de relacionamento entre empresas e consumidores. E dentre os variados segmentos que encontram no branding um meio para a formação de suas estratégias, estão os meios de hospedagem. Em tempos de acirrada competitividade e para lidar com as mudanças comportamentais dos turistas neste século XXI, criar valores para suas marcas proporciona vantagem competitiva. A associação das características dessas marcas com personalidades humanas é uma das maneiras cientificamente comprovadas para a criação desse valor. Portanto, o atual estudo visa identificar a presença de personalidades nas marcas de hotéis voltados para o turismo de sol e praia. O objetivo dessa pesquisa é analisar as personalidades da Brand Personality Scale (BPS) de Jennifer Aaker (1997) que podem ser percebidas nas marcas de hotéis da Via Costeira na cidade de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório com abordagem quantitativa e qualitativa. A pesquisa contou, primeiramente, com a aplicação de 405 questionários, cuja abordagem envolveu o reconhecimento dos 41 traços de personalidades propostos pelo instrumento da pesquisa sobre as marcas desses estabelecimentos e utilizando a Escala Likert de 0 a 10. Além disso, foi também investigado o alinhamento dessa escala com a missão, visão e valores de cada um dos hotéis. Para finalizar, foram coletadas sugestões de especialistas em marketing e branding sobre meios para o desenvolvimento de marcas na hotelaria. Os resultados apontaram que apenas quatro das cinco dimensões da BPS – Sinceridade, Sofisticação, Competência e Empolgação – foram consideradas como aplicáveis para todos os participantes da amostra. E esta mesma sequência, apresentada em ordem decrescente a partir dos valores de suas médias, conforme descrito no teste de Tukey, serviu como complemento para efeitos comparativos entre as médias dos hotéis. Nas missões, visões e valores das amostras, ficou constatada a predominância de características mais fortemente relacionadas com as das dimensões Competência e Sinceridade. Por fim, profissionais do mercado apontaram que hotéis podem formar marcas com personalidades e sugerem algumas ações necessárias para se obter tal êxito. Os resultados apresentados foram satisfatórios e comprovaram a existência de marcas de hotéis com personalidade na cidade de Natal, mas que essa percepção ainda possui margem para ser aperfeiçoada.Dissertação Rankings de fundos de investimento em ações: as aparências enganam(2017-07-31) Silva, Tanite de Melo; Almeida, Vinicio de Souza e; ; ; Mol, Anderson Luiz Rezende; ; Campos Júnior, Geraldo Bezerra;A presente pesquisa investigou se há persistência no desempenho de fundos de investimento de ações listados no ranking de fundos de ações da Revista Exame. Foram usados como referência os fundos de ações de acordo com a classificação da ANBIMA. Foi examinado se os mesmos apresentavam variações na volatilidade, retorno e desempenho ajustado ao risco no período anterior e posterior ao fechamento do ranking, que ocorre no último dia útil de setembro de cada ano. O período usado pela investigação deste trabalho foi de 2011 a 2015. A amostra da pesquisa foi composta pelos fundos listados no ranking da publicação escolhida. Foram analisados dados de 271 fundos quanto aos seus retornos, volatilidade e Índice de Sharpe. A análise estatística foi dividida em duas partes: na primeira foi analisado se cada um dos fundos apresentava resultados significativos por meio da realização do Teste T de Student quando comparados com eles mesmo em janelas de 22, 44 e 66 dias úteis anteriores e posteriores ao fechamento do ranking. Na segunda parte foi realizado o Teste T para verificar se havia significância entre o melhor e o pior fundo em comparação aos demais fundos de um mesmo banco e ano. Não foi encontrada evidência de que há persistência no desempenho dos fundos. Alguns bancos como Banco do Brasil, Bradesco, Itau e Santander apresentaram resultados significativos de fundos quando comparados com eles mesmos e quando comparados os melhores ou piores fundos em relação aos demais. De forma geral, os fundos apresentaram volatilidade maior no período que antecedia a apuração do ranking, como também os fundos com maior volatilidade foram os que tiveram os piores Índices de Sharpe.Tese Recursos intangíveis de um destino turístico: um estudo de desempenho da cidade de Natal tendo como base a teoria das capacidades dinâmicas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-06-09) Campos Júnior, Geraldo Bezerra; Mól, Anderson Luiz Rezende; ; http://lattes.cnpq.br/4968429773311336; ; Costa, Benny Kramer; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782176P6; Ferreira, Lissa Valeria Fernandes; ; Añez, Miguel Eduardo Moreno; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5; Araújo, Renato Samuel Barbosa de; ; http://lattes.cnpq.br/8844681795357306O objetivo desta tese foi analisar os recursos intangíveis de um destino turístico. Foi feito um estudo de desempenho da cidade de Natal tendo como base a teoria das capacidades dinâmicas. Inicialmente, foi desenvolvido um instrumento de pesquisa para oportunizar a construção de um modelo de medida com vistas à captação de variáveis latentes para os recursos intangíveis existentes no setor do turismo em Natal-RN. Em seguida, foi realizada uma análise dos recursos intangíveis que são evidenciados pelos turistas acerca da cidade. Finalmente, foi feita a investigação de um modelo de estrutura que estabeleceu as relações entre as variáveis latentes dos recursos intangíveis e a percepção de desempenho do turismo na cidade de Natal. Procedeu-se uma revisão de literatura para construção de um modelo inicial acerca dos ativos intangíveis dentro da teoria das capacidades e foram relacionados dez recursos, quais sejam: recursos humanos prestadores de serviços; recursos humanos como gestores; cultura local; conservação do meio ambiente; know-how empresarial; inovação empresarial; tecnologia; marca; preço; e promoção. Estes dez recursos, em conjunto, seriam responsáveis pelo desempenho do destino turístico. Após ser realizada uma análise de equações estruturais, apenas quatro recursos manifestaram relações com o desempenho: marca; cultura; conservação do meio ambiente; e preço. Análisando dos dados, verificou-se que a variável desempenho positivo da cidade na ótica do turista se manifestou fortemente e foi influenciada de forma forte pela cultura local, marca e conservação do meio ambiente em conjunto. O preço foi influenciado pelo desempenho positivo mostrando que o turista sente que o preço pago foi satisfatório diante dos atributos do destino Provavelmente, isso seja um ponto positivo muito forte para o destino turístico de Natal, pois, em termos de recursos intangíveis e de juntos formarem capacidades, eles são inimitáveis, raros e são capazes de se ajustarem às mudanças organizacionais e ambientais, para reconfigurar os ativos e as estruturas de um destino, corroborando, assim, com a teoria das capacidades dinâmicas. Esses recursos da cidade de Natal, como destino turístico, são únicos e provavelmente têm um peso muito maior para o desempenho da cidade do que problemas existentes na localidade. Logo, esses atributos devem ser estimulados a continuar crescendo e se modificando de acordo com as exigências atuais e futuras de consumoArtigo Visão baseada em recursos versus imagem do destino: um estudo de estratégia a partir dos imóveis adquiridos por noruegueses no Rio Grande do Norte(2013) Campos Júnior, Geraldo Bezerra; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; Mól, Anderson Luiz Rezende