Navegando por Autor "Campos, Rebeca Ramos"
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Tese Das necessidades de formação docente à formação contínua de professores da Educação Infantil(2017-02-06) Campos, Rebeca Ramos; Campelo, Maria Estela Costa Holanda; ; ; Silva, Alexsandro da; ; Maciel, Débora Amorim Gomes da Costa; ; Soares, Júlio Ribeiro; ; Ribeiro, Marcia Maria Gurgel; ; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; Barbosa, Tatyana Mabel Nobre;O estudo em tela teve como objetivo desenvolver um curso de formação contínua orientado por Necessidades da Formação Docente de professoras da Educação Infantil/ Pré-Escola. Inscrito na Abordagem Qualitativa de Pesquisa, o trabalho se utilizou das metodologias de Estudo de Caso e da Pesquisa-Ação. Para a construção dos dados, foram utilizados questionário, entrevista semiestruturada, observação participante, notas de campo, diários de aula e análise documental. O campo empírico foi um Centro Municipal de Educação Infantil localizado na zona leste da cidade de Natal/RN. A pesquisa teve duas etapas de análise de dados, ambas orientadas por princípios da Análise de Conteúdo, conforme Bardin (2011) e Franco (2003). Como resultados da primeira etapa da pesquisa, foi constatado que, no cuidado e educação das crianças, as professoras vivenciavam necessidades formativas: no planejamento de atividades didático-pedagógicas; no desenvolvimento da prática pedagógica nos eixos da oralidade, da leitura, da escrita, da linguagem matemática e das múltiplas linguagens; no apoio à própria formação docente; na compreensão do pensamento de crianças pré-escolares; no atendimento individualizado, sobre regras e limites, a todas as crianças, particularmente, aquelas com necessidades educacionais especiais; na relação família x escola; na melhoria da utilização de espaços físicos inadequados; na melhoria da prática pedagógica, apesar da escassez de materiais. No âmbito das necessidades indicadas pela investigação, o grupo elegeu “Leitura e Escrita’, como grande temática da formação contínua intitulada: Ação didático-pedagógica para construção de práticas de leitura e escrita na Educação Infantil/Pré-escola. Como categorias do grande tema, emergiram os conteúdos programáticos da formação (segunda etapa da pesquisa): concepções de criança, infância e cultura; planejamento na Educação Infantil/Pré-escola; construção/elaboração de atividades escolares; alfabetização e letramento; psicogênese da língua escrita; leitura e produção de textos. Os procedimentos metodológicos da formação foram organizados em sessões reflexivas de leitura, observação participante e da articulação teoria-prática, desenvolvidos em observações e encontros quinzenais. A avaliação, como processo contínuo da formação, realizou-se a partir de registros em diários de aula, reconstrução de planejamentos e práticas e do diálogo compartilhado nos encontros de formação. A ação formadora foi bem avaliada pelas professoras, destacando-se um progresso evidente nos conhecimentos teórico-metodológicos, além da superação de dificuldades no planejamento, nas práticas de oralidade, leitura e escrita com crianças e na construção de ‘atividades para casa’. Os resultados do trabalho confirmam a tese de que uma formação contínua para professores da Educação Infantil, que considere as suas necessidades de formação, contribui na superação de dificuldades encontradas no desenvolvimento da prática pedagógica com crianças.Livro Histórias, memórias e afetos(SEDIS-UFRN, 2020-12-01) Cordeiro, Sandro da Silva; Campos, Rebeca RamosEste livro, escrito por várias mãos, expressa fragmentos de uma história construída a duras penas, fruto de lutas, de entraves, de suor, de dedicação de um grupo de professores e funcionários, que tinham/tem um propósito em comum: construir uma escola pública e de qualidade. A organização deste livro mostra, em palavras, a relevância do NEI enquanto espaço formativo, de produção do conhecimento na Educação da Infância. Esperamos que os leitores se deliciem com as trajetórias apresentadas, se encantem com o NEI e o seu modo de enxergar as infâncias e se inspirem na construção de um mundo melhor para as nossas criançasLivro Histórias, memórias e afetos(SEDIS-UFRN, 2020) Cordeiro, Sandro da Silva; Campos, Rebeca RamosEste livro, escrito por várias mãos, expressa fragmentos de uma história construída a duras penas, fruto de lutas, de entraves, de suor, de dedicação de um grupo de professores e funcionários, que tinham/tem um propósito em comum: construir uma escola pública e de qualidade. A organização deste livro mostra, em palavras, a relevância do NEI enquanto espaço formativo, de produção do conhecimento na Educação da Infância.Dissertação Necessidades de formação de professoras principiantes da educação infantil/pré-escola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-03-30) Campos, Rebeca Ramos; Campelo, Maria Estela Costa Holanda; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939J7; ; Silvestre, Magali Aparecida; ; Macedo, Geralda; ; Vieira, Giane Bezerra; ; http://lattes.cnpq.br/2925723173520321Este trabalho se originou das nossas preocupações com as questões relativas à formação do professor de educação infantil. A partir das dificuldades experimentadas como professora principiante na pré-escola, julgamos importante pesquisarnecessidades de formação desses profissionais. Assim sendo, definimos como objetivo dessa pesquisa, investigar necessidades de formação docente de professores principiantes da Educação Infantil/Pré-escola. Nosso trabalho se inscreve na Abordagem Qualitativa da Pesquisa Educacional, e tem como procedimentos de construção dos dados a entrevista semiestruturada e a análise documental. Nosso campo empírico foi constituído por escolas da região metropolitana de Natal/RN, que oferecem educação infantil/pré-escolar. Os sujeitos da pesquisa são cinco professoras que atuam como titular de turma de pré-escola e que possuem de 0 a 3 anos de prática docente, se caracterizando segundo Huberman (2007) como professoras principiantes. Da análise dos dados, fundamentada em princípios da analise de conteúdo, emergiram três temas: Docência de Professor Principiante na Educação Infantil/Pré-escola; Razões explicativas das Dificuldades Docentes/Necessidades Formativas e Formação para Docência na Educação Infantil/Pré-escola, a partir da Análise de Necessidades de Formação, com suas respectivas categorias, subcategorias, contribuindo para a nossa compreensão acerca do objeto de estudo. O ingresso na profissão é marcado por sentimentos ambíguos de euforia e medo, em que parece haver um choque com a realidade. As dificuldades estão relacionadas ao planejamento/execução das atividades, ao atendimento às necessidades individuais de aprendizagem e à avaliação das crianças.Como estratégia de superação das dificuldades as professoras exercitam a ação-reflexão-açãoem suas práticas e buscam atualizações contínuas no plano teórico-metodológico da Educação Infantil As razões que definem essas dificuldades podem estar relacionadas ao professor, a escola, a família e ainda aos alunos dessas instituições. Na vivência dessas dificuldades tem se delineado as necessidades de formação docente, dentre as quais se destacam os estudos sobre ética na docência com crianças, conceito de criança e suas infâncias,especificidades do ensinar/aprender na pré-escola, brinquedos e brincadeiras, determinações legais sobre a educação infantil, múltiplas linguagens e expressões na educação da infância, conteúdos específicos das áreas do conhecimento, dentre outros. Além disso, estudos acerca de teóricos como Piaget, Vigotsky, Maria Carmem Barbosa e Emília Ferreiro. Para essas profissionais ser um bom profissional de educação infantil consiste em: gostar de criança, ser afetuosa, paciente e cuidadosa, ter formação teórico-prática específica para a docência na Educação Infantil, ser capaz de improvisar com seriedade e competência buscando atualizações na formação continuada. As pesquisasrealizadas, junto aos autores e às professoras, ratificam a nossa compreensão de que as necessidades de formação das principiantes podem estarrelacionadas a lacunas da formação inicial e continuadaTCC O uso de jogos educativos no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-04) Souza, Naara Câmara de; Campos, Rebeca Ramos; Campos, Rebeca Ramos; Azevedo, Bárbara Raquel Coutinho Toscano; Diógenes, Clarice Ferreira GuimarãesO referido artigo tem como objetivo investigar como os jogos podem contribuir no processo de alfabetização e letramento de crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foi necessário utilizar a abordagem qualitativa de pesquisa com a metodologia de pesquisa-ação. Como instrumento para construção dos dados utilizamos a entrevista estruturada e a observação. Como lócus da pesquisa uma escola estadual da rede de ensino do município de Natal. Para embasar o estudo, foram utilizadas as contribuições teóricas de Ferreiro (2005), Morais (2012), Soares (2021), Rebeca Campos (2017), Tizuko Kishimoto (2011) e documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e o manual didático do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE, 2009). O jogo utilizado se chama Dado Sonoro. As crianças jogaram em grupos, durante dois dias, totalizando quinze jogadas em duas grandes partidas. Os resultados confirmam que o jogo pode mobilizar processos de alfabetização e letramento, quando a turma conseguiu compreender as unidades sonoras das sílabas e as semelhanças em outras palavras, assim como a relação fonema-grafema e outras habilidades do processo de aquisição da língua escrita. Nas análises dos dados obtidos pela pesquisa, chegamos à conclusão que os jogos são um recurso didático que mobiliza a aquisição de conhecimento para a alfabetização, por exemplo a percepção da sílaba “di” em algumas palavras presente no jogo, ou a compreensão sonora com a representação gráfica de sílabas como “pa” e “ta”, principalmente quando há a mediação do educador, proporcionando aprendizagem lúdica, divertida e significativa para as crianças.