Navegando por Autor "Cabral, Eric Lucas Dos Santos"
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Artigo Application of QFD methodology as a planning tool for quality management on a clinical engineering sector at HUOL / UFRN(Scientific Research Platform (SRP) - Seychelles, 2020-02) Galdino Júnior, Jurandir Barreto; Hékis, Hélio Roberto; Florentino, Davidson Rogério de Medeiros; Viana, Danylo de Araujo; Barreto, Tiago de Oliveira; Braga, Ícaro Fernando Fonsêca; Aniceto, Gyuliano Rufino; Castro, Wilkson Ricardo Silva; Cabral, Eric Lucas Dos SantosIn a complex hospital environment, where in many cases the demands for a quality in Clinical Engineering are high and resources are low, it is important to apply tools that can assist at improving services provided by clinical engineering’s professionals. Thus, this paper aims to apply the QFD methodology as an aid tool in planning the quality of service provided by the clinical engineering team of Onofre Lopes University Hospital, with the intention of proposing improvements to be included in future planning. Initially, this research aims to discover the main needs of healthcare professionals that use services provided by the clinical engineering team, by reviewing articles on quality at hospitals environments. The target sectors of this research were chosen using as criteria the highest number of work orders (OS) generated and criticality of equipment. It is also object of study to analyze the level of satisfaction and importance that the employees of the studied sectors attribute to the clinical engineering sector. This study was conducted through semi-structured interviews, which were granted by the heads and coordinators of each sector. After completing the previous step, the quality house was built starting with translating users' needs into design requirements, and then correlating existing design requirements with finding out which design requirement is of highest relevance to meet customer needs. In the end, it will be possible to generate data that can be interpreted efficiently by the clinical engineering team, thus identify which points are working as expected and which need to be analyzed more closely in future strategic planningTCC Proposta de inclusão curricular das normas de segurança de ambientes de produção com robôs colaborativos da Indústria 4.0 no curso de Engenharia Mecatrônica da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-31) Silva, Matheus Augusto Monteiro da.; Souza, Marco Antonio Dantas de; Cabral, Eric Lucas Dos Santos; Pedrosa, Diogo Pinheiro FernandesA emergência por novas tecnologias relacionadas à Indústria 4.0 e à Internet das Coisas (IoT), levou ao desenvolvimento e utilização de robôs colaborativos, popularmente denominados de Cobots (Collaborative Robots). Os Cobots estão cada vez mais presentes nos locais de trabalho no Brasil, sendo uma nova geração de robôs projetados para operar com segurança, lado a lado com os seres humanos em um espaço colaborativo. O engenheiro mecatrônico é o profissional responsável pelos sistemas eletromecânicos automatizados, logo, deve estar capacitado de forma completa acerca das máquinas e de toda a Indústria 4.0, conhecendo as premissas das normas que regulam o ambiente de trabalho com robôs e máquinas. Durante a formação do profissional, as instituições de ensino possuem importante papel ao estabeleceram as disciplinas e conteúdo que serão abordados durante a graduação. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) oferta o curso de nível bacharelado em Engenharia Mecatrônica desde o ano de 2012, com duração de cinco anos, tendo-se disciplinas voltadas para a formação básica da engenharia e outras específicas da mecatrônica, como a introdução à robótica e a automação industrial, sem, no entanto, trabalhar minuciosamente a segurança nos ambientes de produção com robôs colaborativos, trabalhando as normas regulamentadores do setor. Diante do crescimento da robótica colaborativa e da importância do engenheiro mecatrônico para o setor, o presente trabalho foi elaborado com o objetivo de apresentar um novo componente curricular para o curso de Engenharia Mecatrônica da UFRN que aborde a segurança em ambientes com robôs colaborativos. A pesquisa desenvolvida foi do tipo exploratória, sendo realizada através de revisão bibliográfica e posterior proposta de componente curricular, tomando como objeto normas de segurança que envolvem os ambientes de produção com robôs colaborativos, de modo a propor suas inserções na grade curricular do curso de engenharia mecatrônica da UFRN. Com a realização da pesquisa, elaborou-se uma proposta de componente curricular a ser acrescentada à grade do curso como disciplina obrigatória, intitulada de “MCA0009 – Robótica Colaborativa: Normas de Segurança para Ambientes com Cobots”, com 60 horas/aula, abordando desde introdução à robótica colaborativa, contextualização da segurança do trabalho com enfoque na NR 12, ao estudo das normas nacionais e internacionais. Com a proposta espera-se que haja uma atualização contínua do desenvolvimento da robótica no meio acadêmico, de modo a construir um conhecimento sempre atualizado e oferecer aos alunos do curso de engenharia mecatrônica da UFRN uma formação completa.