Navegando por Autor "Cândido, José Ailton Silva"
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Dissertação Tecnologia educacional: simplificando a saúde mental na atenção básica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-10) Cândido, José Ailton Silva; Costa, Maria Cláudia Medeiros Dantas de Rubim; https://orcid.org/0000-0001-7842-7117; http://lattes.cnpq.br/6472536626945111; https://orcid.org/0000-0002-0278-4799; http://lattes.cnpq.br/6070599015298416; Lima, Simone Pedrosa; Sousa, Carla Suellen Pires deO cuidado relacionado ao tratamento voltado ao paciente de saúde mental é um dos maiores desafios para os sistemas de saúde não só no Brasil, mas também no mundo, uma vez que o adoecimento psíquico é um fator global. A Atenção Básica (AB) vem como um suporte de matriciamento com o objetivo de ampliar as possibilidades de cuidado de forma integral a estas pessoas em sofrimento psíquico, bem como aos seus familiares, com base no trabalho organizado segundo o modelo da AB e por meio de ações comunitárias que favorecem e fortalecem a inclusão social destas no território onde vivem e trabalham. Desse modo, surge a Portaria n.º 198/2004 de Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, do Ministério da Saúde, como estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS). Instituída com o objetivo de auxiliar na formação e desenvolvimento de trabalhadores da saúde, visa reorganizar o processo educativo dos profissionais que compõem a rede do SUS através da reflexão sobre as práticas individuais e em conjunto, possibilitando um espaço democrático de participação dos profissionais e de toda sociedade. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo construir uma tecnologia educacional, em saúde mental, para profissionais da Atenção Básica. Foi realizada Pesquisa Convergente Assistencial (PCA) de abordagem qualitativa no município de Vera Cruz na Grande Natal. A coleta de dados foi executada por meio de entrevista individual com questionário semiestruturado no mês de abril de 2024 com um total de 20 profissionais e possibilitou mapear o conhecimento desses profissionais sobre o cuidado em saúde mental na AB. Foram respeitadas as etapas que correspondem à PCA, seguindo todos os princípios éticos que tangem às pesquisas com humanos. Para organização e tratamento dos dados obtidos, foi utilizado o software Altas Ti®️. Os resultados obtidos através desta pesquisa possibilitaram identificar as lacunas existentes nas práticas do cuidado em saúde mental. Dentre as lacunas, destacam-se a falta de conhecimento sobre saúde mental e a dificuldade em lidar com o paciente. O estudo possibilitou a criação de uma estratégia educacional inovadora, criada com os profissionais, de acordo com as suas limitações, levando em consideração os preceitos de Paulo Freire sobre educação com visão crítica, humanizada e questionadora, em que o aprendiz tem lugar de fala. A construção dessa tecnologia possibilita uma AB mais forte, segura e acessível ao paciente e sua família, ao profissional e à comunidade em geral.