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Navegando por Autor "Câmara Neto, Calistrato Soares da"

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    Tese
    Criação da matéria em cosmologias com velocidade da luz variável e eletrônico não-linear
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-07-07) Câmara Neto, Calistrato Soares da; Carvalho Filho, Joel Câmara de; ; http://lattes.cnpq.br/4585335971279853; ; http://lattes.cnpq.br/7506152108868698; Lima, José Ademir Sales de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787078Z7; Alcaniz, Jailson Souza de; ; http://lattes.cnpq.br/4351190607357917; Maia, Márcio Roberto Garcia; ; http://lattes.cnpq.br/4770731765905643; Santos, Janilo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763288H3
    Neste trabalho, nós obtemos as soluções cosmológicas e investigamos a termodinâmica da criação de matéria em dois contextos diferentes. No primeiro, nós propomos um modelo cosmológico com a velocidade da luz c variando com o tempo. Nós consideramos duas dependências temporais diferentes para c em um universo plano de Friedmann-Robertson-Walker (FRW). Nós escrevemos a lei da conservação da energia que surge das equações de Einstein e estudamos como as partículas são criadas quando c decresce com o tempo cósmico. A variação de c é acoplada a um termo cosmológico Λ e soluções singulares e não-singulares são possíveis. Nós calculamos a taxa de criaão adiabática de partículas e o número total de partculas como função do tempo e encontramos os vínculos impostos pela segunda lei da termodinâmica sobre esses modelos. No segundo cenário, nós estudamos a não-linearidade da eletrodinâmica como uma fonte de criação de matéria em modelos cosmológicos com geometria de FRW. Nós escrevemos a lei de conservação da energia obtida a partir das equações de Einstein com termo cosmológico A, resolvemos as equações de campo e estudamos como as partículas são criadas quando o campo magnético B muda com a época cósmica. Nós obtemos soluções para a taxa de criação adiabática de partículas, o número total de partículas e o fator de escala como uma função do tempo em três casos: Λ = 0, Λ = constante e Λ / H2 (termo cosmológico proporcional ao parâmetro de Hubble). Em todos os casos, a segunda lei da termodinâmica impõe que o universo não está em contração (H ≥ 0). As primeiras duas soluções são não-singulares e exibem períodos in acionários. O terceiro caso permite universos sempre in acionários para um termo cosmológico suficientemente grande
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    Dissertação
    Pirâmide "holográfica": uma introdução ao estudo da óptica no ensino fundamental
    (2018-08-22) Araújo, Emanuel Pereira de; Alves, Milton Thiago Schivani; ; ; Barreto, Ciclamio Leite; ; Câmara Neto, Calistrato Soares da;
    Somos a todo o momento bombardeados por novas tecnologias que nos permitem inúmeras façanhas, muitas delas inimagináveis décadas atrás. Neste cenário, a indústria cinematográfica fomenta ainda mais o imaginário popular ao exibir, por exemplo, hipotéticos hologramas interativos nos filmes de ficção científica e de super-heróis. Além dos cinemas, também podemos encontrar menção aos hologramas em diversos outros cenários (eventos de premiação, campanhas de marketing e eleitorais, shows de música, dentre outros), alguns destes se utilizam de dispositivos vulgarmente denominados pirâmides “holográficas”. Essas pirâmides podem fornecer a nítida impressão de que o espectador está observando um objeto real e tangível. Todavia, conforme discutimos nessa dissertação, a maioria destas referências às imagens holográficas estão equivocadas, ou seja, além de não serem hologramas de fato, não passam de imagens bidimensionais. Isso pode gerar excelentes oportunidades educacionais para o debate sobre temáticas referentes a ilusões de óptica e o que são os hologramas, especialmente quando nos atentamos para a transição da curiosidade ingênua do indivíduo em uma curiosidade epistemológica. Desse modo, desenvolvemos um produto educacional por meio de uma sequência didática para a introdução ao estudo da óptica no ensino fundamental. Tomamos como ponto de partida a construção de uma pirâmide “holográfica” quadrangular e investigamos seu princípio físico de funcionamento. A sequência didática foi estruturada de acordo com os três momentos pedagógicos (problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento) desenvolvidos por Demétrios Delizoicov e que possuem bases educacionais freirianas. Mediante a aplicação da sequência didática, evidenciamos os principais resultados, entraves, expectativas e geramos o produto educacional final incluindo sugestões de aplicações nos demais níveis de escolaridade. Dentre os resultados alcançados, destacamos aspectos lúdicos identificados nas pirâmides “holográficas” que favoreceram a introdução de conceitos básicos da óptica e da matemática no ensino fundamental, assim como a imersão em diversos fatores da construção científica, a exemplo da formulação e verificação de hipóteses e a coleta e interpretação de dados.
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    Dissertação
    Soluções cosmológicas e locais para uma eletrodinâmica modificada
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2001-11-07) Câmara Neto, Calistrato Soares da; Maia, Márcio Roberto Garcia; ; http://lattes.cnpq.br/4770731765905643; ; http://lattes.cnpq.br/7506152108868698; Carvalho Filho, Joel Câmara de; ; http://lattes.cnpq.br/4585335971279853; Lima, José Ademir Sales de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787078Z7
    No presente trabalho são investigadas algumas conseqüências da utilização de uma nova lagrangeana para a eletrodinâmica em dois contextos: um universo espacialmente homogêneo e isotrópico com campo magnético mais um parâmetro cosmológico A e o problema da massa puntual caregada e estática (buraco negro carregado). No caso cosmológico, foram obtidas três soluções gerais: a primeira delas, para A=0, generaliza uma solução particular obrida por Novello et al [gr-qc/9806076]; a segunda admite um parâmetro cosmológico constante e não-nulo e a terceira corresponde a um campo magnético constante sustentado por um A dependente do tempo. As duas primeiras soluções são não-singulares e possuem períodos inflacionários. A terceira solução apresenta uma dinâmica inflacionária exceto por um curto intervalo de tempo. No contexto do problema da massa puntual carregada, a solução das equações de Einstein-Maxwell é obtida e comparada com a solução padrão de Reissner-Nordström. Ao contrário do caso cosmológico, a singularidade fóisica não é removida
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    Dissertação
    O uso do termoscópio e da contextualização histórica na criação e aplicação de uma unidade didática para o ensino de termometria
    (2017-12-07) Silva, Jeany Eunice da; Martins, André Ferrer Pinto; ; ; Câmara Neto, Calistrato Soares da; ; Alves, Milton Thiago Schivani;
    Ao longo das últimas décadas a área da História e Filosofia da Ciência (HFC) tem sido considerada como ferramenta importante no ensino de física, como evidenciado na literatura especializada da área de Didática das Ciências. Apesar do aumento dessas publicações, ainda é restrita a relação direta com a educação básica, o “como fazer” ainda limita ações diretas que possam de fato influenciar a construção do conhecimento no ensino de física. O presente trabalho foi desenvolvido com objetivo de construir, aplicar e avaliar uma sequência didática a partir de elementos históricos e do uso do termoscópio. A temática escolhida foi o ensino da física térmica, com a reprodução e exploração do termoscópio, instrumento de medida qualitativa de calor, utilizado por muitos estudiosos desde o século V a.C. e que se tornou equipamento importante no processo de construção dos conceitos utilizados hoje de calor e de temperatura. A utilização de experimentos com valor histórico pode ajudar a aproximar o aluno da física, contribuindo tanto para a contextualização histórica dos conhecimentos quanto para a aprendizagem de conceitos. Este produto educacional utiliza os três momentos pedagógicos (problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento) e é composto por três modelos de termoscópios, construídos com materiais de fácil acesso; três textos, sendo dois produzidos por nós e um adaptado; um roteiro para o professor; e um questionário de fixação para o aluno. O produto foi aplicado no segundo ano do ensino médio de uma escola pública de Natal/RN. Os resultados indicam que o uso do termoscópio e da HFC foi considerado uma abordagem positiva e que gerou momentos de investigação, confronto de ideias, reflexão e argumentação por parte dos alunos, possibilitando que eles percebessem que seus conhecimentos podem ser restritos até certo ponto e que é necessário aprofundar ou reorganizar o saber, reestruturando o pensamento.
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