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Navegando por Autor "Câmara, Sara Talita Costa"

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    Dissertação
    Consumo na cibercultura: uma etnografia sobre o valor da compra no e-commerce local Peixe Urbano
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-23) Câmara, Sara Talita Costa; Freitas, Eliane Tânia Martins de; ; http://lattes.cnpq.br/8202430744079222; ; http://lattes.cnpq.br/3394911112944946; Segata, Jean; ; http://lattes.cnpq.br/8646469321774113; Gomes, Laura Graziela Figueredo Fernandes;
    A midiatização das tecnologias vem trazendo novas formas de se viver no mundo atual, principalmente por meio da ressignificação de relações e práticas sociais. Como exemplo dessas novas práticas estão as recentes formas de consumo. Atualmente, as extensões das mídias permitem o consumo não só do mundo virtual, mas dos diversos produtos e serviços que eles oferecem. Com base nessas novas vivências aderidas pelos sujeitos sociais, este trabalho apresenta uma pesquisa que foi desenvolvida junto aos usuários de um E-commerce local, o site Peixe Urbano. O objetivo foi entender quais critérios de escolhas e valores sociais são atribuídos por determinado consumidor na hora de acessar o site e comprar um item oferecido. Para tanto, utilizamos o método etnográfico da pesquisa antropológica, por meio da técnica de observação e acompanhamento das vivências e dos comportamentos de usuários do site. Com base nisso, este trabalho problematiza o valor que a compra no site tem para os usuários, pensando principamenle nos aspectos sociais que envolvem a escolha. Partindo da análise de uma variedade de visões de mundo e estilos de vida, identificamos como o consumo através do site fala mais sobre o sujeito que compra e sobre suas relações em sociedade do que sobre o simples fato de adquirir um produto e/ou serviço justificando o ato do consumo pela categoria do preço baixo. Além disso, este trabalho revelou como o desejo pelo novo e o desejo de um consumo experimental também fazem parte das trocas no ciberespaço. Nesse caso, identificamos como o site Peixe Urbano tem sido interpretado pelos consumidores e quais os novos anseios de consumo no mundo virtual.
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