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Navegando por Autor "Câmara, Michaell César de Araújo"

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    TCC
    Avaliação dos cursos de Medicina no Brasil quanto à valorização da Atenção Primária à Saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-11-27) Câmara, Michaell César de Araújo; Cortez, Lyane Ramalho; Clécio Gabriel de Souza; Souza, Clécio Gabriel de; Brandão, Isabel Cristina Araújo
    Nos últimos anos, constatou-se a necessidade de reorganização dos currículos dos cursos de medicina buscando formar profissionais capazes de efetivar os princípios da Atenção Primária à Saúde (APS) no que concerne ao atendimento voltado para as necessidades da população, tendo como base a resolução n.3 de 20 junho de 2014 editada pelo Ministério da Educação com fito de valorização da Atenção Básica na formação médica. OBJETIVO. Avaliar se os currículos dos cursos médicos estão coerentes com a Resolução n. 3 de 20 de junho de 2014, no diz respeito aos princípios da APS, analisando se os discentes estão sendo inseridos desde os períodos iniciais do curso no Sistema Único de Saúde (SUS) e se está sendo respeitada a carga horária mínima para o internato na Atenção Básica em Saúde e sua proporcionalidade com o de Urgência e Emergência. METODOLOGIA. Trata-se de um estudo descritivo com desenho de estudo observacional do tipo ecológico, onde foram selecionados aleatoriamente 15 cursos de medicina por sorteio, em que deveriam obedecer aos seguintes critérios de inclusão: ser reconhecido pelo MEC, ter sua matriz curricular disponível na internet e o curso está no último relatório do INEP. RESULTADOS. 87% dos cursos médicos possibilitam a imersão dos graduandos desde os períodos iniciais e os mantêm ao longo do curso na APS; e 91,7% respeitaram a carga horária de mínima de 30% da carga horária total do internato para o estágio na Atenção Básica em Saúde e nos Serviços de Urgência, além de garantir a maior carga horária para o estágio na AB em detrimento do outro. CONCLUSÃO. Constatou-se que a maioria dos cursos médicos atende as recomendações da Resolução no que concerne às competências relacionadas ao fortalecimento da Atenção Básica.
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