Navegando por Autor "Burlamaqui, Aquiles Filgueira de Medeiros"
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Dissertação A Acessibilidade como veículo de inclusão social: proposta de dispositivo computacional para os deficientes visuais da cidade de Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-01-13) Santos Júnior, Zulmar Jofli dos; Gouvinhas, Reidson Pereira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782470Y6; ; Lima, Carlos Magno de; ; http://lattes.cnpq.br/2682764296612645; Burlamaqui, Aquiles Filgueira de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/8670475877813913O presente trabalho teve como objetivo propor um dispositivo computacional capaz de permitir a comunicação tátil entre indivíduos com deficiência visual (cegueira ou baixa visão) através da Internet ou de uma rede local (LAN Local Adress Network). O trabalho foi desenvolvido no âmbito dos projetos de pesquisas que atualmente são realizados no LAI (Laboratório de Acessibilidade Integrada) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Assim, realizou-se uma pesquisa, envolvendo um determinado protótipo capaz de reconhecer geometrias, com alunos considerados cegos legais, do Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do Rio Grande do Norte (IERC-RN), localizado no bairro do Alecrim, cidade de Natal. Paralelamente, foi desenvolvido outro protótipo, testando a comunicação via rede local e Internet. Para analisar os dados, utilizou-se a abordagem qualitativa e quantitativa, por meio de técnicas estatísticas simples, como percentuais e médias, para apoiar interpretações subjetivas. Os resultados oferecem uma análise de até que ponto a aplicação pode contribuir para a socialização e aprendizado dos deficientes visuais, e por fim, são sugeridas algumas recomendações em termos de desenvolvimento de pesquisas futuras no intuito de viabilizar o dispositivo proposto.Tese Agentes Inteligentes com Foco de Atenção Afetivo em Simulações Baseadas em Agentes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-08-17) Signoretti, Alberto; Fialho, Sérgio Vianna; Campos, André Mauricio Cunha; ; http://lattes.cnpq.br/7154508093406987; ; http://lattes.cnpq.br/8215124502137579; ; http://lattes.cnpq.br/3763622223707127; Burlamaqui, Aquiles Filgueira de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/8670475877813913; Canuto, Anne Magaly de Paula; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790093J8; Ramalho, Geber Lisboa; ; http://lattes.cnpq.br/9783292465422902; Chaimowicz, Luiz; ; http://lattes.cnpq.br/4499928813481251Simulações baseadas em agentes cognitivos podem se tornar tarefas computacionalmente intensivas, especialmente quando o ambiente de simulação é um sistema complexo. Este panorama se torna pior na medida em que restrições de tempo são adotadas. Simulações desse tipo seriam beneficiadas por um mecanismo que melhorasse o modo pelo qual os agentes percebem e reagem a mudanças nesses tipos de ambiente. Ou seja, uma abordagem para melhorar a eficiência (desempenho e acurácia) no processo de decisão de agentes autônomos em uma simulação, seria útil. Em ambientes complexos e repletos de variáveis, é possível que nem todas as informações disponíveis para o agente sejam necessárias para o seu processo de decisão, dependendo, é claro, da tarefa que esteja sendo executada. O agente precisaria filtrar as informações que lhe chegam, assim como nós o fazemos com o nosso foco de atenção. Com a utilização de um foco de atenção, somente as informações importantes ao contexto de execução do agente são percebidas (processadas cognitivamente), o que pode melhorar o processo de decisão. A arquitetura proposta neste trabalho apresenta uma estrutura de agentes cognitivos dividida em duas partes: 1) uma parte principal contendo o raciocínio/planejamento, o conhecimento e o estado afetivo do agente e, 2) um conjunto de comportamentos que serão acionados pelo planejamento com o intuito de atingir os objetivos do agente. Cada um desses comportamentos possui um foco de atenção ajustável dinamicamente durante o tempo de execução do agente, de acordo com a variação do seu estado afetivo. O foco de atenção presente em cada comportamento é dividido em foco qualitativo, o qual é responsável pela qualidade dos dados percebidos, e foco quantitativo, o qual é responsável pela quantidade dos dados percebidos. Desse modo, o comportamento será capaz de filtrar as informações enviadas pelos sensores dos agentes e construir uma lista de elementos, contendo somente as informações necessárias ao agente, dependendo do contexto do comportamento em execução no momento. Com base no mecanismo de foco de atenção humano, o agente também é dotado de um estado afetivo. O estado afetivo do agente é baseado nas teorias humanas da emoção, humor e personalidade. Esse modelo atua como base para o mecanismo de ajuste contínuo do foco de atenção do agente, tanto da parte qualitativa, como da parte quantitativa. Com esse mecanismo, o agente pode ajustar o seu foco de atenção durante a execução do comportamento, de forma a tornar-se mais eficiente perante as mudanças ocorridas no ambiente. A arquitetura proposta pode ser utilizada de forma bastante flexível. O foco de atenção pode trabalhar tanto de forma fixa (onde nem o foco qualitativo e nem o quantitativo variam), quanto com diferentes combinações entre a variação ou não dos focos qualitativo e quantitativo. A arquitetura foi desenvolvida sobre uma plataforma para agentes BDI, mas o seu projeto permite que seja usada em qualquer outro tipo de agente, pois as alterações são feitas apenas no nível da percepção do agente. Para avaliar a contribuição do trabalho, uma série extensa de experimentos foram realizados sobre uma simulação baseada em agentes num cenário de incêndio. Nas simulações, agentes utilizando a arquitetura proposta neste trabalho são comparados com agentes similares (com o mesmo modelo de raciocínio), porém capazes de processar todas as informações que lhes são enviadas pelo ambiente (agentes oniscientes). Intuitivamente, é de se imaginar os agentes oniscientes seriam mais eficiente que os com filtros de percepção, uma vez que eles podem processar todas as opções possíveis antes de tomar uma decisão. Porém, os experimentos mostram que os agentes com foco de atenção podem ser tão eficientes quanto os oniscientes, levando vantagem porém na capacidade de resolverem o mesmo problema em um tempo significativamente menor. Os experimentos indicam, portanto, a eficiência da arquitetura propostaDissertação Ambiente de desenvolvimentoweb multiplataforma configurável para robótica educacional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-07-25) Sá, Sarah Thomaz de Lima; Gonçalves, Luiz Marcos Garcia; ; http://lattes.cnpq.br/1562357566810393; ; http://lattes.cnpq.br/0749958626098562; Burlamaqui, Aquiles Filgueira de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/8670475877813913; Aroca, Rafael Vidal; ; http://lattes.cnpq.br/9262228584082064; França, Felipe Maia Galvão; ; http://lattes.cnpq.br/1097952760431187Propomos um ambiente de desenvolvimento online multiplataforma configurável, desenvolvido especificamente para aplicações de robótica educacional. O ambiente, que surge como uma extensão do software RoboEduc, possibilita que a programação de diversos robôs programáveis possa ser realizada utilizando a linguagem R-Educ. Tornamos possível que o usuário programe na linguagem R-Educ e que o seu código seja traduzido para uma linguagem cadastrada anteriormente, compilado e em seguida enviado e/ou executado pelo robô. Para o desenvolvimento deste trabalho, realizamos inicialmente uma pesquisa bibliográfica acerca das principais linguagens de programação utilizadas em robótica, bem como suas definições e paradigmas, a partir da qual foi possível definir um conjunto de padrões considerados importantes para a criação deste ambiente. Em seguida, na fase de desenvolvimento de software, foi implementado o ambiente de desenvolvimento, levando em consideração os requisitos e funcionalidades definidos na fase de projeto. Por fim, para validar a plataforma, realizamos cadastros de algumas linguagens de programação e verificamos se o ciclo completo foi satisfeito - cadastro de linguagem, programação em R-Educ, compilação para a linguagem cadastrada, compilação para o código de máquina e envio do código para o robôDissertação Análise de desempenho na rede metropolitana de saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte : um dimensionamento aplicado a telemedicina e a telessaúde utilizando QoS baseado no padrão IEEE 802.1Q(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-11-14) Medeiros, Ronaldo Maia de; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; ; ; http://lattes.cnpq.br/6065327857342237; Quintaes, Filipe de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/0868502609660648; Burlamaqui, Aquiles Filgueira de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/8670475877813913É notório o avanço das redes de computadores nas últimas décadas, seja em relação às taxas de transmissão, ao número de dispositivos interconectados ou mesmo às aplicações existentes. Em paralelo, percebemos também este avanço nos diversos segmentos da área de automação, tais como: industrial, comercial e residencial. Em uma de suas ramificações, encontram-se as redes hospitalares, que podem fazer uso de uma gama de serviços, que vão desde o simples cadastro de pacientes até uma cirurgia feita por um robô sob a supervisão de um médico especialista. No contexto dos dois universos, aparecem as aplicações em Telemedicina e Telessaúde, que trabalham com a transferência, em tempo real, de imagens de alta resolução, som, vídeo e dados de pacientes. Surge então um problema, visto que as redes de computadores, inicialmente criadas para a transferência de dados menos complexos, está sendo agora usada por um serviço que envolve altas taxas de transferência e apresenta requisitos em relação à qualidade do serviço (QoS) oferecido pela rede. Desta forma, este trabalho realiza uma análise e comparação de desempenho de uma rede quando submetida a esse tipo de aplicação, para duas situações distintas: a primeira sem o uso de políticas de QoS, e a segunda com a aplicação de tais políticas, usando como cenário para os testes, a Rede Metropolitana de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)Tese Arquitetura para aplicações interativas imersivas de televisão digital(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-09-24) Azevedo, Samuel Oliveira de; Gonçalves, Luiz Marcos Garcia; ; http://lattes.cnpq.br/1562357566810393; ; Burlamaqui, Aquiles Filgueira de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/8670475877813913; Leite, Luiz Eduardo Cunha; ; http://lattes.cnpq.br/4080017602605582; Souza, Anderson Abner de Santana; ; http://lattes.cnpq.br/2563070123322776; Medeiros, Sergio Queiroz de; ; http://lattes.cnpq.br/0310395336626784Neste trabalho, propomos uma nova abordagem para a Televisão Digital Interativa (TVDI), visando explorar os conceitos de imersividade. Várias arquiteturas já foram propostas para a TVDI, mas não exploram coerentemente quesitos relacionados à imersão. O objetivo desta tese consiste em definir formalmente o que são a imersão e a interatividade para a TV digital e em como elas podem ser usadas para melhorar a experiência do usuário deste novo modelo televisivo. A abordagem do problema levanta questões como a escolha apropriada de equipamentos para ajudar na sensação de imersão; que formas de interação entre os usuários podem ser exploradas no contexto interação-imersão; se o ambiente em que uma aplicação interativa imersiva é utilizada influencia na experiência de imersão; e que novas formas de interatividade dos usuários da TVDI entre si, e entre os usuários e as aplicações interativas, podem ser exploradas com o uso da imersão. Como um dos objetivos desta proposta, apontamos soluções novas para estas questões que carecem de mais estudos. Ensejamos formalizar os conceitos que abarcam a interatividade no Sistema Brasileiro de televisão Digital. Num estudo inicial realizado, esta definição é organizada em categorias ou níveis de interatividade. A partir deste ponto, são feitas análises e especificações para atingir a imersão usando a TVDI. Visionamos alguns estudos de caso de aplicações interativas imersivas para televisão digital, visando validar a arquitetura proposta. Também, é abordado o uso de dispositivos remotos, e a proposta básica de uma arquitetura de middleware que permita sua utilização em conjunto com aplicações interativas imersivasDissertação Desenvolvimento de chatterbots educacionais: um estudo de caso voltado ao ensino de algoritmos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-05-31) Lemos, Elizama das Chagas; Campos, André Mauricio Cunha; Burlamaqui, Aquiles Filgueira de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/8670475877813913; ; http://lattes.cnpq.br/7154508093406987; ; http://lattes.cnpq.br/6267112166781954; Carvalho, Bruno Motta de; ; http://lattes.cnpq.br/0330924133337698; Henrique, Ana Lúcia Sarmento; ; http://lattes.cnpq.br/0475297305451211No desenvolvimento de Agentes Sintéticos Educacionais, ainda reside a dúvida sobre o que seria um comportamento que possa ser considerado, de fato, plausível para esse tipo de agente, qual forma pode ser considerada eficaz na transmissão do conhecimento pelo agente e qual o papel das emoções nesse processo. A proposta desse trabalho tem um cunho investigativo na tentativa de descobrir quais aspectos são importantes para esse comportamento coerente e prático no desenvolvimento de um chatterbot com o papel de tutor virtual, inserido no contexto de ensino de algoritmos. Neste estudo, são explanados os conceitos básicos de agentes, Sistemas Tutores Inteligentes, bots, chatterbots e como esses sistemas precisam se apresentar para transmitir credibilidade no seu comportamento. Modelos de emoções, personalidade e humor para agentes computacionais também são abordados, bem como estudos já realizados na área por outros pesquisadores. Após isso, é detalhado o protótipo desenvolvido, as pesquisas realizadas, síntese dos resultados alcançados, o modelo arquitetural do sistema, visão do ambiente computacional e visão macro das funcionalidades implementadas.Dissertação Evolução, avaliação e validação do software RoboEduc(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-02-18) Barros, Renata Pitta; Burlamaqui, Aquiles Filgueira de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/8670475877813913; ; http://lattes.cnpq.br/8300403757604546; Santos, Carmen Ribeiro Faria; ; http://lattes.cnpq.br/2436986776672847; Mendes Neto, Francisco Milton; ; http://lattes.cnpq.br/5725021666916341; Gonçalves, Luiz Marcos Garcia; ; http://lattes.cnpq.br/1562357566810393; Leite, Luiz Eduardo Cunha; ; http://lattes.cnpq.br/4080017602605582Considerando a transição entre a sociedade industrial para a sociedade da informação, percebemos que a formação digital que é abordada atualmente é insuficiente para navegar no interior de uma realidade digitalizada. Como proposta para minimizar este problema, o presente trabalho avalia, valida e evolui o software RoboEduc, para trabalhar com a robótica educacional tendo como principal diferencial a programação de dispositivos robóticos em níveis, considerando as especificidades da realidade formativa. Uma das ênfases deste trabalho está na apresentação dos procedimentos e materiais que envolveram o desenvolvimento, a análise e a evolução deste software. Para sua validação foram realizados testes de usabilidade, baseado na análise destes testes foi desenvolvida a versão 4.0 do RoboEducTese GATE - Uma abordagem baseada em middleware para aplicações interperceptivas envolvendo múltiplos dispositivos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-01-18) Dantas, Rummenigge Rudson; Gonçalves, Luiz Marcos Garcia; ; http://lattes.cnpq.br/1562357566810393; ; http://lattes.cnpq.br/1868960602254610; Burlamaqui, Aquiles Filgueira de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/8670475877813913; Leite, Luiz Eduardo Cunha; ; http://lattes.cnpq.br/4080017602605582; Orgambide, Alejandro César Frery; ; http://lattes.cnpq.br/2312365155234431; Almeida, Eliana Silva de; ; http://lattes.cnpq.br/9613846902868406; Tavares, Tatiana Aires; ; http://lattes.cnpq.br/4903908392101557Neste trabalho, apresentamos o GATE, uma abordagem baseada em middleware para aplicações interperceptivas. Através dos serviços oferecidos pelo GATE, estendemos o conceito da Interpercepção para a integração com vários dispositivos, incluido set-top box, dispositivos móveis (celulares), entre outros. Através desta extensão garantimos a execução de ambientes virtuais nesses dispositivos. Assim, usuários que acessarem a versão do ambiente pelo computador poderão interagir com aqueles que acessarem o mesmo ambiente por outros dispositivos. Essa extensão é apenas uma parte dos serviços garantidos pelo GATE, surge como uma nova proposta para criação de ambientes virtuais multisuários.Dissertação Identificação Visual de Caixas de Medicamentos Usando Features Correspondentes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-07-30) Benjamim, Xiankleber Cavalcante; Burlamaqui, Aquiles Filgueira de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/8670475877813913; ; http://lattes.cnpq.br/5675256320855513; Castro, Angélica Félix de; ; http://lattes.cnpq.br/3724857575582110; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros;Este trabalho utiliza algoritmos de visão computacional relacionados às features na identificação de caixas de medicamentos para deficientes visuais. O sistema é para pessoas que apresentam alguma enfermidade que comprometa sua visão, prejudicando a identificação do medicamento correto a ser ingerido. Utilizamos a câmera, disponível em vários dispositivos populares como computadores, televisores e celulares, para identificar a caixa do medicamento correto através da imagem e áudio, mostrando ao deficiente as informações sobre a medicação, tais como: a posologia, indicação e contra indicações da medicação. Para isso, utilizamos um modelo de detecção de objetos, usando algoritmos, para identificar as features nas caixas dos medicamentos e tocando o áudio na hora da detecção das feauteres nas referidas caixas. Os experimentos realizados com 15 pessoas mostram que onde 93% acreditam que o sistema é útil e muito útil para identificar os medicamentos pelas caixas. Portanto, torna-se necessário fazer uso dessa tecnologia para ajudar várias pessoas com deficiência visual a tomarem o medicamento certo, na hora indicada, previamente pelo médicoDissertação Mobile interact: uma ferramenta de auxílio didático proporcionando interação entre professores e alunos através de celulares(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-05-10) Dantas, Kaio Alencar de Azevedo; Silva, Ivan Saraiva; Burlamaqui, Aquiles Filgueira de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/8670475877813913; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780113E2; ; http://lattes.cnpq.br/6444898265198158; Lopes, Adilson Barboza; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794786D9; Tavares, Tatiana Aires; ; http://lattes.cnpq.br/4903908392101557O ensino é uma das atividades mais antigas exercidas pelo homem, porém hoje ela ainda é realizada muitas vezes sem a criação de diálogos e debates entre todos os envolvidos, sendo os alunos muitas vezes agentes passivos, não havendo interatividade com os professores e o conteúdo abordado. Este trabalho apresenta uma ferramenta utilizada para prover interatividade em ambientes educacionais por meio de celulares, desta forma professores podem fazer uso da tecnologia para auxiliar no ensino e ter uma melhor avaliação dos alunos. A arquitetura da ferramenta desenvolvida é mostrada, trazendo características de tecnologias de comunicação sem fio utilizadas e como é feito o gerenciamento de conexões através de Bluetooth, que possui um número limitado de conexões simultâneas. Os detalhes das múltiplas conexões Bluetooth e como o sistema deve se comportar mediante inúmeros usuários são exibidos, mostrando um comparativo entre diferentes métodos de gerenciamento das conexões. Por último, são mostrados os resultados obtidos com o uso da ferramenta, seguido pela análise dos mesmos e uma conclusão sobre o trabalho desenvolvidoDissertação Modelo arquitetural de comunicação para monitoramento de pacientes baseado em middleware, computação móvel e ubíqua(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-08-10) Araújo, Bruno Gomes de; Guerreiro, Ana Maria Guimarães; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; ; ; http://lattes.cnpq.br/8556144121380013; ; http://lattes.cnpq.br/5173495516982528; Brandão, Gláucio Bezerra; ; http://lattes.cnpq.br/0050402182466103; Burlamaqui, Aquiles Filgueira de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/8670475877813913; Silveira, Luiz Felipe de Queiroz; ; http://lattes.cnpq.br/4139452169580807A Automação Hospitalar consiste numa área que está em constante crescimento. Os processos envolvidos estão sendo informatizados e automatizados cada vez mais com o surgimento de novas tecnologias e novos hardwares. Apesar disso, muitos dos processos envolvidos ainda estão sendo realizados de forma manual, como é o caso do monitoramento de pacientes, considerado um processo crítico por estar envolvido com vidas humanas. Um dos fatores que deve ser levado em conta durante um monitoramento é a agilidade na detecção de alguma anomalia nos sinais vitais de pacientes, assim como o aviso desta anomalia à equipe médica envolvida. Visando isto, o presente trabalho de mestrado visa apresentar uma arquitetura para automatizar este processo de monitoramento e comunicação de possíveis alertas a um profissional da área, para que o atendimento de urgências possa ser feito de forma eficaz. Foi utilizada a computação móvel e distribuída para a comunicação e envio de mensagens entre uma central localizada no hospital, e o dispositivo móvel portado pelo plantonistaDissertação N2N framework: uma plataforma para desenvolvimento de sistemas calaborativos distribuídos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-19) Burlamaqui, Aquiles Filgueira de Medeiros; Fernandes, Jorge Henrique Cabral; Souza Filho, Guido Lemos de; ; http://lattes.cnpq.br/6614550860293610; ; http://lattes.cnpq.br/7151669913805328; ; http://lattes.cnpq.br/8670475877813913; Ferraz, Carlos André Guimarães; ; http://lattes.cnpq.br/7716805104151473; Silveira, Glêdson Elias da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782320H5; Campos, André Mauricio Cunha; ; http://lattes.cnpq.br/7154508093406987O domínio alvo deste trabalho são os sistemas colaborativos distribuídos onde o foco está na troca dê mensagens entre usuários remotamente distribuídos. Nestes sistemas, há a necessidade das mensagens possuírem conteúdo multimídia e poderem ser entregues tanto a um usuário específico quanto a um grupo ou grupos de usuários. O objetivo deste trabalho é desenvolver um framework que facilite: a construção desse tipo de sistymas e diminua o tempo gasto com desenvolvimento através da técnica de reuso. Este trabalho apresenta o N2N Framework - Uma plataforma para desenvolvimento de Sistemas Colaborativos Distribuídos. O Framework foi concebido através da análise do comportamento de aplicações com características de multimídias colaborativas, como ambientes virtuais multi-usuários, chats, enquetes, e torcidas virtuais. O Framework foi implementado usando-se a plataforma Java. O N2N Framework facilita o design e implementação de sistemas colaborativos distribuídos, implementando a entrega das mensagens, e direcionando o desenvolvedor de aplicações para a preocupação com implementação de suas mensagens específicas e o processamento que delas decorreDissertação Novas ferramentas para monitoramento ambiental usando SIG Web(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-12-19) Cabral, Igor Pinheiro de Sales; Gonçalves, Luiz Marcos Garcia; ; http://lattes.cnpq.br/1562357566810393; ; http://lattes.cnpq.br/2299015049616828; Burlamaqui, Aquiles Filgueira de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/8670475877813913; Soares, Valéria Gonçalves; ; http://lattes.cnpq.br/0187018118567986; Dória Neto, Adrião Duarte; ; http://lattes.cnpq.br/1987295209521433; Brito Júnior, Agostinho de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/0958617290020120; Amaral, Ricardo Farias do; ; http://lattes.cnpq.br/5120081491389865O uso de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) tem se tornado essencial nos campos onde os detalhes e estudos precisos da superfície terrestre são requeridos. Aplicações em monitoramento ambiental são exemplos que requerem o uso de um SIG para que os gestores e toda a comunidade envolvida possam realizar as análises e decisões em cima das áreas de proteção ambiental. Neste campo específico, um desafio é construir um SIG que possa ser alimentado dinamicamente com dados, permitindo que os próprios pesquisadores enviem freqüentemente os dados ao sistema. Em alguns casos, os dados são adquiridos de diferentes fontes e precisam ser centralizados em um só sistema. Para solucionar este problema, ferramentas foram implementadas nesta Tese, possibilitando que os dados espaciais sejam devidamente tratados na Web. Com efeito, a pesquisa envolvida nesta Tese tem início a partir da inserção e processamento de dados obtidos in-loco, como variáveis bióticas e geológicas, e é finalizada com a representação dessas informações na Web. Para a consecução deste processo dinâmico foram desenvolvidas ferramentas que tornam o MapServer mais flexível e dinâmico, permitindo que o próprio usuário envie os dados coletados. Além disso, um módulo que utiliza técnicas de interpolação espacial para auxiliar as análises espaciais foi, também, implementado. Como meio de validação do sistema foram utilizados dados provenientes de pesquisas em uma região de recifes de corais, no Nordeste do Brasil. Por fim, este sistema foi implementado através do uso dos conceitos de interatividade que são dados pelo AJAX, se tornando uma ferramenta para controle dos eventos relacionados ao monitoramento ambientalTese Plataforma Robótica de Baixíssimo Custo para Robótica Educacional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-12-17) Aroca, Rafael Vidal; Gonçalves, Luiz Marcos Garcia; ; http://lattes.cnpq.br/1562357566810393; ; http://lattes.cnpq.br/9262228584082064; Burlamaqui, Aquiles Filgueira de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/8670475877813913; Tonidandel, Flavio; ; http://lattes.cnpq.br/5331230734386657; Caurin, Glauco Augusto de Paula; ; CAURIN, Glauco de paula.; Alsina, Pablo Javier; ; http://lattes.cnpq.br/3653597363789712Os robôs estão cada vez mais presentes nas mais diversas atividades da sociedade, porém ainda são considerados equipamentos caros e restritos para poucas pessoas. Neste trabalho, propomos uma arquitetura de controle e um conjunto de técnicas que possibi- litam a construção de robôs de baixíssimo custo, além de diminuir a complexidade na sua montagem e programação. Um aspecto chave da arquitetura proposta é o uso de interfaces de áudio para controlar atuadores e ler sensores, permitindo assim o uso de qualquer dispositivo que produza sons como unidade de controle de um robô. Também desenvolvemos ferramentas de programação baseadas em ambientes web que permitem o uso de computadores ou telefones celulares como unidades de controle de um robô, que pode ser programado e controlado remotamente. O trabalho também contempla possíveis aplicações de tal plataforma robótica de baixíssimo custo, incluindo principalmente o seu uso educacional, que foi validado experimentalmente, por professores e alunos de várias disciplinas de graduação. Apresentamos uma análise de dados de entrevistas realizadas com os alunos, antes e após o uso da plataforma, que confirmam a sua aceitação como ferramenta de apoio ao ensinoDissertação Uma proposta de metodologia para o ensino de Física usando robótica de baixíssimo custo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-07-31) Araujo, Alessandro Vinicius Pereira Rolim de; Burlamaqui, Aquiles Filgueira de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/8670475877813913; ; http://lattes.cnpq.br/0631549527838153; Signoretti, Alberto; ; http://lattes.cnpq.br/3763622223707127; Gonçalves, Luiz Marcos Garcia; ; http://lattes.cnpq.br/1562357566810393; Aroca, Rafael Vidal; ; http://lattes.cnpq.br/9262228584082064Este trabalho tem como propósito apresentar uma metodologia baseada na teoria sócio interacionista de Lev Vygotsky, através de atividades investigativas, que integra o ensino de Física com a robótica, direcionadas para alunos do curso de licenciatura em Física, na busca de fornecer mais uma capacitação para os futuros professores. Organizada por meio de oficinas de robótica pedagógicas que abordam conceitos de física através da utilização do kit didático de robótica livre proposto juntamente com atividades produzidas, a metodologia foi apresenta e discutida, e posteriormente, colocada em prática nas oficinas para que esses futuros professores possam levar a robótica para sua sala de aula. Participaram alunos do último e do penúltimo período da Licenciatura em Física do Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, câmpus CaicóTese Um protocolo de comunicação multicast na camada de aplicação com Consciência de Localização(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-01-15) Oliveira, Marlos André Marques Simões de; Oliveira, Luiz Affonso Henderson Guedes de; ; http://lattes.cnpq.br/7987212907837941; ; http://lattes.cnpq.br/9915067230418650; Montez, Carlos Barros; ; http://lattes.cnpq.br/9144141640512426; Moraes, Ricardo Alexandre Reinaldo de; ; http://lattes.cnpq.br/6609568015287399; Pinheiro, Marcos Cesar Madruga Alves; ; http://lattes.cnpq.br/1682925222063297; Burlamaqui, Aquiles Filgueira de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/8670475877813913Atualmente aplicações em grupo na Internet estão em ascensão, como por exemplo transmissão de áudio e vídeo, computação colaborativa e jogos com múltiplos participantes. Isso leva à necessidade de comunicação multicast, mas infelizmente o suporte a este tipo de serviço não está amplamente disponível pela camada de rede. Por isso, no atual estágio tecnológico surgiram soluções de protocolos multicast implementados na camada de aplicação para suprir tal deficiência. Além disso, estas aplicações muitas vezes se apresentam simultaneamente como provedores e clientes dos serviços utilizados, caracterizando-as como aplicações denominadas peer-to-peer, possuindo características dinâmicas, onde os participantes podem entrar e sair de um grupo com uma freqüência muito alta. Assim, algoritmos centralizados de gerência de grupo não apresentam bom desempenho para essa classe de aplicações, e mesmo as soluções peer-to-peer tradicionais necessitam ter algum mecanismo que leve em consideração essa volatilidade. A idéia de consciência de localização permite distribuir os participantes na rede virtual de acordo com a sua proximidade na rede física, permitindo um bom desempenho nas operações de gerenciamento do grupo. Diante deste contexto, nesta tese é proposto um protocolo de comunicação multicast na camada de aplicação, chamado LAALM, que leva em consideração a topologia da rede real no processo de montagem da rede virtual, utilizando uma nova métrica denominada IPXY para prover a consciência de localização, através do processamento de informações locais. O LAALM foi implementado utilizando uma árvore distribuída compartilhada e bi-direcional, possuindo uma heurística sub-ótima para o processo de inclusão de novos participantes que visa minimizar o custo de construção da árvore de distribuição de dados. A avaliação do protocolo foi realizada de duas formas distintas: i) através de um simulador próprio onde se procurou avaliar a qualidade de construção da árvore de distribuição gerada, avaliando-se métricas como o número de filhos por cada nó e a distância final entre os nós; ii) através de cenários realísticos construídos no simulador de redes ns-3, onde foi avaliado o desempenho do protocolo através de métricas como stress, stretch e tempos de associação e reconfiguração dos gruposTese Revisitando o problema de visibilidade para visualização tridimensional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-01-22) Cunha, Icaro Lins Leitão da; Gonçalves, Luiz Marcos Garcia; ; http://lattes.cnpq.br/1562357566810393; ; http://lattes.cnpq.br/6577405976489740; Souza, Anderson Abner de Santana; ; http://lattes.cnpq.br/2563070123322776; Burlamaqui, Aquiles Filgueira de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/8670475877813913; Farias, Ricardo Cordeiro de; ; http://lattes.cnpq.br/9063837162469343Nós revisitamos o problema de visibilidade, que visa determinar um conjunto de primitivas potencialmente visíveis em um conjunto de dados geométricos representados por uma estrutura de dados, por exemplo uma malha de polígonos ou de triângulos, propondo uma solução para acelerar o processamento em aplicações em visualização tridimensional. Introduzimos uma estrutura enxuta, no sentido de abstração e redução de dados, que pode ser usada para aplicações online e interativas. O problema de visibilidade é especialmente importante na visualização 3D de cenas representadas por grande volume de dados, em que não é interessante manter todos os polígonos da cena em memória. Isso implicaria em um maior tempo gasto na renderização, ou sendo até mesmo impossível mantê-los todos em volumes imensos de dados. Nestes casos, dada uma posição e uma direção de visualização, o objetivo principal é determinar e carregar o mínimo possível de primitivas (polígonos) da cena, visando acelerar a etapa de renderização. Para este propósito, nosso algoritmo executa o corte de primitivas (culling) usando um paradigma híbrido baseado em três modelos conhecidos. A cena é subdividida em células de uma grade, sendo associada a cada uma dessas células as primitivas pertencentes a elas, e finalmente determinado o conjunto de primitivas potencialmente visíveis. A novidade é o uso da triangulação J a 1 para criar a subdivisão em grade. Escolhemos esta estrutura devido às suas características relevantes de adaptatividade e algebrismo (facilidade de cálculos). Os resultados mostram uma melhoria substancial sobre os métodos tradicionais quando aplicados separadamente. O método introduzido neste trabalho pode ser usado em dispositivos sem processador dedicado ou com baixo poder de processamento, e ainda, pode ser utilizado para visualizar dados através da Internet, tal como em aplicações de museus virtuaisTese RoboEduc: uma metodologia de aprendizado com robótica educacional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-04-16) Silva, Alzira Ferreira da; Gonçalves, Luiz Marcos Garcia; Guerreiro, Ana Maria Guimarães; ; http://lattes.cnpq.br/8556144121380013; ; http://lattes.cnpq.br/1562357566810393; ; http://lattes.cnpq.br/4401885153686638; D\'abreu, João Vilhete Viegas; ; http://lattes.cnpq.br/5941121823138060; Botelho, Sílvia Silva da Costa; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723628Z9; Burlamaqui, Aquiles Filgueira de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/8670475877813913; Coelho, Maria das Graças Pinto; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704292T6Neste trabalho propomos uma metodologia para o ensino de robótica no Ensino Fundamental, baseada na teoria sócio-histórica de Lev Vygotsky. Esta metodologia em conjunto com o kit Lego Mindstormsr e um software educacional (uma interface para controle e programação de protótipos) compõem o sistema de robótica pedagógica denominado RoboEduc. Para o desenvolvimento dessa pesquisa foi utilizado o método pesquisaação, sendo realizados atividades de robótica com a participação de crianças com idade entre 8 a 10 anos, alunos do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Professor Ascendino de Almeida, localizada no bairro Pitimbú, na periferia de Natal, Rio Grande do Norte. As atividades visaram produzir conhecimento sobre a construção de protótipos robóticos, sua programação e controle. Ao construir os protótipos as crianças desenvolvem ZDPs, que são espaços de aprendizagem que quando bem aproveitados proporcionam a construção, pelos indivíduos não só de conceitos científicos, mas também de habilidades e competências importantes para as interações sociais e culturais de cada um e do grupo. Com o desenvolvimento das oficinas foi possível analisar a utilização do robô como elemento mediador do processo de ensino-aprendizagem e as contribuições que o uso da robótica pode trazer para o ensino desde o nível fundamentalDissertação S-Educ: Um Simulador de Ambiente de Robótica Educacional em Plataforma Virtual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-01-30) Fernandes, Carla da Costa; Gonçalves, Luiz Marcos Garcia; ; http://lattes.cnpq.br/1562357566810393; ; http://lattes.cnpq.br/2329425562585943; Burlamaqui, Aquiles Filgueira de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/8670475877813913; Freire, Eduardo Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/6140266116057805Propomos uma plataforma de simulação robótica, denominada S-Educ, desenvolvida especificamente para aplicação em robótica educacional, que pode ser usada como uma alternativa ou em conjunto com kits de robôs em aulas envolvendo uso da robótica. Na abordagem usualmente conhecida, a robótica educacional utiliza-se de kits de robótica em aulas que geralmente contemplam temas interdisciplinares. A ideia deste trabalho não é substituir esses kits, mas sim usar o simulador desenvolvido como uma alternativa, onde, por algum motivo, os kits tradicionais não possam ser usados, ou até mesmo usar a plataforma em conjunto com esses kits. Para o desenvolvimento dos trabalhos, realizamos inicialmente uma pesquisa bibliográfica acerca da utilização de simuladores robóticos voltados para a área educacional, e de kits robóticos, a partir da qual foi possível definir um conjunto de funcionalidades consideradas importantes para a criação de tal ferramenta. Em seguida, na fase de desenvolvimento de software, foi implementado o simulador S-Educ, levando em consideração os requisitos e funcionalidades definidos na fase de projeto. Por fim, para validar a plataforma, foram realizados vários testes com professores, alunos e adultos leigos, nos quais foi utilizado o simulador S-Educ, visando avaliar a sua utilização em aulas de robótica educacional. Os resultados mostram que simuladores robóticos possibilitam uma redução de custos financeiros, facilitam os testes e diminuem os danos, devido ao uso, no robô, além de outras vantagens. Além disso, como contribuição à comunidade, a ferramenta proposta pode ser usada para aumentar a adesão das escolas brasileiras às metodologias de robótica educacional, ou em competições de robóticaDissertação Trendtv : uma arquitetura para mudança automática de canais de TV baseada em redes sociais virtuais com graus de amizade e suporte a múltiplos dispositivos no cenário da TV digital brasileira(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-02-13) Sena, Hugo Tácito Azevedo de; Burlamaqui, Aquiles Filgueira de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/8670475877813913; ; http://lattes.cnpq.br/0252007760985746; Leite, Luiz Eduardo Cunha; ; http://lattes.cnpq.br/4080017602605582; Souza, José Carlos Aronchi de; ; http://lattes.cnpq.br/2141054780891730; Medeiros, Sergio Queiroz de; ; http://lattes.cnpq.br/0310395336626784Devido à grande quantidade de conteúdo televisivo, que surgiu junto com a TV Digital, os telespectadores estão diante de um novo desafio, saber como procurar conteúdo interessante de maneira intuitiva e eficiente. Os guias eletrônicos de programação personalizada (pEPG) surgem como uma resposta para esse complexo desafio. Propomos a TrendTV, uma arquitetura em camadas que permite a formação de redes sociais entre telespectadores de programas de TV Digital Interativa baseada em microblog de conteúdo on-line. Associado a um pEPG, esta rede social permite que um telespectador realize filtragens de conteúdo sobre um determinado assunto a partir das indicações feitas por outros telespectadores de sua rede. Isto permite que o telespectador crie sua própria indicação para um determinado conteúdo no momento em que ele é exibido, ou ainda analisar a importância de um determinado programa on-line, baseado nessas indicações. Isto permite que qualquer usuário possa realizar filtros no conteúdo, além de gerar e trocar informações com os outros usuários de modo flexível e transparente, utilizando vários dispositivos diferentes(TVs,Smartfones, Tablets ou PCs). Além disso, essa arquitetura define um mecanismo para realizar a mudança automática de canais baseado no melhor programa que está passando no momento, sugerindo novos componentes a serem agregados ao middleware do Sistema Brasileiro de TV Digital (Ginga). Como resultado é construída uma base de dados dinâmica e que contém a classificação de vários programas de TV, bem como uma aplicação que permite mudar automaticamente para o melhor canal do momento