Navegando por Autor "Brockington, Guilherme"
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Dissertação Investigação da influência do cochilo na aprendizagem escolar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-12-11) Silva, Nathalia Maria Lemos da; Ribeiro, Sidarta Tollendal Gomes; ; http://lattes.cnpq.br/0649912135067700; ; http://lattes.cnpq.br/3742527203543160; Soares, Bruno Lobão; ; http://lattes.cnpq.br/3124118595692286; Brockington, Guilherme; ; http://lattes.cnpq.br/9688530845451866É bastante conhecido o efeito positivo do sono noturno no aumento da plasticidade cerebral, promovendo a consolidação das memórias declarativa e de procedimento, bem como a facilitação de insights na resolução de problemas. No entanto, ainda é bastante escassa a evidência de um possível efeito benéfico do cochilo diurno no favorecimento das memórias. O objetivo deste projeto foi avaliar a influência do cochilo diurno inserido no ambiente escolar no desempenho dos alunos do Ensino Fundamental e Médio, mensurando o seu efeito quando aplicado em apenas um dia (agudo) e ao longo de um semestre (crônico). Para o Cochilo Diurno Agudo, os estudantes do Ensino Fundamental foram expostos a uma aula; e em seguida, foram separados em 3 grupos: Cochilo (GC), Aula Lúdica (GAL) e Aula Tradicional (GAT). Foram realizados 2 testes para avaliar o desempenho dos alunos a curto e longo prazos. Em curto prazo, o GC mostrou melhor desempenho em relação aos demais grupos; e em longo prazo houve uma tendência significativa de tal efeito. Para o Cochilo Diurno Crônico, os estudantes do Ensino Médio foram distribuídos em 2 grupos: Cochilo (GC) e Aula (GA), e foram observados ao longo de um semestre. O GC sugeriu melhor desempenho escolar em comparação com o GA. Para análise estatística, Teste T independente foi aplicado considerando os valores como significativos quando p<0,05, sendo expressos como média ± erro padrão da média. Conclui-se que apenas uma oportunidade para a prática do cochilo diurno inserido no ambiente escolar não é suficiente para inferir que a mesma promoveu um efeito benéfico no aprendizado dos estudantes. No entanto, os dados sugerem uma necessidade de maiores estudos possibilitando o cochilo diurno como uma estratégia pedagógica alternativa para melhorar o desempenho escolarTese Investigação das funções cognitivas do sono e dos sonhos através de eletroencefalografia, relatos verbais e jogos eletrônicos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-14) Brandão, Daniel Soares; Ribeiro, Sidarta Tollendal Gomes; http://lattes.cnpq.br/0649912135067700; http://lattes.cnpq.br/0373631364509781; Takahashi, Daniel Yasumasa; Beijamini, Felipe; Brockington, Guilherme; Miguel, Mário André Leocádio; https://orcid.org/0000-0002-7248-3529; http://lattes.cnpq.br/9973095281534917O sono é um estado mental e corporal importante para a consolidação das memórias. É muito conservado entre as espécies animais e provavelmente teve uma influência inicial e sustentada na evolução dos comportamentos de presas e predadores. A Teoria da Simulação de Ameaças afirma que sonhar também foi importante ao longo da evolução, devido à capacidade de alertar sobre possíveis ameaças futuras. Limitações metodológicas complicam as comparações de sono e sonhos entre presas e predadores em animais não humanos, mas isso pode ser resolvido convidando os humanos a jogar videogames. Propusemo-nos abordar a ligação entre sono, sonho e a dicotomia presa vs. predador em 13 pares de voluntários adultos que vieram ao laboratório e tiveram sua atividade cerebral registrada através de eletroencefalografia (EEG), enquanto jogavam um videogame um contra o outro por 45 minutos, então dormiam por 2 horas, tinham seus relatos de sonho coletados e então dormiam de novo por mais 45 minutos. No videogame, um participante foi caçado pelo outro em um confronto simulado de predador contra presa. Os resultados indicam que as presas relataram mais sonhos do que os predadores, e que os sonhos relacionados ao jogo contribuíram para a pontuação das presas. As presas também se beneficiaram de um sono mais profundo do que os predadores, o que também foi positivamente correlacionado com a pontuação das presas. Além disso, as presas apresentaram maior potência do EEG na banda de frequência delta (oscilações de ondas lentas entre 1 e 3 Hz), o que também favoreceu sua pontuação. Nenhum efeito foi encontrado para os fusos do sono. O desempenho da presa foi prejudicado pelo número de ocorrências do microestado C, um padrão de atividade elétrica associado com a falta de engajamento em tarefas propostas. Esses resultados sugerem que as ondas lentas durante o sono e os conteúdos dos sonhos relacionados ao jogo melhoram o desempenho pós-sono de indivíduos no papel de presa, enquanto nenhum benefício foi detectado para aqueles no papel de predador. Em conjunto, os resultados mostram que tanto o sono quanto os sonhos são importantes para a adaptação à situação de ser predado, mas não tão relevantes no contexto de ser um predador.Dissertação Marte: sistema de RPG pedagógico baseado em inteligências múltiplas para o ensino de Ciências(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-20) Bezerra, Pablo Henrique Eugênio; Alves, Milton Thiago Schivani; http://lattes.cnpq.br/5496202392846305; http://lattes.cnpq.br/9858179036243186; Brockington, Guilherme; Severo, Thiago Emmanuel Araújo; http://lattes.cnpq.br/9652930987953450Essencialmente, o RPG (do inglês Role Playing Game) é um jogo de narrativas com elementos teatrais, no qual os jogadores interpretam diferentes personagens em um contexto de criação e de imaginação. No âmbito educacional, o RPG revela enorme potencial didático e pedagógico, podendo favorecer as interações sociais, ações inter-multi-transdisciplinares, a argumentação, a oralidade, dentre outros aspectos fundamentais para o desenvolvimento do ser humano. Nesta dissertação, investigamos como o RPG Pedagógico pode fomentar o desenvolvimento de inteligências múltiplas no ensino de ciências naturais e matemática. A teoria das Inteligências múltiplas, proposta por Howard Gardner, compreende inteligências do tipo: CorporalSinestésica, Lógico-Matemática, Verbo-Linguística, Espacial-Visual, Intrapessoal, Interpessoal e Musical. Assim, em linhas gerais, objetivamos desenvolver um produto educacional na forma de um RPG de mesa (tipo mais tradicional) para promover a aprendizagem de conceitos científicos e procedimentos e atitudes ligadas às inteligências múltiplas. O cenário escolhido para o RPG foi sobre a Exploração Espacial, mais especificamente, sobre a colonização do planeta Marte. Trata-se de uma temática frequentemente abordada pela mídia e com forte presença na cultura sci-fi. Denominado de Marte: sistema de RPG, o referido produto educacional foi adaptado (devido aos impactos causados pela pandemia de Sars-CoV-2) para aplicação remota com professores em formação inicial e continuada de ciências naturais e matemática. Dentre os principais resultados alcançados, destacamos a versatilidade do RPG construído e, principalmente, o processo de criação de personagens, tão marcante nos sistemas de RPG tradicionais e que desencadeou diferentes problematizações, sejam elas de caráter pessoal ou didático-científico.Artigo Physiology and assessment as low-hanging fruit for education overhaul(Springer, 2017-03-27) Ribeiro, Sidarta Tollendal Gomes; Mota, Natalia; Fernandes, Valter R.; Deslandes, Andrea Camaz; Brockington, Guilherme; Copelli, MauroPhysiology and assessment constitute major bottlenecks of school learning among students with low socioeconomic status. The limited resources and household overcrowding typical of poverty produce deficits in nutrition, sleep, and exercise that strongly hinder physiology and hence learning. Likewise, overcrowded classrooms hamper the assessment of individual learning with enough temporal resolution to make individual interventions effective. Computational measurements of learning offer hope for low-cost, fast, scalable, and yet personalized academic evaluation. Improvement of school schedules by reducing lecture time in favor of naps, exercise, meals, and frequent automated assessments of individual performance is an easily achievable goal for education.Tese The emergence of new strategies for Evidence-Based Education: the effects of a multisensory training and post-training sleep in breaking mirror invariance(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-05) Santana, Arzin Torres de; Ribeiro, Sidarta Tollendal Gomes; http://lattes.cnpq.br/0649912135067700; Leão, Emelie Katarina Svahn; Weissheimer, Janaina; Brockington, Guilherme; Gabriel, RosângelaUma característica definidora da humanidade como espécie é sua capacidade de inventar e transmitir culturalmente tecnologias que são responsáveis por transformar a vida na Terra. Uma dessas grandes invenções que permitiram aos humanos “comunicar seus pensamentos” com suporte visual é a escrita e a leitura. Uma dificuldade visual que as crianças enfrentam é a escrita no espelho, que cria confusão entre as letras em espelho (por exemplo, b = d). A confusão das letras em espelho surge como consequência natural de um mecanismo visual profundamente enraizado em nosso sistema visual: a invariância do espelho. A invariância em espelho é um mecanismo visual que permite o reconhecimento imediato de imagens opostamente simétricas. Essa capacidade visual surge no início do desenvolvimento humano e é útil para reconhecer objetos, rostos e lugares entre as perspectivas esquerda e direita, e também está presente em primatas, pombos e cefalópodes. Assim, a discriminação para letras em espelho deve ser aprendida para reconhecimento rápido de letras e, portanto, para leitura fluente. Mas, tradicionalmente, as escolas não proporcionam um aprendizado tão específico e a orientação correta das letras é aprendida esparsamente, com o tempo e a prática continua. Com base nisso, aplicamos um treinamento específico, dado que a prática é necessária ao aprendizado, direcionado para lidar com a confusão em espelho para letras em alunos do 1ª ano que estão aprendendo a ler. O treinamento foi baseado em nosso mecanismo hipotético: “mapeamentos multissistêmicos”, ou seja, mapeamentos de representação de letras em sistemas sensório-motores. Para manter o treinamento curto (7,5 horas no total, ao longo de 3 semanas), associamos um potencializador de aprendizado fisiológico: a consolidação pelo sono pós-treino. Observamos efeitos maciços do aprendizado na discriminação para letras em espelhos levando ao dobro da velocidade de leitura e um papel crucial desempenhado pela consolidação pelo sono na magnitude, automaticidade e duração de longo prazo desse aprendizado específico.