Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Brasil, Pedrina Célia"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Um processo analítico de dados educacionais: uma abordagem baseada nos dados socioeconômicos e educacionais dos alunos
    (2019-11-01) Brasil, Pedrina Célia; Nunes, Isabel Dillmann; ; ; Gomes, Apuena Vieira; ; Dorça, Fabiano Azevedo;
    O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) tem como função social transformar a região na qual está inserido. Conforme seu Projeto PolíticoPedagógico (PPP), qualquer ação relacionada aos cursos do IFRN deve ser dimensionada de forma ampla e integrada. Entretanto, a heterogeneidade e o elevado número de alunos em sala de aula aliados a escassez de tempo e de ferramentas que auxiliem o processo de tomada de decisão pedagógica, corroboram com uma organização curricular fechada que ignora o contexto social dos alunos e favorece a realização de ações padronizadas. Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo propor um processo analítico que auxilie o professor a interpretar seu contexto de aprendizagem a partir dos dados socioeconômicos e educacionais dos alunos da instituição. Este trabalho consiste num trabalho explicativo e de finalidade aplicada ao contexto do IFRN. A abordagem Knowledge Discovery in Database (KDD) foi utilizada como base para definição das atividades desta pesquisa, dividida aqui em três etapas: préprodução, produção e pós-produção. A etapa de pré-produção envolveu atividades de descoberta e interpretação do problema. Nesta foi realizada uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de identificar como a análise de aprendizagem é aplicada em ambientes de ensino brasileiros. Além disso, foi realizada a caracterização do domínio desta aplicação. Na etapa de produção foi criado um processo para extração, transformação e carregamento dinâmico dos dados do IFRN em uma base dimensional online capaz de suportar o processamento analítico de seus dados. A etapa de pós-produção envolveu atividades de avaliação e publicação dos resultados desta pesquisa. Nesta etapa foi desenvolvida a ferramenta SUAP-BI que promoveu aos docentes análises descritivas e preditivas do desempenho dos alunos, relacionando este ao contexto social dos discentes.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM