Navegando por Autor "Brasil, Pedrina Célia"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Um processo analítico de dados educacionais: uma abordagem baseada nos dados socioeconômicos e educacionais dos alunos(2019-11-01) Brasil, Pedrina Célia; Nunes, Isabel Dillmann; ; ; Gomes, Apuena Vieira; ; Dorça, Fabiano Azevedo;O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) tem como função social transformar a região na qual está inserido. Conforme seu Projeto PolíticoPedagógico (PPP), qualquer ação relacionada aos cursos do IFRN deve ser dimensionada de forma ampla e integrada. Entretanto, a heterogeneidade e o elevado número de alunos em sala de aula aliados a escassez de tempo e de ferramentas que auxiliem o processo de tomada de decisão pedagógica, corroboram com uma organização curricular fechada que ignora o contexto social dos alunos e favorece a realização de ações padronizadas. Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo propor um processo analítico que auxilie o professor a interpretar seu contexto de aprendizagem a partir dos dados socioeconômicos e educacionais dos alunos da instituição. Este trabalho consiste num trabalho explicativo e de finalidade aplicada ao contexto do IFRN. A abordagem Knowledge Discovery in Database (KDD) foi utilizada como base para definição das atividades desta pesquisa, dividida aqui em três etapas: préprodução, produção e pós-produção. A etapa de pré-produção envolveu atividades de descoberta e interpretação do problema. Nesta foi realizada uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de identificar como a análise de aprendizagem é aplicada em ambientes de ensino brasileiros. Além disso, foi realizada a caracterização do domínio desta aplicação. Na etapa de produção foi criado um processo para extração, transformação e carregamento dinâmico dos dados do IFRN em uma base dimensional online capaz de suportar o processamento analítico de seus dados. A etapa de pós-produção envolveu atividades de avaliação e publicação dos resultados desta pesquisa. Nesta etapa foi desenvolvida a ferramenta SUAP-BI que promoveu aos docentes análises descritivas e preditivas do desempenho dos alunos, relacionando este ao contexto social dos discentes.