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Navegando por Autor "Brandão, Daniel Soares"

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    TCC
    Avaliação da associação entre performance e padrões eletrooculográficos durante competição através de jogo eletrônico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-16) Oliveira, Gabriel Barros Lins Lelis de; Ribeiro, Sidarta Tollendal Gomes; 0000-0001-9325-9545; http://lattes.cnpq.br/0649912135067700; http://lattes.cnpq.br/4680014537432638; Miguel, Mario Andre Leocadio; 0000-0002-7248-3529; http://lattes.cnpq.br/9973095281534917; Brandão, Daniel Soares; http://lattes.cnpq.br/0373631364509781
    Nesse trabalho, propomos investigar através da análise de eletrooculografia (EOG) as relações entre a pontuação obtida durante um jogo eletrônico e o movimento dos olhos. Os dados de EOG e as pontuações foram coletados a partir de um experimento realizado com 32 sujeitos, que vieram ao laboratório em duplas para participar de uma disputa através do jogo F.E.A.R. Combat. Cada dupla foi dividida em duas funções, a de presa e a de predador. Ambos poderiam se atacar com socos, mas o predador tinha a vantagem de poder atacar utilizando uma espingarda. O objetivo da presa era coletar o maior número de kits médicos e morrer o mínimo possível. Já para o predador o objetivo era matar a presa o maior número de vezes e evitar morrer. O experimento foi dividido em três etapas: Jogo 1, Soneca de 2 horas e Jogo 2.Durante cada etapa, estavam sendo medidos por meio de eletrodos fixados na cabeça sinais de eletroencefalografia (EEG), EOG e eletrocardiografia (ECG). Além disso, foram coletadas as pontuações obtidas ao final de cada jogo. Nesse trabalho, iremos nos ater apenas às análises dos dados de EOG e das pontuações para as etapas Jogo 1 e Jogo 2. Para os dados de EOG foram usados métodos de análise computacional na linguagem Python, inicialmente fazendo o pré-processamento desses dados, para em seguida encontrar dois tipos de movimentos característicos de sinais eletrooculográficos: piscadas e sacadas. Para detecção desses eventos utilizamos um algoritmo de código aberto e semiautomático. Foram avaliadas as correlações de Spearman entre a quantidade total de eventos oculares e as pontuações obtidas. A partir disso, encontramos duas correlações estatisticamente significativas (p < 0.05). Para a presa encontramos uma correlação negativa moderada (Rs = -0.551) entre o ganho de sacadas e o ganho no score de ataque, indicando que jogadores que se escondem mais morrem mais e movimentam mais os olhos. Já para o predador encontramos uma correlação negativa moderada (Rs = -0.416) entre o ganho de piscadas e o ganho de mortes, indicando que predadores que começam a morrer muito passam a achar o jogo difícil, e, com isso, acabam piscando menos para conseguirem se concentrar mais na partida.
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    Dissertação
    Avaliando o impacto da utilização de renderizações panorâmicas para a navegação em ambientes virtuais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-25) Brandão, Daniel Soares; Santos, Selan Rodrigues dos; ; http://lattes.cnpq.br/4022950700003347; ; http://lattes.cnpq.br/0373631364509781; Campos, André Mauricio Cunha; ; http://lattes.cnpq.br/7154508093406987; Oliveira, Jauvane Cavalcante de; ; http://lattes.cnpq.br/4054756781423727
    Renderização panorâmica é a visualização de objetos tridimensionais em um ambiente virtual através de um largo ângulo de visão. Este trabalho procurou investigar se a utilização de panoramas é capaz de agilizar buscas em um ambiente virtual. Panoramas permitem a apresentação do espaço através de uma menor necessidade de modificar a orientação da câmera, principalmente para o caso de projeções que englobam os 360 que cercam o usuário, o que pode beneficiar as buscas. Contudo, quanto maior o ângulo, mais a visualização do ambiente é distorcida, provocando certa confusão na navegação. A distorção é ainda maior quando o usuário modifica a inclinação da câmera, ou seja, ao olhar para cima ou para baixo. Neste trabalho foi desenvolvida uma técnica para eliminar especificamente as distorções provocadas pela mudança de inclinação, a qual foi denominada projeção hemisférica. Foram realizados experimentos buscando avaliar o desempenho na navegação de busca através das projeções em perspectiva, cilíndrica e hemisférica. Os resultados indicam que a navegação por projeção em perspectiva é superior a navegação por projeções panorâmicas, possivelmente devido a fatores como (i) pouca experiência dos participantes em compreender cenas exibidas de forma panorâmica, (ii) a inerente presença de distorção nas projeções panorâmicas e (iii) a menor resolução de visualização, pois os objetos são apresentados em tamanhos menores nas projeções panorâmicas, dificultando a percepção de detalhes. Contudo, a projeção hemisférica se demonstrou melhor do que a cilíndrica, indicando que a técnica desenvolvida proporciona benefícios para navegação em comparação com as técnicas de projeção panorâmica atuais. A projeção hemisférica também proporcionou a menor quantidade de modificações da orientação da câmera, o que é um indício de que as projeções hemisféricas podem ser particularmente úteis em situações onde existem restrições na facilidade de alterar a orientação. Pesquisas futuras investigarão o desempenho das câmeras sobre dispositivos de interações mais lentos, como o uso apenas de teclado, ou interfaces cérebro-máquina.
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    Artigo
    Effect of the menstrual cycle on electroencephalogram alpha and beta bands during motor imagery and action observation
    (Frontiers Media SA, 2022-05-04) Souza, Rafaela Faustino Lacerda de; Mendes, Thatiane Maria Almeida Silveira; Lima, Luana Adalice Borges de Arauj; Brandão, Daniel Soares; Laplagne, Diego Andrés; Sousa, Maria Bernardete Cordeiro de
    Female sex steroids (FSS) can affect the motor system, modulating motor cortex excitability as well as performance in dexterity and coordination tasks. However, it has not yet been explored whether FSS affects the cognitive components of motor behavior. Mu is a sensorimotor rhythm observed by electroencephalography (EEG) in alpha (8–12 Hz) and beta (15–30 Hz) frequency bands in practices such as motor imagery (MI) and action observation (AO). This rhythm represents a window for studying the activity of neural circuits involved in motor cognition. Herein we investigated whether the alpha-mu and beta-mu power in the sensorimotor region (C3 and C4, hypothesis-driven approach) and the alpha and beta power over frontal, parietal, and occipital regions (data-driven approach) are modulated differently in the menstrual, follicular, and luteal phases of menstrual cycles in right-handed dominant women. To do so, these women underwent MI and AO in the three menstrual cycle phases. The spectral activity of the cortical regions for the alpha and beta bands were compared between phases of the menstrual cycle and a correlation analysis was also performed in relation to estrogen and progesterone levels. For the hypothesis-based approach, beta-mu event-related desynchronization (ERD) was significantly stronger in the C3 channel in the follicular phase than in the menstrual and luteal phases. For the data-driven approach, beta ERD during MI was higher in the follicular phase than in the menstrual and luteal phases in the frontal region. These findings suggest the effect of FSS on executive movement control. No effect of menstrual cycle phases was observed in cortical areas investigated during OA, but alpha and beta bands correlated positively with the follicular phase plasma estradiol level. Thus, the attenuation of alpha and beta bands referring to mirror neuron activities appears to be associated with inhibition of cortical activity when estradiol levels are lower, improving cognitive processing of motor action
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    Artigo
    Implicit motor imagery performance and cortical activity throughout the menstrual cycle
    (Springer Science and Business Media LLC, 2022-12) Souza, Rafaela Faustino Lacerda de; Lima, Luana Adalice Borges de Araujo; Mendes, Thatiane Maria Almeida Silveira; Brandão, Daniel Soares; Laplagne, Diego Andrés; Sousa, Maria Bernardete Cordeiro de
    Studies show that female motor and visuospatial skills are modulated by the menstrual cycle. Implicit motor imagery, meaning the involuntary imagination of movements during a task, involves kinesthetic, visual, and spatial aspects of the corresponding action and can be investigated by using the hand laterality judgment task (HLJT). In this study we aimed to investigate whether implicit motor imagery performance and cortical activity are altered throughout the menstrual cycle, as demonstrated by motor skills in females. Thus, 31 healthy women underwent HLJT during the menstrual, follicular and luteal phases of their menstrual cycles. Right-handed participants had to recognize the laterality (right or left) of hands presented in different views (palm or back) and orientations on a computer screen. Test performance and EEG event-related potentials were analyzed. Participants performed better in the test in the follicular and luteal phases when compared to the menstrual phase, and the accuracy of the test was positively correlated with estradiol levels in the follicular phase. The difference between medial and lateral hand orientations for rotation-related negativity was significant in the medial and left parieto-occipital regions only in the follicular phase. These findings suggest positive modulating action of estradiol in performing implicit motor imagery
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    Tese
    Investigação das funções cognitivas do sono e dos sonhos através de eletroencefalografia, relatos verbais e jogos eletrônicos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-14) Brandão, Daniel Soares; Ribeiro, Sidarta Tollendal Gomes; http://lattes.cnpq.br/0649912135067700; http://lattes.cnpq.br/0373631364509781; Takahashi, Daniel Yasumasa; Beijamini, Felipe; Brockington, Guilherme; Miguel, Mário André Leocádio; https://orcid.org/0000-0002-7248-3529; http://lattes.cnpq.br/9973095281534917
    O sono é um estado mental e corporal importante para a consolidação das memórias. É muito conservado entre as espécies animais e provavelmente teve uma influência inicial e sustentada na evolução dos comportamentos de presas e predadores. A Teoria da Simulação de Ameaças afirma que sonhar também foi importante ao longo da evolução, devido à capacidade de alertar sobre possíveis ameaças futuras. Limitações metodológicas complicam as comparações de sono e sonhos entre presas e predadores em animais não humanos, mas isso pode ser resolvido convidando os humanos a jogar videogames. Propusemo-nos abordar a ligação entre sono, sonho e a dicotomia presa vs. predador em 13 pares de voluntários adultos que vieram ao laboratório e tiveram sua atividade cerebral registrada através de eletroencefalografia (EEG), enquanto jogavam um videogame um contra o outro por 45 minutos, então dormiam por 2 horas, tinham seus relatos de sonho coletados e então dormiam de novo por mais 45 minutos. No videogame, um participante foi caçado pelo outro em um confronto simulado de predador contra presa. Os resultados indicam que as presas relataram mais sonhos do que os predadores, e que os sonhos relacionados ao jogo contribuíram para a pontuação das presas. As presas também se beneficiaram de um sono mais profundo do que os predadores, o que também foi positivamente correlacionado com a pontuação das presas. Além disso, as presas apresentaram maior potência do EEG na banda de frequência delta (oscilações de ondas lentas entre 1 e 3 Hz), o que também favoreceu sua pontuação. Nenhum efeito foi encontrado para os fusos do sono. O desempenho da presa foi prejudicado pelo número de ocorrências do microestado C, um padrão de atividade elétrica associado com a falta de engajamento em tarefas propostas. Esses resultados sugerem que as ondas lentas durante o sono e os conteúdos dos sonhos relacionados ao jogo melhoram o desempenho pós-sono de indivíduos no papel de presa, enquanto nenhum benefício foi detectado para aqueles no papel de predador. Em conjunto, os resultados mostram que tanto o sono quanto os sonhos são importantes para a adaptação à situação de ser predado, mas não tão relevantes no contexto de ser um predador.
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    TCC
    Proposta de jogo para a investigação dos efeitos do sono e dos sonhos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-15) Gila, Lucas Marinho; Arrais Júnior, Ernano; Silva Segundo, Francisco Carlos Gurgel da; Teixeira, Daniel Garcia; Brandão, Daniel Soares
    Este trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo em primeira pessoa para investigar os efeitos do sono e dos sonhos no comportamento humano, com foco na dinâmica presa-predador. A pesquisa inicial utilizou o jogo F.E.A.R. Combat, mas limitações na coleta de dados e adaptação motivaram a criação de um novo jogo utilizando a Unreal Engine. O mapa, em formato de labirinto com bifurcações, visa forçar a atenção, localização espacial e tomada de decisões rápidas, enquanto elementos de terror aumentam a tensão. O jogador, atuando como presa, coleta objetos enquanto é perseguido por inimigos, incluindo um "ceifador" que remove os itens coletados. O sistema de energia e escudo influencia a velocidade e a pontuação. A análise dos dados da pesquisa inicial com o F.E.A.R. Combat revelou correlações entre microestados de EEG, número de derrotas e coleta de itens. O novo jogo permitirá a coleta detalhada de dados sobre o desempenho do jogador e sua correlação com sinais de EEG, investigando hipóteses sobre a relação entre sono, sonhos, memória espacial e comportamento humano em situações de estresse.
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    Artigo
    The role of frontal and parietal cortex in the performance of gifted and average adolescents in a mental rotation task
    (2020-05-13) Anomal, Renata Figueiredo; Brandão, Daniel Soares; Porto, Silvia Beltrame; Oliveira, Sóstenes Silva de; Souza, Rafaela Faustino Lacerda de; Fiel, José de Santana; Gomes, Bruno Duarte; Pires, Izabel Augusta Hazin; Pereira Jr, Antonio
    Visual-spatial abilities are usually neglected in academic settings, even though several studies have shown that their predictive power in science, technology, engineering, and mathematics domains exceeds that of math and verbal ability. This neglect means that many spatially talented youths are not identified and nurtured, at a great cost to society. In the present work, we aim to identify behavioral and electrophysiological markers associated with visual spatial-ability in intellectually gifted adolescents (N = 15) compared to age-matched controls (N = 15). The participants performed a classic three-dimensional mental rotation task developed by Shepard and Metzler (1971) [33] while event-related potentials were measured in both frontal and parietal regions of interest. While response time was similar in the two groups, gifted subjects performed the test with greater accuracy. There was no indication of interhemispheric asymmetry of ERPs over parietal regions in both groups, although interhemispheric differences were observed in the frontal lobes. Moreover, intelligence quotient and working memory measures predicted variance in ERP’s amplitude in the right parietal and frontal hemispheres. We conclude that while gifted adolescents do not display a different pattern of electroencephalographic activity over the parietal cortex while performing the mental rotation task, their performance is correlated with the amplitude of ERPs in the frontal cortex during the execution of this task.
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