Navegando por Autor "Bragato, Marcos"
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TCC A conexão dançante: ampliação das possibilidades de condução em danças a dois(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Santos, Sérgio Maria Pereira dos; Bragato, Marcos; Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques; Dantas, Paulo Moreira SilvaPropomos uma reflexão sobre a forma de conduzir em danças de salão, não objetivando apenas a execução de figuras já existentes nas diversas modalidade de danças a dois, nas denominadas danças de salão, mas a exploração de relações corpóreas dançantes que possibilitem uma ampliação do repertório motor pessoal do dançarino e a dilatação da sensibilidade perceptiva do contato entre os corpos. Tomamos aqui o Contact Improvisation/Contato Improvisação como fator de conexão entre os corpos e dessa forma poder priorizar a interação para além do vocabulário das danças de salão, embora procuremos abrigar as bases de movimentos e referenciais existentes como o ponto de partida para uma nova investigação. Ao percebermos que a base fundamental para que se inicie a dança em casal é o Contato, vislumbramos uma pratica de danças de salão na qual tal relação assuma um papel mais evidente na consciência de quem a experimenta.TCC As expressões fácio-corporais das emoções: os casos de the hot one hundred choreographers e vestígios(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-12) Oliveira, Alexandre Araújo de; Bragato, MarcosSob a perspectiva evolucionista, o corpo possui mecanismos cognitivos moldados no vasto tempo evolutivo denominados emoções e sentimentos. Segundo a classificação sugerida por Damásio (2004: 51), existem três categorias emocionais: emoções primárias, emoções de fundo e as chamadas emoções sociais. Por permearem os corpos dançantes a todo tempo, faz-se necessário um olhar que possa aqui dissipar o entendimento senso comum de que as obras possuem um caráter eminentemente frio ou quente. Ressalta-se que o presente estudo considera metodologicamente o reconhecimento das expressões fácio-corporais das emoções nas produções The Hot Hundred Choreographers (2011) e Vestígios (2010), por meio da observação de gravações em vídeo, como um mapeamento daquilo que o corpo realiza no ato de performar como dança. Assim, por serem de caráter performativo e terem o foco primeiro o corpo, a contribuição das ciências cognitivas é de suma importância e valia nas discussões a cerca da dança. O entendimento proposto, neste estudo, carrega traços que podem desencadear difere ntes modos de gerenciamento no sistema dança. O como acontece o diálogo entre corpo e luz; corpo e sonoridade; corpo e veste; corpo e espaço; corpo e corpo(s), em suma corpo e/na obra com sua dramaturgia e lógica/poética.TCC Aspectos recorrentes de padrões na cena de dança: temas do balé moderno e contemporâneo e da dança contemporânea(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12) Barbosa, Diogo Ramos dos Santos; Bragato, Marcos; Tibúrcio, Larissa Kelly O. M.; Vieira, Antônio Lázaro B. M.O presente estudo analisa alguns aspectos de produtos artísticos em suas semelhanças e divergências, e propõe a discussão sobre algumas características de padrões cênicos na cena de dança da atualidade. O desenvolvimento de padrões nos auxiliou a evoluirmos na condição em que estamos e nos encaminhará para uma diretriz que não sabemos. Na dança cênica ocidental, guardadas as proporções do tempo evolutivo cultural, não ocorre de maneira diferente, como podemos observar na existência de linhagens e vieses moldados ao longo do século 20. Embora possam existir variações em curtas gerações, os padrões de procedimentos artísticos em dança lá estão porque podem ser reconhecidos mesmo em meio a mudanças no ambiente no qual está erguido. A resistência à existência de padrões está configurada na reação de artistas e criadores pós-1960 e expressa claramente nos anos 1990, quando a necessidade de reconhecimento não se torna tarefa primeira, contraditoriamente ao que se pleiteia como “agrupamentos” artísticos. Os padrões fazem parte da matéria pela qual navegamos no mundo e, assim, quando os reconhecemos podemos entender o que ali se dá a ver. As cenas elencadas são: Who cares?(1970) de George Balanchine (1904 – 1983), Batucada (1980) de Décio Otero, Sem Mim (2011) e Parabelo (1997) de Rodrigo Pederneiras, One Flat Thing Reproduced (2009) de William Forsythe, Sagração da Primavera (1975) e Café Müller (1978) de Pina Bausch (1940 – 2009), Eu em ti (2014) e INSIDE (2012) de Sandro Borelli, Pororoca (2010) e Pindorama (2014) de Lia Rodrigues, Monotonia de aproximação e fuga para 7 corpos (2014) de Alejandro Ahmed, O Revisor em Série (2014) de Cristian Duarte e Leandro Berton, Veronique Doisneau (2009) e Disabled Theater (2014) de Jerome Bel, The Hot One Hundred Coreographers (2011) de Cristian Duarte.Artigo Bípedes sem pelo: o caso das emoções(2009) Bragato, MarcosTCC Dança Breaking: contexto, estilos e procedimentos em ensino e aprendizagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-06) Santos, Michael Stefferson Silva dos; Bragato, Marcos; https://orcid.org/0000-0001-9410-4297; http://lattes.cnpq.br/5954222342442974; https://orcid.org/0000-0002-6687-1891; http://lattes.cnpq.br/6448059399264256; Chellappa, Thiago; https://orcid.org/0000-0003-2599-6089; http://lattes.cnpq.br/7666718201975155; Araújo, Douglas; https://orcid.org/0000-0003-1004-7059; http://lattes.cnpq.br/7540457939728581Para se fazer identificar na Cultura Hip Hop, o elemento medular das suas atividades rudimentares, o presente estudo tem como objetivo analisar e descrever os princípios e fundamentos que caracterizam o desenvolvimento de um modelo conceitual relacionado aos processos e conhecimentos da aprendizagem em dança Breaking. Desse modo, o texto parte da pesquisa bibliográfica na qual possibilita a adequada compreensão de uma pesquisa que se estrutura e se apoia a partir da produção teórica de autores como Ken Swift (2022), Storm (2022), Söderman (2013), Gosa e Fields (2012), Schloos (2009), Sanchez (2012), Banes (2004) e Holman (2004) que buscam diversificar os estudos sobre educação em danças relacionadas ao Hip Hop. Ergue-se, então, uma discussão sobre o que poderia ser a pesquisa pedagógica em dança Breaking. Portanto, apresenta-se o Breaking como solução à aprendizagem em dança, ao enfatizar o estudo da aplicabilidade de seus elementos nos diferentes campos de atuação: compreende se o Breaking como facilitador para um corpo que quer dançar.TCC Dança no hip hop: um provável elemento agregador em trajetória individual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-05) Silva, Evanuel Gomes; Bragato, Marcos; logotipo orcid https://orcid.org/ 0009-0004-0485-1440; Boufler, Rodrigo; Araújo, DouglasTem se comentado as variáveis formadoras da chamada cultura hip hop e contribuições na modelagem e ajustes de trajetórias coletivas. No entanto, pouco se tem investido nos comentários o quanto essas variáveis podem afetar trajetórias individuais e provocar alterações no entendimento de mundo. Modelar de forma singular o que se anuncia como impossibilidade, e um desses elementos é responsável por alterar o entendimento corporal: o breakdance. O breakdance carrega em sua estrutura singularidades de acesso ao chão e de acesso às partes do corpo. Isso ajuda na trajetória individual do licenciado em dança ao colaborar no entendimento de prováveis ferramentas corporais na compreensão do entorno, que se avilta dificultoso. No entanto, parece não ser importante a presença desse material em muitos cursos universitários de dança a exemplo da Licenciatura em Dança da UFRN.Artigo Descrição darwiniana elucida: mecanismos psicológicos e comportamento artístico(2012) Bragato, MarcosTCC A heterogeneidade das danças urbanas: ferramentas corporais diferenciadas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-20) Nascimento, Luan Sales do; Bragato, Marcos; Bragato, Marcos; Chellappa, Thiago; Campos, Thiago Manchini deA presente pesquisa visa elucidar sobre as diferenças existentes quando se aborda um mesmo tema relacionado à dança na heterogeneidade dos corpos em ambientes diferenciados. Depreende-se sobre quais ajustes metodológicos devem ser aplicados, para que o rol vocabular afeto às danças urbanas seja mais bem apreendido, e aponta as dificuldades ou facilidades de tais ajustes em ambientes onde existem os mais variados tipos de corpos e necessidades de se locomover. A problemática do estudo se concentra na heterogeneidade dos corpos em ambiente escolar e não escolar, a se considerar no ensino das Danças Urbanas sem a perda da meta de determinado padrão vocabular afeto, a quaisquer, das subdivisões das danças urbanas. E talvez, com esse foco, entender como o ensino da dança pode ser melhor realizado através do entendimento de que tipos de corpos formam e são formados nas respectivas subdivisões das Danças Urbanas. Para tal entendimento, faz-se um mapeamento corporal de modo a resultar em um layout corporal em cada estilo dentro das danças urbanas.TCC O figurino na dança: a confecção de uma peça sob duas versões(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Menêzes, Rayssa Moreira Bezerra de; Bragato, Marcos; Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques; Fonsêca, Paulo Honório da CostaO figurino potencializa, mas pode, também, tornar-se um fator restritivo ao entendimento da dança que na cena quer se impor. A compreensão em como se dá o construto das vestimentas transita necessariamente no conhecimento da proposição artística geral para elucidar aquilo que lhe é particular. Assim, o figurino passa a ser um processo criativo a seu próprio modo, e não mero adorno aos corpos como intentamos mostrar na confecção de uma peça sob duas versões escolhidas a partir do traje da personagem Odette de O Lago dos Cisnes por encerrar a clareza e a graça, no desenho e na cor branca, o auge do balé clássico, um dos ícones que se perpetua há mais de um século, e cuja temática carrega uma história do amor e a luta entre o bem e mal. A análise do que é fundamental, a definição do tipo de traje e a escolha dos materiais -tecidos e aviamentos- e o planejamento de um cronograma podem ajudar uma contínua colaboração com outros elementos igualmente compositores da cena. A preocupação especial com o figurino aparece na cena histórica especialmente com a modernização do balé, no início do século 20, mas, depois de um século, são raras as contribuições bibliográficas destinadas à discussão de um importante elemento constitutivo de um trabalho coreográfico. Propomos apresentar um cronograma de criação e aplicação como saída à ultrapassagem das restrições do entendimento das vestimentas como adornamento corporal, para contribuir e motivar o interesse em constituir mão-de-obra especializada.TCC Os públicos da dança cênica: uma análise contra a entidade o público(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-11-11) Silva, Gustavo Bonifácio dos Santos; Bragato, MarcosHá um público garantido para cada espetáculo ou cada tipo de espetáculo? Como pode se dar um público ou o público se subdivide em públicos? Tais dúvidas se fazem presentes nas mentes dos profissionais das artes cênicas e, em especial, os da dança, quando tomam como parâmetro a abstrata e genérica entidade o Público. Uma entidade que se molda com o surgimento no ocidente das companhias oficiais de balé clássico, a partir do século 18, e pavimenta a noção popular de o Público. Este estudo argui pela incompatibilidade da noção de Público com as iniciativas de artistas do corpo no século 20. Intentamos analisar e questionar o conceito tradicional da existência de “Um Público” e propor correlações com a realidade da existência de Públicos, dada a natureza dos tipos de entendimentos de dança. Discutimos questões sobre a noção tradicional de público e apresentamos a hipótese da existência dos diversos públicos da mesma forma como são diversos os seguimentos de dança para esse publico.TCC Perfil motor de crianças iniciantes na prática de balé clássico em uma escola especializada: estudo de caso.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-11) Ramos, Flávia Nery; Bragato, MarcosO estudo trata-se da análise do perfil motor de crianças de uma turma de balé clássico considerando a adequação motora em relação à idade cronológica aplicada em seis habilidades da Escala de Desenvolvimento Motor proposta por Rosa Neto (2002). Dois (n=2) casos específicos foram analisados, ambos com oito anos de idade e iniciantes da prática de balé clássico em uma escola especializada na cidade de Natal/RN, Brasil. Foi realizada análise da avaliação, intervenções e reavaliação no ano de 2011 e uma nova avaliação no ano de 2012. De uma forma geral, demonstra-se a importância de avaliação periódica das habilidades motoras em crianças para o controle de sua idade motora em relação à idade cronológica. O resultado dos testes permite aos profissionais da área verificar o grau de aprendizagem, o perfil motor atualizado e direcionar seus objetivos nas sessões especializadas e possibilita ao desenvolvimento da técnica de balé clássico.