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Navegando por Autor "Borba, Adriana Carla de Azevedo"

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    Tese
    Da promessa à realidade: a cidade potiguar do século XIX, a partir do olhar da elite
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-04-07) Borba, Adriana Carla de Azevedo; Teixeira, Rubenilson Brazão; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781767J7; ; Jucá Neto, Clovis Ramiro; ; http://lattes.cnpq.br/8989405810173670; Trigueiro, Edja Bezerra Faria; ; http://lattes.cnpq.br/2279771493519042; Lopes, Fátima Martins; ; http://lattes.cnpq.br/6539287109414078; Souza, Juliana Teixeira; ; http://lattes.cnpq.br/7893663154086378; Moura Filha, Maria Berthilde de Barros Lima e; ; http://lattes.cnpq.br/7325158136305973
    Esta pesquisa tem como objetivo apreender qual era a percepção que a elite político-administrativa, em especial os Presidentes da província do Rio Grande do Norte, tinha sobre a cidade potiguar ao longo do século XIX. Entrelaçando aspectos político-administrativos, socioeconômicos, e físico-espaciais, o estudo desta percepção envolve dois momentos distintos, que se articulam: um momento de apreensão da cidade, isto é, como a elite percebe, descreve e critica a cidade; e um segundo momento, concomitante ou posterior ao primeiro, de intervenção na cidade, no qual a elite expõe sua visão e projetos para a cidade e para o território. Mais do que descrever a cidade potiguar em si, a pesquisa tentou desvendar como ela era ao longo desse processo a partir de um determinado olhar ou discurso, oficial e elitista, que podia não corresponder necessariamente e integralmente ao que ela era de fato. Tentamos entender, sempre pelas lentes do discurso, como a elite político-administrativa percebia a cidade potiguar à luz do que seus membros pensavam sobre outras realidades urbanas, mormente dos países mais avançados; como, numa visão integrada, essa cidade se caracterizava em termos político-administrativos, socioeconômicos e físico-espaciais e como ela se consolidou ao longo do período estudado. De natureza qualitativa e histórica, a investigação se fundamentou metodologicamente em pesquisas bibliográfica e documental. Por trabalhar essencialmente com descrições, comparações e interpretações, foi necessário fazer uso de instrumentais como a análise do discurso, para apreender, tanto quanto possível, o que estava realmente por trás das palavras dessa elite. As fontes primárias são essencialmente os documentos oficiais produzidos pelos Presidentes de Província, assim como outras fontes produzidas por técnicos de alto escalão, e outros membros da classe política, todos compondo a chamada elite político-administrativa do RN. As fontes secundárias foram livros, publicações, teses e dissertações pertinentes ao tema, entre outros. A pesquisa permitiu identificar uma determinada percepção sobre a cidade potiguar no século XIX, certamente limitada porque baseada num discurso específico - o de membros da elite político-administrativa , mas que, mesmo assim, possibilitou entender essa cidade e sua evolução ao longo do período estudado, entre outras observações dignas de nota
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    Dissertação
    O ensino de projeto de arquitetura de interiores segundo a percepção dos estudantes, docentes e recém egressos: um estudo de caso em duas escolas de arquitetura de Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-05-04) Santa Cruz, Isabela Dantas de; Veloso, Maisa Fernandes Dutra; https://orcid.org/0000-0002-3224-2245; http://lattes.cnpq.br/4974901249133556; http://lattes.cnpq.br/0526136112280634; Elali, Gleice Virginia Medeiros De Azambuja; https://orcid.org/0000-0001-5270-4868; http://lattes.cnpq.br/3061713076071714; Medeiros, Luciana de; Borba, Adriana Carla de Azevedo
    O presente trabalho se insere no contexto de formação do profissional arquiteto e urbanista na área de Projeto de Arquitetura de Interiores. Trata-se de uma área com amplas possibilidades de atuação profissional, notadamente para recém-formados. No entanto, o ensino de Arquitetura de Interiores parece não ocupar espaço relevante nos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Sendo assim, o trabalho objetiva compreender como se desenvolve o ensino de Projeto de Arquitetura de Interiores em dois cursos de graduação da cidade de Natal (UFRN e UNIFACEX), a partir sobretudo da análise de disciplinas e das percepções dos agentes envolvidos. Tem então como objeto de estudo a relação entre o ensino de projeto de arquitetura de interiores nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRN e UNIFACEX e a percepção dos discentes, docentes e dos recém egressos dessas instituições. O trabalho parte inicialmente de uma revisão bibliográfica sobre o tema, gerando uma pesquisa exploratória e descritiva, que aborda aspectos e conceitos relevantes sobre projeto de arquitetura de interiores e ensino de projeto. É também realizada uma pesquisa empírica nas duas escolas selecionadas para estudo, através da coleta de dados em campo, contatos com dirigentes e professores, seguidos de observações programadas em ateliês de projetos e aplicação de questionários a discentes e recém egressos, além de entrevistas com docentes das disciplinas de arquitetura de interiores. Constata-se a relevância da formação neste campo e a necessidade de mais estudos e debates a respeito dos caminhos que a arquitetura de interiores tem percorrido e ocupado dentro das escolas de arquitetura de Natal/RN, principalmente quando se estabelece um contraponto entre a demanda cada vez maior do mercado de trabalho e as ofertas institucionais nesta área.
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    TCC
    Jardim restaurador para o Lar do Ancião Evangélico em Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06) Moura, Andreia Maria dos Santos; Medeiros, Eugênio Mariano Fonseca de; Luciana de Medeiros; Borba, Adriana Carla de Azevedo; Brito, Thiago de Carvalho
    Os Ambientes Restauradores para a Terceira Idade têm se destacando mundialmente tendo em vista a busca por espaços que atendam adequadamente ao público idoso e jardins que proporcionem a restauração através do contato, interação e contemplação da natureza. Tendo em vista que a população de idosos brasileira está crescendo e com ela a preocupação com o bem-estar e a qualidade de vida da terceira idade, existe uma falta de planejamento de espaços livres voltados para tal público, que sejam adequados, atrativos e acolhedores. Portanto, o objetivo geral do presente trabalho foi propor um Jardim Restaurador para a Instituição Lar do Ancião Evangélico, a partir do entendimento de como os espaços restauradores podem ser aliados à promoção de bem-estar na 3ª idade, da compreensão da relação dos idosos com os espaços livres e das formas de transformá-los em ambientes restauradores, além da contribuição na discussão sobre a necessidade de criação de espaços voltados para terceira idade. Através de Revisão Bibliográfica, Entrevistas, Levantamento e Análise de dados, foi apresentada a proposta de um Jardim Restaurador voltado à terceira idade, atrativo e funcional, que se propõe a atender às demandas do local e necessidades dos residentes, aplicando o conceito de Restauração tanto física e psicológica, quanto da flora e fauna nativa e das relações humanas, além de preservar o natural e despertar de novas experiências, sentidos e memória afetiva.
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    Dissertação
    Lá Fora: anteprojeto de uma Escola Infantil e Fundamental Montessori com abordagem biofílica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-23) Guilhermino, Natália Araújo; Araújo, Bianca Carla Dantas de; Julianelli, Anna Rachel Baracho Eduardo; https://orcid.org/0000-0003-4058-7785; http://lattes.cnpq.br/6438797671562128; http://lattes.cnpq.br/3507197412751275; Albuquerque, Glauce Lilian Alves de; Borba, Adriana Carla de Azevedo
    Este Trabalho de Conclusão de Curso de Mestrado Profissional, constituído por um relatório técnico, consiste em um Anteprojeto Arquitetônico de uma escola de ensino infantil e fundamental Montessori. Inseridas num contexto urbano adensado, em que, para atender à legislação construtiva “sobra” pouco espaço livre, as escolas, geralmente, têm déficit desses espaços livres e vegetados. Quando eles existem, muitas vezes, estão desconectados do espaço construído. Tendo em vista o potencial estético, pedagógico, mas também estratégicas básicas de conforto ambiental e acústica, trazer o paisagismo ao edifício escolar, reconhecendo seu valor e relevância para as condições de conforto ambiental, é o diferencial desta proposta. Pergunta-se: poderia a arquitetura escolar incentivar o contato com a natureza através de suas áreas livres e ligações com o exterior? Este trabalho tem o objetivo de projetar uma Unidade de Educação Infantil e Fundamental Montessori, com destaque para o design biofílico e o conforto ambiental, considerando o problema do déficit de espaços livres nas escolas natalenses. Para desenvolver o projeto, foi, inicialmente realizado um aprofundamento teórico-conceitual sobre o tema, por meio de pesquisas bibliográficas e estudos de referências projetuais (precedentes ou correlatos). Em seguida, foi desenvolvida a programação arquitetônica, com definição de dilemas e metas do projeto. A partir dessa base, e com o auxílio dos componentes curriculares do curso, o processo projetual foi, gradualmente, sendo desenvolvido e mapeado, por meio de diversas formas de registro, desde as etapas iniciais de estudos de condicionantes, concepção e desenvolvimento do partido arquitetônico. Os resultados consistem no Anteprojeto Arquitetônico da Essência Montessori, no qual foram definidas estruturas e relações espaciais para maximizar a integração com o espaço livre, visando a condicionantes ambientais, dilemas, metas e especificidades do projeto escolar. Como resultados, foram obtidas salas de aprendizagem amplas e integradas, abundância de áreas verdes, espaço para correr e brincar, bosque, horta, características finais do projeto que atendem aos objetivos fixados. Não foi possível detalhar todas as áreas de lazer em microescala; contudo foram detalhadas áreas prioritárias para o projeto: Parquinho, Varanda das Artes e Laguinhos. O projeto arquitetônico exige mais tempo de detalhamento para compreensão da dinâmica e das atividades da escola; entretanto, é possível perceber a estruturação e o padrão de adensamento arbóreo proposto. As estratégias de conforto estão relacionadas à maximização da arborização – visando ao sombreamento e à ventilação cruzada das edificações – ao recobrimento permeável do solo – a fim de facilitar a drenagem e reduzir a reflectância do calor –, ao afastamento entre os blocos de sala de aula – visando maximizar a ventilação e melhorar a conexão com o exterior –; à implantação escalonada das salas de aula e ao afastamento do setor esportivo/ lazer ativo da zona de silêncio exigida pelo ensino e pelo trabalho. Ressalta-se, por fim, a importância do paisagismo para as estratégias de conforto ambiental.
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    Dissertação
    Meio ambiente e planejamento: a relação cidade-natureza nos Planos Urbanísticos da cidade de Natal no século XX
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-05-30) Borba, Adriana Carla de Azevedo; Santos, Pedro Antônio de Lima; ; http://lattes.cnpq.br/5531511639761946; ; Valéry, Françoise Dominique; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783095E6; Nunes, Elias; ; http://lattes.cnpq.br/8446822254263130; Sousa, Alberto José de; ; http://lattes.cnpq.br/1745324025676341
    Trata do estudo acerca da relação cidade - natureza nos Planos Urbanísticos da cidade de Natal no século XX, no qual se buscou identificar e analisar os principais documentos que inserem as idéias ambientais dentro dos planos urbanísticos citadinos; contextualizar política e economicamente o cenário em que acontecem as modificações em cada plano estudado; e caracterizar os planos urbanísticos e diretores de Natal, elaborando categorias de análise de tais instrumentos. Procura-se com este estudo contribuir no processo maior de resgate da história de Natal: dada à carência dos registros históricos, espera-se com este trabalho, estimular também outros nichos de pesquisa que auxiliem numa maior compreensão acerca dos processos de transformação da cidade. Além disto, propõe-se a servir como um instrumento para orientar a elaboração de futuros planos urbanísticos da cidade, especificamente no que se refere às questões ambientais. O estudo pautou-se em pesquisa documental (sobretudo os planos urbanísticos e diretores objetos de estudo) e bibliográfica (periódicos, artigos da internet e livros). Verificaram-se quatro tipologias de planos: os que possuem mais destaque na saúde e estética (1901, 1929, 1935); técnica e ciência (1968); zoneamento e controle (1974 e 1984) e meio ambiente (1994 e 1999). Os indícios encontrados apontam para a inserção de idéias ambientais por exigência governamental, notadamente no plano de 1994, e em geral com pouca ou nenhuma participação popular e sem que a mesma apreendesse seus significados e implicações
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    Dissertação
    Museu da imagem: proposta arquitetônica de um museu sensorial
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-07-21) Duarte, Ana Beatriz de Araújo; Medeiros, Renato de; http://lattes.cnpq.br/2063302386667116; Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja; http://lattes.cnpq.br/3061713076071714; Borba, Adriana Carla de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/7879009812738843
    Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), composto por relatório e memorial justificativo, além do projeto técnico, apresenta os fundamentos teóricos e técnicos e as estratégias escolhidas para o desenvolvimento do projeto arquitetônico de um museu, o qual deve estimular o uso dos sentidos a partir da experiência do usuário no ambiente construído, voltado para exposições fotográficas. Ao considerar, como objeto de estudo, a arquitetura de museus e a percepção sensorial humana a partir da utilização da fotografia como fonte de informação, instrumento de pesquisa e forma de expressão artística, o objetivo geral do trabalho é projetar um museu que demonstre a experiência museológica por meio da imagem e do uso dos sentidos em contribuir para educação histórico-cultural e expressão artística da sociedade. Para desenvolver o projeto, foi inicialmente realizado aprofundamento teórico-conceitual, buscando autores relacionados aos temas de museologia, fenomenologia e fotografia, além de analisar projetos correlatos, como forma de ampliação do repertório e estudo de soluções. Em seguida, a programação arquitetônica foi desenvolvida, com definição de dilemas e metas do projeto. Posteriormente, foi definido o conceito da proposta projetual, seguido do partido arquitetônico. A partir dessa base, e com o auxílio dos componentes curriculares do curso, o processo projetual foi elaborado e mapeado, por meio de diversas formas de registro, desde as etapas iniciais de estudos de condicionantes, concepção e desenvolvimento do decisões arquitetônicas. A edificação proposta é composta por quatro pavimentos, distribuídos em um lote de 4.552,20 m², totalizando 2.321,83 m² de área construída. A área de convivência foi projetada para que atividades independentes do museu pudessem ser executadas. No térreo, localizam-se ambientes com atividades coletivas: o café, o auditório, a sala de aula e a biblioteca. O percurso do museu ocorre nos segundo e terceiro pavimentos. No último,situam-se o mirante e o restaurante. As etapas descritas anteriormente foram fundamentais para que a proposta final fosse elaborada e o objetivo deste trabalho fosse alcançado. Assim, considera-se que a contribuição desse projeto envolve aspectos qualitativos no impacto para a cidade e quantitativos em relação ao número de pessoas que serão atingidas, além dos valores econômicos agregados de inovação, em razão da interação com os usuários a partir da exploração do campo sensorial. É um local, portanto, que convida o usuário e a cidade a uma provocação, a partir do interagir, do sentir e do pensar, a cada experiência vivida – e sentida - no espaço museal.
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    TCC
    Passeio dos cajus: proposta de parque linear e corredor ecológico para o bairro de Capim Macio, Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-12) Sindeaux, Leonardo de Freitas; Julianelli, Anna Rachel Baracho Eduardo; http://lattes.cnpq.br/1171820374307734; Farias, Hélio Takashi Maciel de; http://lattes.cnpq.br/2766545948916011; Borba, Adriana Carla de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/7879009812738843
    Ao analisarmos a cidade de Natal, vemos que esta apresenta uma grande proporção de massa vegetativa em seu perímetro urbano. Entretanto, essa cobertura vegetal é pouco presente no cotidiano dos cidadãos, visto que se encontram concentradas principalmente em lotes privados ou Zonas de Proteção Ambiental. Não obstante, sabe-se que a presença de áreas verdes em meio à zonas adensadas é de extrema importância para a melhora da qualidade de vida dos cidadãos, amenizando os efeitos da ilha de calor, reduzindo problemas de infraestrutura e os níveis de estresse. Por este motivo, o presente trabalho objetiva desenvolver uma proposta de parque linear e corredor ecológico por meio da aplicação de conceitos de infraestrutura verde e azul, para se obter uma expressão projetual de valor paisagístico no bairro de Capim Macio.
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    Dissertação
    Toca: centro de comércio e convivência: projeto de arquitetura para o estacionamento de um supermercado na zona sul de Natal, com enfoque na valorização da relação com a paisagem e conforto do usuário
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-04) Castro, Clodoaldo Dino de; Nobre, Paulo José Lisboa; ; http://lattes.cnpq.br/1983920756668716; ; http://lattes.cnpq.br/8027124408610869; Araújo, Bianca Carla Dantas de; ; http://lattes.cnpq.br/6438797671562128; Ribeiro, Isaias da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/1204759128622656; Borba, Adriana Carla de Azevedo; ; http://lattes.cnpq.br/7879009812738843
    Este trabalho de conclusão de curso, realizado para o Programa Pós-Graduação em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente da UFRN, apresenta um memorial técnico científico e um projeto de arquitetura para o espaço ocioso do estacionamento de um supermercado da rede Carrefour na cidade de Natal (RN), com enfoque na valorização da paisagem e conforto de seus usuários. O projeto surge como proposta de resolução dos problemas identificados no complexo comercial relacionados à disputa por espaços entre usuários pré-existentes e os atuais ocupantes; o interesse dos proprietários na resolução do conflito e aproveitamento da paisagem para criação de novos espaços. O objetivo do trabalho consiste em um projeto de uma edificação comercial e de lazer que visa a requalificação do espaço livre privado. Seu enfoque principal é a amenização dos conflitos e a potencialização da experiência do usuário e da sua relação com a paisagem. Os procedimentos metodológicos consistiram na pesquisa bibliográfica sobre temas substanciais da pesquisa como as novas formas de consumo, a paisagem, a fenomenologia, a acústica e a análise sintática e morfológica do espaço em questão. Os estudos de caso foram produzidos de forma direta através de visitas in loco onde foram levantadas características térmicas do sistema de coberturas tensionadas; e de modo indireto através da análise de projetos correlatos, selecionados de forma que sua função ou relação com o entorno fossem pertinentes ao escopo do processo de projeto. A elaboração do conceito, do partido e da programação arquitetônica deste trabalho fez uso de referências imagéticas, croquis à mão em caderno de bordo e Quadros disponibilizadas nas disciplinas de Atelier do curso de Mestrado Profissional (PPAPMA/UFRN); e por fim, a representação do resultado parcial do projeto foi realizada em plataforma computacional BIM e em pranchas impressas com material gráfico técnico. Concluímos que as relações entre os seres humanos podem ser entendidas através do estudo das relações entre os espaços internos e externos, que reúne um grupo de pessoas através dos fenômenos sensoriais que os confere identidade e reconhecimento espacial, podendo serem utilizados como ferramentas na construção de uma arquitetura comercial e de lazer mais inclusiva e estimulante ao convívio de diferentes grupos sociais por suas singularidades territoriais, culturais.
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