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Navegando por Autor "Bezerra, Tiago Souto"

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    Tese
    A condicionalidade escolar do Programa Bolsa Família na Região Metropolitana de Natal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-08-07) Bezerra, Tiago Souto; Clementino, Maria do Livramento Miranda; ; http://lattes.cnpq.br/8998937158872406; ; http://lattes.cnpq.br/5719399095601077; Fortes, Lore; ; http://lattes.cnpq.br/4596655243422487; Aguirre, Moises Alberto Calle; ; http://lattes.cnpq.br/0743856406326460; Medeiros, Sara Raquel Fernandes Queiroz de; ; http://lattes.cnpq.br/5457263655417572; Silva, Ângelo Magalhães; ; http://lattes.cnpq.br/5105554142306869; Silva, Lenina Lopes Soares; ; http://lattes.cnpq.br/1487610808390702
    Em 2003, entrou em vigor no Brasil o Programa Bolsa Família - PBF a partir da vigência deste programa, famílias em situação de pobreza e extrema pobreza puderam contar com recursos financeiros mensalmente. Para receber o dinheiro a família tem que cumprir condições nas áreas da assistência social, saúde e educação. A condicionalidade escolar consiste na exigência de matricular os filhos na escola e garantir que eles sempre estejam presentes, ou seja, não podem faltar. Essa condicionalidade escolar colabora com outras inciativas que visam combater a exclusão escolar da população em situação de pobreza. A escola é analisada por um lado como reprodutora das desigualdades sociais e por outro como criativa e inovadora podendo colaborar para equalização social. A educação formal é um processo que se desenvolve sistematicamente da etapa inicial do ensino infantil, fundamental, médio e superior, ao longo de vários anos. Particularmente a trajetória escolar dos alunos atendidos pelo PBF foi analisada nesta pesquisa de tese a partir da seguinte pergunta: Como a condicionalidade escolar do PBF enquanto regra de permanência no programa pode contribuir na escolarização dos filhos da população mais empobrecida nos municípios da Região Metropolitana de Natal? Tendo a seguinte hipótese: A condicionalidade pode colaborar para o desenvolvimento de um ethos escolar entre os alunos da Região Metropolitana de Natal beneficiários do programa ao longo de sua trajetória na educação básica. Metodologicamente as escolas com mais de 50% de alunos atendidos pelo PBF quanto ao cumprimento da condicionalidade escolar do programa entre os anos de 2008 e 2016, ou seja, durante toda uma trajetória de 9 anos de ensino fundamental. Os resultados nas escolas analisadas mais de 90% dos alunos cumpriram a exigência de não faltar às aulas, além disso, registraram uma média de evasão e reprovação, durante esse mesmo período abaixo de 5%. A pesquisa demonstrou ainda que a condicionalidade escolar do PBF colaborou no desenvolvimento do ethos escolar, ou seja, ao promover uma boa vontade em relação à escola, colaborando como fator positivo no processo de inclusão escolar da população em situação de pobreza urbana. Porém a escola não é uma instituição isolada ao, ao contrário, ela se relaciona com as hierarquias sociais e no caso desta pesquisa de tese, a segregação urbana que advém dessas hierarquias, interferem no processo de distribuição das estruturas de oportunidade escolar disponíveis. A qualidade das escolas se diferencia de acordo com as regiões da metrópole, tendo por um lado instituições com programas de suplementação escolar que garante a permanência dos alunos em tempo integral com reforço escolar, aulas de música, artes e educação física, transporte escolar, estruturas de biblioteca, sala de informática, sala de leitura.
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    Dissertação
    A educação básica na região metropolitana de Natal: uma análise da qualidade educativa e sua relação com o contexto familiar dos alunos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-06-09) Bezerra, Tiago Souto; ; http://lattes.cnpq.br/8998937158872406; ; http://lattes.cnpq.br/5719399095601077; Paiva, Irene Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167; Teixeira, Maria Lina Leão; ; http://lattes.cnpq.br/6607383949443237; Aguirre, Moisés Alberto Calle; ; http://lattes.cnpq.br/0743856406326460
    A resente dissertação teve como objetivo investigar o processo de educaação formal de crianças e adolescentes via escolarizaação de nivel fundamental e principalmente, oa uxílio da família nas atividades escolares domésticas como uma das etapas do processo de ensino aprendizagem. O acompanhamento do aluno proporcionado pelo capital cultural de sua família foi o viés das análises dissertativas aqui apresentadas por meio de um recorte espacial das escolas públicas de ensino fundamental dos municípios da RMNatal. Tal recorte se justifica por meio da recente avaliação de sua educaação básica, feita pelo MEC, diagnosticando ,em 2011, apenas 1% dos alunos em estágio considerado adequado de aprendizagem em matemática. Enquanto que 62% estão em estágio educativo considerado crítico nessa disciplina. Diante disto esta dissertaação faz uma análise teórica acerca do capital cultural herdado e adquirido no âmbito familiar, sobretudo focando, nas distâncias entre o nível cultural da família do aluno e o requerido pela escola. Em seguida apresenta os aspectos fundamentais da problemática acerca do fenômeno urbano, focando nas hierarquias e estruturas sociais dos espaços citadinos que expressam difernciações, segmentações e segregrações socio-espaciais, além de exclusões sociais. A ênfase nas desigualdades aponta para o desenvolvimento de um ethos urbano, via escolarizaação, que se desenvolve a partir de singularidades sociais. A desenvolver teoricamente o tema do capital cultural familiar, este trabalho procurou operacionalizar o conceito através da interpretação dof enômeno estudado por um trabalho lógico de validação de hipóteses. A operacionalizaação dos conceitos de forma sistêmica transformou elementos estatísticos em indicadores com o objetivo de medir a incidência das características individuais sociais e culturais dos alunos. Considerou-se por fim, que os componentes avaliados, capital cultural familiar e as condições habitacionis das famílias, podeme xercer influência no desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos na escola.
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    Educação não tem cor: questões de raça e cor em sala de aula numa escola de Cerro Corá/RN-Brasil,2014- 2016
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-21) Brito, Ana Lúcia Canário de; Barbosa Júnior, José Duarte; Bezerra, Tiago Souto; Araújo, Adrianna Paula de Medeiros
    O presente trabalho trata de pesquisa acerca das questões de raça e cor em sala de aula no Centro Educacional Rodrigues Neto, escola de nível fundamental da rede privada na cidade de Cerro Corá, situada no estado do Rio Grande do Norte – Brasil. A observação que resulta no presente trabalho ocorreu entre os anos de 2014 e 2015 e utilizou como fontes os Parâmetros Curriculares Nacionais e as visões de mundo de alunos e professores. Predomina entre alunos uma visão de mundo negativa sobre a África e uma negação da herança afro-brasileira. Defende-se entre professores a necessidade de discussão do tema e de capacitação como forma de alterar o quadro do preconceito e da intolerância.
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    Lei 10.639/2003, um ponto de chegada e um ponto de partida: importância da criação e aplicação em sala de aula
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-21) Oliveira, Maria Lucilene; Barbosa Júnior, José Duarte; Bezerra, Tiago Souto; Araújo, Adrianna Paula de Medeiros
    O presente trabalho trata da institucionalização da Lei 10.639 de 2003 e aborda sua importância no ensino de História em uma experiência de pesquisa. A pesquisa ocorreu intermitentemente entre os anos de 2013 e 2016 na Escola Municipal Sebastiana Alves Nôga situada na cidade de Cerro Corá, no estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Trata-se de uma investigação realizada em âmbito escolar, a respeito da relação do professor com a Lei 10.639/2003 que trata das relações Étnicos-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e sua importância na sala de aula. A Lei 10.639 de 2003 é um importante marco, um ponto de chegada após décadas de negação. Mas tal reconhecimento não é cômodo, razão pela qual há um caminho a ser trilhado, um ponto de partida.
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