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Navegando por Autor "Bezerra, Raphaelly Souza"

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    TCC
    A dança contemporânea como referência para a dança na escola: experiências com improvisação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-12) Cortés, Jéssica Rafaela Boaventura; Porfino, Karenine de Oliveira; Porpino, Karenine de Oliveira; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; Bezerra, Raphaelly Souza
    O presente trabalho tem como objetivo discutir a relação entre a dança contemporânea e a dança na escola, tendo como referência os processos de improvisação em dança. Dessa maneira, através dos relatos de experiências que serão discutidos no trabalho, iremos relatar sobre as experiências no PIBID DANÇA- UFRN na escola Municipal Professora Zeneide de Igino Moura, em cidade Nova na cidade de Natal/RN e sobre a Oficina de Dança Contemporânea realizada no colégio Hipócrates Zona Sul, escola da rede privada da cidade Natal/RN. Por fim como reflexão temos que a dança dentro do âmbito escolar é um grande potencializador da discussão do entendimento da dança dentro e fora da escola, tendo como referência a dança contemporânea através do método da improvisação, que busca através da sua metodologia redescobrir novas possibilidades de criação, fazer e pensar a dança.
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    TCC
    Dança, escola e gênero: observações para um início de discussão
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Macena, Nilvânia Alves de Souza; Oliveira, Karenine Porpino de; Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques; Bezerra, Raphaelly Souza
    O presente artigo apresenta reflexões acerca das construções sociais a respeito do gênero e como essa cultura se perpetua no ensino da dança. Tem o objetivo de discutir e refletir sobre questões de gênero no contexto escolar com enfoque no ensino de dança, no Ensino Fundamental Séries Iniciais. Diante deste, o trabalho se divide em duas partes, a primeira apresenta embasamento teórico sobre os temas do gênero e da dança no contexto da educação, a segunda compartilha experiências desenvolvidas no âmbito escolar pela autora, durante a vivência em projetos como Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência e Mais Educação, e ressalta a importância das discussões sobre as relações sociais com enfoque nas questões de gênero, no contexto do componente curricular de Arte, e especificamente das aulas de dança.
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    TCC
    Gênero e sexualidade na dança: uma reflexão educacional
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-10) Gomes, Douglas Barros; Vieira, Marcilio de Souza; 0000-0002-2034-0796; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; 0000-0001-9618-4358; http://lattes.cnpq.br/4742910270783817; Bezerra, Raphaelly Souza; http://lattes.cnpq.br/3068820588124388; Otelo, Renata Celina de Morais; http://lattes.cnpq.br/8391209732029272
    Falar de corpo na educação é pensar sobre gênero e sexualidade, raça, discriminação, dentre tantas outras formas de entendimento desse corpo que passa parte da vida no ambiente escolar. Com relação a Dança, sexualidade e gênero de pessoas LGBTQIA+ percebe-se que os traumas causam inquietações que por muitas vezes são invisíveis e invisibilizadas no ambiente escolar e que prejudicam o processo de ensino-aprendizagem dessas pessoas. Esta pesquisa tem por objetivo compreender como é tratada a discussão de gênero e sexualidade nas aulas de dança no ensino fundamental da educação básica. Partiu da abordagem metodológica da pesquisa qualitativa descritiva sob o viés do método pesquisa bibliográfica e do estudo de caso. Ao decorrer do texto ressaltamos que as aulas de dança na escola podem ser desenvolvidas com muita eficiência criativa em prol da resistência das discussões sexuais e à identidade de gênero e projetar a dança como um lugar para introduzir os temas e compreender a diversidade cultural, gênero e sexualidade. Este é um lugar onde existe a potencialidade de sair do padrão normativo e de costumes tradicionalistas, predominante por pré-julgamentos reproduzidos sem questionamento e respeito a diversidade.
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    TCC
    A importância do ensino da dança na educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-11) Lima, Ranimusa Santos de; Porpino, Karenine de Oliveira; Vieira, Marcílio de Souza; Bezerra, Raphaelly Souza
    O presente artigo traz algumas reflexões a respeito da importância do ensino da Dança na escola, discutindo sobre a mesma no contexto da Educação Infantil. Trata-se de uma reflexão sobre esse tema ainda pouco discutido no campo das Artes Cênicas e do Ensino da Arte. O texto configura-se como um artigo de revisão de literatura, tendo como principais interlocutoras as pesquisadoras Isabel Marques Karenine Porpino, Lúcia Matos, Sonia Kramer e Lisete Vargas, bem como documentos acerca do ensino, especialmente relacionado às crianças. Nesse contexto se destacam os Referenciais Curriculares da Educação Infantil – RCNEI.
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    Dissertação
    As inter-ações entre espaço do corpo e o movimento dançado
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-06-15) Bezerra, Raphaelly Souza; Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques; ; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710; ; Porpino, Karenine de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396; Rengel, Lenira Peral; ; http://lattes.cnpq.br/0520517205232499
    Esta dissertação busca refletir a respeito das relações entre movimento dançado e espaço do corpo (cinesfera), e suas contribuições para a ampliação das possibilidades expressivas do sujeito ao dançar. Segundo Rudolf Laban não há espaço que seja vazio, pois este está sendo modificado e significado a todo o momento pelo movimento. O espaço existe porque interagimos com ele, ao mesmo tempo em que o movimento acontece configurando um espaço de significância que é incessantemente transformado. Neste sentido, espaço, corpo e movimento, aparecem nesta investigação enquanto interligados e interdependentes. Para esta discussão temos como principal interlocutor os estudos de Rudolf Laban. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo descritiva. Trata-se de um contexto que abarca o fenômeno da dança e como tal se funda numa dimensão que não lida com o mensurável, mas sim com o cenário da arte, fecundo na sua infinita abertura à criação de múltiplas significâncias para o vivido. Propomos apresentar ainda um relato sobre o estudo prático desenvolvido na disciplina Coreologia, do curso de Licenciatura em Dança da UFRN, e a análise das entrevistas aplicadas aos discentes deste componente curricular. As questões foram desenvolvidas de maneira a suscitar uma reflexão acerca da experiência dos entrevistados nesta disciplina, gerando assim material para que pudéssemos discutir o modo como os discentes percebem a dança a partir do estudo relacional entre espaço e movimento. Compreendemos que este estudo pode favorecer um entendimento das relações que o movimento experienciado no ato da dança vai tecendo junto à espacialidade que recebe e preenche nossos corpos, resignificando uma visão do espaço que o restringe a um mero lugar em que o corpo se move e dele se ocupa. Também favorece a reflexão em torno de um atentar sobre o corpo que se move e constrói uma espacialidade quando dança, trazendo desse modo para as Artes Cênicas uma possibilidade de pensar e vivenciar sobre a ampliação do gestual expressivo na dança e para além dela a partir do reconhecimento dos princípios que organizam o movimento humano apontados por Laban. Contribui ainda, para a formação docente dos alunos de Licenciatura em Dança no sentido de questionar os modos de apropriação dos conteúdos trabalhados numa disciplina de graduação no que se refere à disponibilidade do corpo para a dança. Este trabalho dissertativo encontra-se dividido em três partes, denominadas de Impulsos. No Primeiro Impulso: “Primeiros Gestos Textuais”, encontramos uma introdução aos conceitos e ideias de corpo, movimento e espaço que permeiam todo o trabalho. No Segundo Impulso: “Nós!”, a tríade corpo-espaço-movimento é discutida a partir da imagem metafórica de um nó que ata esses três conceitos. O Terceiro e último Impulso trata das impressões e descobertas vivenciadas durante o processo de experimentação, na disciplina já mencionada, dos princípios de inter-ações aqui estudados
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