Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Bezerra, Norma Suely Ramos Freire"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Tese
    Fundamentos da educação na formação de biologia: uma análise das contribuições da Residência Pedagógica URCA (2018-2020)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-02) Bezerra, Norma Suely Ramos Freire; Azevedo, Crislane Barbosa de; https://orcid.org/0000-0003-3456-0025; http://lattes.cnpq.br/6943286950201331; http://lattes.cnpq.br/8804893273297420; Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de; Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros; Cunha, Marlecio Maknamara da Silva; Noronha, Isabelle de Luna Alencar; Torres, Cicero Magerbio Gomes; Marinho, Júlio César Bresolin
    Discutir os Fundamentos Sócio-históricos e Filosóficos da Educação é, sobretudo, buscar entender as relações destes nas atividades educativas em face da transformação e da realidade social contemporânea em seus diversos aspectos, e, dessa forma, perceber a necessidade dessa compreensão para a formação docente, enquanto arcabouço orientador da teoria e das práticas. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo analisar como o Programa de Residência Pedagógica, Subprojeto Biologia, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas – URCA contribuiu para a apropriação dos fundamentos da educação por parte dos residentes, no âmbito da formação docente. O percurso metodológico estruturou-se a partir da pesquisa qualitativa, descritiva, documental e analítica. O local da realização da pesquisa compreende o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri (URCA). Participaram da pesquisa vinte estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da URCA, selecionados para o Projeto Residência Pedagógica, Subprojeto Biologia no período de (2018 – 2020). Utilizamos como instrumento para construção dos dados a entrevista semiestruturada, realizadas no período de março a junho de 2021, assim como análise dos relatórios/portfólios dos residentes, cujos dados receberam tratamento a partir da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011), os quais resultaram em três categorias analíticas: Relação teoria e prática como desafio para a formação inicial de professores de Biologia; Formação cidadã como horizonte para transformação social; Reflexões sobre a prática docente como ressignificação da profissão do/a professor/a de Biologia. Os resultados apontam para apropriações relacionada aos Fundamentos Sóciohistóricos e Filosóficos da Educação na medida em que os participantes evidenciam a necessidade de construções coletivas e dialógicas sob a perspectiva da compreensão do papel social e da identidade do professor possibilitadas a partir das experiências críticas e reflexivas construídas no Subprojeto Biologia da URCA. Incorre desta análise a necessidade da ressignificação das práticas educativas a partir da perspectiva crítica e ainda fundamentada no professor-pesquisador. Dessa forma, defendemos que o Programa de Residência Pedagógica pode ser considerado uma importante ferramenta para a formação inicial e continuada dos professores, desde que sejam ressignificadas suas concepções e seus fundamentos, e que a relação teoria e prática assuma a práxis como estrutura necessária para a emancipação humana assim como ficou expresso nas ações do Subprojeto Biologia da URCA.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM