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Navegando por Autor "Bezerra, Judson Cavalcante"

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    TCC
    Os jogos eletrônicos de interação corporal (Exergames) na Educação Física: uma revisão sistemática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-13) Vieira, Mateus de Oliveira Lucena; Bezerra, Judson Cavalcante; Bezerra, Judson Cavalcante; Surdi, Aguinaldo Cesar; Tinôco, Rafael de Gois
    O objetivo deste trabalho consiste em mapear e discutir a produção e a difusão do conhecimento acadêmico brasileiro acerca dos exergames, como artefato cultural com potencial pedagógico, na Educação Física escolar. A revisão foi realizada na base de dados SciELO. As palavras-chave e descritores utilizados foram: “exergames”, “jogos eletrônicos”, “video games” e “educação física”. Foram escolhidos 04 artigos que cumpriram os critérios de inclusão para compor este estudo. Os resultados encontrados nessa revisão mostram que a utilização de exergames na Educação Física se mostra como alternativa relevante principalmente nos quesitos de engajamento dos alunos e como ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem. Porém, é necessário ressaltar a escassez de pesquisas envolvendo o tema.
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    TCC
    Práticas corporais de aventura: uma proposta para amenizar a evasão na educação física escolar no ensino médio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-15) Nunes, Samuel Santiago; Santos, Antônio de Padua dos; https://orcid.org/0000-0002-6998-9940; http://lattes.cnpq.br/9063486087784385; Domingos Junior, Moaldecir Freire; Bezerra, Judson Cavalcante
    O presente relato de experiência buscou descrever a aplicação de uma unidade temática de práticas corporais de aventura como estratégia metodológica ao combate a evasão das aulas de educação física escolar no terceiro ano do ensino médio, em uma escola da rede estadual de Natal, Rio Grande do Norte. Para tanto, foi aplicado uma unidade temática, objetivando compreender melhor o fenômeno da evasão nas aulas de educação física do ensino médio, avaliou-se a aceitação da unidade temática pelos alunos e evidenciou-se a pertinência da aplicação das práticas corporais de aventura como conteúdo da educação física escolar. Realiza- se, então, uma pesquisa qualitativa, em específico um estudo de caso, para melhor compreensão do quadro de evasão no terceiro ano do ensino médio. Diante disso, verificou-se o aumento da participação dos alunos nas aulas de educação física, um crescimento na motivação e interesse e evidenciou-se a pertinência das práticas corporais de aventura na educação física e seu impacto positivo sobre a evasão.
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    Dissertação
    Reflexões sobre o dito e o feito nas intervenções pedagógicas no Programa Segundo Tempo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-25) Bezerra, Judson Cavalcante; Melo, José Pereira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720550J4; ; http://lattes.cnpq.br/0118344537384225; Soares, Marta Genú; ; http://lattes.cnpq.br/5299382052741078; Dias, Maria Aparecida; ; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974
    Ao longo desta pesquisa, defendemos que projetos sociais como o Programa Segundo Tempo podem ampliar seus objetivos e ações interventivas para além da inclusão social de pessoas excluídas socialmente do acesso a direitos sociais, considerando esses espaços também como promotores de possibilidades educativas. Dialogamos com diversos autores da área da Educação, da Educação Física e das Ciências Sociais, para fortalecer nossos argumentos. Nesse sentido, nossa proposta de pesquisa orientou-se pelo método de pesquisa ação e pelas estratégias e técnicas de pesquisa que o apoiam, desenvolvendo uma proposta de intervenção e acompanhamento sistemático caracterizado basicamente pela realização de seminários e ciclos de observação da prática pedagógica dos monitores e coordenadores de núcleo do PST no convênio da Prefeitura Municipal de Riacho da Cruz, a fim de contribuir para processos de tomada de consciência e mudanças na prática pedagógica que se apresentassem indesejáveis às orientações teóricas e metodológicas do PST. Para tanto, buscamos analisar os problemas da transição das orientações teóricas e metodológicas do PST e contribuir para essa transição por meio de acompanhamento pedagógico sistemático. Partimos de uma questão de estudo que não se encerra em si mesma, mas que foi constantemente alimentada por novas problemáticas e objetivos emergidos do campo empírico durante a pesquisa: quais são os limites e possibilidades encontrados pelos monitores e coordenadores de núcleo do PST para aplicar as orientações teóricas e metodológicas nos núcleos do programa? Os resultados demonstraram que as principais limitações enfrentadas pelos recursos humanos do convênio da Prefeitura Municipal de Riacho da Cruz para aplicar as orientações do PST são: não formação específica na área de Educação Física ou Esporte; experiências de trabalho com o ensino do esporte anteriores ao trabalho no PST, insuficientes ou inexistentes; fragilidades no processo de capacitação segundo modelo do PST que não possibilitaram mais exemplos de experiências para o ensino do esporte nos núcleos; e fragilidades no formato de acompanhamento pouco assíduo realizado pela Equipe Colaboradora. Sobre as possibilidades para superação desse quadro encontramos, justamente na participação e envolvimento do próprio grupo sujeito em tentar minimizar essas limitações, buscando na proposta de acompanhamento pedagógico por seminários e ciclos de observações das atividades desenvolvidas, uma alternativa importante para a resolução das situaçõesproblemas emergidas nesta pesquisa. Desse modo, o sucesso da proposta desenvolvida nos levou a algumas conclusões, dentre as quais está a de que o sucesso do PST não reside somente na cobrança da especificidade da área ou grau de formação dos monitores e coordenadores de núcleo que lidam com o trabalho pedagógico nos núcleos dos convênios, mas na realização de um acompanhamento mais assíduo das Equipes Colaboradoras aos núcleos, que possibilite maiores momentos de troca de experiências entre as Equipes Colaboradoras do PST e o recursos humanos, inclusive considerando as variantes de contexto, estreitando assim a relação teoria e prática no PST. Por fim, reconhecemos as limitações do nosso estudo, o que abre perspectivas para futuras reformulações, mas esperamos contribuir para a interface estabelecida entre as áreas de Educação Física e Ciências Sociais, ampliando os conhecimentos relativos à prática pedagógica em projetos sociais
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