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Navegando por Autor "Bezerra, Isaac Newton Machado"

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    Artigo
    Acesso e implicações da automedicação em idosos na atenção primária à saúde
    (Journal Health Npeps, 2019) Souza, Dyego Leandro Bezerra de; Silva, Islany Dynara Diogenes; Bezerra, Isaac Newton Machado; Pimenta, Isac Davidson Santiago Fernandes; Silva, Gerson da; Wanderley, Vivianni Barros; Nunes, Vilani Medeiros de Araújo; Piuvezam, Grasiela; https://orcid.org/0000-0001-8426-3120
    Objetivo: avaliar o acesso e sua interferência no processo da automedicação em idosos. Método: estudo de avaliação de serviços com corte seccional, com idosos de ambos os sexos, que utilizam os serviços da atenção primária à saúde, pertencente ao município de Natal, Rio Grande do Norte. Foram realizadas 121 entrevistas, em nove unidades básicas de saúde no ano de 2016. Os dados foram analisados a partir do teste T de Student e o teste Qui-Quadrado, para determinar a significância estatística entre as variáveis independentes e os desfechos. Resultados: a prevalência de automedicação foi de 66,7%, associada negativamente ao acesso, atributo desfavoravelmente avaliado pelos idosos (média de 3,4). A febre (19,8%) foi a principal queixa motivadora de automedicação, sendo os analgésicos, os fármacos mais utilizados na automedicação. A automedicação apresentou associação significativa entre idade e medicamento sem prescrição médica para febre e cefaleia. Conclusão: apesar de não ter encontrado associação entre acesso e automedicação, foi identificada a alta prevalência dessa prática. Assim, é necessário que haja o fortalecimento da atenção primária, por meio de políticas voltadas às necessidades dos idosos com abordagem integral e com maior acesso ao atendimento multidisciplinar e multiprofissional, e não apenas a oferta de medicamentos
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    Artigo
    Ações de educação em saúde e o planejamento familiar: um relato de experiência
    (Revista Ciência Plural, 2018) Machado, Flávia Christiane de Azevedo; Bezerra, Isaac Newton Machado; Monteiro, Vinicius Costa Maia; Nascimento, Jânio Luiz do; Vieira, Natalia Raiane Silva; Silva, Rafaela Priscila Carvalho da; Alcântara, Bárbara Danielle Calixto de; Gonzaga, Magnólia Carvalho Aquino; Lima, Jônia Cybele Santos; https://orcid.org/0000-0003-1587-2664
    Introdução: Atualmente o planejamento familiar é desenvolvido principalmente pela Atenção Primária nas Unidades Básicas de Saúde a partir das Equipes de Estratégia Saúde da Família, que trás em seu modelo assistencial o trabalho em equipe, vínculo entre profissionais e comunidade, e participação comunitária. Objetivo: Relatar a experiência diante da interação ensino-serviço para a formação de futuros profissionais de saúde, a partir da construção de espaços de Educação Popular em Saúde, abordando a temática do planejamento familiar. Metodologia: Trata-se de estudo descritivo, tipo relato de experiência, com construção e execução, a partir de momentos de Educação Popular em Saúde, no município de Baraúna, Rio Grande do Norte, entre janeiro e fevereiro de 2018. Resultados: Essa ação resultou na construção de uma peça de Teatro Fórum e de um Quiz realizados nas Unidades de Saúde, com a participação de profissionais e usuários das comunidades, construindo movimentações, com descontração e roda de conversa. Conclusão: A Educação Popular em Saúde mostrou-se como uma ferramenta essencial para o estabelecimento de vínculos entre profissionais e usuários e um potencializador das movimentações de conhecimentos e escutas, construindo espaços coletivos de troca de saberes e experiências
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    Artigo
    Ações desenvolvidas por cuidadores de idosos institucionalizados no Brasil
    (Avances en Enfermería, 2018) Piuvezam, Grasiela; Alves, Amanda Karolina Torres de Medeiros; Esmeraldo, Candice Alves; Costa, Mariela Samantha de Carvalho; Honório, Mônica Larissa Padilha; Nunes, Vilani Medeiros de Araújo; Freitas, Anna Alice Lessa de; Pimenta, Isac Davidson Santiago Fernandes; Bezerra, Isaac Newton Machado; https://orcid.org/0000-0002-2343-7251
    Objetivo: analisar as ações desenvolvidas por cuidadores de idosos direcionadas a residentes de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ilpi) no Brasil. Método: estudo de natureza qualitativa com análise de dados quantitativa, sendo classificado como observacional e analítico, desenvolvido em 36 ilpi selecionadas em 11 municípios brasileiros de médio e grande porte, distribuídas nas 5 regiões geográficas brasileiras. Foram realizadas entrevistas com os cuidadores no período de 2008 a 2011. A análise do material discursivo (corpus) foi mediada pelo software de análise quantitativa dos dados textuais, o Analyse Lexicale par Contexte d’un Ensemble de Segments de Texte (alceste), versão 4.9 para Windows. Resultados: participaram da pesquisa 117 cuidadores de idosos das ilpi estudadas. A maioria dos cuidadores pertence ao sexo feminino e trabalha em ilpi sem fins lucrativos (filantrópica). O material textual originou 5 classes semânticas, as quais foram distribuídas em dois eixos principais. O primeiro eixo denominado foi Assistência à saúde do idoso institucionalizado e o segundo eixo Atividades habituais dos cuidadores nas ilpi. Conclusões: os discursos puderam trazer à tona que as principais ações realizadas estão relacionadas ao cuidado direto ao idoso, como a alimentação, higiene pessoal –bucal e geral– e administração de medicamentos. Além disso, a saúde bucal ocupa um lugar de relevância para os cuidadores, apesar de relatarem dificuldades para realização desta prática
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    TCC
    Autoeficácia das habilidades de comunicação: avaliação dos profissionais da Estrategia Saúde da Família
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-06) Bezerra, Isaac Newton Machado; Piuvezam, Grasiela; Ádala Nayana de Sousa Mata; Piuvezam, Grasiela; Santos, Gilberto Martins; Lima, Jônia Cybele Santos
    Objetivo: Realizar uma descrição da autoeficácia dos profissionais inseridos nas Equipes de Saúde da Família (eSF) sobre suas Habilidades de Comunicação (HC), no município de Natal, Rio Grande do Norte/RN. Método: Estudo epidemiológico, exploratório, quantitativo, do tipo transversal com profissionais atuantes na Atenção Primária à Saúde (APS), com a aplicação do Questionário de Autoeficácia (SE-12). Foi utilizado o valor de p<0,05 como estatisticamente significativo. O escore total foi utilizado para a realização dos testes estatísticos; Teste T independente, ANOVA e Post-Hoc de Bonforroni. Resultados: A amostra foi composta por 170 profissionais vinculados as eSF dos cinco Distritos Sanitários, com distribuição paritária entre nível médio e superior. O sexo feminino foi predominante com (68,1%) de representatividade, entre os cargos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) foram maioria (26,19%), 41,64% dos entrevistados trabalham a mais de 7 anos na APS. Os itens que apresentaram menor média foram os relacionados a dar notícias difíceis (7,56) e lidar com pacientes/familiares irritados (7,55). A análise estatística apontou uma melhor avaliação por parte dos profissionais que tiveram algum tipo de treinamento de HC (p<0,027), bem como, aqueles que possuíam cargo de nível superior (p<0,01). Conclusão: A descrição da autoeficácia das HC entre os profissionais que integram as eSF, descritas nesse estudo, permitem identificar a percepção dos profissionais frente a sua relação com o usuário no desenvolvimento das atividades cotidianas. Como, possibilita a identificação das necessidades de melhoria dos serviços de saúde, ao que se refere o cuidado centrado no paciente e o desenvolvimento de HC.
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    Artigo
    Distribuição da morbimortalidade por violência em idosos no Rio Grande do Norte
    (Avances En Enfermería, 2019) Piuvezam, Grasiela; Aquino, Annelyse Farias de; Rocha, Keyvison Protásio da; Oliveira, Viviane Nobre; Santos, Renata Cristina dos; Bezerra, Isaac Newton Machado; Pimenta, Isac Davidson Santiago Fernandes; Nunes, Vilani Medeiros de Araujo; https://orcid.org/0000-0002-2343-7251
    Objetivo: analisar a morbimortali-dade decorrente da violência e maus tratos contra idosos no Rio Grande do Norte (rn), Brasil, no período de 2000 a 2010, e analisar sua distribuição espacial.Metodologia: estudo ecológico, utili-zando o índice de Moran Local-lisa, com valor de p < 0,05, considerado para significância estatística. No estudo da morbimortalidade em idosos por agressões no rn, separada por sexo, os dados foram coletados a partir do data sus. A população estudada foi o grupo dos idosos residentes no estado do rn que faleceram ou foram interna-dos em função de violência ou maus tratos no período analisado.Resultados:a mortalidade e morbi-dade por agressões no rn da população idosa entre 2000 e 2010 apontam maior incidência no sexo masculino (90 %) do que no feminino (85 %). Na análise geoespacial da mortalidade, desta-cou-se que no sexo feminino há maior concentração de casos nas áreas leste e central do estado e masculino nas regiões oeste e Agreste. Os dados sobre morbidade apontam concentração nas regiões leste e Agreste para as mulhe-res e para os homens nas regiões leste, oeste e central. Não houve significância estatística, provavelmente em função de número reduzido de ocorrências e isso pode indicar subnotificações. Conclusão: a identificação das áreas desfavoráveis aponta à necessidade de averiguar a existência de casos não notificados de violência contra idosos, a fim de levantar dados que possam embasar a construção de estratégias conjuntas de enfrentamento a essas violações envolvendo saúde, assistência social e sociedade civil
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    Artigo
    Eficácia de um programa de educação em saúde para escolares
    (Research, Society And Development, 2022) Piuvezam, Grasiela; Lima, Jonatas Pereira de; Lima, Caliandra Maria Bezerra Luna; Azevedo, Kesley Pablo Moraes de; Bezerra, Isaac Newton Machado; Camarotti, Maria de Fátima; Ferreira, Maria Ângela Fernandes; Martinez, Daniel Guillén; https://orcid.org/0000-0002-2343-7251
    Objetivo:Avaliar a eficácia de um programa de educação em saúde em escolares direcionado à prevenção de doenças helmínticassob a perspectiva de um processo de educação em saúde com conhecimentos ehabilidades que favoreceram as mudanças e melhorias da qualidade de vida. Método:Trata-se de uma pesquisa com delineamento epidemiológico de intervenção do tipo ensaio clínico profilático. Resultados:O estudo foi realizado em uma escola da rede pública do município de João Pessoa/Paraíba, sendo incluídas na coleta de dados adolescentes com idade entre 10 e 14 anos, matriculadas nos 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II. Os resultados apontam que após a realização de uma intervenção de educação em saúde o número de acertos relacionados à transmissão das doenças foi: Ascaridíase (86,7%) eAncilostomíase (87,4%). Após um ano da intervenção educativa os resultados se mantiveram positivos para Ascaridíase e Ancilostomíase (74,1%) com significância estatística. A utilização de diversas metodologias ativas na comunicação com o público-alvo se apresentou como significativa para apreender a atenção e construir os espaços de interação para potencializar o compartilhamento de conhecimentos. Conclusão:Os resultados apontam que o modelo proposto de intervenção em educação em saúde mostrou-se efetivo nos momentos após a intervenção e um ano de sua realização. O baixo custo para realização das intervenções propostas fortalece a indicação de sua utilização, tendo em vista a fragilidade de acesso a materiais que algumas escolas públicas encontram. Assim, a utilização de metodologias ativas pode ser recomendada para intervenções em educação emsaúde para escolares nessa faixa etária
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    Artigo
    Implementação de um painel de indicadores on-line para segurança do paciente
    (Revista Brasileira em Promoção da Saúde, 2019) Piuvezam, Grasiela; Sasso, Márcia Amaral Dal; Capucho, Helaine Carneiro; Bezerra, Isaac Newton Machado; Carvalho, Lorena Bezerra; Almeida, Diego Souza Silva; https://orcid.org/0000-0002-2343-7251
    Objetivo: Apresentar o processo de implementação de um painel de indicadores de segurança do paciente (PISP) para benchmarking em uma rede de hospitais universitários federais (HUF) brasileiros administrados por uma empresa pública. Síntese dos dados: Descrição de experiência de criação de ferramenta eletrônica, responsável pela temática segurança do paciente, ocorrida entre janeiro de 2016 e dezembro de 2018. A construção do PISP seguiu as seguintes etapas: definição de 62 indicadores de saúde; apresentação, qualificação e uniformização dos dados a serem coletados; cadastro dos responsáveis dos HUF na plataforma web; e alimentação do sistema, com a inserção dos dados pelos 39 HUF. A implantação do PISP priorizou 23 indicadores utilizados por instituições acreditadoras e recomendados por documentos nacionais, distribuídos entre indicadores de processo (13%) e de resultado (87%). Os resultados foram o envolvimento dos 39 HUF, a troca de experiências, o compartilhamento de informações e a institucionalização do Programa Gestão à Vista, que oportuniza o monitoramento contínuo desses indicadores na instituição para o aprimoramento da qualidade dos serviços de saúde. A experiência trouxe imenso aprendizado, proporcionando aos envolvidos desenvolver habilidades durante o processo. Destacam-se como dificuldade o processo de implantação de uma cultura de avaliação contínua e como facilidade a disponibilidade dos atores envolvidos na adesão dessa proposta. Conclusão: O painel de indicadores de segurança do paciente apresenta-se como recurso inovador no monitoramento de processos e resultados da implantação dos Núcleos de Segurança do Paciente, trazendo uma característica importante de sistemas de gestão da qualidade: transparência na gestão e divulgação de resultados
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    Artigo
    Instituições de longa permanência para idosos: a realidade no Brasil
    (Journal Health Npeps, 2020) Machado, Flávia Christiane de Azevedo; Wanderley, Vivianni Barros; Bezerra, Isaac Newton Machado; Pimenta, Isac Davidson Santiago Fernandes; Silva, Gerson da; Nunes, Vilani Medeiros de Araújo; Piuvezam, Grasiela; https://orcid.org/0000-0003-1587-2664
    Objetivo: caracterizar os aspectos de funcionamento, os serviços ofertados e a infraestrutura das instituições de longa permanência para idosos no Brasil. Método: estudo descritivo seccional. Foram sorteados, dois municípios por cada região, atendendo aos critérios de inclusão. Assim, a amostra do estudo foi composta por 11 municípios das cinco regiões do país, incluindo instituições públicas, privadas e filantrópicas. Resultados: foi identificado que 47% destas instituições possuem responsáveis técnicos de nível superior e uma porcentagem significativa que não possuem nenhuma formação. Na maioria destas instituições prevalece o atendimento do médico (88%) e do enfermeiro (66%). Em relação a infraestrutura, 75% apresentam condições físicas satisfatórias. Considerações finais: as instituições incluídas nessa pesquisa atendem as condições estabelecidas pela RDC 283, principalmente nos aspectos de infraestrutura. No entanto, além de requisitos mínimos para funcionamento, esses serviços devem ofertar uma assistência integral e de qualidade, que contemple as necessidades dessa população institucionalizada
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    Artigo
    Isolamento de pacientes por coorte na pandemia de Coronavírus
    (Journal of Nursing and Health, 2020) Piuvezam, Grasiela; Silva, Tâmela Beatriz Matinada da; Sasso, Márcia Amaral Dal; Cunha, Leili Mara Mateus da; Silva, Gabriela de Oliveira; Bezerra, Isaac Newton Machado; https://orcid.org/0000-0002-2343-7251
    Objetivo: descrever a experiência de elaboração de Guia sobre isolamento em coorte de pacientes no contexto da pandemia de Coronavírus em uma rede de hospitais públicos de ensino brasileiros. Método: relato de experiência, baseado na observação da construção de Guia sobre isolamento em coorte nos hospitais, desenvolvido durante os meses de julho e agosto de 2020 pelas equipes das Unidades de Vigilância em Saúde, Segurança do Paciente e Gestão da Qualidade dos hospitais, durante a pandemia. Resultados: descreveu-se o processo de elaboração do Guia, apresentado segundo espaços de inovação e as 14 seções relacionadas à coorte de pacientes, baseadas nas recomendações vigentes. Conclusões: este relato de experiência poderá subsidiar outras instituições na adequação dos fluxos dos pacientes isolados por coorte de Coronavírus de forma segura e efetiva
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    Artigo
    Media and scientific communication about the COVID-19 pandemic and the repercussions on the population's mental health
    (Lippincott, Williams & Wilkins, 2020-12-11) Pimenta, Isac Davidson Santiago Fernandes; Mata, Ádala Nayana de Sousa; Braga, Liliane Pereira; Medeiros, Gidyenne Christine Bandeira Silva de; Azevedo, Kesley Pablo Morais de; Bezerra, Isaac Newton Machado; Segundo, Victor Hugo de Oliveira; Nunes, Ana Clara de França; Santos, Gilberto Martins; Grosseman, Suely; Nicolás, Ismael Martínez; Piuvezam, Grasiela
    Background: Good communication strategies are essential in times of crisis, such as the coronavirus pandemic. The dissemination of inaccurate information and the need for social isolation to control coronavirus disease 2019 (COVID-19) have shown a negative impact on the population, causing damage to mental health, with the appearance or worsening of symptoms of stress, fear, anxiety, and depression. Thus, the systematic review study is intended to gather evidence on the impact of information about COVID-19 on the mental health of the population. Methods: This systematic review protocol is conducted using the guidelines of the preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses protocols and the Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions. The review aims to include published studies that address the exposure of the general population to information about COVID-19, through observational and experimental studies, which consider the following outcomes: fear, stress, anxiety, and depression. Thus, a comprehensive research strategy will be conducted in the following databases: PubMed / Medline, Scopus, Web of Science, EMBASE, Science Direct, CINAHL, PsycINFO and Cochrane Central Register of Controlled Trials (CENTRAL). Two independent reviewers will perform all procedures, such as study selection, data collection, and methodological evaluation. Disagreements will be forwarded to a third reviewer. RevMan 5.3 software will be used for data analysis. Results: This systematic review will provide evidence of the influence of access to and consumption of media and scientific information about COVID-19 on the mental health of the population. It will consider information about the characterization of the study and the population studied, clinical and epidemiological information on mental health, and data on access to and consumption of media and scientific information. Discussion: The results should inform about the consequences of communication about the new coronavirus on the emergence or worsening of psychological and psychiatric symptoms, allowing to develop strategies to achieve effective communication of information to promote the mental health of the population. Systematic review registration number: PROSPERO CRD42020182918 Abbreviation: COVID-19 = coronavirus disease 2019
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    Artigo
    Melhoria da qualidade do cuidado à hipertensão gestacional em terapia intensiva
    (Avances En Enfermería, 2020) Piuvezam, Grasiela; Vale, Érico de Lima; Menezes, Luzia Clara Cunha de; Bezerra, Isaac Newton Machado; Frutuoso, Everton Souza; Gama, Zenewton André da Silva; Wanderley, Vivianni Barros; https://orcid.org/0000-0002-2343-7251
    Objetivo: avaliar o efeito de um ciclo de melhoria da qualidade na implementação de práticas basea-das em evidências no tratamento de mulheres com doenças hipertensivas gestacionais admitidas em Unidade de Terapia Intensiva Materna (UTIM).Método:estudo quase-experimen-tal, sem grupo de controle, realizado numa UTIM de um hospital universi-tário que seguiu as etapas de um ciclo de melhoria da qualidade. Avaliaram-se nove critérios de processo em todas as mulheres admitidas com diagnós-tico de doenças hipertensivas gesta-cionais nos períodos anterior (n = 50) e posterior à intervenção (n = 50) em 2015. Estimou-se a conformidade com intervalo de confiança de 95 %, as não conformidades com gráficos de Pare-to e a significância da melhoria com teste do valor Z unilateral (α = 5 %).Resultados:o nível de qualidade inicial foi alto em seis dos nove crité-rios (amplitude: 94-100 %), as práticas com menor adesão foram a “manu-tenção de sulfato de magnésio” (54 %), “solicitação de ultrassom fetal” (72 %) e “restrição hídrica intravenosa” (78 %). Houve melhoria absoluta em cinco dos nove critérios (amplitude: 2-16 %), que foi significativa para a solicitação de ultrassom fetal (melhoria absoluta: 16 %; p = 0,023) e para o total de critérios (4 %; p = 0,01). Conclusão: a intervenção de melhoria da qualidade proposta aumentou a adesão às recomendações baseadas em evidência para o trata-mento de pacientes com doenças
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    Artigo
    Nontechnical skills training in intensive care units: protocol for a systematic review and meta-analysis
    (Plos One, 2023) Piuvezam, Grasiela; Pimenta, Isac Davidson Santiago Fernandes; Mata, Adala Nayana de Sousa; Bezerra, Isaac Newton Machado; Capucho, Helaine Carneiro; Oliveira, Adriana Catarina de Souza; Perez, Paloma Echevarrıa; https://orcid.org/0000-0002-2343-7251
    This study is aimed at describing a protocol for a systematic review and meta-analysis to assess the effect of nontechnical skills training on the acquisition of knowledge, skills or attitudes, and changes in behavior at the workplace, of healthcare professionals working in intensive care units (ICUs), as well as the effect on outcomes at an organizational level. We will search for original studies in the PubMed/Medline, Scopus, Web of Science, Science Direct, EMBASE and PsycINFO databases. Studies with a clinical trial or quasi-experimental design will be included. Two reviewers will independently screen and assess the included studies, with any disagreements being resolved by a third reviewer. We will summarize the findings using a narrative approach and, if possible, conduct a quantitative synthesis (meta-analysis). We will conduct the protocol following the Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analyses Protocols (PRISMA-P) guidelines. The review will summarize the current evidence on nontechnical skills training in ICUs, examining satisfaction with the training program, improvements in knowledge about nontechnical skills and the adoption of safety behaviors, as well as improvement in outcomes for the organization, such as mortality rates, length of stay and cost indicators. We expect that the systematic review could indicate effective strategies for training ICU professionals in nontechnical skills and also determine whether these strategies really improve the safety culture and professional knowledge and behaviors, as well as patient outcomes and safety
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    Artigo
    Planos de contingência para a vigilância em saúde na pandemia da COVID-19: análise de conformidades em uma rede de hospitais públicos de ensino
    (Vigilancia Sanitaria em Debate: Sociedade, Ciencia y Tecnologia, 2021) Piuvezam, Grasiela; Sasso, Márcia Amaral Dal; Bezerra, Isaac Newton Machado; Silva, Tamela Beatriz Matinada da; Cunha, Leili Mara Mateus da; Silva, Gabriela de Oliveira; Malaguti, Ricardo; https://orcid.org/0000-0002-2343-7251
    Introdução: Em dezembro de 2019, a China foi assolada pela coronavirus disease(COVID-19), doença causada pelo novo coronavírus, o SARV-CoV-2. Devido ao alto poder de contágio, a Organização Mundial de Saúde declarou Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional em 30 de janeiro de 2020. Em março do mesmo ano, mais de 100 países haviam registrado casos da nova doença, assim, devido à disseminação geográfica rápida, a Organização Mundial de Saúde declarou pandemia da COVID-19. Objetivo: Avaliar a adesão de hospitais públicos de ensino a um Modelo de Plano de Contingência para Infecção Humana pelo Novo Coronavírus publicado pela gestão central de uma empresa pública. Método: Estudo descritivo-analítico, utilizando o modelo elaborado e publicado como documento orientador para adequações do plano de contingência de cada um dos hospitais do estudo. Resultados: Após duas avaliações dos planos, 36 (94,7%) hospitais apresentaram conformidade superior a 70,0%, sendo que quatro (10,5%) deles apresentaram 100,0% de conformidade com o modelo. A média de adesão dos hospitais ao modelo cresceu de 82,3% na 1ª avaliação, para 91,3% na segunda avaliação, um aumento percentual igual a 11,0%. Todos os hospitais do estudo mantiveram ou aumentaram seus percentuais de adesão. Conclusões: A pesquisa demonstrou a potencialidade do modelo em orientar as instituições na elaboração e aprimoramento dos seus planos. Considerando os resultados positivos dessa experiência e a escassez histórica de leitos hospitalares, especialmente aqueles com suporte ventilatório, recomenda-se que as autoridades sanitárias brasileiras possam investir tempo e recursos na elaboração de documentos orientadores que auxiliem gestores na reorganização e resposta dos hospitais em situações de crise
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    Artigo
    The control and prevention of COVID-19 transmission in children: a protocol for systematic review and meta-analysis
    (Lippincott, Williams & Wilkins, 2020-07-31) Medeiros, Gidyenne Christine Bandeira Silva de; Nunes, Ana Clara de França; Azevedo, Kesley Pablo Morais de; Oliveira Segundo, Victor Hugo de; Santos, Gilberto Martins; Mata, Ádala Nayana de Sousa; Pimenta, Isac Davidson; Bezerra, Isaac Newton Machado; Braga, Liliane Pereira; Capucho, Helaine Carneiro; Piuvezam, Márcia Regina; Barbosa Filho, Valter Cordeiro; Leitão, José Carlos; Martínez, Daniel Guillén; Piuvezam, Grasiela
    Background: The pandemic following the rapid spread of the new SARS-CoV-2 virus has hit all continents and caused thousands of deaths worldwide. Evidence has been published on epidemiological and clinical characteristics of population groups considered at risk; however, information for the other population groups, especially for the child population, is needed. In this context, this protocol describes a systematic review that will aim to identify the evidence on control and prevention of COVID-19 transmission among children and adolescents, as well as to describe the epidemiological profile and clinical and immunological characteristics of COVID-19 in this population. Methods: This protocol will be developed in accordance with PRISMA-P. The searches will be conducted in PubMed, Web of Science, ScienceDirect, EMBASE, and Scopus, seeking clinical trials. Observational studies and case reports with Children and adolescents ( 19 years) infected with SARS-CoV-2 will be included whether they report information on the control of prevention and COVID-19 transmission. Two independent researchers will perform the selection of articles, removal of duplication, and screening by Rayyan QCRI application. Cochrane’s RoB 2.0, ROBINS-I, and CASP tools will be used to assess the risk of bias. Meta-analysis, subgroup analyses, and/or descriptive analyses will be carried out based on the data conditions included. Results: A high-quality synthesis of the available evidences on the epidemiological profile, the clinical and immunological characteristics involved in children, and adolescents diagnosed with COVID-19, as well as the participation of this population in the transmission dynamics of SARS-CoV-2 will be provided. Conclusion: This systematic review has an important relevance in the current context because it has a great potential to help the development of new control and prevention strategies in the pediatric population. Record of systematic review: CRD42020179263. Abbreviations: CASP = Critical Appraisal Skills Program, COVID-19 = Corona Virus Disease (2019), PRISMA = Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses, PRISMA-P = Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Protocols, RoB = Risk of bias, ROBINS-I = Risk of Bias in Non-Randomised Studies – of Interventions, SARS-CoV-2 = Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2
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    Artigo
    Training in communication skills for self-efficacy of health professionals: a systematic review
    (BMC, 2021) Mata, Ádala Nayana de Sousa; Azevedo, Kesley Pablo Morais de; Braga, Liliane Pereira; Medeiros, Gidyenne Christine Bandeira Silva de; Oliveira Segundo, Victor Hugo de; Bezerra, Isaac Newton Machado; Pimenta, Isac Davidson Santiago Fernandes; Nicolás, Ismael Martínez; Piuvezam, Grasiela
    Background: Communication skills are essential for health professionals to establish a positive relationship with their patients, improving their health and quality of life. In this perspective, communication skills training can be efective strategies to improve the care provided by professionals in patient care and the quality of health services.Objective: To identify the best available evidence on training programs in communication skills to promote changes in attitude and behavior or self-efcacy of health professionals. Methods: Systematic searches were performed in eight databases, evaluating Randomized Controlled Trials and quasi-experimental studies with a control group, focusing on training communication skills for health professionals, who assessed self-efcacy or behaviors related to these skills. The phases of study selection and data extraction were carried out by two independent researchers, and the conficts were resolved by a third. The risk of bias was assessed using the Cochrane method. Results: Eight studies were included in the review. Most programs lasted between 4½ h and 2 days, involved infor mation about communication skills and the content was applied to the health professionals’ context. Several teaching strategies were used, such as lectures, videos and dramatizations and the evaluation was carried out using diferent instruments. Improvements in the performance and in the self-efcacy of communication skills were observed in the trained groups. The RCT had a low risk of bias and the quasi-experimental studies had a moderate risk. Conclusion: Training in communication skills can improve the performance and self-efcacy of health professionals. Programs that approach the conceptual issues and promote the space for experiential learning could be efective in communication skills training for professionals
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    Artigo
    Training programs in communication skills to improve self-efficacy for health personnel: protocol for a systematic review and meta-analysis
    (Lippincott, Williams & Wilkins, 2019-08) Mata, Ádala Nayana de Sousa; Azevedo, Kesley Pablo Morais de; Braga, Liliane Pereira; Medeiros, Gidyenne Christine Bandeira Silva de; Oliveira Segundo, Victor Hugo de; Bezerra, Isaac Newton Machado; Pimenta, Isac Davidson Santiago Fernandes; Nicolás, Ismael Martínez; Piuvezam, Grasiela
    Background: Patient-centered care should be the focus of health services, where improvements in the communication skills of health professionals promote excellent health and quality care. Thus, this study is a protocol for a systematic review and meta-analysis to evaluate the effectiveness of training programs in communication skills to promote self-efficacy in the communication of health personnel. Methods: This systematic review protocol is conducted using the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and MetaAnalyzes (PRISMA) statement guidelines and the Cochrane Handbook of Systematic Reviews of Interventions. The review should include studies carried out with health professionals who have undergone training in communication skills aimed at promoting their selfefficacy. Clinical trials (randomized, non-randomized), community trials, and quasi-experimental studies should be included. Therefore, the comprehensive search strategy will be conducted in the following databases: PubMed/Medline, Scopus,Web of Science, EMBASE, Science Direct, CINAHL, PsycINFO, and the Cochrane Central Register of Controlled Trials (CENTRAL). Two independent reviewers will conduct all study selection procedures, data extraction, and methodological evaluation, and disagreements will be referred to a third reviewer. RevMan 5.3 software will be used to gather data and perform the meta-analysis if possible. Results: This systematic review will provide evidence on more effective programs for communication skills training and will consider information such as duration, educational strategies, assessment measures, and outcomes that promote health worker self-efficacy. Discussion: This systematic review should provide evidence for effective communication skills training for health professionals in order to guide new strategies for quality care. Dissemination and ethics: The findings of this scoping review will be disseminated in print, at conferences, or via peer-reviewed journals. Ethical approval is not necessary as this paper does not involve patient data. Systematic review registration: PROSPERO CRD42019129384. Abbreviations: GRADE = Grading of Recommendations Assessment, Development, and Evaluation, PRISMA-P = Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Protocols
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    Artigo
    A utilização da Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) na formação em saúde: um relato de experiência
    (Revista Ciência Plural, 2020) Machado, Flávia Christiane de Azevedo; Bezerra, Isaac Newton Machado; Nascimento, Jânio Luiz do; Vieira, Natália Raiane Silva; Silva, Rafaela Priscila Carvalho da; Monteiro, Vinícius Costa Maia; Silverio, Zacarias Ramalho; Lima, Mariel Wágner Holanda; Alves, Maria da Conceição Lima; Lima, Jônia Cybele Santos; https://orcid.org/0000-0003-1587-2664
    Introdução:Nos últimos anos tem se evidenciado a necessidade deimplementarnovasmetodologias no ensino, que consigam responder as mudanças tecnológicas, sociais e culturais. Neste cenário, as metodologias ativas vêm se destacando ao colocar o discente no centro do aprendizado, tornando-o parte integral e essencial desse processo. Dentre essas metodologias, está a Aprendizagem Baseada em Problemas. Essa metodologia busca o ensino a partir da solução de problemas, mediante análise em grupo, utilizando-se de conhecimentos previamente adquiridos, facilitandoa apreensãodo conhecimento e valorização do trabalho em equipe.Objetivo:Relatar a experiência de discentes de um curso da área da saúde no desenvolvimento de um caso e sua aplicação no formato de uma Aprendizagem Baseada em Problemas.Método:Estudo descritivo, tipo relato de experiência, onde se elabora o processo de construção desse tipo de aprendizagem e verificação da pertinência da estratégia proposta pordiscentesdeumcurso da saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte na disciplina de Teoria Geral das Organizações. Resultados:Durante a criação e execução do caso, osdiscentes utilizaramdiversas técnicas para construir ações de enfrentamento ao caso apresentado, como a técnica de Braisntorming, oDiagrama de Causa-Efeito, construção de critérios utilizando materiais do Ministério da Saúde, consultando profissionais do serviço em busca de estratégias viáveis para esses profissionais como forma de validação. Conclusões:O desenvolvimento de um caso utilizando as metodologias que integram a Aprendizagem Baseada em Problemas propiciou aos envolvidos a experimentação de um processo criativo, rico, centrado no conhecimento. A participação dos profissionais das redes de serviços de saúde foi fundamental em todas as fases, evidenciando sua potencialidade formadora indo desde a academia aos serviços de saúde com aplicabilidade e eficiência
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    Artigo
    Vigilância em saúde na pandemia da COVID-19: retomada das atividades eletivas em rede de hospitais de ensino
    (Vigilancia Sanitaria em Debate: Sociedade, Ciencia y Tecnologia, 2021) Piuvezam, Grasiela; Silva, Gabriela de Oliveira; Sasso, Márcia Amaral Dal; Cunha, Leili Mara Mateus da; Silva, Tâmela Beatriz Matinada da; Bezerra, Isaac Newton Machado; https://orcid.org/0000-0002-2343-7251
    Introdução: A retomada das atividades durante a pandemia da COVID-19 tem sido tema de discussão em diferentes países para que não afete a continuidade do atendimento às urgências e às emergências atualmente em andamento. Objetivo: Descrever as estratégias para a retomada das atividades eletivas em uma rede de hospitais públicos de ensino no Brasil durante a pandemia da COVID-19. Método: Trata-se de um estudo descritivo no formato de relato de experiência que inclui um processo de vigilância em saúde hospitalar realizado a partir da observação e discussão em uma perspectiva de rede. Resultados:O guia para retomada das atividades eletivas foi estruturado em quatro tópicos, sendo o segundo tópico dividido em outros 11 para detalhamento das recomendações a serem seguidas. As estratégias e ações apresentadas neste guia foram categorizadas em etapas da gestão de projetos para melhor visualização do caminho a ser percorrido: organização, planejamento, implantação e monitoramento. O material foi publicado em setembro de 2020 pela administração central da rede e está em fase de implantação pelos hospitais. Conclusões: O relato de experiência poderá auxiliar outras organizações na definição de estratégias para a retomada segura de suas atividades
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