Navegando por Autor "Bezerra, Graciely Barbosa"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC O desenho na prática pedagógica: reflexões sobre o desenvolvimento de crianças na Educação Infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-07) Bezerra, Graciely Barbosa; Momo, Mariangela; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Santos, Daniel Medeiros dosPensar a prática pedagógica na Educação Infantil requer planejar meios e formas de mediação para proporcionar o desenvolvimento das crianças com a utilização de recursos didáticos diversos e lúdicos, respeitando as especificidades das crianças. É inegável que o desenho tem um papel fundamental nesse processo, pois favorece o desenvolvimento de diferentes aspectos das crianças, como o psíquico, o motor, o social e o cognitivo, entre outros. Desta forma, o objetivo principal deste artigo é refletir sobre o papel do desenho na prática pedagógica enquanto ferramenta relevante no processo do desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. Para atingir este objetivo, este texto abordará contribuições teóricas de Vygotsky (1998;2003;2009), Lowenfeld (1947;1976;1977), Luquet (1927) entre outros autores, que discutem a relação do desenho com o desenvolvimento infantil. Além disso, no texto lanço mão de autores como Gobbi (2022), Nicolodi (2020), Souza (2021), Santos (2019) para apresentar benefícios do trabalho pedagógico com o desenho já comprovados cientificamente, mencionando seus efeitos para o desenvolvimento cognitivo e social, aspectos estes que preparam as crianças para os grandes desafios da vida em sociedade. Além disso, foi realizada coleta de dados em campo em uma turma do nível III da Educação Infantil em uma escola da rede pública da cidade de Natal no Estado do Rio Grande do Norte, durante os meses de março, abril e maio do ano de 2024. Para a coleta de dados foi realizada entrevista com a professora e também foram observadas práticas pedagógicas desenvolvidas com desenhos de crianças na faixa etária de 4 a 5 anos. As informações apontam os resultados das análises dos desenhos e da entrevista. Por fim, enfatiza-se o uso do desenho de forma intencional na prática pedagógica e não como um “passatempo” nas instituições de Educação Infantil.