Navegando por Autor "Bezerra, Georgia Patrícia Pontes"
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Dissertação Avaliação de uma intervenção implementada pelos pais no ensino de mandos por comunicação alternativa e ampliada para uma criança com autismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-01) Bezerra, Georgia Patrícia Pontes; Nunes, Débora Regina de Paula; Gonçalves, Maria de Jesus; https://orcid.org/0000-0001-8758-8916; http://lattes.cnpq.br/1188086132826132; http://lattes.cnpq.br/3112539675339733; Viana, Flávia Roldan; Elias, Nassim ChamelOs déficits sociocomunicativos mais destacados em indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) abrangem dificuldades em diversos domínios linguísticos. Em termos de prosódia, há frequentemente uma entonação atípica. Além disso, é comum a ocorrência de ecolalias e inversões pronominais. No domínio pragmático, esses indivíduos enfrentam desafios significativos na compreensão da perspectiva alheia e na interpretação de pistas sociais e emocionais, o que afeta sua capacidade de interagir de forma eficaz em contextos sociais. Esses déficits afetam diretamente o uso da linguagem, impactando as interações interpessoais, como iniciar um diálogo, fazer inferências, opinar sobre o comportamento alheio e compreender metáforas e ironias. Entre as funções comunicativas essenciais no processo de socialização, destaca-se o mando, que está relacionado à capacidade de fazer pedidos e é controlado por variáveis motivacionais, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento da comunicação funcional no contexto natural. A Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) é reconhecida como uma prática empiricamente validada para mitigar os déficits sociocomunicativos observados em pessoas com TEA. A inclusão de pais como agentes interventivos em programas de CAA pode ter um impacto significativo no desenvolvimento de seus filhos, ampliando as oportunidades de comunicação em momentos íntimos e espontâneos do dia a dia. O objetivo desta pesquisa foi avaliar, por meio de um delineamento quase-experimental intra-sujeito (A-B-C), os efeitos de um programa de treinamento implementado pelos pais no uso da CAA por uma menina de 10 anos com diagnóstico de TEA. O estudo, realizado na residência da família, teve como foco a criança e o desenvolvimento das habilidades de mando. Por meio de autoscopia e estratégias de modelação, os pais da criança foram capacitados a utilizar diferentes sistemas de CAA em atividades cotidianas da filha. Os resultados revelaram aumento na frequência no uso da CAA e diminuição de comportamentos não adaptativos após a intervenção. Registros realizados 5 meses após o término da intervenção evidenciaram a manutenção no uso da CAA pela família e satisfação com os efeitos do programa.