Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Bezerra, Daniel Almeida"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Tese
    Barreiras logísticas à ampliação do mercado consumidor: estudo com empresas do mercado cacaueiro em Altamira/PA
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-30) Bezerra, Daniel Almeida; Brito, Max Leandro de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-2827-9886; http://lattes.cnpq.br/8629663810773172; http://lattes.cnpq.br/0079835502834767; Araújo, Maria Valéria Pereira de; https://orcid.org/0000-0001-6302-1173; http://lattes.cnpq.br/9227834040889428; Oliveira, Antônio Batista da Silva; Gonçalves, Anderson Tiago Peixoto; Matias, Esdras Matheus Silva
    Esta pesquisa tem como objetivo principal desenvolver um modelo multicritério de apoio a decisão que possibilite a proposição de soluções para a mitigação das principais barreiras logísticas que dificultam a ampliação do mercado consumidor de empresas de cacau em Altamira/PA. Para alcançar esse objetivo, propõe-se a utilização de modelo multicritério de apoio a decisão, através dados e restrições de duas empresas, pertencentes ao mercado cacaueiro de Altamira/PA, como base de estudo. Também se incluem a elaboração de um detalhado cenário das empresas, identificando não apenas as causas logísticas de barreira em comum, mas também aquelas específicas a cada uma delas, além de identificar a relevância de cada critério utilizado na construção, permitindo uma compreensão mais aprofundada das variáveis logísticas que impactam a cadeia de clientes no mercado cacaueiro usado como exemplo. Além disso, a pesquisa trouxe soluções a partir da aplicação do modelo multicritério de apoio a decisão e, igualmente importante, discussão de eventuais limitações, fornecendo uma visão completa e realista das possíveis melhorias na cadeia de clientes do mercado cacaueiro em Altamira/PA. Por meio dessa discussão, esta tese contribuiu com o desenvolvimento da cadeia de clientes através da aplicação do modelo como um fator-chave para a proposição de solução às barreiras logísticas.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Tese
    Ensino baseado em competências nos programas de formação técnico-profissional em turismo no município de Inhambane (Moçambique)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-06) Massango, Fernando Firmino; Araújo, Maria Valéria Pereira de; https://orcid.org/0000-0001-6302-1173; http://lattes.cnpq.br/9227834040889428; http://lattes.cnpq.br/0884647660605080; Brito, Max Leandro de Araújo; Souza Neto, Pio Marinheiro de; Bezerra, Daniel Almeida; Matias, Esdras Matheus Silva
    A educação em turismo e hotelaria (T&H) constitui um fator crítico na qualificação dos profissionais do setor. O ensino técnico-profissional (ETP) aliado ao modelo de ensino baseado em competências desempenham um papel relevante na formação em turismo e hotelaria. Juntos contribuem na redução versus mitigação da discrepância entre as competências desenvolvidas na formação e as exigidas pelo mercado. O estudo visou analisar a adequação e eficácia da formação técnico-profissional em turismo no município de Inhambane (MI), com vistas a alinhar as competências dos profissionais formados às exigências do mercado local, propondo melhorias no modelo de formação. Quanto à metodologia, o estudo é qualitativo e exploratório. É também orientado no paradigma interpretativista. As entrevistas e questionários constituíram os instrumentos de coleta de dados definidos para a condução do estudo. As entrevistas foram dirigidas aos gestores das instituições de ensino técnico-profissional (IETP) em turismo e hotelaria no MI; e representantes de entidades públicas e privadas ligadas ao turismo e hotelaria e, igualmente, à empregabilidade no setor. Quanto aos questionários, estes tiveram como público-alvo os egressos das IETP e empregadores do setor do turismo e hotelaria no MI. Igualmente, o estudo foi conduzido através da análise de instrumentos (documentos) norteadores da educação em Moçambique e, particularmente, do ensino técnicoprofissional em T&H. A análise dos dados fornecidos pelos diferentes intervenientes do estudo e igualmente pelos instrumentos norteadores do ETP em turismo e hotelaria no MI permitiu, de forma global, trazer os seguintes resultados: o ETP em turismo e hotelaria no município de Inhambane é conduzido em obediência ao Quadro Nacional das Qualificações Profissionais (QNQP); as habilidades operacionais (hard skills) e funcionais (soft skills) constituem as competências definidas nos programas de formação; o processo de desenvolvimento de competências é feito tendo em conta o definido nos programas dos diferentes cursos e as condições e recursos efetivamente existentes, como é o caso de instalações e equipamentos, professores e recursos financeiros. Porém, vários constrangimentos são encontrados no decurso do processo de ensino-aprendizagem (PEA). Esta situação compromete, em certa medida, o desenvolvimento de competências previstas nos programas dos cursos das IETP. Desse modo, conclui-se que o PEA nos cursos técnico-profissionais em turismo e hotelaria no MI apenas contribui para o desenvolvimento de competências básicas para a realização de atividades no setor do turismo e hotelaria. As competências desenvolvidas não se encontram ajustadas à atual dinâmica e exigências do setor do T&H, tanto no contexto mundial como local. Assim, o estudo propõe novos parâmetros de formação que contemplem as competências do mercado e o perfil educacional das formações técnico-profissionais em turismo e hotelaria no MI. Nessa perspectiva, os parâmetros propostos visam tornar o ETP mais responsivo às atuais dinâmicas e demandas globais e locais do setor do turismo e hotelaria. Propõe-se um ETP baseado na relação harmoniosa e articulada entre as tendências globais setor do turismo e hotelaria, tendências globais da educação em turismo e hotelaria, Estado, instituições de ensino técnico-profissional e empresas do setor do T&H no município de Inhambane.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Ideação de uma plataforma de reservas para o Geoparque Seridó com o Hackapocket
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-09) Silva, Cleomara Cristina Azevêdo; Brito, Max Leandro de Araújo; Bezerra, Daniel Almeida; Santos, Herculana Torres dos; http://lattes.cnpq.br/9285165063900970
    Esta pesquisa teve como objetivo testar o Hackapocket como ferramenta de apoio à ideação de uma plataforma de reservas para o Geoparque Seridó. O estudo possui uma abordagem qualitativa de natureza aplicada e é classificado como descritivo e exploratório. A metodologia incluiu o desenvolvimento de um manual de condução de processos de ideação por meio do Hackapocket, visitas técnicas aos Geossítios do Geoparque Seridó e a aplicação de questionários aos viajantes. Os resultados revelaram a abundância de recursos naturais e o potencial turístico da região, além da necessidade de ferramentas que integrem os serviços do Geoparque aos turistas. Como produtos da pesquisa, foi realizada uma oficina para validação do Hackapocket como ferramenta, e foram desenvolvidas as propostas iniciais de uma plataforma de reservas para o Geoparque Seridó. O estudo conclui que o Hackapocket é eficaz na formulação de soluções inovadoras e que a plataforma de reservas pode ser uma ferramenta importante para o desenvolvimento do Geoparque Seridó.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Pesquisa-ação em Educação: inovação na introdução do intraempreendedorismo no Ensino Fundamental através de oficinas de confecção de foguetes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-19) Miranda, João Moreira de; Brito, Max Leandro de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-2827-9886; http://lattes.cnpq.br/8629663810773172; Bezerra, Daniel Almeida; Silva, Priscilla Chantal Duarte
    O estudo teve como objetivo desenvolver estratégias para a sensibilização do intraempreendedorismo no Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano), através de oficinas de confecção dos foguetes com apoio de minicasos e vídeos. Para alcançar esse objetivo, adotou-se uma abordagem predominantemente qualitativa, empregando a metodologia de pesquisa-ação. Os resultados destacaram um aumento significativo no interesse dos alunos pela disciplina de Ciências da Natureza, inclusive possibilitando sua participação em uma olimpíada científica renomada. Além disso, houve uma melhoria perceptível na alfabetização científica dos alunos, contribuindo assim para sua formação como cidadãos conscientes. Como parte do estudo, foi criado o canal "Science vídeos" no YouTube, que combina empreendedorismo tecnológico e intraempreendedorismo no ensino de Ciências, oferecendo recursos de apoio pedagógico para os professores. Um manual de confecção de foguetes simples também foi elaborado, utilizando materiais acessíveis como garrafas plásticas e água pressurizada. Como conclusão, o estudo evidenciou que as oficinas de confecção de foguetes foram eficazes para promover o intraempreendedorismo entre as turmas envolvidas.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Proposta de implementação da ferramenta 5S no centro cirúrgico de um hospital público no estado do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-21) Silva, Jamerson Danilo Bezerra da; Araújo, Maria Valéria Pereira de; Araújo, Maria Valéria Pereira de; Bezerra, Daniel Almeida; Brito, Max Leandro de Araújo
    A ferramenta 5S vem sendo implantada nas organizações desde o pós-segunda guerra mundial, em um cenário de reconstrução após a derrota do Japão. Com o andamento da evolução do processo de implementação, a filosofia Lean Healthcare trouxe a possibilidade de implementar esta ferramenta em ambientes hospitalares. O trabalho desenvolvido nesta pesquisa, busca apresentar uma proposta de implementação da ferramenta 5S em um centro cirúrgico de um hospital público no estado do Rio Grande do Norte. No intuito de realizar essa tarefa, foi aplicado uma pesquisa quantitativa e qualitativa com 13 (treze) funcionários do setor, membros da equipe de enfermagem, através de um questionário com questões objetivas, observação ativa e entrevista informal. Com a aplicação do questionário, e fazendo uso dos demais instrumentos de coleta de dados, foi constatado pontos divergentes entre a percepção dos colaboradores da realidade de trabalho, apesar disto, em alguns pontos essa percepção se alinha ao que realmente é vivenciado no ambiente. Então, ao final das atividades, ficou evidente no levantamento informacional algumas práticas relacionadas aos 5S, contudo não o suficiente para promoverem melhorias constantes no processo de trabalho, sendo esses pontos visualizados no diagrama de ishikawa passíveis de aperfeiçoamento, cujo os quais são propostas solução para estes através do plano de ação por meio do 5W2H.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM