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Navegando por Autor "Bezerra, Amanda Umbelino Trigueiro"

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    Dissertação
    Gestão e manejo de resíduos hospitalares: ciclo de melhoria em Hospital Universitário do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-11) Bezerra, Amanda Umbelino Trigueiro; Rosendo, Tatyana Maria Silva de Souza; Medeiros, Wilton Rodrigues; https://orcid.org/0000-0002-9096-8108; http://lattes.cnpq.br/1275857404911338; https://orcid.org/0000-0001-6131-3201; http://lattes.cnpq.br/4946747115155324; http://lattes.cnpq.br/4642654078545840; Cecagno, Susana; Pennafort, Viviane Peixoto dos Santos
    Introdução: o gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde é um conjunto de procedimentos com o objetivo de minimizar a geração de resíduos e proporcionar um destino seguro, de forma eficiente. Assim, torna-se fundamental implementar melhorias voltadas para o manejo dos resíduos, visando à proteção dos trabalhadores e a preservação da saúde pública, dos recursos e do meio ambiente. Objetivo: Desenvolver um ciclo de melhoria no gerenciamento e manejo dos resíduos infectantes e químicos em Hospital Universitário do Rio Grande do Norte. Metodologia: Realizou-se um estudo de natureza quantitativa, com desenho experimental, sem grupo controle, do tipo antes e depois, no período de fevereiro de 2022 a setembro de 2023, a partir da realização de um ciclo de melhoria. Foram realizadas as etapas de um ciclo de melhoria e medidos oito critérios de qualidade antes e após as intervenções. As intervenções realizadas foram: reformulação na identificação dos adesivos de classificação de resíduos; realocação das lixeiras; treinamentos teóricos e por meio de simulação realística com as equipes assistenciais e nos momentos de integrações dos novos funcionários; construção de vídeos educativos; atualização do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Hospital; elaboração de formulário eletrônico para registro das pesagens dos resíduos e ajuste na calibração das balanças. Analisou-se a frequência absoluta e relativa do nível de cumprimento dos critérios e a melhoria absoluta e relativa comparando o período pré e pós-intervenção, considerando uma significância estatística de 5%. Resultados: as principais causas da segregação inadequada estão relacionadas à identificação e localização inadequada das lixeiras, à falta de capacitação contínua, à falta de recipientes específicos para os resíduos químicos, e à falta de monitoramento periódico. Na avaliação inicial verificou-se um bom nível de qualidade apenas no critério de “Identificação das lixeiras por tipo de resíduo”. Na reavaliação, pós intervenções, notou-se um aumento no nível de qualidade em todos os critérios com melhoria significativa na segregação adequada dos resíduos, na identificação do saco branco e no preenchimento do formulário de pesagem de resíduos. Observou-se uma redução significativa no Índice de geração de resíduos infectantes bem como nos custo médio da geração de resíduo por paciente/dia. Conclusão: O ciclo de melhoria melhorou a gestão e o manejo de resíduos, bem como reduziu os custos decorrentes deste processo, demonstrando ser uma estratégia eficaz no incremento da qualidade dos serviços de saúde.
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    TCC
    Hotelaria hospitalar: uma revisão de literatura
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-29) Silva, Jaqueline dos Santos; Morais Filho, Luiz Alves; https://orcid.org/0000-0002-8122-4705; http://lattes.cnpq.br/8421423114137199; Martins, Quenia Camille Soares; http://lattes.cnpq.br/5126798976942401; Bezerra, Amanda Umbelino Trigueiro; http://lattes.cnpq.br/4642654078545840
    A Hotelaria Hospitalar é uma área de fundamental importância para que o funcionamento do ambiente hospitalar possa se desenvolver de maneira eficiente. Esse tema é relativamente recente e sua gestão ainda não é desenvolvida de maneira ativa em todos os hospitais. É necessário que os gestores hospitalares percebam a importância de implantar a sua gestão, pois, por meio da sua implantação é possível realizar um atendimento humanizado que valoriza as características individuais do usuário, para assim lhe atender de forma digna e respeitosa. O objetivo desse estudo foi identificar como a literatura brasileira tem refletido sobre a temática da hotelaria hospitalar. Utilizou-se como metodologia a revisão de literatura integrativa com pesquisa no Portal da Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) na Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de dados da Enfermagem (BDENF) e no site do “Google Acadêmico”. Foram selecionados 15 artigos publicados entre 2015 a 2014. Os artigos selecionados nesse estudo identificaram que a hotelaria hospitalar é uma gerência que abrange vários serviços do hospital, com uma ação multiprofissional, com destaque para o profissional enfermeiro, o qual já era responsável por muitas das ações dessa gerência. Dentre as várias facetas que representam a área da Hotelaria Hospitalar, foram destacadas: a humanização; a informatização da hotelaria hospitalar por meio da criação de tecnologias; um ambiente mais acolhedor, e protocolos de atendimentos rigorosos; a quebra do estigma negativo em torno da alimentação hospitalar por meio da gastronomia; além das características da rouparia como um diferencial de qualidade. Por fim, é importante ressaltar que a Hotelaria Hospitalar, apesar de ser um desafio financeiro e de implantação, traz benefícios não só para o paciente, mas também para os acompanhantes, profissionais e para toda a instituição.
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