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Navegando por Autor "Batista, Alana Débora de Souza"

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    TCC
    O movimento na educação infantil: como o professor de educação física pode contribuir?
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-10) Batista, Alana Débora de Souza; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de
    A educação infantil é a iniciação da criança na escola, neste momento ela está em constante descoberta do mundo e da ampliação do seu imaginário da realidade, produzindo a sua cultura lúdica com brincadeiras e experiências externas e internas no ambiente em que está inserida. O recomendado pelo Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI) é que seja abordado o movimento para colocar em prática brincadeiras que promovem o crescimento pessoal de cada criança. De acordo com Lei de Diretrizes e Bases da Educação (BRASIL, 1996) espera-se que a educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, seja componente obrigatório na Educação Básica. Diante disso, o presente estudo objetiva analisar o papel do/a professor/a de educação física na educação infantil e a relevância deste componente curricular para a primeira infância no âmbito escolar. A metodologia consistiu na observação de 5 aulas no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Marise Paiva e uma entrevista com a professora do CMEI Kátia Fagundes, com o objetivo de identificar como é vivenciado o movimento nessas escolas. Como resultados, observa-se que a realidade escolar nesses dois CMEIs Natal/RN, possui distância com o que o RCNEI propõe para ser abordado nessa fase inicial. Conclui-se que o papel do professor de educação física é de suma importância para concretização da linguagem do movimento nos CMEIs, visto que é esperado que ao fim desse ciclo inicial ela possa conhecer seu corpo de maneira integrativa. A expressividade, criatividade, autonomia, imaginário e a diversidade cultural deverão estar presentes durante todo processo de ensino e restringir essas manifestações às crianças é um atraso ao seu desenvolvimento.
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