Navegando por Autor "Barros Junior, João Batista de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Plano de negócios para abertura de filial em São Miguel do Gostoso/RN de locadora de veículos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-15) Barros Junior, João Batista de; Carrício, Marcelo Rique; https://orcid.org/0000-0002-8086-4356; http://lattes.cnpq.br/5891852027768512; Silva, Mariana Augusta de Araújo; http://lattes.cnpq.br/9438039547829180; Gianasi, Luciana Bezerra de Souza; http://lattes.cnpq.br/0889036664793544Trata-se da elaboração de um Plano de Negócios a partir da ideia de se abrir filial de uma Locadora de Veículos, em um novo mercado, voltado para o ramo turístico, semelhante ao segmento já explorado pela matriz da empresa, servindo como instrumento de análise de viabilidade e ainda, norteador de diretrizes necessárias para se ter sucesso nessa nova empreitada. Para tal, foi elaborada uma pesquisa de mercado, de natureza quantitativa, com o público residente nesse novo mercado e com potenciais clientes de outras cidades, escolhidos de forma aleatória, com distribuição dos questionários preferencialmente entre grupos formados por turistas. A pesquisa conseguiu um retorno de 98 questionários, onde foram avaliados diversos aspectos, entre preferências por tipos de veículos, questões de atendimento e de preços dos serviços. Foi também utilizado o PNBOX, sistema de Plano de Negócios disponibilizado pelo SEBRAE, principalmente para a análise financeira do negócio, obtendo vários indicadores importantes a serem utilizados pelo proprietário da empresa, nas tomadas de decisão. Conclui-se pela viabilidade do negócio, embora com perspectiva de crescimento a médio e longo prazo, considerando que o investimento inicial é relativamente alto, mas que o mercado se apresenta em expansão, oferecendo condições ao proprietário de, pelo estudo realizado nesse plano de negócios, se antecipar a problemas e se adaptar a situações que se apresentarem no futuro, iniciando suas atividades com noção da realidade do mercado local e das situações adversas que se apresentam.