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Navegando por Autor "Barros, Renata Pitta"

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    Artigo
    CardBot: assistive technology for visually impaired in educational robotics: experiments and results
    (2017-03-01) Barros, Renata Pitta; Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira; Azevedo, Samuel Oliveira de; Sá, Sarah Thomaz de Lima; Gonçalves, Luiz Marcos Garcia; Burlamaqui, Akynara Aglae da Silva
    We proposes an educational assistive methodology aiming to provide the access to educational robotics activities to students with visual impairments or low vision. As an approach to soften the main issues related to this challenging problem, we introduce a low cost, assistive technology, called CardBot 2.0. Basically, this model for teaching-learning is composed by a programming environment, a mobile application, and several geometric cards, each of them representing a specific action that is recognized by the application with a tag. So, the student can program the robot by selecting and organizing geometric cards on the surface of a board or on a table. Also a contribution of this work being part of the solution, the professor can create new cards and register the respective actions and tags. This allows the professor to add new actions for the robot or even to create a new language. We validated our approach by performing experimental classes for students with different visual impairments and ages, and for students without impairment, with an analysis of the results, qualitative
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    Tese
    CardBot: tecnologia educacional assistiva para inclusão de deficientes visuais na robótica educacional
    (2017-03-09) Barros, Renata Pitta; Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira; http://lattes.cnpq.br/8670475877813913; http://lattes.cnpq.br/8300403757604546; http://lattes.cnpq.br/8300403757604546; Burlamaqui, Akynara Aglae Rodrigues Santos da Silva; http://lattes.cnpq.br/9702206935610428; Mendes Neto, Francisco Milton; http://lattes.cnpq.br/5725021666916341; Demoly, Karla Rosane de Amaral; Gonçalves, Luiz Marcos Garcia; http://lattes.cnpq.br/1562357566810393; Azevedo, Samuel Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/5451585203972378
    O trabalho apresenta novas tecnologias educacionais assistivas a fim de possibilitar o uso da robótica educacional junto a pessoas com deficiência visual ou de baixa visão. A metodologia de ensino da robótica engloba um conjunto de tecnologias e técnicas necessárias para sua inserção, tais como procedimentos metodológicos de ensino, hardware, software e linguagens de programação para robôs. Analisamos a produção científica neste campo e identificamos casos de sucesso e suas limitações, destacamos duas dificuldades para inserir esta realidade em escolas inclusivas: os altos custos dos hardwares comerciais e a ausência de acessibilidade nos softwares para deficientes visuais. Essa última dificuldade ocorre principalmente em virtude do excesso uso de imagens e leitores de tela para utilização do software e, também, do recurso de leitores de tela em língua estrangeira. A partir dos dados colhidos, temos como hipótese para solução desses problemas a criação de tecnologias educacionais assistivas de baixo custo. O nosso objetivo é proporcionar o acesso às atividades de robótica educacional para alunos com deficiência visual ou baixa visão. Almejando atender as principais questões relacionadas a este problema desafiador, apresentamos uma tecnologia assistiva, de baixo custo, denominada CardBot 2.0. Basicamente, este modelo de ensino-aprendizagem é composto por um ambiente de programação, um aplicativo móvel e vários cartões geométricos, cada um deles representando uma ação específica que é reconhecida pelo aplicativo com uma tag. Dessa forma, o aluno pode programar o robô através da seleção e organização dos cartões geométricos na superfície de uma placa ou em uma tabela. Outra contribuição deste trabalho consiste na possibilidade do professor criar novos cartões e registrar as marcas das respectivas ações. Isso permite ao professor adicionar novas ações para o robô ou mesmo para criar uma nova linguagem respeitando o nível de conhecimento de cada turma. Validamos nossa proposta realizando entrevistas, testes computacionais e aulas experimentais para estudantes sem e com deficiências visuais distintas e com diferentes faixas etárias. Por fim, apresentamos a análise dos resultados teóricos e práticos, de forma qualitativa e comparando com as tecnologias tradicionais mais relevantes atualmente.
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    Dissertação
    Evolução, avaliação e validação do software RoboEduc
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-02-18) Barros, Renata Pitta; Burlamaqui, Aquiles Filgueira de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/8670475877813913; ; http://lattes.cnpq.br/8300403757604546; Santos, Carmen Ribeiro Faria; ; http://lattes.cnpq.br/2436986776672847; Mendes Neto, Francisco Milton; ; http://lattes.cnpq.br/5725021666916341; Gonçalves, Luiz Marcos Garcia; ; http://lattes.cnpq.br/1562357566810393; Leite, Luiz Eduardo Cunha; ; http://lattes.cnpq.br/4080017602605582
    Considerando a transição entre a sociedade industrial para a sociedade da informação, percebemos que a formação digital que é abordada atualmente é insuficiente para navegar no interior de uma realidade digitalizada. Como proposta para minimizar este problema, o presente trabalho avalia, valida e evolui o software RoboEduc, para trabalhar com a robótica educacional tendo como principal diferencial a programação de dispositivos robóticos em níveis, considerando as especificidades da realidade formativa. Uma das ênfases deste trabalho está na apresentação dos procedimentos e materiais que envolveram o desenvolvimento, a análise e a evolução deste software. Para sua validação foram realizados testes de usabilidade, baseado na análise destes testes foi desenvolvida a versão 4.0 do RoboEduc
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    Tese
    Uma metodologia de avaliação automática para aulas de robótica educacional
    (2017-07-14) Fernandes, Carla da Costa; Gonçalves, Luiz Marcos Garcia; http://lattes.cnpq.br/1562357566810393; Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira; http://lattes.cnpq.br/8670475877813913; Garcia, Luciane Terra dos Santos; Burlamaqui, Akynara Aglae Rodrigues Santos da Silva; http://lattes.cnpq.br/9702206935610428; Barros, Renata Pitta; http://lattes.cnpq.br/8300403757604546; Azevedo, Samuel Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/5451585203972378; Lima, Sarah Thomaz de; http://lattes.cnpq.br/0749958626098562
    O processo de ensino da robótica educacional envolve não apenas a criação de um robô, mas também a utilização do mesmo para a realização de uma atividade interdisciplinar. O uso de robótica em sala de aula levanta uma questão: como os alunos serão avaliados nos conceitos que envolvem a aula de robótica educacional? Desenvolvemos neste trabalho uma metodologia de avaliação dos alunos em aulas de robótica educacional. Baseado em pesquisas com professores e no conhecimento da equipe sobre a área, levantamos critérios de avaliação relevantes para esta área de ensino, considerando os tópicos de uma aula de robótica educacional que devem ser avaliados: montagem do robô, programação do robô e resolução da atividade interdisciplinar proposta. Além destes critérios, existem pontos sobre relação social que também são relevantes em aulas de robótica educacional, como interação social, trabalho em equipe, concentração, criatividade, participação, entre outros. Com este objetivo, definimos seis critérios avaliativos que podem ser aplicados na avaliação a critério do professor. No entanto, reconhecemos o desafio da aplicação de uma metodologia avaliativa em aulas de robótica educacional, por demandar muito tempo e esforço do professor, que deve ficar atento a todos os passos da aula de robótica, e aplicar os critérios avaliativos a todos os alunos. Com o objetivo de auxiliar o docente nesta tarefa, inserimos esta metodologia de avaliação em um simulador de robótica educacional, permitindo que o simulador realize a avaliação de forma automática, fornecendo ao professor apenas os resultados da mesma. O professor ainda é o responsável por definir todos os critérios avaliativos, mas o simulador é o responsável por analisar o aluno à medida que ele executa uma atividade e atribuir a ele notas considerando os critérios definidos pelo professor. Por fim, para validar a metodologia de avaliação, foram realizados testes com professores de robótica, nos quais os professores deveriam cadastrar os parâmetros avaliativos de algumas atividades e analisar os resultados fornecidos pelo simulador à medida que os alunos executavam estas atividades. Os resultados mostram que os professores tem interesse em utilizar esta metodologia e que acreditam que os critérios avaliativos propostos são de grande importância para uma aula de robótica educacional, permitindo que o professor realize modificações no processo de ensino caso identifique dificuldades por parte dos alunos.
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    Artigo
    Predição do rendimento dos alunos em lógica de programação com base no desempenho das disciplinas do primeiro período do curso de ciências e tecnologia utilizando técnicas de mineração de dados
    (Brazilian Journal of Development, 2020) Barros, Renata Pitta; Santana Junior, Orivaldo Vieira de; Silva, Igor Rosberg de Medeiros; Santos, Luana Fernandes dos; Câmara Neto, Vilson Rodrigues
    Os altos índices de reprovação e evasão de estudantes universitários nas disciplinas iniciais de programação apresentam uma estatística preocupante enfrentada pelos coordenadores dos cursos da área de Tecnologia. O problema da reprovação dos estudantes nessas disciplinas é, muitas vezes, apontado como um fator influenciador da evasão dos cursos. Esta pesquisa propõe a utilização de técnicas de Mineração de Dados Educacionais para tentar predizer o desempenho dos alunos na disciplina de Lógica de Programação, do segundo período do curso de Bacharelado em Ciências e Tecnologia da UFRN, através do desempenho nas disciplinas do primeiro período do curso. Os resultados mostraram que é possível inferir o rendimento dos estudantes com uma acurácia de até 77%, sendo esta informação útil para a realização de ações para evitar a reprovação/evasão e, principalmente, para personalizar o ensino de lógica de programação
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    Artigo
    Predição do rendimento dos alunos em lógica de programação com base no desempenho das disciplinas do primeiro período do curso de ciências e tecnologia utilizando técnicas de mineração de dados
    (Brazilian Journal Of Development - Publicação Independente, 2020) Santana Junior, Orivaldo Vieira de; Barros, Renata Pitta; Silva, Igor Rosberg de Medeiros; Santos, Luana Fernandes dos; Câmara Neto, Vilson Rodrigues
    Os altos índices de reprovação e evasão de estudantes universitários nas disciplinas iniciais de programação apresentam uma estatística preocupante enfrentada pelos coordenadores dos cursos da área de Tecnologia. O problema da reprovação dos estudantes nessas disciplinas é, muitas vezes, apontado como um fator influenciador da evasão dos cursos. Esta pesquisa propõe a utilização de técnicas de Mineração de Dados Educacionais para tentar predizer o desempenho dos alunos na disciplina de Lógica de Programação, do segundo período do curso de Bacharelado em Ciências e Tecnologia da UFRN, através do desempenho nas disciplinas do primeiro período do curso. Os resultados mostraram que é possível inferir o rendimento dos estudantes com uma acurácia de até 77%, sendo esta informação útil para a realização de ações para evitar a reprovação/evasão e, principalmente, para personalizar o ensino de lógica de programação.
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