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Navegando por Autor "Barros, Cezar Macedo"

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    TCC
    Amor em 21
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-08) Araújo, Tatiane Alves de; Barcelos, Janaina Dias; Pereira, Mônica Mourão; Barros, Cezar Macedo
    Este trabalho apresenta o relato técnico do processo de elaboração do caderno de histórias de vida “Amor em 21”, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do tipo Projeto Experimental, para o curso de Jornalismo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O objetivo é reunir quatro histórias de vida de jovens do Rio Grande do Norte, entre 18 e 25 anos, que estão em relacionamentos há cinco anos ou mais. Como resultado, o trabalho busca promover um olhar acerca de amores contemporâneos que tiveram início na adolescência dos casais e perduraram, indo contra os padrões da “Modernidade Líquida”. Utilizando recursos do Jornalismo Literário, o trabalho reflete também o processo de escrita e planejamento da autora para elaboração do caderno de relatos.
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    TCC
    Governo Bolsonaro: uma análise sobre a cobertura midiática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-02) Souza, Daniele Caldeira Brant Calomino Freire; Condorelli, Antonino; Costa, Adriano Medeiros; Barros, Cezar Macedo
    Uma vez que o modus operandi de Bolsonaro consiste na construção de desinformações e imposições de consensos típicos dos modelos fascistas, veio a necessidade de identificar as aproximações e distanciamentos da mídia hegemônica com o governo Bolsonaro. Então, foi construído um estudo de caso nos moldes de Bardin para as análises de conteúdos dos sites do G1, Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo, tendo como recorte a reforma da previdência, crise ambiental e o coronavírus. Para explicar a ascensão do fascismo, o trabalho foi tecido sob o prisma de Eco, Stanley, Levitsky e Ziblatt. Demais análises políticas e mecanismos do governo foram tomados por Nobre, Mello e Miguel. Diante dos resultados, foram traçadas algumas reflexões sobre as relações ambíguas da mídia e seus interesses.
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    TCC
    Igreja Católica e comunicação : um estudo sobre a evangelização na internet através do Padre Paulo Ricardo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-12) Souza, Samara Gomes de; Lacerda, Juciano de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9310055597414010; https://lattes.cnpq.br/5386474281792152; Muneiro, Lilian Carla; Barros, Cezar Macedo
    Sabe-se que o ambiente digital tem impactado a forma como a sociedade se comunica e, a partir disso, muitas instituições tiveram que se adaptar a esse processo e se inserir nesse meio. O presente trabalho apresenta um estudo de caso sobre comunicação da Igreja Católica nas mídias sociais, tendo como objeto de estudo o Padre Paulo Ricardo, sacerdote católico, escritor e professor que está na internet há mais de 16 anos, com o objetivo de analisar o uso das mídias sociais digitais pelo sacerdote e como elas contribuem estrategicamente para a comunicação católica. A partir de uma pesquisa bibliográfica e da análise dos perfis e postagens do sacerdote, alcançou-se os objetivos e concluiu-se que a Igreja Católica incentiva o uso dessas tecnologias e se faz presente nas principais mídias sociais, através do objeto, utilizando-se delas de uma forma estratégica, tendo frequência de postagens, seleção de conteúdos, utilização de ferramentas das plataformas e, dessa forma, chegando a milhares de pessoas, evangelizando, pregando sua doutrina e fortalecendo a fé.
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    Tese
    Participação da Pastoral da Comunicação (Pascom) em processos midiáticos da Igreja Católica: práticas comunitárias da Rede de Comunicadores da Arquidiocese de Natal (Recan) - RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-01) Barros, Cezar Macedo; Lacerda, Juciano de Sousa; Veloso, Maria do Socorro Furtado; http://lattes.cnpq.br/8254589050604215; https://orcid.org/0000-0002-0876-377X; http://lattes.cnpq.br/9310055597414010; https://orcid.org/0000-0003-4224-9181; http://lattes.cnpq.br/6344953791451625; Faxina, Elson; Gomes, Marcelo Bolshaw; https://orcid.org/0000-0002-8227-3672; http://lattes.cnpq.br/4277715352803619; Pavan, Maria Ângela; Alvarenga, Ricardo Costa
    Os processos comunicacionais da Igreja Católica seguem fluxos diversos e multidirecionais, com a participação de diversos atores. Dentre esses, no Brasil, a Instituição conta com os agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom), que atuam de forma voluntária nas paróquias e comunidades, executando ações de divulgação e integração comunitária. A atuação da Pascom é embasada em documentos eclesiais, estudos sobre a comunicação e práticas sociais desenvolvidas no ambiente comunitário, a partir de quatro eixos: espiritualidade, formação, articulação e produção (CNBB, 2023). Esta pesquisa busca explicar como se processa a participação dos agentes da Pascom, articulados em rede, na comunicação midiática da Igreja Católica, sob a perspectiva comunitária, tendo em vista o contexto comunicacional contemporâneo, as orientações eclesiais e as motivações desse agente para contribuir com esses processos. Este estudo reflete sobre conceitos ligados à comunicação comunitária e à participação em processos midiáticos desenvolvidos em rede por movimentos sociais, especificamente no seio da Igreja Católica. A pesquisa é de natureza qualitativa e se realiza por meio de estudo de caso (Yin, 2005), tratando da participação dos agentes da Pascom nos processos midiáticos coordenados pelo Setor de Comunicação Social e pela Rede de Comunicadores da Arquidiocese de Natal (Recan). A base teórico-metodológica desta pesquisa inclui reflexões sobre comunicação comunitária (Paiva, 2003; 2007; Peruzzo, 2009; Miani, 2011), participação (Bordenave, 1994; Peruzzo, 2007; Carpentier, 2018), mídia e religião (Martino, 2016) e interfaces com o catolicismo (Puntel, 2010; Alvarenga, 2016; Sbardelotto, 2017; e Zanon, 2021). Além de revisão bibliográfica e pesquisa da pesquisa, recorre-se a técnicas de pesquisa documental, observação sistemática, aplicação de questionários, entrevista e análise de produtos midiáticos. Verificou-se que os agentes da Pascom participam dos processos midiáticos da Arquidiocese de Natal nos níveis de recepção, mensagens, produção e planejamento de conteúdos. Concluiu-se que a Pastoral da Comunicação é estratégica para a integração entre as práticas de comunicação comunitária e institucional no contexto eclesial católico e que as práticas pastorais da Pascom podem contribuir para a integração da Instituição com a cultura midiática. Propôs-se ainda um modelo de rede de comunicadores para a Igreja, alicerçada nas instâncias (arqui)diocesana e paroquial, que colabore com a produção e circulação midiática institucional e que conta com cinco sujeitos ou grupos de sujeitos fundamentais: o articulador da rede, a equipe de comunicação institucional, as equipes paroquiais da Pascom, o coordenador paroquial da Pascom e os demais sujeitos das respectivas instâncias.
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    Dissertação
    A reportagem nas rádios comerciais de Natal-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-11-23) Barros, Cezar Macedo; Veloso, Maria do Socorro Furtado; ; http://lattes.cnpq.br/8254589050604215; ; http://lattes.cnpq.br/6344953791451625; Pavan, Maria Ângela; ; http://lattes.cnpq.br/2258546985285753; Kneipp, Valquiria Aparecida Passos; ; http://lattes.cnpq.br/6752069973644466; Costa, Luciana Miranda; ; http://lattes.cnpq.br/1310961057480638; Dias, Suelly Maria Maux; ; http://lattes.cnpq.br/1593695003601570
    Esta dissertação tem como objetivo investigar o espaço destinado à radiorreportagem e as condições de produção nos radiojornais das emissoras comerciais que operam em frequência modulada (FM), na cidade de Natal-RN. Através de observação empírica preliminar, percebeu-se que este formato jornalístico é pouco presente na programação das emissoras comerciais de rádio local, sem aprofundamento da cobertura jornalística. A pesquisa toma por base o conteúdo veiculado em quatro radiojornais diários transmitidos por emissoras de perfil comercial. Levanta-se a hipótese de que a crise pela qual atravessam as empresas jornalísticas pode justificar a falta de investimento na reportagem radiofônica. O estudo de caso (YIN, 2005) partiu de pesquisa bibliográfica, visando a construção de um modelo teórico de referência sobre o formato estudado, a partir do que propõem Prado (1989), Bespalhok (2006), Meditsch (2007), Lopes (2013) e Ferraretto (2014). A metodologia também incluiu escuta de conteúdo veiculado durante uma semana nos quatro radiojornais analisados, observação participante e entrevistas em profundidade com profissionais que produzem os referidos programas. Verificaram-se oito ocorrências com características similares às da radiorreportagem, todas veiculadas em apenas um dos programas analisados. Segundo os entrevistados, o formato é pouco utilizado porque geraria custos altos às empresas, que não têm condições de arcar com essa despesa. A pesquisa inferiu ainda que, além da falta de visão empresarial, há acomodação dos profissionais que poderiam produzir radiorreportagens mesmo com a pouca estrutura disponível. Por fim, esta dissertação aponta a necessidade de se investir mais no radiojornalismo local com vistas a melhorar a qualidade das informações veiculadas nas emissoras comerciais de Natal-RN e na capacitação dos estudantes de Jornalismo para utilizarem as potencialidades do rádio com máximo aproveitamento.
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    TCC
    “Tudo que nós tem é nós”: um podcast sobre a solidariedade em tempos de caos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-23) Cavalcanti, Jéssica Vitória Moura; Condorelli, Antonino; Barros, Cezar Macedo; Medeiros, Hélcio Pacheco de
    O presente trabalho relata a experiência da produção de um podcast jornalístico focado em notícias boas, com enfoque na solidariedade. O “tudo que nós tem é nós”, inspirado em uma música do rapper Emicida, procura abordar assuntos à margem da grande mídia, diante de tantas tragédias ao redor do mundo, com o objetivo de proporcionar esperança em dias melhores para os ouvintes, mas sem a pretensão de ser um canal de alienação. Para sua estreia, foi feito uma série de três episódios sobre voluntariado. O trabalho voluntário no Brasil, segundo dados do IBGE de 2020, chega apenas a 4% da população. Dessa forma, este trabalho focou na atuação de três Organizações Não Governamentais de Natal, no Rio Grande do Norte: o Some Amor, Projeto Motivar e Ministério Compaixão. Os responsáveis por cada uma das instituições falaram sobre as motivações, vivências, dificuldades e propósitos de seus trabalhos. Como resultado, temos 3 episódios de um produto jornalístico de entrevista e que ajuda a dar visibilidade aos projetos, incentivando o engajamento popular.
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