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Navegando por Autor "Barbosa Júnior, Cleiton Rubens Formiga"

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    TCC
    Análise da influência da condensação na eficiência energética de uma câmara frigorífica funcionando com R22
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-20) Barbosa Júnior, Cleiton Rubens Formiga; Guerra, Ângelo Roncalli Oliveira; Barbosa, Cleiton Rubens Formiga; Guerra, Ângelo Roncalli Oliveira; Barbosa, Cleiton Rubens Formiga; De Lima, Luiz Henrique Pinheiro
    No Brasil, as câmaras frigoríficas representam um consumo de energia elétrica considerável nos segmentos comercial e industrial. A eficiência energética depende da densidade tecnológica dos equipamentos e da interação dos componentes básicos do ciclo de refrigeração. A condensação desempenha um papel muito importante na performance do refrigerador uma vez que afeta a vazão mássica de refrigerante e o equilíbrio das pressões de funcionamento. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência da condensação na eficiência energética de uma câmara frigorífica de teste funcionando com R22. O experimento consistiu na obstrução progressiva da área de troca térmica do condensador de 10% até 70%. Pressões e temperaturas ao longo do circuito frigorífico foram monitoradas durante os testes. Os resultados mostram uma correlação inversamente proporcional entre a área de restrição do condensador e o coeficiente de performance do ciclo de refrigeração da câmara frigorífica.
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    TCC
    Análise de eficiência e impactos ao meio ambiente dos fluidos R600a (Isobutano), R134a (Tetrafluoretano), R290 (Propano) e R22 (Clorodifluorometano)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-14) Oliveira, Aleska Roberta Frutuoso de; Barbosa, Cleiton Rubens Formiga; Barbosa Júnior, Cleiton Rubens Formiga; Guerra, Angelo Roncalli Oliveira; André, Thiago da Silva
    Em se tratando de refrigeração e climatização, a discussão torna-se excessivamente ampla, mas não de um modo maléfico, pois muito pelo contrário afinal o potencial de benefícios que este campo da ciência traz vai desde um bem estar relacionado ao conforto humano até a preservação de equipamentos, remédios e produtos hospitalares essenciais para a sobrevivência de espécies, incluindo o ser humano, e por vezes seu Habitat, passando pelo setor automotivo também e setores industriais variados, até mesmo no ramo alimentício. Nota-se, portanto, variações bruscas de condições de aplicabilidade de climatização e refrigeração de ambientes, equipamentos entre outras situações práticas. Tão variadas as aplicações tão logo tornam-se variadas as soluções mais eficientes de refrigeração observando, portanto, aumentar a eficiência frigorífica dos sistemas e minimizar os possíveis riscos de mal funcionamento e perigos à saúde do indivíduo e da coletividade. O presente trabalho objetiva a comparação de características entre quatro fluidos refrigerantes e a aplicabilidade destes, observando a preservação do meio ambiente, potencial frigorífico, riscos de aplicabilidade e a serem minimizados ou evitados, obtendo ao final uma discussão que levará a conclusão sobre qual fluido utilizado no sistema de refrigeração seria melhor para determinada situação prática, se fazendo valer de análises analíticas e de simulações através do software CoolPack de desempenho dos fluidos em determinados parâmetro.
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    TCC
    Análise de performance de um motor do ciclo otto com instalação de um turbocompressor
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-25) Silva, João Pedro Querino; Barbosa Júnior, Cleiton Rubens Formiga; Barbosa, Cleiton Rubens Formiga; http://lattes.cnpq.br/8673332414572221; 0000-0002-2068-8813; http://lattes.cnpq.br/9160680023711066; http://lattes.cnpq.br/7512591065311914; Lucena, Allyson Nascimento de
    Desde a invenção do motor de 4 tempos de ignição por centelha em 1872, tem-se observado, ao longo do tempo, uma evolução contínua de seus subsistemas aliada à implementação de novas tecnologias de gerenciamento, controle, materiais etc. visando o atendimento da legislação ambiental e maiores eficiências. Neste contexto, na presente pesquisa será analisada a influência da inserção de um turbocompressor. O objeto do estudo é um veículo SUZUKI JIMNY com motorização flex 1.3 litros, injeção multipoint sequencial e comando de válvulas no cabeçote (DOHC) de admissão variável (VVT). Após preparação, o veículo foi testado em dinamômetro de chassi, nas versões aspirado e modificada com turbocompressor. Os resultados dos testes mostram ao final, um ganho de potência e torque, respectivamente, de 102,13% e 88,67% em comparação com sua versão aspirada.
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    TCC
    Estudo de caso de método da manutenção produtiva total em máquina de tingimento de tecido contínuo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-14) Soares, Harlene Cristina Ambrosio Gomes; Barbosa Júnior, Cleiton Rubens Formiga; Bezerra, Alexandre Mateus Mendonça; Lima, Luiz Henrique Pinheiro de
    Com o avanço do conceito de Indústria 4.0 muitas empresas têm buscado a melhoria de sua produção através de novas tecnologias e por meio da adoção de metodologias que tornem os processos mais eficientes com melhor gestão e redução de desperdício. Para isso, as empresas têm adotado o Lean Manufacturing que visa a eliminação dos desperdícios. Entre as principais técnicas desse sistema, encontra-se o TPM (Manutenção Produtiva Total), o qual visa a falha zero e quebra zero das máquinas, ao lado de defeito zero nos produtos, perda zero nos processo e zero acidentes. O Pilar de Melhoria Específica (ME) tem como objetivo maximizar a Eficiência Global do Equipamento (OEE) através da eliminação de perdas. Desse modo, o Pilar de ME lança um grupo de melhoria para aplicação de uma ferramenta denominada Roteiro de Redução de Quebras, em uma máquina do setor de tingimento, a Pad Steam (PS) III. Com isso, objetiva-se a redução de quantidade e de tempo de paradas por corretivas nas áreas críticas da PS III. Com a aplicação desse método, obteve-se uma redução de aproximadamente 61% da indisponibilidade física da máquina e consequentemente, aumento do OEE, aumento da produtividade e redução da não qualidade.
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    TCC
    Estudo experimental da influência da pressão de condensação no desempenho de um refrigerador com R22
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-19) Santos, Ruben Saymon de Brito; Barbosa, Cleiton Ruben Formiga; 0000-0002-3787-5789; http://lattes.cnpq.br/8673332414572221; 0000-0003-3936-9182; http://lattes.cnpq.br/4264705689314205; Guerra, Angelo Roncalli Oliveira; 0000-0002-9289-7630; http://lattes.cnpq.br/7353332474621022; Barbosa Júnior, Cleiton Rubens Formiga; 0000-0002-2068-8813; http://lattes.cnpq.br/9160680023711066; André, Thiago da Silva; 0000-0003-1236-2909; http://lattes.cnpq.br/4001624102117533
    O presente estudo experimental tem como objetivo estimar o desempenho de um refrigerador comercial funcionando com R22 submetido a diferentes pressões de condensação. Foram instalados em pontos estratégicos do circuito frigorífico termopares e medidores de pressão que permitiram, com auxílio do software Coolpack, estimar o coeficiente de performance (COP) do refrigerador funcionando com R22 para diferentes condições de condensação. Para alteração da pressão de condensação foi inserido no condensador placas de isopor reduzindo a área frontal livre disponível para troca térmica (100%, 80%, 60%, 40% e 20%) entre o agente de condensação e o fluido refrigerante R22 no interior da serpentina de cobre do condensador, simulando a falta de manutenção. Os resultados obtidos revelam que o aumento da pressão de condensação influencia fortemente o coeficiente de performance (COP) do refrigerador, chegando ao desligamento pelo pressostato de alta da máquina na condição mais crítica de restrição da área livre do condensador.
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    TCC
    Estudo experimental da performance termodinâmica de um ultrafreezer
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-07) Souza, Rafael Matos de; Barbosa, Cleiton Rubens Formiga; http://lattes.cnpq.br/8673332414572221; http://lattes.cnpq.br/2516264409112362; Barbosa Júnior, Cleiton Rubens Formiga; https://orcid.org/0000-0002-2068-8813; http://lattes.cnpq.br/9160680023711066; André, Thiago da Silva; https://orcid.org/0000-0003-1236-2909; http://lattes.cnpq.br/4001624102117533
    Este trabalho apresenta um estudo experimental da performance termodinâmica do ultrafreezer do fabricante Coldlab, projetado para operar em temperaturas ultrabaixas de até -86 °C. Para tanto, foi aplicado no equipamento um sistema de refrigeração em cascata composto por dois circuitos interdependentes que utilizam os fluidos refrigerantes R-404A (ciclo de alta) e R-23 (ciclo de baixa). O objetivo geral deste trabalho foi avaliar o desempenho térmico do sistema a partir do monitoramento de variáveis como pressão, temperatura e potência elétrica. Para isso, o equipamento foi instrumentado com termopares conectados a um sistema de aquisição de dados da National Instruments, programado via software LabVIEW. A medição das pressões de operação foi realizada com o auxílio de dois conjuntos manifold (analógico e digital), que permitiram a leitura das pressões de evaporação e condensação dos dois ciclos. As potências elétricas dos compressores foram registradas com um alicate wattímetro digital do fabricante Minipa. Com base nos dados de temperatura, pressão e nos cálculos de superaquecimento e subresfriamento, foram construídos diagramas pressão-entalpia (P×h) por meio do software Coolpack, possibilitando a determinação dos coeficientes de performance (COP) de cada estágio ao longo do tempo. O sistema alcançou temperaturas em torno de -55 °C no período determinado para o ensaio, sendo importante destacar que a partir da análise dos altos graus de superaquecimento e subresfriamento, simultâneos, houve indicação de baixa carga de fluido refrigerante. A análise dos COPs, correlacionada às potências elétricas, demonstrou estabilidade operacional e desempenho satisfatório do ciclo em cascata. Além de outras conclusões, o estudo reforça a importância da substituição de fluidos com alto potencial de aquecimento global (GWP) por alternativas mais sustentáveis, em conformidade com regulamentações ambientais e boas práticas de engenharia. Como contribuição, este trabalho propõe uma metodologia de análise experimental aplicável a sistemas de refrigeração em cascata, com foco na eficiência energética e na sustentabilidade.
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    Dissertação
    Estudo experimental de nanofluido hídrico Al203-MWCNTs/POE
    (2018-12-14) Barbosa Júnior, Cleiton Rubens Formiga; Fontes, Francisco de Assis Oliveira; Barbosa, Cleiton Rubens Formiga; ; ; ; Fontes, Lúcio Ângelo de Oliveira; ; Almeida, Igor Marcel Gomes;
    O desenvolvimento de nanopartículas sólidas e a sua dispersão de em um fluidobase para melhoria das propriedades termomecânicas e intensificação dos processos de transferência de calor é um ramo da ciência que tem despertado muito interesse da comunidade científica e impulsionado vários segmentos da indústria nas últimas décadas. Neste contexto, propõe-se investigar um novo nanofluido híbrido a partir da adição de nanopartículas de alumina (Al203) e nanotubos de carbono de paredes múltiplas (MWCNTs) a um óleo lubrificante poliolester (POE), originalmente desenvolvido para aplicação em compressores de refrigeração. As nanopartículas de Al203 e MWCNTs foram dispersas na proporção 50/50 no óleo POE nas concentrações de 0,10 g/L, 0,25 g/L, 0,50 g/L e 1,00 g/L. O nanofluido híbrido Al2O3-MWCNTs/POE foi submetido à processos de sonicação por ultrassom com sonda de imersão e agitação magnética rotativa para melhoria da estabilidade. Propriedades térmicas, reológicas e lubricidade foram mensuradas na faixa de concentração de 0-1,0% e temperaturas de 20 0C a 80 0C. A condutividade térmica do nanofluido híbrido na concentração de 1,00 g/L foi levemente superior ao óleo POE em todas as temperaturas. A viscosidade dinâmica e a lubricidade HFRR do nanofluido híbrido não apresentaram variações significativas em relação ao óleo POE. Finalmente, o nanofluido híbrido Al2O3- MWCNTs/POE na concentração de 1,00 g/L foi o que exibiu o melhor conjunto de propriedades termofísicas.
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    TCC
    Estudo para adequação de um sistema de climatização pré-existente em uma igreja local conforme NBR16401
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) David, Marcos Vinicius Carvalho; Guerra, Ângelo Roncalli Oliveira; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4784378H7; 0009-0006-5898-1923; Barbosa, Cleiton Rubens Formiga; Barbosa Júnior, Cleiton Rubens Formiga
    O conforto térmico em ambientes internos é um fator essencial para promover o bem-estar e a funcionalidade dos ocupantes, especialmente em locais de grande circulação. Este trabalho aborda o estudo de climatização de uma paróquia, cujo sistema existente mostrou-se incapaz de atender às condições de conforto térmico necessárias, apresentando um subdimensionamento de aproximadamente 25TR, resultando em uma carga térmica total requerida de 85TR, com as 60TR já existentes. O objetivo principal foi realizar o cálculo das cargas térmicas necessárias e propor melhorias no sistema atual. Para isso, foram realizadas visitas técnicas ao local, onde se analisaram fatores como a orientação das faces, a presença de sombras, e as dimensões de paredes, portas, janelas e teto. Esses dados permitiram uma análise detalhada das trocas térmicas, utilizando como referência as normas técnicas NBR-16401_2008 e NBR-06401_1980, com ênfase em critérios de infiltração de ar. Os resultados evidenciaram que o projeto inicial foi inadequado para atender às necessidades térmicas do ambiente. A partir disso, foram desenvolvidas propostas para a readequação do sistema, garantindo condições ideais de conforto térmico, maior eficiência energética e conformidade com as normas aplicáveis. Este estudo reforça a importância de análises criteriosas em projetos de climatização para evitar falhas e otimizar o desempenho.
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    TCC
    Gerenciamento eletrônico de motores de combustão interna do ciclo Otto
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-06) Silva, Walney Eduardo Teixeira e; Barbosa, Cleiton Rubens Formiga; Lima, Luiz Henrique Pinheiro de; Barbosa Júnior, Cleiton Rubens Formiga
    O gerenciamento eletrônico de motores de combustão interna é um sistema de controle eficaz e avançado que tem por objetivo fazer com que os níveis de emissões de poluentes provenientes da queima de combustíveis permaneçam dentro dos indicadores exigidos pela legislação ambiental bem como visa manter os níveis de desempenho dos motores. Este trabalho apresenta os principais componentes e as características de um sistema de gerenciamento eletrônico de um motor à combustão interna do ciclo Otto de um automóvel Chevrolet Astra Confort Hatch, motor OHC 2,0 litros, flexpower, ano/modelo 2005/2006, com injeção multi-point, descrevendo os modos de controle e comparando os seus parâmetros de operação com as leituras obtidas através do Scanner DM 2090-P OBDII (On – Board Diagnosis), que servirá como uma ferramenta de análise para trabalhos e pesquisas que envolvam a melhora do desempenho e rendimento dos motores automotivos. O trabalho concluiu, através da comparação dos dados de medição coletados dos sensores e atuadores com os parâmetros de operação do fabricante, que a maior parte dos sensores e atuadores em funcionamento no veículo está dentro da faixa de operação estabelecida pelo fabricante de forma satisfatória.
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    TCC
    Projeto de climatização para uma escola no litoral sul do Rio Grande do Norte conforme NBR 16.401
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Alves Júnior, João Batista Bezerra; Guerra, Angelo Roncalli Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-9289-7630; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4784378H7; Barbosa, Cleiton Rubens Formiga; Barbosa Júnior, Cleiton Rubens Formiga; https://orcid.org/0000-0002-2068-8813
    Este trabalho apresenta um projeto de climatização para uma escola de tempo integral localizada em Canguaretama, litoral sul do Rio Grande do Norte, conforme os critérios estabelecidos pela NBR 16.401. O estudo destaca a importância do conforto térmico e da qualidade do ar para o desempenho intelectual e bem-estar de estudantes e professores, especialmente em um contexto de clima quente e úmido. A monografia parte da premissa de que condições ambientais inadequadas podem comprometer a concentração, o aprendizado e a saúde dos ocupantes. A proposta considera aspectos fundamentais como a necessidade de filtragem do ar, reposição de oxigênio e controle de umidade, essenciais para atender aos diferentes níveis de sensibilidade respiratória. Além disso, o projeto incorpora diretrizes sustentáveis, como a seleção de fluidos refrigerantes com baixo impacto ambiental, em alinhamento com o Protocolo de Montreal, e o uso de equipamentos eficientes para minimizar o consumo de energia e os custos operacionais. O desenvolvimento do projeto envolve o levantamento detalhado das cargas térmicas, escolha criteriosa dos equipamentos e o desenho da rede de dutos e linhas frigorígenas utilizando ferramentas digitais. O trabalho destaca ainda a relevância de soluções técnicas que promovam um ambiente saudável, contribuindo para a criação de espaços educacionais mais adequados às exigências climáticas locais. A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a eficiência energética.
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    TCC
    Projeto e desenvolvimento de uma pista de gelo didática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Resende, Wertson da Silva; Barbosa, Cleiton Rubens Formiga; Guerra, Ângelo Roncalli Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-9289-7630; http://lattes.cnpq.br/7353332474621022; https://orcid.org/0000-0002-3787-5789; http://lattes.cnpq.br/8673332414572221; https://orcid.org/0009-0007-8141-8204; http://lattes.cnpq.br/7019247555052826; Barbosa Júnior, Cleiton Rubens Formiga; https://orcid.org/0000-0002-2068-8813; http://lattes.cnpq.br/9160680023711066
    Este trabalho apresenta o projeto e desenvolvimento de um sistema didático para a geração de pistas de gelo em escala reduzida, destinado a apoiar práticas laboratoriais nas disciplinas de Refrigeração e Ar-Condicionado e Projeto de Climatização do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O projeto tem como objetivo instrumentalizar o estudo do ciclo de refrigeração por compressão de vapor simples, nas configurações de expansão direta e indireta com fluido secundário, abrangendo desde o dimensionamento técnico até a operação prática do sistema. Na etapa inicial, foram realizados cálculos de carga térmica, dimensionamento do trocador de calor (evaporador em serpentina de cobre) e seleção de componentes do circuito frigorífico, como filtro secador, visor de líquido, válvula solenóide, válvula de expansão, além de outros dispositivos de controle. O sistema foi concebido inicialmente para operar com fluido refrigerante R22 em expansão direta, atendendo a limitações específicas e ao caráter didático. Além disso, foram desenvolvidos o modelo tridimensional no AutoCAD® e o layout do circuito frigorífico. Na segunda etapa, foi proposta a adaptação do sistema (retrofitting) para operar com fluido secundário, utilizando um trocador de calor tipo tubo duplo, juntamente com a descrição dos procedimentos de start-up e ajustes operacionais. Essa transição amplia as possibilidades didáticas, permitindo o estudo de temas avançados, como a interação entre ciclos primário e secundário, parâmetros de transferência de calor e eficiência energética. Como resultado, o sistema desenvolvido constitui uma plataforma prática de aprendizado, voltada ao entendimento detalhado de ciclos frigoríficos, transferência de calor, dimensionamento de sistemas e análise de desempenho. Essa abordagem visa não apenas fortalecer a formação técnica de estudantes de engenharia mecânica, mas também incentivar a análise crítica e a busca por soluções inovadoras em sistemas térmicos e de refrigeração, como as pistas de gelo.
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    TCC
    Simulação da performance do ciclo simples de refrigeração com refrigerantes hidrocarbonetos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Rodrigues, João Lucas Araujo; Barbosa, Cleiton Rubens Formiga; Barbosa Júnior, Cleiton Rubens Formiga; http://lattes.cnpq.br/9160680023711066; http://lattes.cnpq.br/8673332414572221; André, Thiago; http://lattes.cnpq.br/4001624102117533
    A aplicabilidade do ciclo de refrigeração nos mais variados sistemas industriais e comerciais fomentam a necessidade do seu aperfeiçoamento para obtenção de maiores eficiências energéticas. O estudo da termodinâmica para a melhoria desses sistemas é fundamental e tem contribuição direta para essa evolução. Os fluidos refrigerantes possuem grande interesse na área acadêmica, pois além de impactar diretamente no rendimento dos sistemas, tem forte influência na questão ambiental. No presente trabalho, com auxílio dos softwares Coolpack e Microsoft Excel, foram realizadas analises e discussões do ciclo de refrigeração simples utilizando como refrigerantes os hidrocarbonetos propano (R290), isobutano (R600a) e propileno (R1270). Através da simulação CoolPack, foi possível obter os valores de coeficiente de performance para cada variação dos parâmetros operacionais analisados. Os resultados obtidos revelaram que, alguns parâmetros são mais sensíveis e podem ser mais explorados afim de obter melhores desempenhos para o ciclo de refrigeração simples.
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    TCC
    Simulação do ciclo de refrigeração funcionando com R410A
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-06) Oliveira, Alexandre Gutierry Melo de; Barbosa, Cleiton Rubens Formiga; Barbosa Júnior, Cleiton Rubens Formiga; Lima, Luiz Henrique Pinheiro de
    Atualmente a climatização de ambientes é muito importante para o desenvolvimento de atividades dos segmentos comercial e industrial. O presente trabalho tem como propósito realizar a simulação de um ciclo de refrigeração por compressão de vapor simples funcionando com fluido refrigerante R410A. O foco do estudo compreende investigar com auxílio do software Coolpack a sensibilidade do coeficiente de performance (COP) do ciclo de refrigeração em relação a vários parâmetros de operação e de projeto: temperatura de evaporação e de condensação, superaquecimento e subresfriamento, quedas de pressão no evaporador, no condensador, na linha de sucção, na linha de descarga e na linha líquido; e ainda, a eficiência isoentrópica do compressor. Os resultados obtidos revelam que o coeficiente de performance (COP) do ciclo frigorífico funcionando com o R410A é fortemente influenciado pelas temperaturas de evaporação e condensação e pela eficiência isoentrópica do compressor. O superaquecimento, subresfriamento e quedas de pressão nas linhas de sucção, e de descarga do compressor influenciam em menor grau o COP do ciclo, enquanto quedas de pressão no evaporador e na linha líquido não causam variações do COP.
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    TCC
    Simulação numérica e análise de um motor de quatro tempos a diesel turbo alimentado
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-18) Bezerra, Daniel Albuerne Diniz; Barbosa Júnior, Cleiton Rubens Formiga; Barbosa, Cleiton Rubens Formiga; Lucena, Alysson Nascimento de
    Neste trabalho foi desenvolvido o modelo virtual de um motor de combustão interna de ignição espontânea quatro tempos baseado no motor modelo MIVEC 2.4L turbo diesel utilizado no automóvel Pajero Sport HPE. Por meio do software Diesel - RK, utilizou-se como dados de entrada os parâmetros geométricos do motor, tais como curso do pistão, diâmetro do pistão, taxa de compressão, número de cilindros e a relação de compressão do turbo - compressor, disponibilizados pelo catálogo da própria fabricante. Com isso, foi possível obter uma aproximação dos parâmetros reais do motor tomando como base os regimes de potência máxima, torque máximo, marcha lenta e potências intermediárias. Através desses dados foi realizado a primeira simulação para o regime de potência máxima seguindo as instruções de um exercício prático sugerido pelo próprio software resultando em um valor para potência muito abaixo do catálogo. Para reduzir essa diferença, pela própria recomendação do programa, realizou-se alterações nos parâmetros geométricos das válvulas e uma otimização do tempo de injeção de combustão para aumentar a eficiência da queima no tempo de expansão, se aproximando mais do modelo real e aumentando, dessa forma, a potência do motor virtual. Após essas otimizações, a margem de erro caiu vertiginosamente atingindo uma diferença de apenas 4% do motor real, resultando em valores condizentes com a do catálogo. Diante disso, buscou-se fazer essas alterações em todos os regimes de operações, como o de marcha lenta, potências intermediárias e principalmente para o modo de torque máximo, o que resultou em uma diferença de apenas 4,17% do motor real. Finalmente, de posse de todos os regimes calculados, obteve-se as curvas de potência, torque, pressão média efetiva e a do consumo específico de combustível, todas em função dos respectivos valores de RPM para cada regime de operação. Os resultados finais obtidos apresentaram proximidade com o modelo real do motor apresentando as curvas dos gráficos concordantes com a teoria em estudo. A metodologia aplicada para essa produção do modelo virtual do motor é replicável e pode ser aperfeiçoada, trazendo melhores resultados de acordo com a riqueza de informações fornecidas pelo fabricante, que, por vezes, são sigilosas. A simulação do desempenho de motores através do software é importante para o melhor entendimento do seu funcionamento, assim como, para aplicação de melhorias em relação a sua performance, além de trazer economia pelo fato de não precisar fabricar um protótipo para estudar seu funcionamento.
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    TCC
    A utilização da telemetria na gestão de frota em uma empresa de logística
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-21) Moura, Thaís Cabral Miranda de; Andrade, Igor Lopes de; Costa, Thércio Henrique de Carvalho; Barbosa Júnior, Cleiton Rubens Formiga
    Por meio da telemetria veicular é possível saber de informações importantes sobre como os veículos estão sendo conduzidos, como por exemplo, excesso de velocidade, freadas e acelerações bruscas. Com tais informações pode-se ter uma maior facilidade para tomada de decisões no dia a dia, dessa forma, um melhor gerenciamento de transportes de sua empresa. O objetivo deste artigo é avaliar uma frota de caminhões de uma empresa de logística, e utilizando indicadores de telemetria como parâmetro de manutenção preditiva melhorar o desempenho desses ativos, diminuir os gastos com paradas totais e gerar economia em relação ao consumo de combustível. Através dos indicadores fornecidos pela telemetria veicular, é possível analisar se os veículos estão com algum problema mecânico, se estão consumindo combustível, como está a condução dos motoristas, associado a velocidade excessiva, freadas e acelerações bruscas, por exemplo. Podendo, dessa forma, valorizar os bons condutores, como também analisar os principais erros cometidos, orientar e treinar os colaboradores que não estão com um bom desempenho para que se adequem aos bons parâmetros. Através da avaliação dos indicadores da telemetria veicular chega-se à conclusão de que ela é uma grande aliada das transportadoras e com sua utilização é possível ter uma melhor gestão, consequentemente, uma maior eficiência e redução de custos.
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