Navegando por Autor "Barbosa, Tatyana Mabel Nobre (org.)"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Livro Antologia científica: textos reunidos sobre educação e linguagem(EDUFRN, 2024-03-03) Barbosa, Tatyana Mabel Nobre (org.); Noronha, Claudianny Amorim (org.)Este livro apresenta um pouco da memória científica do CONTAR - Grupo de Pesquisa em Ensino da Matemática e da Língua Portuguesa, ao longo dos dez anos de sua existência. A obra revela a antologia como gênero fundamental, porque representa um compromisso com o que não pode ser esquecido: a produção do conhecimento, o retorno socioeducativo das pesquisas e os resultados da formação na interface educação e linguagem. Reúne pesquisas, cuja interface entre educação e linguagem é essencial e têm sido edificadas longitudinalmente por diferentes autores e trabalhos, mostrando a riqueza deste campo de conhecimento e sua diversidade, a multiplicidade dos contextos envolvidos e beneficiados com a rede de pesquisa estabelecida e, por fim, por apontar a reciprocidade entre a universidade pública e a rede de básica de ensino. Nesse sentido, esta coletânea permitirá ao leitor o acesso a trabalho desenvolvidos por pesquisadores formados no âmago da UFRN em interface com a escola. Seu curriculum acadêmico é tecido junto com o a própria gênese do CONTAR, em que ingressaram como licenciandos, ou como professores da Rede de Ensino Pública, dotados de um rico repertório acerca dos saberes pedagógicos e escolares na tentativa de aprender a investigar a própria prática. A obra marca a atuação do CONTAR, da iniciação científica à pós-graduação, contribuindo com a formação qualificada de docentes para a rede pública, nos mais diferentes níveis: educação infantil, anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e magistério superior. Este trabalho só possível em razão da sua presença e da colaboração de colegas vinculados a diferentes departamentos da UFRN, sobremaneira, a três Programas de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática.Livro Educação e experiência: narrativas em múltiplos contextos(Editora da UFRN, 2021-03-11) Passeggi, Maria da Conceição (org.); Júnior, Lucrécio Araújo de Sá (org.); Barbosa, Tatyana Mabel Nobre (org.)Este livro resulta dos trabalhos realizados em oito Programas de Pós-Graduação, vinculados a treze universidades de todo território nacional. São pesquisas, em sua larga maioria, desenvolvidas com apoio das principais agências de fomento do Brasil e vinculadas às universidades, de modo que os artigos aqui publicados representam a produção de sete Grupos e Núcleos de Pesquisa das mais diferentes regiões. A Coleção na qual esta obra se inscreve – Autobiografia & Educação – já ultrapassou dez anos de existência e contribuiu imensamente com a produção científica nacional e internacional, traduzindo para o Brasil obras canônicas na área, abrindo espaço para a produção nacional circular em todo o mundo, e se consolidando, atualmente, como uma referência inconteste para os pesquisadores. O Comitê científico, o Conselho editorial e as parcerias que mantêm com Associações e Laboratórios de relevância internacional nos permitem situar o legado das suas publicações. Esses dados são fundamentais para que possamos compreender a extensão e importância que a pesquisa autobiográfica ganhou em todo mundo, constituindo-se num conjunto de elementos dos quais esta obra é representativa.