Navegando por Autor "Barbosa, Pedro"
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Dissertação Organização e institucionalização política do movimento negro de Uberlândia(MG)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-02-11) Barbosa, Pedro; ; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167; ; http://lattes.cnpq.br/9323979478477151; Lindozo, Antonio Spineli; ; http://lattes.cnpq.br/9490707517933297; Fonseca, Dagoberto José; ; http://lattes.cnpq.br/8483229888324823O presente trabalho é parte de uma pesquisa empírica qualitativa que vem sendo realizada com o Movimento Negro no Brasil, sobretudo em Uberlândia (MG), observando as Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial e seus conflitos históricos com a sociedade brasileira entre os anos de 1980, 1990 até 2009. No que tange aos objetivos primordiais destacaremos as variações existentes no modo de organização social e política da comunidade negra uberlandense, uma vez que exemplifica os padrões de produção da organização política e as correlações entre as inúmeras formas de organização política desta população mediante as Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, aprovadas pela as legislaturas constitucionaisTCC O perfil do Bibliotecário escolar: um estudo de caso na Biblioteca Visconde de Sbugosa do NEI-CAp/UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-04) Medeiros, Raílla Glenda; Ribeiro, Ana Cláudia; Ribeiro, Ana Cláudia; Barbosa, Pedro; Tanus, GabrielleO presente estudo busca analisar o perfil do bibliotecário escolar. Visa, de maneira geral, elencar as competências inerentes à atuação deste profissional, com foco no bibliotecário que atua na Biblioteca Visconde de Sabugosa, do NEI-CAp/UFRN (Núcleo de Educação da Infância). Objetiva, de maneira especifica, discutir sobre algumas políticas públicas voltadas para as bibliotecas escolares, analisar as competências que podem auxiliar os Bibliotecários a trabalhar em Bibliotecas escolares, bem como analisar o perfil do Bibliotecário que atua na referida biblioteca. Para desenvolver a pesquisa foi necessário construir uma revisão de literatura na área, bem como realizar um estudo de caso para analisar as competências requeridas do Bibliotecário Escolar. De acordo com o decorrer da pesquisa conclui-se que existe um perfil para os profissionais que atuam em unidades escolares e que essa discussão se fundamenta na importância de elencar as competências necessárias para promover maior qualidade nos serviços oferecidos nessas unidades informacionais, tendo em vista a importância que o bibliotecário carrega enquanto agente de transformações sociais.